Pós-Graduação - Stricto Sensu
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação - Stricto Sensu por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 943
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA abordagem da dualidade onda-partícula em livros didáticos de física do ensino médio(2012-05-03) Meggiolaro, Graciela PazA Física, como ciência da natureza, não é algo acabado e nem imutável, pois nenhuma teoria é totalmente consistente, mas sim uma busca de interesses individuais e coletivos, na qual podemos provar, validar conceitos e teorias, na perspectiva de descrever a realidade e permitir a compreensão de fenômenos da natureza. A teoria da dualidade onda-partícula é uma representação dessa perspectiva, pois ao longo dos anos muitas foram as discussões em torno da luz, até que se chegasse à concepção atual. Essa pesquisa analisou a proposição da dualidade onda-partícula em três coleções de livros didáticos de Física, indicados no Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio – Física, PNLEM/2009, por ser um instrumento dos professores no planejamento de suas aulas e por expressarem formas de socialização dos conceitos. Neste sentido, verificamos como é apresentado o conceito da dualidade onda-partícula nesses materiais. O referencial teórico foi constituído através de uma revisão da literatura sobre as controvérsias relativas a natureza da luz e, também, o papel do livro didático como instrumento de planejamento do professor. A metodologia da pesquisa foi baseada nas ideias de Moraes e Galiazzi (2007), referente à Análise Textual Discursiva – ATD, uma vez que a partir de fragmentos retirados dos livros didáticos, organizamos grupos de palavras-chave, por ordem de aproximação e de significados, que emergiram em categorias, que nos ajudaram na organização dos metatextos. Com base na análise buscamos identificar o conceito da dualidade onda-partícula através de fragmentos retirados dos livros didáticos. Os resultados apontaram que apenas duas coleções abordaram a teoria da dualidade onda-partícula, apresentada como um conceito totalmente novo. E no momento que fizemos a recorrência sobre os conceitos mais abordados, dessas duas coleções, verificamos que o livro didático prioriza as discussões da física clássica, ou seja, o modelo ondulatório da luz.
- ItemAbordagens e reflexões sobre a significação conceitual de energia em espaços interativos de formação de professores(2011-12-01) Wirzbicki, Sandra MariaEste trabalho parte da constatação de que o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) denota influências de visões dicotômicas entre conhecimentos produzidos em contextos diversificados, em especial, o da Ciência e o do cotidiano, do que decorrem desafios aos educadores: abordagens dos conteúdos do ensino de CNT desconsideram, muitas vezes, a dinamicidade das inter-relações de saberes envolvidos nos processos de construção dos conhecimentos escolares. Esta pesquisa analisa interações de licenciandos, professores da educação básica e da universidade, em um espaço de formação para o ensino de CNT, mediante o planejamento e desenvolvimento de “módulos interativos” em busca de compreender formas de (re)contexualização pedagógica, especificamente, do conceito ‘energia’. São analisadas, também, abordagens do referido conceito em livros didáticos de Biologia e Química do Ensino Médio (EM), utilizados durante os ‘módulos interativos’ como subsídio para interações e reflexões acerca de formas como o conceito é abordado nos mesmos. A análise das interações entre os sujeitos de pesquisa durante processos de (re)significação conceitual denotou contribuições de reflexões possibilitadas, na formação docente inicial, sobre como mediar explicações em aulas do EM. Com base no referencial histórico-cultural, a análise aponta abordagens e mediações que enriquecem o ensino e a formação docente, mediante processos dinâmicos de (re)contextualização e (re)significação conceitual, potencializadores dos processos de conhecimentos. A busca de melhorias na formação de professores de CNT implica promover formas de reflexão crítica e interativa sobre mudanças no ensino de objetos complexos, cuja compreensão abrange uma multiplicidade de relações entre significados conceituais, como é o caso dos significados de ‘energia’.
- ItemA acão supervisora escolar na contemporaneidade: Os desafios e as possibilidades(2018-06-14) Tolomini, Lusiane Cristina ZiemannA presente pesquisa reflete sobre a ação pedagógica da supervisão escolar, considerando as perspectivas educacionais da contemporaneidade, sob a ótica do paradigma da complexidade, tendo como referência os estudos de Edgar Morin. A relação que ocorre entre o professor que ensina/aprende e o aluno que aprende/ensina é objeto de trabalho da supervisão escolar. O vínculo estabelecido por ambos é resultado de uma conjuntura complexa, que exige a compreensão e o esclarecimento dos profissionais envolvidos no processo. Nesta perspectiva, algumas questões constituem-se base para a investigação: Qual é o perfil da supervisão escolar na contemporaneidade? Quem são os profissionais que fazem parte desta função? Como esses profissionais da educação se veem na função? Como a teoria da complexidade pode colaborar para uma ação supervisora mais integradora, articuladora, efetiva e coerente, na produção dos saberes, tendo em vista as tendências educacionais da contemporaneidade? Para elucidar essas interrogações, buscou-se investigar a ação supervisora escolar no contexto contemporâneo da educação em dois momentos que, ao mesmo tempo distintos, estão interligados, são complementares e recursivos. No primeiro momento, a pesquisa é de natureza básica, de cunho bibliográfico, com a intenção de situar a investigação no contexto planetário da educação, explorando e descrevendo a práxis da supervisão escolar e o paradigma da complexidade. O segundo momento, de cunho qualitativo, utiliza a pesquisa empírica para levantamento e análise de informações produzidas através de questionário semiestruturado, realizado com coordenadoras pedagógicas das escolas públicas estaduais do município de Três de Maio/RS. Os resultados, estruturados a partir da análise textual discursiva, revelam o necessário protagonismo da supervisão escolar, corresponsável pelo processo de ensinar e de aprender. Instiga-se o protagonismo a partir do discernimento de uma postura profissional reflexiva e pesquisadora dos processos escolares, estabelecida pela inquietação e busca da qualidade de ensino, associada à indignação diante das políticas educacionais descontextualizadas de uma realidade emergente que clama por uma educação mais emancipatória. A contribuição dessa pesquisa encontra-se na perspectiva de visualizar a complexidade como paradigma de entendimento, encantamento e possibilidade de construção de novos tempos na função da supervisão escolar, na oportunidade de ensaiar um protagonismo alicerçado na reflexividade e no esclarecimento, no conhecimento e ousadia. Para tanto, faz-se defesa à formação contínua dos professores, elaborada e concretizada no próprio espaço de trabalho dos profissionais da educação, numa formação em contexto como propõe o paradigma da complexidade.
