Navegando por Autor "Dal Forno, Bruna Meller"
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Item Coaching: priorizando engajamento na sáude pública(2019-05-07) Dal Forno, Bruna MellerO engajamento de equipes de saúde pública vem sendo um importante tema a ser discorrido. Por suas características singulares, configura-se como um desafio a ser enfrentado dentro do campo de gestão de pessoas. Quanto mais assertiva a gestão for durante o processo de desenvolvimento, maior será a chance da formação de uma equipe que produza resultados satisfatórios. Assim, o coaching entra como uma importante ferramenta para o processo de desenvolvimento nesse trabalho. O presente artigo visa apresentar as possibilidades de engajamento dentro de equipes com cargos estáveis em saúde pública, priorizando possibilidades de desenvolvimento, levando em consideração as características burocráticas desse público. O presente estudo teve como abordagem o método qualitativo, através de uma pesquisa com abordagem dedutiva com procedimentos definidos em estudos de casos. Este estudo foi realizado através de desenvolvimento de duas equipes de saúde pública e três líderes, dentro de um mesmo município do Noroeste do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo, primeiramente foi investigar a percepção e os anseios dos servidores em relação ao cargo e funcionamento interno de modo geral, a fim de identificar qual a melhor forma de intervenção que proporcionasse um alinhamento com o objetivo esperado pela Gestão Municipal. Posteriormente, montar estratégias de desenvolvimento com ferramentas facilitadas pelo Coaching, para equipes com perfil de estabilidade, auxiliando no desenvolvimento e no resgate de missão e valores. Nos resultados desse estudo, os sujeitos de pesquisa demostraram que existem capacitações suficientes no âmbito técnico, mas infelizmente, é visível na prática, que no campo comportamental é falho. Desse modo, itens essenciais para engajamento satisfatório não são alcançados, como iniciativa, persistência, compromisso com o setor público, comportamento assertivo em equipe. É visível que muito dessas falhas acontecem pela garantia de permanecia no trabalho que a maior parte dos cargos públicos oferecem, assim como o envolvimento do fazer político que ali estão. Assim, constatou-se, que o estudo mesmo cumpriu com seus objetivos ao proporcionar mudanças possíveis para os trabalhadores e até mesmo feedbacks positivos dos usuários do sistema. Demostrando, desse modo, que é possível desenvolver quem deseja, verdadeiramente, ser desenvolvido.