MBA em Controladoria e Finanças
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/4741
Navegar
Navegando MBA em Controladoria e Finanças por Autor "Gerhardt, Rosimar Matias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas(2018-12-06) Gerhardt, Rosimar MatiasAlgumas ferramentas empresariais são fundamentais para manter as organizações competitivas e economicamente viáveis no mercado, entre elas está a gestão estratégica dos custos que visa fornecer as informações necessárias para proporcionar vantagem competitiva. Dentro da análise dos seus custos, as empresas podem visualizar a potencialidade de cada produto em gerar lucro, deixando clara a contribuição de cada um na amortização dos gastos fixos e nos lucros, fazendo uso da ferramenta margem de contribuição (MC). O objetivo do estudo é analisar a utilização da margem de contribuição por linha de produtos no comércio de tintas e apurar a combinação de vendas para obter melhores resultados e definir estratégias de posicionamento no mercado. Sob o enfoque metodológico de estudo aplicado e descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para realizar um estudo de caso aplicado em um uma loja de tinta do município de Santa Maria, com uma abordagem qualitativa e documental. Para obter os resultados desejados, primeiro determinaram-se os custos para cada linha de tintas comercializada na empresa (decorativa e automotiva), os custos em comum as duas e o volume de vendas anual de cada linha de produtos, sendo os custos em comum rateados por meio da margem de contribuição de cada linha de produto. Dessa forma, observou-se que a linha decorativa proporciona um lucro de 13,0% em relação ao volume de vendas, enquanto o lucro para a linha automotiva é de 5,0%. No entanto, conclui-se que apesar de as tintas automotivas serem menos rentáveis, elas colaboram na diluição dos custos em comum e, por consequência, rentabilizam a linha decorativa. Além disso, sugere-se como estratégia, introduzir