- ItemAccontability e controle social em cidades médias do Rio Grande Do Sul(2019-10-04) De Boni, Adriane FátimaO presente trabalho é uma investigação sobre as cidades de porte médio e suas práticas de gestão embasadas no controle social e na accountability. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Social, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O tema é de grande interesse para países como o Brasil, que oferece imensas possibilidades de crescimento, mas que também enfrenta os desafios da melhoria da gestão pública. O problema de investigação é delinear a maneira como os gestores de quatro cidades de médio porte da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul entendem os conceitos e a aplicação da accountability e do controle social em suas rotinas de gestão. Partimos da definição conceitual, abordando primeiramente as concepções sobre as cidades de porte médio. Na sequência, definimos, com base na bibliografia da área, controle social e accountabiliby. Também descrevemos, no capítulo seguinte, o histórico dos municípios que compõem o nosso corpus de análise: Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa e Santo Ângelo, todos situados no estado do Rio Grande do Sul. A análise empírica é feita com base na Análise de Conteúdo das entrevistas conduzidas com os gestores dos municípios nomeados. Nesse ponto, analisamos o teor das falas dos entrevistados, sua percepção sobre o tema do controle social e da accountability, bem como sobre aspectos correlatos, como a participação social e a transparência da gestão. Reunimos as percepções recorrentes em dois grupos, aproximando semelhanças e diferenças trazidas pela análise. Percebe-se que as concepções são variadas e refletem o lugar de fala dos entrevistados, bem como as tensões inerentes a esses lugares. Contudo, também se percebe a partir das falas que o controle social e accountability confluem para o aprimoramento da gestão nas cidades de porte médio. As práticas tendem a observar o que a lei determina, no sentido de mais transparência e acesso à informação. A participação popular nas assembleias ainda é um ponto a aprimorar, conforme a percepção dos gestores.
- ItemO acesso à água potável como direito humano fundamental: alternativas para garantir a distribuição do recurso hídrico(2015-05-07) Scherer, Marcos PauloA água é um recurso natural essencial à vida. Ninguém sobrevive sem água potável. Diante desta realidade, necessário pensar a forma mais eficaz de distribuir o recurso hídrico de modo a garantir o seu acesso a todos. Os direitos humanos, mais intensamente difundidos no século 20, surgem como mecanismo garantidor da distribuição e do acesso à água como um direito fundamental, ainda mais após a relativização da soberania estatal demonstrada no decorrer da pesquisa. O aumento populacional ocorrido no século 20 e os processos produtivos em larga escala, a produção de excedentes e resíduos poluentes decorrentes desses processos produtivos e, diante do consumo exacerbado pregado pelo modelo capitalista vigente, tem gerado uma grave crise ambiental que afeta inclusive os recursos hídricos disponíveis e seus usos. A partir do conceito de água como bem dotado de valor econômico ou o seu acesso garantido como um direito humano fundamental, a pesquisa apresenta três possíveis soluções ao problema da crise de distribuição e acesso aos mananciais aquáticos. Uma delas por meio da intervenção da ONU. Outra por meio da criação de um bloco de Hidropotências. E como terceira opção, por meio de um Contrato Mundial para a Água. Por fim, faz-se uma abordagem sobre a forma como a lei brasileira trata da questão dos recursos hídricos em seu território.
- ItemO acesso à justiça como direito humano fundamental e o papel do processo eletrônico como forma de efetivá-lo(2015-05-07) Silva, Queli Cristiane Schiefelbein daEsta dissertação busca demonstrar que o processo eletrônico é uma forma de se efetivar o direito humano básico de acesso à justiça em um prazo razoável. Assim, em um primeiro momento, procura-se entender o conceito de acesso à justiça sob o enfoque de direito humano fundamental, passando-se por sua evolução dentro dos direitos humanos até se chegar a sua definição atual. Na sequência, considerando que a demora do processo é um entrave para a efetivação do acesso à justiça, busca-se trabalhar com o conceito de tempo, no direito e no processo; os princípios da celeridade e da razoável duração do processo; a Emenda Constitucional nº 45/2004; bem como as principais causas de morosidade no Brasil e as novas alternativas para alcançar a celeridade. Por fim, considerando as evoluções tecnológicas, e tendo em vista que o Poder Judiciário e o processo precisam acompanhar as transformações da sociedade, o processo eletrônico é apresentado como uma solução para ajudar na busca da efetividade do acesso à justiça e da duração razoável do processo. Assim, aborda-se o surgimento do processo eletrônico, com avaliação de seus objetivos, vantagens, requisitos para implantação, bem como principais princípios processuais afetados pela sua utilização. Também se busca analisar a experiência prática trazida pela Justiça Federal, em especial, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, quanto a utilização do processo eletrônico, concluindo-se que ele está contribuindo para a efetivação do acesso à justiça em um tempo razoável. E para fins de cumprir com tais objetivos, o método de abordagem utilizado é o dedutivo partindo da relação entre argumentos gerais para particulares, até se chegar a uma conclusão, sendo método de procedimento o monográfico, a partir de pesquisas e fichamentos em fontes bibliográficas, livros, artigos e trabalhos relativos ao assunto.
