Pós-Graduação - Stricto Sensu
URI Permanente desta comunidadehttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/3
Navegar
Navegando Pós-Graduação - Stricto Sensu por Autor "Albrecht, Pâmela Luana Lipke"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Interfaces entre educação moral e escolar: compreensões a partir de Jean Piaget(2021-09-23) Albrecht, Pâmela Luana LipkeA educação moral se faz necessária para a constituição humana no sentido de estabelecer uma melhor relação do ser humano consigo mesmo e com o outro. É a partir dela que se torna pos-sível ter relações mais justas e solidárias de convivência no mundo. Neste sentido, a presente pesquisa aborda a um dos aspectos da problemática da realidade escolar, vivenciada também nos contextos sociais e familiares existentes no contexto atual, onde os valores dos sujeitos estão constantemente sendo questionados. Assim, esta pesquisa visa investigar onde de fato a educação moral, que é relacionada como a principal forma pela qual a educação desenvolve “valores”, deve ser melhor desenvolvida e estimulada na formação de futuros adultos consci-entes de seus atos e ações. Tem como objetivo, portanto, identificar o lugar da escola e do professor nesse contexto de formação moral da criança em período escolar, principalmente na educação infantil e dos anos iniciais. A metodologia adotada é a de pesquisa bibliográfica, em-basada principalmente no pensamento de Jean Piaget (1994, 1970, 2003, 2002) e em outros autores como La Taille (2009; 2006) e Savater (2012), e também em registros documentados no Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e também no livro de ocorrências da escola, para relatos mais precisos da importância desse estudo. Pretendeu-se, com base em Piaget, com-preender a constituição humana a partir de seu nascimento, considerando a criança e as múlti-plas dimensões e possibilidades de cada etapa do seu desenvolvimento, bem como interpretar os caminhos possíveis a serem estimulados na escola e pelo professor, pautados em valores e princípios universais para o desenvolvimento integral do ser humano. Portanto, concluiu-se que a partir dessa pesquisa é possível verificar que pode e convém à escola ensinar considerando a educação moral, destacando, então, a escola como lugar, por excelência, desta prática.