Engenharia Civil
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Item Acessibildiade urbana: levantamento e análise dos Passeios públicos na área urbana central de Augusto Pestana - RS(2019-12-16) Zarth, KatuayO tema acessibilidade como forma de inclusão das pessoas nos ambientes em geral, vem ganhando cada vez mais força na sociedade. Neste trabalho buscou-se verificar se as condições quanto a acessibilidade eram garantidas no município de Augusto Pestana/RS. Para isso foi necessário abordar alguns conceitos relativos ao tema, através da revisão teórica, na qual foi possível visualizar a evolução do assunto até o momento, bem como as correlações com outros conceitos como o desenho universal, por exemplo. O material mais expressivo que dispomos atualmente sobre o tema é a NBR 9050/2015, que fixa alguns parâmetros para análise e que foram buscados neste trabalho, como as áreas de circulação, tipos de pisos e texturas, guias de rebaixamento e sinalizações. Para a análise e levantamentos, foi delimitado um perímetro de estudo dentro do município, priorizando o local onde ocorre o maior fluxo de pessoas. Nesta área foi realizado o levantamento dos parâmetros mencionados na NBR 9050/205 através de registros fotográficos e documentais, para posterior graficação da situação atual. A partir destes levantamentos e em comparação com as orientações das normativas e legislações vigentes, foi possível verificar em primeiro momento que as áreas de circulação mantem-se dentro dos mínimos exigidos, de modo positivo que todos os passeios estão acima do mínimo exigido. Nos tipos de pisos foram encontradas algumas divergências, no total dos 6 pisos encontrados apenas 4 estavam de acordo com o recomendado enquanto nas texturas somente problemas relacionados com o método construtivo, as guias de rebaixamentos encontradas no delineamento em estudo das 21 apenas 4 estavam de acordo com a norma, sendo uma delas destinada para uma vaga de estacionamento PCD. Assim concluiu-se que os passeios analisados no estudo em maioria encontram-se com problemas que podem gerar grandes influências na facilitação do acesso, aumentando as dificuldades encontradas por pessoas com deficiência e ou mobilidade reduzida a usufruir com liberdade e autonomia de todos os espaços. Por fim, foram previstas algumas diretrizes em relação ao passeio da cidade, de modo que a acessibilidade seja considerada nas intervenções urbanas, permitindo assim a autonomia de todos, e na medida do possível, atendendo aos conceitos do desenho universal.Item Acessibilidade e inclusão social: levantamento e análise dos passeios públicos na área urbana central de Três Passos – RS(2018-10-10) Poll, MônicaAs pessoas com deficiência, que tempos atrás eram tidas como incapazes de dividir os mesmos espaços com os indivíduos sem limitação física, vêm obtendo uma série de conquistas, e sua inclusão social são garantidas pela Legislação Brasileira. O objetivo deste estudo é tratar da relevância da acessibilidade nas calçadas da área central da cidade de Três Passos/RS, a fim de promover uma reflexão em relação à inclusão social, e o direito de locomoção a todos os cidadãos. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas diversas metodologias, tendo como base norteadora, a “Norma Regulamentadora (NBR)” 9050/2015, onde se buscou a reflexão a nível teórico acerca da temática, discutindo as legislações brasileiras que tratam da acessibilidade e inclusão social, visando à fundamentação necessária para uma melhor articulação entre teoria e empiria. Assim, foram feitos levantamentos documentais, registros fotográficos e croquis de uma área definida na área central do município em estudo, com o intuito de assimilar se os passeios públicos estão ou não dentro dos padrões exigidos pela norma, e nosso papel diante da inclusão social nas cidades.Item Acessibilidade no espaço urbano: levantamento e análise dos passeios públicos na área urbana central de Ijuí - RS(2020-07-08) Kaufmann, KassianoEste trabalho procura verificar as condições de acessibilidade das calçadas na área central do município de Ijuí/RS. Utilizou-se diversas metodologias, tendo como principal orientação a Norma Regulamentadora (NBR) 9050/2015, sendo esta fundamental à reflexão sobre acessibilidade. A investigação possui grande relevância à sociedade em virtude de o tema acessibilidade ter ganhado cada vez mais notoriedade. Deste modo, foi delimitada uma área central do município, onde existe o maior fluxo de pessoas, e efetuou-se levantamento fotográfico e documental, bem como foi feita a análise das calçadas, verificando se estas estão de acordo com a norma e seus diferentes padrões existentes. As calçadas foram analisadas quanto às suas dimensões, tipos de revestimentos utilizados, rampas de acesso, arborização, sinalização tátil e também a existência de vaga de estacionamento destinadas às Pessoas com Deficiências (PCDs). No tocante ao quadrante estudado, foram elaborados alguns croquis, expondo a localização dos itens descritos anteriormente, constatando-se, assim, que a maioria das calçadas não estava de acordo com as normas e também com o que as bibliografias afirmam ser o correto sobre acessibilidade.Item Acessibilidade urbana: levantamento e análise dos passeios públicos na área urbana central de Panambi - RS(2019-06-17) Rodrigues, Daniel TolottiO trabalho busca verificar as condições de acessibilidade das calçadas na área central da cidade de Panambi/RS. Foram utilizadas diversas metodologias, mas se teve como base norteadora a Norma Regulamentadora (NBR) 9050/2015, a qual foi de suma importância para uma reflexão acerca da temática sobre acessibilidade. Essa investigação é de grande relevância social, pois o assunto a respeito da acessibilidade vem sendo muito discutido nos dias atuais. Assim foi delimitado uma área central do município, no local onde ocorre o maior fluxo de pessoas, realizando levantamentos fotográficos e documentais, e foi analisado se os calçadas estão de acordo com a norma, e se podem receber os pedestres de uma forma segura. Foi analisado as calçadas quanto as suas dimensões, tipos de revestimentos utilizados, rampas de acesso, arborização e sinalização tátil, como também se havia vaga de estacionamento destinadas aos PCD’s. Foram feitos alguns croquis do quadrante estudado, mostrando a onde se encontravam os itens descritos acima, e foi possível constatar que muitas calçadas não estavam de acordo com o que as normas e bibliografias a respeito da acessibilidade comentam.Item Acompanhamento da irregularidade longitudinal pós-restauração de pavimento em concreto asfáltico de rodovia estadual do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(2016-04-29) Vogel, Cristóvão RicardoA irregularidade longitudinal é um importante indicativo do desempenho de um pavimento, pois a ela estão associadas à percepção do usuário quanto ao conforto ao rolamento, assim como, o custo de transporte e a segurança. O seu monitoramento, assim como a possibilidade de correlação por diversos equipamentos e métodos, torna este parâmetro um importante dado para os sistemas de gerência de pavimentos, possibilitando que, de posse destas informações, os gestores das rodovias possam verificar qual a melhor alternativa de solução a ser adotada para a manutenção do pavimento. Este trabalho expõe a definição dada por diversos autores para o índice de irregularidade, como este pode ser medido e correlacionado entre os diferentes métodos de medição, e a relação dos valores do índice de irregularidade com a condição do pavimento de rodovias pavimentadas. Esta monografia tem como escopo apresentar a variação da irregularidade longitudinal de um pequeno trecho de uma rodovia pós-restauração com concreto asfáltico nas diversas fases da obra, através de levantamentos mensais utilizando para medição da irregularidade longitudinal o equipamento MERLIN.Item Adaptação do projeto arquitetônico da residência unifamiliar em prol da sustentabilidade a partir da priorização das estratégias de aquecimento e resfriamento naturais para o conforto térmico e sua influência nos custos de construção da edificação(2020-11-03) Cavalheiro, Quézia Rosiê Araújo da ConceiçãoCom o crescimento da construção civil, aumentam os impactos causados no meio ambiente. Por decorrência disso, é necessário a busca por conceitos sustentáveis que venham amenizar esses danos, sem elevar os custos da edificação. O planejamento e dimensionamento são os fatores principais para que a obra apresente um bom desempenho, além da escolha de materiais que apresentem a mesma produtividade, durabilidade e menor custo-benefício. Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo propor adaptações no projeto de uma residência a fim de torna-lo mais eficiente em relação à sustentabilidade e verificar a influência nos custos de construção. A residência em estudo está inserida na zona bioclimática 2, para isso, as diretrizes de conforto térmico e ventilação natural estabelecidas foram baseadas nas recomendações para esta zona. Para gerar as cartas solares, fez-se uso do Software Analysis SOL_AR e então realizou-se a análise da orientação solar. Para o estudo da ventilação cruzada, fez-se uso do Software FluxoVento. Com base nas informações obtidas, executou-se a adaptação do projeto arquitetônico, com o intuito de melhorar o condicionamento térmico da edificação e posteriormente analisou-se viabilidade de implantação destas modificações. Constatou-se que os resultados obtidos foram positivos, sendo viável implantar as mudanças previstas para o projeto.Item Adequação do plano de prevenção contra incêndio depois da lei Kiss em uma edificação residencial e comercial em Ijuí, RS(2019-06-18) Markowski, Ráiza Janine LibardoniTrabalho de Conclusão de Curso. Curso de Engenharia