- ItemAs ações de responsabilidade social corporativa frente ao comportamento do consumidor: estudo de caso em um frigorífico da Região Noroeste do Rio Grande do Sul(2012-09-11) Renz, Cintia Lisiane da SilvaO presente estudo teve como objetivo analisar a influência das ações de Responsabilidade Social Corporativa implementadas pelas organizações na decisão de compra dos consumidores. O estudo de caso foi realizado em uma unidade frigorífica processadora de produtos cárneos, localizada no Rio grande do Sul, sendo entrevistados gestores com o objetivo de identificar as ações desenvolvidas e os diferenciais que essas ações poderiam gerar na motivação de compra do consumidor, bem como o grau de aderência das ações de Responsabilidade Social nas estratégias da empresa. De posse das premissas dos gestores e das ações já realizadas e de uma amostra de consumidores atuantes na docência, investigou-se a percepção dos consumidores e como os elementos de responsabilidade social influenciam na decisão de compra. Os resultados da pesquisa demonstraram que há uma tendência positiva dos consumidores em considerar o nível de responsabilidade social das empresas em suas decisões de compra, e que alguns consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos se souberem dos benefícios gerados por estas ações. No caso do perfil do consumidor pesquisado, docentes com formação escolar elevada, esperava-se uma convicção maior sob o ponto de vista ético, pelo fato de ocuparem um cargo profissional propício a informações, discussões e teorizações acerca do tema. Há evidências que as respostas dos entrevistados atendem muito mais um posicionamento politicamente correto do que efetivamente o é na prática, parecendo haver, na dimensão da consciência, um grau mais elevado de preocupação e desejabilidade com as questões socioambientais, o que não se realiza de fato no momento da efetivação da compra. Ou seja, quando do questionamento sobre uma ação de compra, a posição mais radical com relação às questões socioambientais (“nunca” ou “sempre”), o comportamento é suavizado em sua convicção (“raramente”, “às vezes” e “quase sempre”). Pode-se inferir para esta amostra, à vista dos resultados da pesquisa empreendida, que apesar dos elementos de responsabilidade socioambiental manifestarem-se timidamente na intenção de compra dos consumidores entrevistados, estes elementos estão fortemente ligados à legitimação e aceitação da empresa por parte dos consumidores. A pesquisa sinalizou uma predisposição dos consumidores em incorporarem politicamente em suas mentes elementos de responsabilidade social. Os resultados da pesquisa indicam que as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela empresa contribuem muito mais na busca e manutenção de legitimação da empresa do que como um diferencial competitivo.
- ItemAdaptação estratégica organizacional: o caso da Kepler Weber S/A(2012-08-21) Sausen, Jorge OneideO presente estudo descreve e analisa o processo de adaptação estratégica organizacional da Kepler Weber S/A, indústria do setor metal-mecânico, situada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 1976-2000. De maneira geral, interpreta esse processo de adaptação estratégica, evidenciando quais foram as mudanças estratégicas ocorridas no referido período, como se desenvolveram e que fatores contextuais internos e externos ocasionaram essas mudanças. Apresenta, ainda, como resultado e contribuição ao avanço do conhecimento científico no campo da teoria das organizações, um modelo teórico que explica como a empresa objeto de estudo processou suas mudanças no tempo. Em termos da metodologia empregada, trata-se de um estudo de caso singular, enquadrado nas características das abordagens qualitativa e contextualista. Ao mesmo tempo em que teve o caráter qualitativo (Triviños, 1987; Strauss e Corbin, 1990) e contextualista (Pettigrew, 1992), utilizou-se, também, do modo de análise longitudinal e histórico, ao adotar os procedimentos da direct research (Mintzberg e McHugh, 1985). Da análise histórica e interpretativa da organização concluiu-se sobre cinco períodos estratégicos que descrevem os principais eventos críticos ocorridos na empresa. O primeiro, que vai de 1976 a 1981, caracteriza-se pelo crescimento da empresa e expansão dos negócios. No segundo (1982-1988), surge a crise financeira que compromete fortemente o desempenho da organização e exige um conjunto de ações visando o saneamento e a renovação da empresa. O terceiro (1989-1995), registra o período mais complicado da história da empresa. As ações de ajustes, visando o saneamento financeiro iniciadas no período anterior, não impediram que a empresa chegasse a uma situação de quase insolvência. O quarto período (1996-1998), é marcado pela venda da empresa para um grupo de instituições que atua no mercado financeiro e de investimentos, e pela oscilação entre fases de crescimento e novamente crise. No quinto (1999- 2000), aparece uma série de mudanças com vistas ao saneamento financeiro e à busca do equilíbrio em termos de resultados operacionais positivos. Para cada período estratégico inferido realizou-se uma análise teórica sem partir de modelos teóricos apriorísticos, mas suportada por abordagens teóricas que possibilitaram uma melhor explicação das mudanças estratégicas. A explicação teórica constituiu-se, assim, num produto emergente que possibilitou uma melhor compreensão dos eventos e dos significados destes, atribuídos pelos atores, a partir da utilização de abordagens teóricas existentes sobre o assunto e da percepção e identificação da afluência da explicação teórica pelo pesquisador. Dentre as contribuições que o presente estudo propiciou, merecem destaque: (1) a oferta de um modelo teórico que explica como se desenvolveu o processo de adaptação estratégica de empresa que atua em ambiente turbulento e com forte influência governamental; (2) as inferências teóricas resultantes da investigação realizada que incorporam outras análises teóricas já elaboradas, enriquecendo a literatura existente e o conjunto de resultados no avanço do conhecimento sobre o tema adaptação estratégica; (3) a utilização de uma metodologia de pesquisa que privilegiou a análise numa perspectiva humanista, histórica, contextual e processual, o que não é muito comum neste campo de pesquisa; (4) a investigação sobre a história, as mudanças e os inter-relacionamentos que configuraram a evolução organizacional de uma empresa que desempenha papel relevante na economia da região de sua inserção; (5) maior conhecimento sobre a história dos setores agrícola e metal-mecânico do Rio Grande do Sul e, por extensão, do Brasil, ainda pouco estudados cientificamente; (6) e, por fim, um conjunto de informações preciosas para os administradores da empresa objeto de estudo que, por certo, permite uma reflexão sobre o comportamento estratégico adotado, como também subsídios para ações e decisões futuras.
