Navegando por Autor "Urnau, Aline Matick"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O processo de avaliação de desempenho da Unijuí - câmpus Panambi: um estudo do ponto de vista dos seus colaboradores(2014-10-17) Urnau, Aline MatickO presente estudo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, realizado na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ câmpus Panambi. Orientou-se pela questão de estudo que visa comprovar se o processo de Avaliação de Desempenho é eficaz para o desenvolvimento constante dos seus colaboradores. Este trabalho objetiva analisar o processo de Avaliação de Desempenho por competências praticado pela UNIJUÍ a partir da percepção dos técnicos-administrativos e de apoio adscritos ao câmpus Panambi que já passaram por uma ou mais edições desse processo. Apresenta-se o processo de Avaliação de Desempenho que assume papel de destaque neste estudo em geral, o uso adequado desse instrumento proporciona a mensuração do desempenho dos trabalhadores e sua capacidade de entrega em relação aos resultados propostos pela organização. Para a coleta de dados foi ouvido o gerente de Recursos Humanos da UNIJUÍ, além da aplicação de questionário no formato Likert a 11 colaboradores do câmpus Panambi que já participaram de alguma edição do processo de Avaliação de Desempenho, contando com 17 questões objetivas e 1 descritiva, a qual foi realizada no mês de junho de 2014. Com os dados coletados foi possível realizar uma análise qualitativa a partir de quadros e confronto com a bibliografia pesquisada, bem como comparada com a entrevista aplicada ao gestor de RH. Constatou-se ainda que a UNIJUÍ, tem clareza sobre a teoria relacionada com Avaliação de Desempenho, mas esta mensagem ainda não foi captada em geral pelo seu quadro funcional. É preciso incorporá-la na prática das avaliações, dessa forma, ter-se-á com o uso dessa ferramenta a eficácia na instituição. As competências são passíveis de mensuração desde que se tenha um instrumento adequado e que se leve em consideração aspectos da cultura da organização, no caso o processo de Avaliação de Desempenho, se bem compreendido, contribui para o alinhamento das pessoas aos objetivos da instituição.