MBA em Controladoria e Finanças
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Item A relevância de um plano de previdência privada na vida das pessoas(2018-03-01) Mistura, CheilaPrevidência privada é uma forma de acumulação de recursos financeiros durante a época que a pessoa está ativa no mercado de trabalho, ou forma de acumular recursos por determinado tempo para garantir uma renda extra no futuro. O estudo tem o objetivo de demonstrar alternativas de planos de previdência privada que proporcionem ao trabalhador segurança de receita no término de sua vida profissional. A metodologia constitui de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e bibliográfica, utilizando-se da análise documental e de entrevistas não estruturadas, realizadas com dez gestores financeiros que trabalham em determinada organização que possui previdência privada ativa, com o objetivo de analisar o conhecimento do produto e qual o motivo que levaram a contratar este tipo de plano. Os resultados apontam que os planos de previdência privada tiveram um aumento de demanda no Brasil nos últimos anos, o que demonstra que os brasileiros estão tendo a necessidade de aderir planos de previdência privada, mesmo assim, estamos distantes de ter essa cultura presente no dia a dia da população brasileira. Fazer um plano de previdência privada é uma questão de educação financeira, uma forma que quanto antes começar, melhores resultados o investidor terá no seu futuro, já que é um investimento que pode ser iniciado ainda quando criança. Ao final deste estudo, são apresentadas alíquotas de imposto de renda e de INSS que os brasileiros contribuem nos dias atuais, e que infelizmente o governo não retorna para a maioria dos trabalhadores uma aposentadoria digna de seu trabalho prestado. Simulou-se diversas situações, com investimentos diferenciados e também tempo de contribuição. Conclui-se que a previdência privada se torna uma alternativa de investimento para complementar a aposentadoria do brasileiro.Item Estudo da aplicabilidade de créditos massificados como ferramenta de apoio na análise e concessão de crédito para a gestão de resultados na cooperativa Sicredi União RS(2018-07-11) Bohn, Djúlia DeniseA análise e concessão do crédito é um processo amplamente utilizado no sistema financeiro que, além de propiciar a relação entre credor e devedor, é uma prática que visa o fortalecimento do relacionamento entre as partes, cujo objetivo é a busca por soluções financeiras que atendam às necessidades dos envolvidos. Neste aspecto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar o processo de aplicabilidade e os fatores resultantes da utilização de créditos massificados como técnica de apoio à concessão de crédito e formação de resultados na Cooperativa Sicredi União RS. Para atender ao objetivo do trabalho, a metodologia consiste em uma pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica, documental, qualitativa e quantitativa, com a coleta de dados extraídos de documentos, relatórios e planilhas internos, pelo qual permitiu efetuar uma análise dos critérios de utilização dos créditos massificados e o resultado auferido a partir de sua utilização. Esse trabalho contribuiu para a melhoria e eficiência na gestão. Os resultados decorrentes das liberações de créditos massificados demonstram que há uma sazonalidade nas liberações, no período analisado entre 2016 e 2017. Os resultados também mostram que há uma concentração nas linhas como crédito pessoal e consignado em folha. Se analisado o percentual de consumo versus o percentual disponível dos limites carregados na ferramenta de gestão de limites, o mesmo ainda é considerado baixo, cabendo à agência efetuar ações para divulgação e prospecção desses recursos. Concluiu-se que a distribuição dos limites massificados possui enfoque nos melhores riscos e a utilização do crédito neste público tende a ser maior. Os indicadores Ever 30 Mob3 e Over 90 apontam que os créditos massificados liberados representam os menores índices de inadimplência, mantendo-se sempre em graus mínimos e constantes, o que exprimem confiança e segurança nas concessões de crédito.Item Gestão de custos e análise de resultados na atividade comercial: um estudo de caso da Loja Buzina.