- ItemAgricultura familiar e organizações cooperativas : a luta social das agriculturas familiares camponesas(2012-02-28) Bernardi, Cecilia MargaridaEsta dissertação estuda relações sociais, sob uma ótica de gênero, com base na divisão sexual do trabalho, que estabelecem as condições para a participação das mulheres agricultoras familiares camponesas em cooperativas, em especial em cooperativas de agricultura familiar camponesas. Neste trabalho também foram estudados os processos pedagógicos realizados pelas organizações não governamentais - ASTRF e AREDE e as lutas empreendidas pelos movimentos de mulheres agricultoras familiares camponesas e os sindicatos de trabalhadores rurais. Na perspectiva da educação popular procurou-se compreender as contribuições daqueles processos educativos na construção da autonomia e na emancipação das agricultoras familiares camponesas. Esta análise possibilitou identificar fragilidades dos mecanismos de participação, decorrentes de um processo de democracia superficial, realizados pelas cooperativas de agricultura familiar camponesas, que continuam semelhantes ao executado nas grandes cooperativas. Este estudo foi realizado em 2009/ 2010 nas cooperativas de agricultura familiar camponesa vinculadas a UNICOOPER, central de cooperativas, que se organizam a partir dos anos de 1990, nas regiões fronteira noroeste e missões do Rio Grande do Sul, a partir das lutas sociais dos/as agricultores/as familiares camponeses/as. Estas cooperativas são formadas por agricultores/as familiares camponeses/as que tem um jeito de produzir e viver, baseada na intensificação do trabalho e se organiza em torno das “necessidades de sobrevivência” da família. Esta forma de organização porém se assenta numa rígida divisão sexual do trabalho, onde as mulheres estão permanentemente invisibilizadas de participar em espaços públicos e sobrecarregadas por trabalhos dentro da propriedade. E, neste sentido, ao longo do tempo as grandes cooperativas criaram mecanismos que reforçam esta característica da agricultura familiar camponesa, dificultando a participação das mulheres como associadas e nos espaços de direção das cooperativas. Nas cooperativas estudadas são menos de 30% de mulheres associadas e, em média, uma mulher compondo a direção de cada cooperativa. Então, na perspectiva de FREIRE, procura-se nesta dissertação elencar que diálogos são possíveis de ser estabelecidos para que as mulheres possam conhecer suas cooperativas dirigindo-as. Uma condição que para ser possível tem que superar a condição de Ser menos, “viver como menos” que as agricultoras familiares estão submetidas. Estabelecer também diálogos possíveis com os subopressores homens num permanente movimento de estar sendo, buscando construir o Ser mais das mulheres em direção ao inédito viável.(FREIRE, 2000)
- ItemAlfabetização científica de alunos do ensino médio de escolas estaduais do município de Ijuí/RS(2021-09-22) Dobler, Guilherme Hammarström DoblerA presente dissertação socializa resultados de estudos desenvolvidos no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e insere-se na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores. O tema de pesquisa considera a Alfabetização Científica (AC) que se desencadeia de diferentes formas na vida de estudantes, estando atrelada às experiências cotidianas, profissionais e escolares dos sujeitos. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho foi investigar a AC de alunos do 3º ano do Ensino Médio, a fim de compreender como estes sujeitos externalizam os conceitos científicos vivenciados em sua formação escolar. O estudo foi desenvolvido em quatro escolas da rede pública estadual do município de Ijuí/RS, compreendendo 167 participantes. O percurso metodológico foi dividido em cinco etapas: contextualização da investigação, mapeamento das produções científicas, elaboração e submissão dos questionários e análise das respostas dos estudantes. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado com 131 perguntas, organizadas conforme a escala de Likert (1993). Dentre as perguntas, 110 eram do Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), proposto por Laugksch e Spargo (1996). O questionário foi disponibilizado aos estudantes por meio digital. As respostas obtidas foram tabuladas no Microsoft Office Excel® e estatisticamente analisadas a partir do software Statistical Package for the Social Sciences®. Os dados obtidos a partir da análise indicam que todas escolas possuem Laboratório de Biologia, no entanto, apenas 68% dos alunos utilizaram este espaço durante o ano letivo, 31% dos estudantes enfatizam que nunca participaram de aulas práticas na escola. Outro relevante aspecto, é que 52% dos alunos afirmaram que nunca ou raramente apresentam suas ideias e concepções nas aulas de Biologia e 72% que quase sempre fazem uso dos livros didáticos nas aulas desta disciplina. Quase todos os alunos afirmam utilizar o caderno para fazer os registros das explicações/conceitos propostas(os) pelo professor no quadro negro. Perante as informações obtidas, é preciso ressaltar que a AC dos sujeitos participantes pode ser fortemente relacionada aos instrumentos pedagógicos de ensino que mais são usados em sala de aula, como: livros didáticos, transcrição de informações do quadro negro, documentários, filmes e leitura de jornais/notícias, conforme apontado pelos estudantes. Além disso, os resultados dos testes de AC indicam baixo desempenho dos alunos nas áreas de “ciência da natureza” e “natureza da tecnologia”. Ademais, o TACB digital mostrou-se eficiente para identificar os conceitos científicos, gerou dados que podem ser avaliados em diferentes perspectivas, o que salienta a possibilidade do uso desta ferramenta para trabalhos semelhantes a este. Ao final da pesquisa, foram considerados alfabetizados cientificamente apenas 42 (25%) entrevistados. A partir disso, pode-se concluir que o instrumento de pesquisa atendeu aos objetivos propostos, e salienta-se a necessidade de investimentos na formação docente que visem propor mudanças nas práticas pedagógicas e didáticas de professores de Biologia, no sentido de desenvolver mais efetivamente a AC de estudantes da educação básica.
