Design - Produto
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/431
Navegar
Navegando Design - Produto por Assunto "Ciências sociais aplicadas."
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Biônica aplicada ao design de acessórios femininos Coleção Elo(2019-11-05) Wiebbelling, Gabrielle dos SantosÉ possível deparar-se com a presença da natureza em meio a vida humana, desde o início da existência dos seres vivos. A biônica nada mais é do que utilização dos recursos naturais como forma de referência e inspiração em pesquisas, projetos e resolução de problemas nos meios de vida do homem. Em meio a tantas áreas onde ela está presente, destaca-se a sua utilização nos projetos de produto, e dentro deste segmento, no ramo da moda, seja ela aplicada em vestuário ou acessórios. A biônica como fonte de inspiração no desenvolvimento de ornamentações corporais, é algo muito comum e imensamente rico em possibilidades e aplicações. O presente projeto, busca unir estes segmentos, como forma de expressar um conceito histórico, minimalista e elegante em meio às peças desenvolvidas. A história do Brasil, envolveu-se significativamente no progresso das peças, quando definiu-se como fonte de inspiração a árvore Pau-Brasil, símbolo icônico da história brasileira, e a qual dá nome a uma nação inteira. Para a construção deste, serão utilizadas metodologias projetuais, baseadas em processos criativos de Liliane Mancebo (2013), integradas com métodos desenvolvidos pelo SEBRAE (2018). A criação envolve dentre seus arranjos, a possibilidade de diferentes formas, cores e caminhos a serem seguidos. Desta forma, pôde-se elaborar diversos rafes, até chegar-se ao objetivo pretendido, definindo assim, elementos chave para a composição de todos os acessórios que fazem parte da coleção.Item Design do multi Look Cápsula: vestuário reversível a partir do reaproveitamento de peças Jeans de Brechós e de descarte por meio da técnica de Upcycling(2019-11-05) Bertei, Angela CostellaModa e sustentabilidade, por vezes, podem representar um paradoxo, ainda mais em meio ao hiperconsumo de roupas em pleno século XXI. Contudo, a partir desse contexto, algumas soluções já estão sendo propostas, posto que a sociedade e algumas empresas estão adaptando-se ao conceito do slow fashion ou moda lenta. Considerando que o hiperconsumo gera o descarte imediato, tem-se algumas técnicas, como é o caso do upcycling, para reverter/amenizar essa situação político-ambiental. Além disso, sabe-se que o jeans é um dos grandes vilões do meio ambiente, utilizando uma quantidade absurda de água na cadeia produtiva, fato que leva a refletir sobre o futuro da moda. Avançando mais no conceito sobre aumentar o ciclo de vida desse produto, há algumas ideias que vem sendo desenvolvidas, como por exemplo, usar uma peça dos dois lados, propondo assim, que com poucas peças, compondo uma espécie de “multi look”, forme-se um “armário cápsula”. Desse modo, o presente projeto teve como objetivo criar um look composto por um top, uma calça e um colete que sejam reversíveis, multifuncionais, versáteis, sustentáveis e com proposta outono-inverno. O look produzido baseia-se no conceito do reaproveitamento têxtil de jeans de brechó e descarte, onde exploram-se cores/estonagens para criação de um projeto autoral e exclusivo. A produção em maior escala busca impactar positivamente na sociedade como um todo, expondo um produto com mais valor e menos impacto. Assim sendo, o projeto foi executado com base na adaptação das metodologias projetuais de Munari (1998), Platcheck (2012) e de um periódico desenvolvido pela UDESC, Moda Palavra (2016). Paralelamente à isso, foram desenvolvidos questionários com uma empresa carioca especializada em upcycling, a Think Blue Upcycled, além de pesquisas sobre o assunto com público - alvo da futura marca Rejeans, sendo 64 entrevistados ao total. Assim, buscou-se entender mais acerca da aceitabilidade de produtos jeans provenientes de reaproveitamento no mercado, além de pesquisar também por outros semelhantes. Conclui-se, a partir da pesquisa, que é viável a criação de produtos com essas características e que mostrem-se diferenciados dos demais por apresentarem um conceito que se apresenta preocupado com o futuro do globo, buscando desconstruir o conceito de que moda e sustentabilidade não podem andar juntas. Falar de moda é falar de comportamento, e a sustentabilidade dentro disso abrange muito mais do que somente o produto, processo ou técnica, é como um pensamento, um estilo de vida e por isso pode (e deve) andar junto com a noção de sustentabilidade.Item Mesa Opaua: proposta de design de mobiliário para ambientes residenciais(2021-10-13) Righi, Laura HupferAtualmente o mundo vem passando por um período de mudanças. A pandemia do COVID-19 é uma situação que