(2018-07-13) Wojciechowski, MarisaO estudo realizado tem o objetivo de propor um sistema de custos e preços para uma pequena empresa comercial, de forma que proporcione informações para o seu processo de tomada de decisões, incluindo a precificação, margem de contribuição e lucratividade. A metodologia é de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa com procedimentos bibliográficos, análise documental e entrevista não-estruturada. Para atender o objetivo foram coletados dados juntamente com o sócio proprietário consequentemente foram calculados o mark-up, preço orientativo, preço mínimo, margem de contribuição ponto de equilíbrio e margem de segurança. Considerando os resultados encontrados nota-se a importância da contabilidade de custos em pequenas empresas comerciais, onde a precificação sem parâmetros acaba gerando resultados não tão atrativos, quanto poderiam ser, se fossem considerados um sistema de custos, preços e resultados. Constatou-se que para a empresa Buzina é indispensável a utilização da contabilidade e gestão de custos, em função dos resultados encontrados durante o estudo, onde diversos produtos vendidos encontram-se com margens e resultados muito diferentes da imagem que o empresário tinha, na qual ele considerava como seus produtos mais rentáveis, o que não se confirmou durante o estudo. Conclui-se que para essa pequena empresa comercial se desenvolver, necessita do acompanhamento da contabilidade de custos e gestão de preços, instrumentalizando o gestor na sua tomada de decisão.Item Análise comparativa de resultados entre as culturas de soja, milho e produção leiteira(2018-07-13) Zappe, Raquel SabrinaA contabilidade rural é uma importante ferramenta para a agricultura, por meio das informações fornecidas pela contabilidade de custos aliadas a indicadores econômico-financeiros, os empresários rurais conseguem utilizá-las para a tomada de decisão em suas propriedades. O objetivo do estudo é analisar os indicadores de resultados da cultura de soja, milho e atividade leiteira de uma propriedade de pequeno porte localizada na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e propor a combinação das atividades que resultam o melhor resultado para a mesma. A metodologia da pesquisa classifica-se em aplicada, descritiva e qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas despadronizadas e análise documental com o intuito de obter os dados necessários para a transformação em informações das culturas. O estudo tem como base os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis das três atividades, soja, milho e leite, os mesmos foram classificados e analisados, sendo que os custos diretos variáveis são os mais predominantes nas três atividades, isto porque são compostos pelos insumos, sementes e fertilizantes no caso da soja e milho, e ração para o leite. Em comparação das três atividades, em um hectare, a atividade leiteira apresentou o maior resultado, maior margem de contribuição, melhor ponto de equilíbrio e melhor margem de segurança operacional. Constatou-se que os investimentos de R$ 130.600,00, realizados pela propriedade nas três atividades são recuperados em nove anos e dois meses e que a TIR superou a TMA demonstrando que os investimentos são viáveis para a propriedade. Concluiu que para a propriedade alcançar os mesmos resultados da atividade leiteira, necessita no mínimo cultivar onze hectares de soja e trinta e seis hectares de milho.Item Mapeamento, descrição e análise do fluxo de processo de uma empresa do ramo do Agronegócio na região Noroeste do Estado Rio Grande do Sul(2018-07-13) Ludvig, Aline Cristiane HaupenthalO controle e o mapeamento do processo pode ser uma ferramenta muito importante para as organizações, pois, auxiliam as empresas no processo de decisões quanto as suas ações de curto, médio e longo prazo possibilitando assim, que a organização planeje e decidida suas estratégias. Mas para isso a empresa e seus colaboradores necessitam obter um comprometimento gradativo dos serviços ofertados, devendo munir-se de ferramentas que permitam a realização do mapeamento dos processos, para que seja possível adquirir maior controle e conhecimento de suas atividades. O presente estudo teve como objetivo mapear o fluxo de processo de uma empresa inserida no mercado do agronegócio no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através da identificação, mapeamento e descrição dos processos, visando contribuir com o desenvolvimento da empresa que atua a mais de 20 anos nesse ramo. Para o presente estudo foi utilizado os métodos de abordagem qualitativa. Os métodos de procedimentos utilizados foram a da pesquisa descritiva e estudo de caso. Foram utilizadas como técnicas a coleta de dados, observação e entrevista. Sendo elaborados três fluxogramas, onde foi revisto o passo a passo do desenvolvimento dessas atividades de análise de crédito, pagamento a fornecedor (conta a pagar) e o recebimento de notas fiscais e boletos, que teve por intuito de mapear os processos e identificar as principais lacunas existentes e sugerir melhorias, para diminuir o retrabalho. O presente estudo aponta sugestões de melhorias para potencializar e aumentar a eficiência do desenvolvimento