Civil, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Ijuí, 2019. Este trabalho irá averiguar o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) de uma edificação (já construída) residencial e comercial com salas comerciais no térreo, localizada na cidade de Ijuí/RS. Sendo assim como se refere a uma edificação já construída é necessário realizar as devidas adequações em relação as normas e leis vigentes no país, voltadas especificamente para prevenção contra incêndio. Os objetivos fundamentais da segurança contra incêndio estão relacionados a minimizar o risco à vida e reduzir a perda patrimonial. As finalidades específicas estão voltadas principalmente no sentido enfatizar a importância do planejamento do projeto de prevenção contra incêndio, contemplando, portanto, desde o início do projeto arquitetônico, as devidas medidas de prevenção e proteção. Além de propor um upgrade no PPCI examinado, apresentando alternativas de modificação no projeto que deixarão o plano de prevenção e proteção contra incêndio mais eficaz e eficiente. Este trabalho começa com uma extensa revisão bibliográfica do tema e posteriormente descreve a edificação analisada e os equipamentos de proteção contra incêndio prescritos no PPCI presente na edificação. Diante disso, averigou-se o PPCI da edificação de forma detalhada e avaliativa e percebeu-se que o PPCI existente exibe complicações em alguns pontos, relevantes, como ausência de sistema de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA, segurança estrutural em incêndio e controle de materiais de acabamento e revestimento, ficando confirmado a fundamental importância de estar contemplado desde a criação inicial de um projeto arquitetônico o seu PPCI, para evitar riscos desnecessários a vida, bem como, perdas patrimoniais.Item Adequação dos planos de prevenção e proteção contra incêndios depois da lei Kiss, para clubes de festas e assemelhados(2021-11-26) Konarzewsky, Natiane GiacominiO plano de prevenção e proteção contra incêndio é um documento de grande importância para edificações, sejam elas já existentes ou a construir, pois esse documento é uma forma de prevenir incêndios, projetando medidas de segurança contra incêndio necessárias para uma edificação. O trabalho inicia-se com uma breve revisão bibliográfica sobre o tema abordado, e tem seguimento com a comparação de forma objetiva entre a legislação e normatização, anterior e posterior ao incêndio na boate Kiss, fato este que deu início a novas mudanças em Normas, Leis, e na Legislação como um todo, também ficaram mais rigorosas as fiscalizações quanto ao cumprimento das medidas de proteção, que são de responsabilidade do corpo de bombeiros local ou da região. Destaca-se primeiramente as principais características do fogo e formas de extingui-lo. É descrito como se dá o desenvolvimento de um incêndio, fases e classes. Lista-se alguns dos principais equipamentos de combate e técnicas de prevenção a incêndios, peculiaridades de instalação e elaboração. A pesquisa se deu a partir de um comparativo entre algumas Normas essenciais utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, iniciando pela caracterização do incêndio da boate, assim como algumas das exigências para edificações que fazem parte do grupo F-6, ou seja, clubes de festas e assemelhados, no decorrer do estudo também realizou-se uma pesquisa sobre alguns dos principais dispositivos do sistema de proteção contra incêndios, dentre eles estão os alarmes de incêndio, brigadistas de incêndio, as centrais de gás, os chuveiros automáticos, os extintores, sistemas hidrantes, os sistemas de iluminação, sinalização e saídas de emergência, que preservam tanto a vida das pessoas como a integridade de edificações contra catástrofes que possuem o fogo como o principal agente, comprovando a importância fundamental de contemplar desde a elaboração de um projeto arquitetônico o PPCI, podendo prevenir riscos desnecessários à vida, assim como, perdas patrimoniais.Item Adequação sustentável de um protótipo residencial unifamiliar através dos projetos hidrossanitário e pluvial(2017-05-23) Göttert Filho, Renato José GöttertA indústria da construção civil teve uma crescente alta na economia brasileira, onde tal dado, reflete proporcionalmente com os gastos e danos ao ambiente. Por esse fator, métodos sustentáveis estão sendo cada vez mais utilizados nas edificações. Portanto, este trabalho tem como finalidade analisar o dimensionamento e quantitativo de métodos sustentáveis aplicados a uma reforma em uma residência unifamiliar na cidade de Ijuí – RS. Dentro dessa análise, coube estudar as opões de sustentabilidade implantadas, escolhendo as que mais se assemelham com as características locais, seus procedimentos, ressaltando suas vantagens e rechaçando quanto ao impacto ambiental, critérios e pré-requisitos. Diante dos resultados, incentivar consumidores a adotarem práticas