- ItemUm algoritmo inspirado em cat swarm optimization para redução do makespan em soluções de integração de aplicações empresarias(2019-06-06) Lima, Francisco RodriguesA Integração de Aplicações Empresariais (EAI) tem proporcionado as plataformas de integração métodos, metologias e técnicas, possibilitando que diferentes aplicações que não foram desenvolvidas com o objetivo de integração possam colaborar umas com as outras. O desempenho das plataformas integração depende da performance dos modelos de execução implementados aos motores de execução. Este trabalho propõe um algoritmo como ferramenta que pode melhorar a performance dos motores de execução reduzindo o tempo total de execução de tarefas, denominado makespan, em processamento de mensagens. A pesquisa é baseada na distribuição ideal de threads nos pools locais, utilizando a técnica de otimização Cat Swarm Optimization (CSO). Portanto foi utilizada uma abordagem sistemática para a execução do algoritmo através de experimentos em estudo caso real, nos quais verificamos que há grandes diferenças de redução do makespan quando se trata da distribuição de threads nos pools locais. Os dados gerados foram submetidos a análises que demonstraram o comportamento do algoritmo proposto. Também foi utilizada a técnica estatística ANOVA e o método Scott-Knoot para a validação dos resultados. Por fim, comprovamos que alto nível de gestão de threads utilizadas para executar as tarefas pode impactar no desempenho das soluções de integração ao reduzir o makespan. Através da análise estatística, constatamos que a representação gráfica da linha de tendência descreve o comportamento do tempo total média de processamento, em função do número total threads nos conjuntos de pools. E que o algoritmo proposto pode contribuir para melhorar o desempenho da execução dos processos de integração em modelos de tempo de execução e, consequentemente, dinamizar o fluxo de integração.
- ItemAlimentação na escola em tempo integral: significados para professores, pais e alunos(2014-07-16) Pavim, Thamara CopettiO ato de alimentar-se vai além de uma questão fisiológica. Mais do que ingerirmos nutrientes, ao colocar um alimento na boca toda uma bagagem subjetiva é igualmente ingerida e digerida, fazendo parte de uma construção individual e coletiva de uma identificação social, cultural e alimentar. A alimentação escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (1955), vem atualizando-se e hoje se constitui como um dos mais significativos projetos na área da alimentação escolar na América Latina. Na escola em tempo integral o aluno passa grande parte do seu dia, conferindo um envolvimento significativo com o ambiente e as atividades que desempenha na escola, sendo a alimentação uma delas. Este estudo busca compreender as percepções e representações que a alimentação na escola em tempo integral expressa no cotidiano de alunos, pais e professores de uma escola municipal localizada em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem caráter qualitativo tipo levantamento com inspiração etnográfica, desenvolvida com pais, professores e alunos do quarto ano de uma escola municipal em tempo integral. Para a produção dos dados com pais e professores, utilizou-se a técnica de questionário com perguntas abertas e entrevista; com os alunos utilizou-se a técnica do desenho. As informações foram tratadas de acordo com a análise de conteúdo, e para a interpretação dos desenhos obteve-se auxílio de uma profissional psicopedagoga. Participaram do estudo 15 alunos do quarto ano, seus pais (n = 16) e seis professores do quadro da escola. Para os professores, a comida oferecida na escola, além de satisfazer as necessidades nutricionais, também tem papel educativo e de socialização. Houve por parte deste grupo uma preocupação quanto à qualidade e à variedade de nutrientes das refeições realizadas pelos alunos fora do ambiente escolar, bem como o relato das mudanças ocorridas na alimentação escolar ao longo do tempo. A perspectiva dos pais demonstrou uma visão positiva, principalmente no que diz respeito à qualidade e à variedade de alimentos oferecidos. Percebeu-se que os mesmos não possuem uma participação ativa nas atividades escolares dos filhos. Verificou-se um pouco da prática alimentar realizada no ambiente familiar, constatando-se que a maioria das crianças não realiza uma refeição antes de ir à escola; em contraponto, apesar de alimentarem-se na escola, a maioria dos alunos possui o hábito de comer quando em casa, logo após o término das aulas. Observou-se que entre os alimentos mais consumidos fora da escola encontram-se os ricos em açúcares e gorduras. Ao analisar os desenhos dos alunos, estes foram classificados em duas categorias: alimentação escolar relacionada ao comer; alimentação escolar relacionada ao local e aos atores envolvidos. A alimentação escolar é percebida pelos alunos como uma experiência prazerosa, satisfatória e agradável, na qual é possível socializar com os colegas. O momento da alimentação na escola abrange diferentes fatores: os alimentos ofertados, os sentimentos que este ato desperta, as relações estabelecidas com colegas, merendeiras e professores, e o ambiente em que a refeição é preparada e servida. Faz-se oportuno estudar a alimentação dentro do contexto escolar – neste caso, a escola de educação integral –, uma vez que tal ambiente configura-se como o principal na vida das crianças, devido ao tempo em que passam ali. A alimentação escolar é aprendizado não somente de nutrientes e alimentos, mas com interfaces a outros campos de conhecimento, como social e cultural.