dessas atividades e torna-lo também mais eficaz, trazendo assim, mais garantias, proporcionando maior segurança e confiança para a organização, dentre tantas atividades que são desenvolvidas dentro da organização que são vitais para a mesma.Item O reflexo do cenário econômico na Gestão Pública Municipal: o papel da controladoria(2018-07-13) Silva, Ana Débora CostaO reflexo do cenário econômico para a administração pública possui o desafio de saber administrar as despesas, pois as receitas estão sendo cada vez mais reduzidas e esse é o papel fundamental da controladoria na gestão municipal. O objetivo do estudo é verificar o reflexo do cenário econômico nas medidas tomadas na Prefeitura Municipal de Tuparendi - RS, analisando a aplicação dos recursos públicos com base no orçamento público e nos demonstrativos contábeis no período de 2012 a 2016. A metodologia da pesquisa é aplicada, descritiva, qualitativa, por meio do estudo de caso e documental, com aplicação de entrevista estruturada nas secretarias da Fazenda e da Administração e Planejamento. O estudo verificou que a prefeitura orça aumento nas despesas com provisão de investimentos e reservas de contingência, porém é afetado devido à redução no recebimento de repasses do governo reduzindo suas despesas assim como seus investimentos. Além disso, os entrevistados elencaram que observando o cenário Federal, e com base em dados técnicos, tem-se o conhecimento que a receita vem caindo ano a ano. Para o cumprimento das metas realocou-se as despesas tornando-se de suma importância para a entidade conseguir suprir seus objetivos no fim de cada ano. Ainda, destaca que a controladoria na prefeitura de Tuparendi atua de forma conjunta nas informações que cada setor gera, pois a participação destes com alertas e sugestões além dos relatórios ajuda a organização a traçar estratégias para enfrentar os riscos que o ambiente externo proporciona.Item Avaliação da rentabilidade dos fundos de investimentos utilizados em uma cooperativa de crédito(2018-08-22) De Conti, Lidiane Eugênia MullerO estudo teve como objetivo analisar a rentabilidade dos fundos de investimentos utilizados em uma cooperativa de crédito comparado com os investimentos mais utilizados pelos brasileiros: a poupança e o certificado de depósito bancário (CDB). A proposta foi analisar cinco cenários de fundos de investimentos, sendo que cada cenário dispõe de um mesmo valor num mesmo período de tempo, aplicado na poupança e no CDB com um fundo de investimento disponível no site do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e, assim, comparar os resultados alcançados. Os fundos de investimentos estudados neste artigo foram: FI Invest Plus CP, Sicredi FIC RF Performance LP, Sicredi FIC FI RF Seleto LP, Sicredi FIC MM Perfil Clássico LP e Sicredi FI Ações Petrobras. A metodologia neste artigo foi definida como um estudo de caso através da análise dos fundos de investimentos citados acima e, ainda, uma pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica e qualitativa. O investimento em fundos de investimentos se tornou mais vantajoso em relação as outras opções comparadas, como a poupança e o CDB. Vale ressaltar que essa análise foi realizada com percentuais de rendimentos passados, o que não é garantia para rendimentos futuros, pois muito vai depender do perfil e a que riscos o investidor está disposto a correr.Item A relevância da análise de processos no sistema de informação na contemplação de consórcio de veículos(2018-12-06) Habel, Simone TeresinhaCada vez mais as empresas exigem e precisam da gestão estratégica eficiente e qualificada, o que pode ser facilitado pelos sistemas de informação, que tem o propósito de melhorar a eficiência e a eficácia operacional. O objetivo do artigo consiste em mapear os processos do sistema de contemplação do consórcio de veículos com o propósito de qualificar de forma que contribui com o gerenciamento da atividade. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa aplicada e descritiva, utilizando-se da análise documental, do sistema e de observação sistemática para a coleta e a analise do processo de contemplação de consórcio de veículos, mapeando seus indicadores a fim de identificar possíveis melhorias para atender de forma mais eficiente e rápida as necessidades dos associados envolvidos no processo. Por intermédio deste estudo foi possível identificar alguns erros de formalística, e vago conhecimento por parte dos colaboradores, no que se refere aos critérios de enquadramento do produto. Concluise que foi possível observar uma melhora significativa do processo, devido à centralização e padronização do mesmo. Assim como, identificar a importância da análise dos motivos de devolução dos