construtivas que não afetem o meio ambiente, para que problemas causados pela construção civil, diminuam consideravelmente e elevem o patamar da indústria da construção civil. De acordo com cálculos evidenciados no trabalho, a escolha por painéis fotovoltaicos na residência, teve como resultados a utilização de 4 placas coletoras e um reservatório térmico mínimo de 500 litros, o dimensionamento da calha teve como resultados uma seção de 0,05 x 0,20 metros para suprir a vazão dos telhados da residência, a cisterna para armazenamento da água da chuva resultou em uma capacidade de 5000 litros juntamente com o filtro de 1200 litros. Por fim, a compostagem realizada para o reuso do lixo doméstico foi instalada em uma região onde ocorre a incidência balanceada de raios solares e sombra, resultando em um sistema eficaz como cita o texto.Item Aderência aço-concreto e desempenho mecânico de concretos geopoliméricos leves com argila expandida(2024-06-27) Schimanowski, Eric Renã ZavitzkiEmbora a tecnologia do concreto seja amplamente discutida e aprimorada, á sabido que a produção de cimento Portland, aglomerante comumente utilizado, causa grandes impactos ambientais devido às emissões de gases na atmosfera e a alta demanda de energia. Uma alternativa para contornar essa situação se refere ao cimento geopolimérico, material produzido a partir de um precursor em pó e uma solução ativadora que pode ser utilizado em concretos, garantindo propriedades de interesse quanto à resistência mecânica e durabilidade. Ademais, o concreto convencional também apresenta como desvantagem sua elevada massa específica, sobrecarregando as estruturas. Nessa perspectiva, a utilização de agregados leves, como argila expandida, tem muito a contribuir. A partir disso, esse estudo buscou analisar o comportamento da substituição do agregado graúdo por argila expandida nas porcentagens de 30% e 70% em concretos convencionais e geopoliméricos, sendo o último produzido com metacaulim, hidróxido e silicato de sódio, além dos agregados convencionais. Inicialmente foram determinados os procedimentos de caracterização dos materiais e, em seguida, foi realizado o cálculo de dosagem do concreto convencional. Após, para a dosagem do concreto geopolimérico, foram utilizados estudos já existentes para determinar a proporção dos materiais que compõe o cimento. Nesse sentido, os concretos foram produzidos em betoneira e, ainda no estado fresco, ensaiados quanto ao abatimento e massa específica. Durante a produção foi verificado maior complexidade para os procedimentos relacionados ao concreto geopolimérico, principalmente no preparo das soluções químicas de hidróxido e silicato de sódio. Ainda no amassamento também foi verificado que as misturas com teores elevados de argila expandida apresentaram segregação. Quanto à trabalhabilidade foi verificado que o ensaio de abatimento em tronco de cone não representa adequadamente o comportamento do concreto geopolimérico. Já quanto à massa específica houveram reduções significativas, cerca de 10 e 23% para os percentuais de 30% e 70%, respectivamente, quando comparado aos concretos sem substituição. Após 24 horas da moldagem dos corpos de prova as amostras foram desformadas sendo que o concreto de cimento Portland foi curado em câmara úmida e o concreto geopolimérico foi inserido em uma estufa a 50°C por 24 horas e, após, permaneceu em condições ambientes. Quanto à compressão e à tração os concretos com argila expandida apresentaram queda quando comparados aos traços sem substituição, especialmente as misturas com 70%. Ademais, os concretos geopoliméricos só desenvolveram resistência no período de cura térmica, o que ocasionou resultados bastante inferiores ao concreto convencional. Quanto à aderência aço-concreto, foi determinado que os concretos geopoliméricos tem muito potencial de utilização, mas a argila expandida pode prejudicar essa propriedade. Ainda, o ensaio de absorção por capilaridade demonstrou que os concretos geopoliméricos são bastante porosos e propensos ao surgimento de eflorescências. Dessa forma, o estudo concluiu que embora o concreto produzido não apresentou desempenho satisfatório o mesmo tem grande potencial e deve ser mais pesquisado. Ademais foi determinado que o concreto de cimento Portland produzido com argila expandida tem variadas aplicações e que a utilização do agregado leve é viável do ponto de vista técnico, especialmente na substituição de 30%. Palavras-chave: Compressão. Tração. Absorção por capilaridade.Item Aferições para implantação de ponto de ônibus com desígnio universitário para a sede acadêmica da Unijuí na cidade de Ijuí(2019-12-16) Mazzurana, Milena MoriCom o desenvolvimento da tecnologia de locomoção que deu- se a partir de meados do século XX, ocorreu a superlotação das vias de circulação para veículos automotores nas grandes metrópoles e até mesmo nas cidades menos desenvolvidas. A