- ItemAlquimia da gestão: a relação da espiritualidade no trabalho dos gestores com a capacidade inovativa organizacional(2019-12-12) Rotili, Liane BeatrizA presente dissertação de mestrado analisa a percepção de gestores sobre a relação entre os componentes da espiritualidade no trabalho (ESP) e capacidade inovativa organizacional (CPI). Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, do tipo survey, com uma abordagem quantitativa. A amostra foi constituída de 32 gestores de empresas residentes nos Parques Tecnológicos do estado do Rio Grande do Sul. O protocolo de pesquisa foi composto de três partes: dados sociodemográficos; escala de espiritualidade no trabalho (WSS) com indicadores de Ashmos e Duchon (2000), Milliman, Czaplewski e Ferguson (2003), Rego, Souto e Cunha-Pina (2007), Siqueira et al. (2014), Padhan, Jena e Soto (2017), e Milliman, Gatling e Kim (2018); e escala de capacidade inovativa organizacional (MCI), de Wang e Ahmed (2004). A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, padronização das escalas e correlação de Pearson. Ao analisar a confiabilidade das escalas, foi encontrado α de 0,936 para a escala WSS, considerado um índice forte, e o α de 0,845 para a escala MCI, sendo este um índice moderado (LOPES, 2016). Na identificação dos níveis de percepção de ESP foram encontradas médias de 4,01 para a dimensão trabalho significativo (TS), 4,03 para senso de comunidade (SC), 4,09 para alinhamento com os valores organizacionais (AV) e 3,39 para senso de transcendência (ST). Já os índices médios encontrados nas dimensões de CPI foram: 3,38 para capacidade inovativa de produto (PD), 3,33 para capacidade inovativa de mercado (MC), 3,43 para capacidade inovativa estratégica (ET), 3,75 para capacidade inovativa de processo (PC), e 4,38 para capacidade inovativa comportamental (CP). Por meio do teste de correlação paramétrico de Pearson, foram testadas as hipóteses da pesquisa relacionando ESP e suas dimensões com CPI. Foram, portanto, encontradas: relação forte e positiva entre alinhamento com os valores organizacionais e CPI; relação moderada e positiva entre o construto espiritualidade no trabalho e CPI; e relação moderada e positiva entre as dimensões trabalho significativo, senso de comunidade e CPI. Não foi encontrada relação entre senso de transcendência e CPI. Assim, o construto espiritualidade no trabalho e suas dimensões trabalho significativo, senso de comunidade e alinhamento com os valores organizacionais, possuem relações positivas com a capacidade inovativa organizacional. Nas correlações entre as dimensões apenas as relações de senso de transcendência não apresentaram resultados significativos. A associação mais forte encontrada foi entre AV e CP (0,729). Quando se trata do construto espiritualidade no trabalho, a associação mais forte (0,605) se deu entre AV e TS. No construto capacidade inovativa organizacional a relação intimamente forte (0,894) foi entre PD e MC. Esses resultados ilustram que os Parques Tecnológicos possuem um ambiente em que os gestores percebem uma forte relação entre o alinhamento com os valores organizacionais com a significação do trabalho e com capacidade inovativa comportamental da empresa. Também segundo os gestores, as empresas de parques tecnológicos são ambientes nos quais ocorrem relações significativas entre a capacidade inovativa de produto, mercado, estratégia, processo e comportamento, compondo um ambiente de capacidade inovativa organizacional geral. Em termos gerais, essa pesquisa colabora para os estudos no campo de comportamento organizacional, em específico, de espiritualidade no trabalho e capacidade inovativa organizacional articulando tais temáticas.
- Item“Um aluno a incluir é um aluno por salvar”: Reconhecimento, responsabilidade e amor na inclusão do deficiente intelectual(2019-08-07) Tamiozzo, Cecilia InêsA presente dissertação estuda a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e o compromisso docente nesse processo. Questiona a efetividade desse movimento a partir do entendimento de que a escola, na perspectiva inclusiva, dirige-se para todos e que todos têm direito à educação. Um direito assegurado tanto pelo princípio da igualdade, enquanto direito ao saber de uma tradição historicamente constituída e que conduz os sujeitos humanos à autonomia e à liberdade, quanto pelo princípio da diferença, enquanto propõe a atenção às singularidades como forma de garantir o atendimento às necessidades educativas em contexto escolar. A pesquisa inicia contextualizando o processo de exclusão, abandono e sofrimento vivido pelos sujeitos com deficiência por longos anos, até à sua aceitação social e reconhecimento ao direito educativo legados pelo ideal de universalidade moderna, embora sem conseguir dar conta da insuficiência nas respostas destes sujeitos aos padrões de desenvolvimento esperado, conduzindo-os a uma nova exclusão pelo seu encaminhamento à instituições de tratamento e reabilitação. Somente, mais tarde, é que diretrizes voltadas ao respeito, reconhecimento e consideração das diferenças dos sujeitos nos espaços escolares passaram a vigorar e a proposta de educação inclusiva começou a ganhar efetividade, ainda que com algumas contradições. Na sequência, são analisadas tais contradições emergentes do conflito entre as normativas legais, os limites intelectivos dos alunos e a atual estrutura curricular, que passou a revelar que a educação inclusiva vai muito além do cumprimento formal de determinações legais ou um atendimento especializado de profissionais competentes. Segundo a problematização desenvolvida no último capítulo, foi possível perceber que a possibilidade de uma educação inclusiva escolar requer o entendimento de que as diferenças entre os sujeitos não podem ser impeditivas do direito de aprender junto e que o lugar ocupado pelo conhecimento científico seja relativizado. Em síntese, tem a ver, antes de tudo, com uma questão ética fundamental que sustenta a ação pedagógica, não apenas porque o seu compromisso se volta à formação integral da pessoa e à sua condução e inserção no mundo social e cultural, mas, sobretudo, porque envolve reconhecimento, responsabilidade e amor na relação educativa.
