Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Assunto "ABNT."
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Item Dosagem de concreto para elementos de vedação pré-fabricados: análise de resistência nas primeiras 24 horas e aos 28 dias de idade(2018-10-09) Ketzer, Ana Luiza Amaralindústria da construção civil vem buscando um processo de modernização, para isso é necessário também aumentar lucros e produtividade. Uma alternativa é o uso de pré-fabricados de estruturas de concreto, com isso, verificou-se a necessidade de conhecer as exigências do concreto para essa estrutura. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso, é desenvolver um traço de concreto para a produção de placas pré-fabricadas cujo a função seja apenas de vedação, respeitando as normas brasileiras ABNT NBR 9062 (2017) e ABNT NBR 16475 (2017), que fornece como dado mínimo para o processo de desmoldagem de uma peça, o concreto deve atingir 15 MPa. Para obter esse traço, utiliza-se o método brasileiro de dosagem de concreto, IPT/EPUSP e para moldagem de corpos de prova utiliza-se a NBR 12655 (2015). Para obter os resultados, os corpos de prova são rompidos na data de desmoldagem, considerada 1 dia após a moldagem, onde o concreto deve atingir 15 MPa e posteriormente aos 7 dias e 28 dias para verificar a resistência atingida. Os dados obtidos a partir das resistências a compressão, permite que se encontre o traço definitivo ideal para a desmoldagem em 24 horas, fazendo-se o uso do Microsoft Office Excel, que possibilita obter gráficos explicativos dos cálculos desenvolvidos. O teor ideal de argamassa para a mistura foi de 48% e o traço ideal da mistura, obtido através do Diagrama de Dosagem é de 1: 1,23: 2,42 (cimento: areia: brita), como o tempo de desmoldagem é de curta duração, pode-se afirmar que a resistência mínima de desmoldagem pode alterar a resistência do projeto final, podendo afetar também nos cronogramas e até mesmo no orçamento.Item Verificação do conforto acústico de edifícios habitacionais pós-ocupados – estudo de caso em Santa Rosa - RS(2019-03-01) Silva, Giovane daCom o passar dos anos, a população vem aumentando nos grandes centros urbanos em busca de emprego e uma vida melhor, fazendo com que as construtoras inovem na construção de edificações verticalizadas, para um melhor aproveitamento da área urbana. Com o aumento de novas tecnologias, muitas vezes as empresas buscam diminuir custo e aumentar o rendimento para atender toda a demanda rapidamente e acabam não dando prioridade a alguns desempenhos da edificação, o conforto acústico é um deles, o qual só é percebido pelos moradores depois da edificação estar pronta. Junto com o crescimento da população nas grandes cidades, também aumenta a poluição sonora, devido ao aumento significativo de veículos nas ruas, o qual, gera inúmeras reclamações. Sabendo das normas da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) sobre conforto acústico a NBR 10151 (ABNT, 2000), NBR 10152 (ABNT, 2017) e ainda a norma de desempenho NBR 15575 (ABNT, 2013) os quais apresentam valores máximos tabelados, que devem ser seguidos, para uma boa qualidade no conforto acústico é que surge o tema deste trabalho. Para este trabalho de conclusão de curso buscou-se então fazer uma avaliação do nível de ruído aéreo transmitido à edificação, por meio de medições in loco, ocasionadas pela poluição sonora do trânsito. As avaliações foram em duas edificações localizadas no centro de Santa Rosa – RS, localidade na qual o ruído de trânsito é considerável, para analisar se as edificações habitacionais cumprem a exigência mínima das normas de conforto acústico, de acordo com seus valores apresentados. Os ensaios foram realizados em dois dias, em horários diferentes, diurno e noturno, onde constatou-se inúmeros problemas no nível de ruído externo, Já as medições internas, só não atenderam os valores da norma nos horários de “pico”, onde o fluxo de veículos é maior, assim constatando-se que devem ser tomadas algumas providências para diminuir o nível de poluição sonora, ocasionado pelos veículos na área urbana.