Navegando por Autor "Uhmann, Silvana Matos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Processos de inclusão de alunos com deficiência: concepções, desafios, interações e possibilidades numa realidade escolar(2018-05-07) Uhmann, Silvana MatosPara a elaboração desta Dissertação de Mestrado investiguei como a inclusão de alunos com deficiência vem acontecendo numa escola regular em cidade do interior do Rio Grande do Sul, entendendo que a maioria das realidades escolares comunga de vivências semelhantes, satisfatórias e/ou limitadoras, sobre a Educação Inclusiva. Trata-se de estudo de caso de caráter qualitativo em que foram realizadas observações em espaços distintos da escola, que incluíram quatro salas de aulas em que havia alunos com deficiência, diálogos abertos com sujeitos escolares, como professores, equipe diretiva e funcionários, tendo em vista responder a seguinte questão de pesquisa: como está sendo vivenciada a inclusão de alunos com deficiência entre os sujeitos escolares objetivando efetivar o processo de Educação Inclusiva? A partir do material empírico produzido quatro focos de análise foram necessários e que originaram as quatro categorias seguindo o processo da Análise Textual Discursiva. Busquei apoio no referencial teórico histórico-cultural de base vigotskiana para produzir entendimentos sobre a Educação Inclusiva vivenciada na escola pesquisada como um todo segundo as categorias: ‘concepções sobre inclusão’, ‘aprendizagem e desenvolvimento’, ‘interações e constituição dos sujeitos’ e ‘necessidades especiais para a inclusão de alunos com deficiência’. Constatei que há avanços nas compreensões e práticas inclusivas de alunos com deficiências na escola pesquisada, mas que a inclusão dos alunos com deficiência ainda enfrenta muitos entraves, como a falta de reconhecimento e respeito às diferenças e ausência da formação continuada dos professores no que diz respeito à Educação Inclusiva. A partir de vivências dentro do espaço escolar, essas e outras questões foram problematizadas e compreendidas a fim de contribuir com as discussões atuais sobre a temática da Educação Inclusiva na classe regular de ensino.Item Sinalizações sobre a escolarização de alunos surdos: discursos de (in) visibilidade da diferença e seus efeitos na escola(2021-09-30) Uhmann, Silvana MatosEsta Tese se situa em contexto de discussões sobre a escolarização de alunos surdos, tendo como objetivo compreender o que torna possíveis os discursos sobre escolarização de um grupo de alunos surdos pertencentes de uma escola inclusiva da rede pública do Estado do Rio de Janeiro/RJ. Sob perspectiva foucaultiana, discutiu-se sobre a (in)exclusão de alunos surdos e seus efeitos nos processos de escolarização no ensino regular, concedendo centralidade para os discursos dos próprios sujeitos surdos. Estes, foram organizados e analisados em quatro problematizações, as quais marcam possíveis categorias de análise, sendo percebidas e discutidas a partir de vivências de exclusão, processos de normalização, necessidade de resistência e legitimação da diferença surda na escola. A partir da análise do discurso, buscou-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: como a escolarização se apresenta para o aluno surdo e como o aluno surdo discursivamente reage a esta escolarização? Foi possível refletir sobre a escolarização de alunos surdos mediante sinalizações escolares que, através de práticas discursivas, apresentaram movimentos históricos e coletivos de surdos para uma Educação Inclusiva, sinais atuais e individuais de que muitas vezes esta escolarização ainda apresenta dificuldades, atravessamentos sociais, políticos, culturais e práticos, negociações por meio de discursos/sujeitos e subjetivações possíveis de acordo com as vivências escolares. Como resultados, a inclusão de alunos surdos apresentou vivências de exclusão e/ou normalização ao conduzir estratégias de correção da surdez, tornando a escola um espaço passível de subjetivações desses alunos que, muitas vezes, desejaram não demonstrar a surdez; já outras vivências apontaram a necessidade de resistência de imposições ainda ouvintistas no espaço escolar e/ou legitimação da diferença como importantes para a qualificação da escolarização de alunos surdos, sendo a visibilidade da surdez – assumir-se surdo no encontro com o outro – indispensável para esse processo. Foi possível perceber os efeitos de (in)visibilidade da surdez na escola produzindo e sendo produzido a partir de diferentes inclusões e, diante destas, o destaque para a visibilidade como possibilidade de ascensão da diferença surda.