- ItemO aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública(2014-07-16) Lepke, SonizeA presente Dissertação de Mestrado tem o propósito de aprofundar a compreensão sobre a Identidade, Diferença e Representação dos alunos com deficiência no currículo real e oculto de duas escolas da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Para tanto, a análise centrou-se na observação da dinâmica curricular de uma classe especial e uma sala de recursos multifuncional. A metodologia utilizada foi a de observação do cotidiano das duas escolas e entrevistas com os professores que nela atuam, numa abordagem qualitativa dos dados coletados. No campo empírico, as escolas foram identificadas como Escola A e Escola B. Na primeira escola foram entrevistadas as professoras da Classe Especial, uma professora das séries finais do Ensino Fundamental, a orientadora pedagógica, a vice-diretora e a diretora. Enquanto da Escola B, foram entrevistadas as três professoras da sala de recursos, a vice-diretora, a diretora e uma professora das séries iniciais. A análise da legislação brasileira, que aponta a educação inclusiva como necessidade e a interlocução com autores como Maria L. de A. Arruda, Gilberta S. de M Jannuzzi, Stuart Hall, Tomaz. T. da Silva, Michel Foucault e Alfredo Veiga Neto, possibilitaram a análise do campo empirico. A partir da análise dos espaços citados, da análise da legislação, das entrevistas, da interlocução com os autores supracitados, conclui-se que a Sala de Recursos Multifuncional representa a possibilidade de rever conceitos como identidade, currículo e representação da diferença no contexto escolar e social. Embora não baste só mudar a designação de Classe Especial para Sala de Recursos Multifuncional, faz-se necessário uma mudança de concepção primeiramente do(a) professor(a) que nela atuam e dos demais atores do espaço escolar, para que o sujeito com deficiência possa participar e decidir sobre a representação e o espaço que deseja ocupar. Estaríamos assim, vivendo uma mudança paradigmática quanto à representação da deficiência.
- ItemAmbientes virtuais complementando o espaço formal de aprendizagem(2011-12-07) Lang, Adriano GerdAs tecnologias da informação e comunicação, em especial o computador e a internet, significam novos modos de aprender e ensinar em uma sociedade que vai transformando-se, rapidamente, por conta do desenvolvimento tecnológico. Neste estudo procuramos investigar as potencialidades de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), viabilizado na Internet, como espaço de interação e comunicação, questionando sua efetividade como ambiente de aprendizado, em especial o aprendizado que acontece de forma espontânea. Buscamos nos referenciais teóricos de Grinspun, Moran, Lévy, Vygotsky e outros, recursos que apontam para novos paradigmas nos processos de ensino-aprendizagem, baseados na autonomia, interação, colaboração e cooperação. A pesquisa empírica adotou a abordagem qualitativa, com o uso de questionários aos alunos participantes e o controle - transparente ao usuário - dos acessos ao AVA, através de ferramentas de suporte e administração. A análise dos dados leva a admitir seriamente o potencial destes espaços como efetivos meios de suporte à educação institucionalizada e à aprendizagem autônoma, como meios auxiliares à educação presencial.
- ItemAmbivalência, educação e solidariedade no horizonte da pluralidade "com" e "a partir de" Zygmunt Bauman(2019-07-24) Cassol, Claudionei VicentePensar a produção teórica baumaniana como operação de pensamento desenvolvendo- se no interior de uma alternativa paradigmática, a ambivalência, e deste território encontrar um caminho para pensar a educação e a solidariedade é objetivo principal desta tese. A ado- ção da metodologia hermenêutica e da pesquisa bibliográfica com características monográfi- cas elege obras referenciais das três fases do pensamento baumaniano, centrais no pensar a Ambivalência, a educação e a solidariedade no horizonte da pluralidade ―com‖ e ―a partir de‖ Zygmunt Bauman. Um conjunto de problematizações, em três momentos, compõe o texto que desenvolve uma investigação acerca da possibilidade de vislumbrar vínculos entre a educação e a solidariedade, no pensamento baumaniano e a partir dele. O primeiro movimento ocupa-se em debater as fontes das quais Bauman se apropria para desenvolver seu percurso teórico. O segundo momento pensa uma estrutura paradigmática da ambivalência. O terceiro momento, considerando apresentada a existência de um paradigma da ambivalência, presença no mundo simbólico/imaginário e no mundo real/concreto, desenvolve-se no enfrentamento da possibili- dade de pensar a educação e a solidariedade como residuais de alguma solidez no mundo líquido/volátil. Parece que os elementos da condição humana como a comunidade plural e o diálogo autêntico instituem as possibilidades de educação e de solidriedade na comunidade pendular entre segurança e liberdade, identidade e comunidade. A ambivalência presente no mundo humano, nas dimensões do real/concreto/existência e da lingua- gem/simbólico/imaginário, interpela os indivíduos a movimentos hermenêuticos pluralizado- res de onde advém o aprendizado da efetividade do dialógico e da constituição de movimen- tos de solidariedade embalados pelo pêndulo da relação paradoxal entre segurança e liberda- de, indivíduo e comunidade, sólido e líquido
- ItemA ampliação da jornada escolar da criança: da invisibilidade ao protagonismo(2021-07-26) Peroty, Kátia Aparecida DiasA oferta de educação em tempo integral é um tema que amplia em importância na realidade brasileira, especialmente, a partir da implantação do Plano Nacional de Educação 2014-2024. O Plano contempla a oferta progressiva da ampliação da jornada escolar na rede pública em todo o país. O presente estudo traz a investigação acerca da adequação das crianças-alunos de uma turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental quanto à ampliação da jornada diária escolar em uma escola da rede pública municipal. O objetivo é analisar o contra turno escolar na perspectiva da criança para compreender a organização do tempo em relação a sua vida, tendo como análise as práticas que aferem a invisibilidade e/ou o protagonismo. Foram considerados como referências para o tema: Cavaliere, Freire, Sirota, Sarmento, entre outros. Os dados da investigação foram elaborados a partir da pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, basicamente através da observação participante, com registro em diário de campo que converge, posteriormente, para relatos das anotações e momentos vividos com o grupo de sujeitos. Outro procedimento foram as entrevistas semidirigidas, através das quais o pesquisado discorre sobre o tema, sem perguntas prévias, além da análise documental. Portanto, concluiu-se que, embora um espaço apropriado é um fator importante para o desenvolvimento do protagonismo infantil na escola, a oferta de uma educação integral de qualidade depende muito do compromisso do professor com a proposta e o espaço educativo.