processos para que o retrabalho possa ser minimizado, gerando mais eficiência na realização dos mesmos.Item Controladoria enquanto pilar fundamental do planejamento estratégico empresarial(2018-12-06) Rosa, Felipe Zimmer daAs empresas estão inseridas em um ambiente competitivo e precisam garantir seu seguimento e crescimento às exigências que lhes são atribuídas, necessitando de um planejamento estratégico empresarial que permita uma visão do futuro e de suas ações organizacionais. Neste contexto, o presente estudo propõe–se a mostrar a importância da Controladoria enquanto pilar fundamental do planejamento estratégico empresarial. Para desenvolver este trabalho, foram utilizadas pesquisas bibliográficas através de livros e sites, buscando ampliar o conhecimento sobre a Controladoria como ciência do planejamento empresarial, e foi realizada uma pesquisa de campo, de forma a cotejar com dados da realidade àquilo que a literatura descreve. Observou-se a crescente atuação da Controladoria como fundamento decisivo e eficaz para as organizações, gerando informações estratégicas para a elaboração de planos futuros, auxiliando no fortalecimento, posicionamento e crescimento no mercado. Ao mesmo tempo, a pesquisa de campo foi capaz de demonstrar o grande espaço que existe para o desenvolvimento da Controladoria e do próprio Planejamento Estratégico enquanto ciências administrativas, pois como as conclusões do estudo evidenciam, as empresasItem Análise do indicador de soluções por associado do segmento agro menor renda: um estudo comparativo da Evolução do Índice de Soluções por Associado mediante a aplicação da ferramenta Check Up Financeiro.(2018-12-06) Wartha, Patrícia InêsAs Cooperativas de créditos são formadas por grupos de pessoas que se associam a ela, onde são os próprios gestores que têm direitos e obrigações, participam nos resultados, contemplam o serviço financeira prestado, assim como compartilham com a comunidade por meio de seus produtos e serviços oferecidos, sempre voltada aos interesses e necessidades dos seus associados. O objetivo do estudo é diagnosticar a efetividade da aplicação do Check Up Financeiro na geração de negócios a partir da evolução do índice de soluções por associado - ISA e a margem de contribuição - MC pertencentes à amostragem, verificando a quantidade de soluções que estão em uso e quanto cada associado contribui para o Sicredi por intermédio da utilização das soluções financeiras. Baseado na pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e descritiva constatou-se que a utilização do Check Up Financeiro contribui para entender as necessidades financeiras dos associados, oportunidades, projetos de vida, aquisições, trocas, reformas ampliações entre outros, com isso garantindo condições adequadas para estabelecer com os associados um relacionamento que atenda às suas necessidades financeiras por intermédio de uma consultoria financeira cooperativa. Conclui-se que os passos essenciais da gestão de carteira estão em monitorar os indicadores, criar um plano de ação e avaliar os indicadores.Item Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos(2018-12-06) Zimmermann, TaianiEste artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades.Item Contratação do produto crédito fácil: um estudo na carteira de crédito na cooperativa de livre admissão de associados Serro Azul - Sicredi Uniao RS na agência de Santo Cristo.(2018-12-06) Ullmann, Juliane CristinaEm um cenário cada vez mais competitivo e globalizado, onde os serviços prestados pelas intuições financeiras têm se tornado fundamentais para as pessoas e empresas. Às instituições precisam estar atentas e em constante aprimoramento de suas atividades, para que possam atender de forma mais eficiente e eficaz as necessidades financeiras de seus clientes. Neste contexto, sempre mais voltadas para suprir as necessidades financeiras dos associados, as cooperativas de crédito têm desenvolvido uma vasta gama de produtos e serviços, dentre esses está o crédito que possui papel fundamental no desenvolvimento econômico, entre o portfólio de linhas de crédito oferecidas aos associados se encontra o crédito fácil. Assim o presente estudo tem como objetivo analisar a evolução do produto crédito fácil, e as alterações decorrentes nos critérios de concessão deste crédito, no período de 2011 a 2017 na Cooperativa Sicredi União RS, agência de Santo Cristo. Com o proposito de atender ao objetivo, a metodologia consiste em uma pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica, documental, quantitativa, a coleta de dados foi efetuada, por meio de documentos, relatórios e planilhas internas, através destes foi possível realizar uma análise da metodologia e da utilização do