afeta a todos, com transformações no estilo de vida das pessoas e impacto gerado nos diversos setores da sociedade. O setor moveleiro no Brasil, apesar de ter sido um dos afetados, recuperou-se, e a demanda e produção de peças de mobiliário permanece constante. Além disso, vem sendo observada nos últimos anos uma tendência, principalmente em grandes centros urbanos brasileiros, de oferta e compra de imóveis com metragem reduzida. A procura se dá principalmente por famílias pequenas ou adultos e jovens adultos devido a emprego ou estudo, e que buscam locais econômicos e de boa localização. O objetivo do projeto, portanto, foi desenvolver um mobiliário que o usuário utilize para estudo ou trabalho, que possa ser empregado em espaços residenciais compactos. Buscou-se incorporar princípios sustentáveis, e o propósito do móvel é que o próprio usuário realize sua montagem. Para tanto, foram realizadas pesquisas acerca de design de móveis, ergonomia, encaixes, materiais e sustentabilidade incorporada à produtos, sendo seguida a metodologia de Bonsiepe (1984). Foram utilizadas, portanto, as pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com realização de um questionário que foi disponibilizado ao público. O estudo resultou em uma mesa que pode ser empregada em diferentes ambientes, apresentando espaço de armazenamento e características diferenciadas de montagem, tornando-se compacta quando necessário.Item Moda e sociedade - coleção de moda Genderless(2018-06-20) Martins, Mariana BorgesModa e sociedade configuram uma relação mútua de metamorfoses e evoluções. No contexto social atual a discussão sobre igualdade e diversidade de gêneros é assunto que invade esferas políticas, educacionais e na moda, interferem na proposta de desenvolvimento dos produtos configurando uma nova linha de produção chamada de moda genderless. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de uma coleção de moda genderless que seja reflexo da atual discussão sobre liberdade individual de expressão e igualdade de gêneros. A dispensabilidade da designação de gênero as roupas configura a coleção que propõe modelagens que vistam bem para ambos os sexos. O projeto foi idealizado sob a metodologia projetual de Munari (2008) unida a métodos de pesquisa e geração de alternativas para coleção de moda descritas por Choklat (2012), estas contribuíram para o desenvolvimento da coleção Queer, que reúne modelos de vestuário e calçados pensados para quem com elas se identificar, independente de qualquer designação de gênero. Conclui-se, portanto, a viabilidade do desenvolvimento de uma coleção de moda substancial a vida coletiva, que quebre o estereótipo de moda frívola ao romper o paradigma do gênero nas roupas. É possível valer-se da moda para discutir e levar determinados temas ao público de uma maneira genuína, questões como a igualdade de gênero e liberdade de expressão, estas, fundamentalmente relacionadas à evolução do comportamento humano que encontram na moda uma forma de externalizar sua existência.Item VULGO – proposta de identidade visual para empresa do segmento de vestuário infantil(2018-06-20) Ferreira, Mateus Felipe da SilveiraTodo ser humano tem sua identidade, o que prova que ele é real e idônea. Sendo assim, para uma empresa isso também é necessário. Toda empresa tem de provar que é real, sendo ela por seus valores e atributos, ou então com a imagem que transpassa para o público. Para que isso seja possível, elas contam com marcas e o trabalho de identidade visual feito em cima de cada uma, para assim, serem diferenciadas do restante dentro do nicho onde estão presentes. Hoje, as empresas estão muito competitivas e utilizam muitas formas de atingir seus objetivos. Um dos principais meios de hoje é por meio do marketing e da propaganda, da comunicação com o cliente, antes mesmo dele tornar-se cliente de determinada empresa. O intuito é de concretizar a marca nas mentes dos consumidores para gerar curiosidade e, assim, que eles possam criar fidelidade e lealdade com a marca em questão que, através disso, obtém lucros e crescimento. Focando em um dos segmentos que mais cresce no comércio de hoje, o de roupas infantis e, usando os estudos do design e de identidade visual para aperfeiçoar e pôr no mercado, tanto físico como também no mercado online, uma marca que tenha valores tanto tangíveis como intangíveis, esse trabalho tem como finalidade, portanto, projetar a marca da empresa em questão e, também, um sistema de identidade visual, ou seja, aplicações variadas da marca mediante de padrões técnicos, as quais serão impressas no Manual de Identidade Visual. O mesmo, que será confeccionado e fará parte do projeto final, servirá como proposta para normatização da marca para diversos suportes, tanto de impressão como de veiculação da empresa.