Gestão e Atenção Farmacêutica
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/2973
Navegar
Navegando Gestão e Atenção Farmacêutica por Assunto "Concorrência"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Formação e análise de preços e resultados em produtos de perfumaria de uma farmácia comercial(2020-11-10) Coletto, Paola MunaretoA competitividade esta cada vez mais acirrada e as empresas precisam frequentemente examinar suas estratégias, promovendo as alterações necessárias para garantir o resultado, crescer e se manter sustentável no mercado. Desta forma, o empresário encontra na gestão de custos, uma aliada indispensável, que oferece informações relevantes para o processo decisório. Por outro lado, os consumidores tem se caracterizado por apresentarem grande preocupação com sua saúde, beleza e qualidade de vida, independente da classe social, buscando sempre produtos com fácil acesso, bom atendimento, baixo preço, alta qualidade e variedade de produtos, fazendo com que os empresários do setor tenham alto estoque, principalmente na linha de cosméticos, que apesar das farmácias terem seu comercio restrito possibilita a elas oferecerem esses produtos. O objetivo do estudo consiste em estruturar um modelo de precificação de produtos não tabelados em uma farmácia comercial que possibilite a obtenção de um preço justo para o cliente e para a empresa. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, documental e da realização de entrevistas não estruturadas na coleta dos dados, que foram tabulados em planilhas, analisados e interpretados. Após a realização dos cálculos relativos aos custos e da análise dos resultados e indicadores, constatou-se que a farmácia objeto do estudo, está trabalhando dentro do seu potencial, uma vez que a margem de segurança operacional é positiva, ou seja, a quantidade de produtos vendido é superior ao ponto de equilíbrio, este é o ponto zero, onde a empresa não possui nem lucro nem prejuízo. Ao concluir o trabalho pode-se observar com maior facilidade a importância do conhecimento da gestão de custos e análise de preços, sendo a partir do gerenciamento destes pode-se ter a clareza de que a empresa está atingindo ou não seus objetivos e obtendo o resultado desejado.