- ItemA ampliação qualitativa do acesso à justiça: uma análise do Sistema jurisdicional e dos meios complementares de tratamento de conflitos(2017-07-31) Felten, Marcia SilvanaO tema do presente trabalho é a análise da ampliação da qualidade do direito humano do acesso à justiça nos denominados meios complementares à jurisdição. Além da relevância jurídica e da carga social, o estudo dará continuidade à linha acadêmica pessoal dos desdobramentos concernentes à efetividade processual, além de aperfeiçoar o conhecimento aliado à prática profissional. Para melhor compreensão do tema e com o escopo de demonstrar o resultado da pesquisa, o trabalho foi realizado tendo como técnica de pesquisa a coleta de dados indireta, a partir de fontes bibliográficas, de meios físicos e virtuais. A pesquisa foi dividida em três capítulos. O primeiro trata da gênese e desenvolvimento do entendimento do acesso enquanto direito humano, tocando na sua construção principiológica, nas suas definições enquanto acesso ao serviço judiciário e à ordem jurídica justa, bem como na sua ótica qualitativa, em especial observando as ondas renovatórias propostas por Mauro Cappelletti e Bryant Garth. O segundo capitulo se ocupa da realização do direito humano do acesso à justiça através da estrutura institucional judiciária, materializada através do processo, do modelo e do sistema jurisdicional, concluindo com a percepção dos obstáculos decorrentes do esgotamento dessa proposta. Após esse quadro, o terceiro ponto evidencia a realização do tratamento de conflitos em vias não judiciárias, abordando o sistema multiportas e a jurisconstrução nos meios complementares à jurisdição, com especial atenção à experiência da prática do Balcão do Consumidor da cidade de Ijuí (RS). Tendo em vista a intenção da pesquisa, verifica-se que a implantação de outras opções de abordagem conflitual, com viés terapêutico, informativo, preventivo e até parcial, contribuem para a melhoria qualitativa do acesso à justiça, por também acolher os indivíduos, trabalhar mais elementos do que os envolvidos diretamente na desavença considerados fundamentais para as partes, converter os usuários do serviço em multiplicadores do conhecimento do direito, humanizando o ingresso.
- ItemAnálise ambiental dos sistemas de produção de suínos na Bacia Hidrográfica U-30: estudo de caso.(2019-02-07) Backes, Rosicler AlonsoEsta pesquisa analisou a possível sustentabilidade ambiental nas propriedades suinícolas, na região da Bacia hidrográfica U-30, no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, com ênfase nos problemas ligados aos dejetos suínos. O foco principal é a disposição dos dejetos e a eficiência do licenciamento ambiental como instrumento regulador da atividade. A pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo valendo-se de visitas a propriedades rurais, identificação dos problemas e entrevistas aos órgãos ambientais do estado do Rio Grande do Sul. Observou-se a dificuldade de tornar a atividade sustentável ambientalmente, pelo manejo nem sempre adequado dos dejetos, o uso como biofertilizante sem critérios e as dificuldades com as questões legais de adequação da atividade nas propriedades para obter o licenciamento. Os impactos negativos geram conflitos, sendo que agricultores, agroindústrias e integradoras responsáveis pela degradação, protagonizam uso dos bens naturais que pertencem por direito ao coletivo, prevalecendo os interesses econômicos sobre a qualidade do solo, água e ar, bens de interesse coletivo. Cada categoria exerce um impacto distinto e tem recursos também diferenciados para resolver o problema gerado. Uma nova postura dos suinocultores é necessária, associada à responsabilização de todos os atores que contribuem de forma efetiva para a atual situação ambiental da suinocultura, especialmente as empresas integradoras, uma vez que a atividade tem como forte característica a poluição da água, do solo e do ar, se não for manejada adequadamente. Esta pesquisa analisou os recentes impactos ambientais ocorridos a e configuração dos problemas ambientais ocasionados, associados aos parâmetros legais. Como assegurar a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento socioeconômico na atividade da suinocultura na região que abrange a bacia hidrográfica U-30 no estado do Rio Grande do Sul, dentro dos padrões da legislação ambiental e o que é necessário para melhorar a dimensão ambiental da atividade da suinocultura, é a proposta desse trabalho.