crédito fácil. O presente estudo contribuiu para a análise do produto, sua utilização e meios de concessão. Os resultados demonstraram que nos anos de 2015 e 2016 houve uma significativa diminuição nos valores contratados, porém no ano de 2017 demonstra um aumento no valor de contratação do crédito fácil, mesmo com a cooperativa disponibilizando aos associados outras linhas de crédito pré-aprovados como construção e reforma veículos. O que demonstra que o produto continua sendo de suma importância para a Cooperativa, pois atende as necessidades de diversos associados que buscam por praticidade e eficiência na contratação do crédito. Além disso, também contribuiu para o aumento nos valores de contratação a nova metodologia de concessão de limites, utilizada pela cooperativa, tendo início em 2016, aos atuais dias, permitindo que mais associados fossem contemplados com limites pré-aprovados.Item Inteligência de mercado: o estudo da competitividade no empreendedorismo feminino(2018-12-06) Peres, Caroline dos SantosO presente estudo teve como questão “Quais as ações desenvolvidas pelas empreendedoras com vistas à busca de informações no mercado atual?”, e para atender a questão do estudo utilizou-se como objetivo identificar as principais ações adotadas pelas empreendedoras de Santa Rosa, com vistas ao estudo de mercado onde as organizações estão inseridas e competem estrategicamente no cenário do mercado atual, levando em consideração seus recursos internos (inovação) e externos (oportunidades) através da inteligência de mercado e as capacidades dinâmicas. Para a elaboração do estudo foi utilizada a pesquisa exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos foi bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com quatro empreendedoras do município, através de um questionário estruturado, as entrevistas foram gravadas, transcritas e após analisadas qualitativamente. Observou-se através do estudo que as empreendedoras identificam dentro de suas organizações como pontos fortes o atendimento e qualidade dos seus produtos e serviços, quanto aos pontos fracos a falta de planejamento organizacional interno. Referente as oportunidades foi destacado o bom relacionamento com os clientes, inovação e aceitação de produto, já como ameaças as empreendedoras destacaram a alta concorrência, muitas vezes sendo pela facilidade de aquisição de mercadorias exportadas. Com relação a “Inteligência de Mercado”, foram analisados os quatro fatores referentes a tema: Mercado, concorrentes, fornecedores e clientes. Por fim, com relação as capacidades dinâmicas, foi estudado a forma com que as empreendedoras executam as capacidades: absortiva, adaptativa e de inovação. Conclui-se com o presente estudo que as empreendedoras buscam informações externas no mercado para que assim possam competir estrategicamente no ramo em que atuam, através dos itens de inteligência de mercado e capacidades dinâmicas.Item Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas(2018-12-06) Gerhardt, Rosimar MatiasAlgumas ferramentas empresariais são fundamentais para manter as organizações competitivas e economicamente viáveis no mercado, entre elas está a gestão estratégica dos custos que visa fornecer as informações necessárias para proporcionar vantagem competitiva. Dentro da análise dos seus custos, as empresas podem visualizar a potencialidade de cada produto em gerar lucro, deixando clara a contribuição de cada um na amortização dos gastos fixos e nos lucros, fazendo uso da ferramenta margem de contribuição (MC). O objetivo do estudo é analisar a utilização da margem de contribuição por linha de produtos no comércio de tintas e apurar a combinação de vendas para obter melhores resultados e definir estratégias de posicionamento no mercado. Sob o enfoque metodológico de estudo aplicado e descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para realizar um estudo de caso aplicado em um uma loja de tinta do município de Santa Maria, com uma abordagem qualitativa e documental. Para obter os resultados desejados, primeiro determinaram-se os custos para cada linha de tintas comercializada na empresa (decorativa e automotiva), os custos em comum as duas e o volume de vendas anual de cada linha de produtos, sendo os custos em comum rateados por meio da margem de contribuição de cada linha de produto. Dessa forma, observou-se que a linha decorativa proporciona um lucro de 13,0% em relação ao volume de vendas, enquanto o lucro para a linha automotiva é de 5,0%. No entanto, conclui-se que apesar de as tintas automotivas serem menos rentáveis, elas colaboram na diluição dos custos em comum e, por consequência, rentabilizam a linha decorativa. Além disso, sugere-se como estratégia, introduzir