partir de então, passou- se a verificar alternativas para otimizar o tráfego de pessoas e consequentemente de veículos, visto que na contemporaneidade as pessoas passaram a ter mais compromissos e menos tempo para administrar com deslocamentos. A inserção do transporte coletivo como alternativa para reduzir os grandes congestionamentos da frota veicular é um desafio que requer primeiramente mudanças de hábitos da população que já se encontra acostumada a circular com veículos de transporte individual, partindo e chegando ao destino conforme as suas próprias necessidades. Entretanto, cabe destacar que o tempo e o espaço utilizados têm valor significativo dentro do assunto de mobilidade urbana, evidenciando que cidades planejadas para o transporte coletivo apresentam maior eficiência e agilidade comparadas às cidades que não dispõem de linhas específicas para a circulação de veículos com estrutura para deslocamento coletivo de passageiros. Para assegurar a qualidade dos serviços de transporte coletivo, torna- se essencial inserir investimentos de estruturas capazes de suportar as pessoas e assegurar que estejam protegidas em quaisquer situações climáticas. Para tal constatação, este estudo propõem e instiga a inserção de um ponto de parada destinado exclusivamente para o resguardo dos alunos da Unijuí, da cidade de Ijuí. Ainda, propõem- se estudo para linhas que suportam a circulação de veículos com dimensões de veículos para uso coletivo.Item Águas pluviais e drenagem urbana: influência de reservatórios de detenção no controle de vazões(2015-04-17) Mittelstadt Júnior, Luiz CarlosA falta de planos municipais de drenagem urbana em conjunto com a elevada taxa de impermeabilização devido ao aumento desenfreado da urbanização vem causando um grande número de inundações e enchentes nas cidades e consequentemente grandes prejuízos a várias famílias. Nos últimos anos vem sendo pesquisadas e sendo postas em prática várias medidas de controle de escoamento com o intuito de deixar para trás o pensamento de levar toda a água pluvial a jusante da bacia. Boa parte dessas medidas já são largamente empregadas em outros países e inclusive em alguns estados do Brasil. Com intenção de melhorar a qualidade de drenagem urbana tentar e trazer novas soluções para os problemas, este trabalho tem como objetivo dissertar sobre reservatórios de detenção. Através de análise de vazões e volume produzido por chuvas serão avaliados os benefícios produzidos por esses reservatórios e a sua influência como controle de escoamento superficial sobre a vazão de enchentes. Para tal, foi escolhida uma bacia da cidade de Santa Rosa e através de imagens de satélite e dos dados hidrológicos existentes da cidade foi realizado os cálculos necessários para transformar a chuva em escoamento superficial, calculos de vazão e volume de água, e por fim calcular os volume dos reservatórios obtendo assim, na analise final as eficiência e benefício produzidos por ele.Item Alternativa de estabilização de solo para rodovia não pavimentada VRS-867(2019-03-04) Tavares, Marcos SechtichEste trabalho de conclusão de curso, busca realizar ensaio com o solo de uma rodovia de baixo volume de tráfego, mais precisamente uma rodovia não pavimentada localizada no interior do Rio Grande do Sul. Propor uma estabilização diferente da existente no local, e também fazer ensaios com a estabilização do solo do local, que é uma estabilização com solo cascalho. Os ensaios que realizados foram os de caracterização do solo do local, ensaios de compactação, ensaios de Índice de Suporte Califórnia, e obtenção de expansão, e também foram realizados ensaios com a estabilização de solo-cascalho-emulsão. Os ensaios com solo cascalho mostraram bons resultados para CBR, com valores maiores que 20%, ou seja onde poderia ser utilizado como uma camada de sub-base, porém essa estabilização teve resultados inferiores para expansão, ficando assim necessário utilizar alguma outra técnica que permita melhorar este fator. Para os ensaios com solo-cascalho-emulsão, os valores de CBR, foram negativos, visto que a emulsão asfáltica se mistura facilmente com á água, assim fazendo que quando o molde compactado entrasse em contato com a água, esse ligante se desprendesse do solo fazendo com que o solo perdesse facilmente a sua resistência a compressãoItem Análise comparativa da avaliação pós-ocupação de edificações verticais multifamiliares de padrão alto na cidade de Ijuí - RS(2017-12-05) Diniz, Bruna CalabriaAtualmente é necessário que se atendam às exigências dos clientes do mercado imobiliário e da construção civil, e, para isso, a avaliação pós-ocupação (APO) surge como uma alternativa viável e de baixo custo para que ocorram melhorias em projetos e planejamento de empreendimentos futuros, como também, para que soluções sejam implantas nas edificações estudadas já em uso. Com relação à satisfação dos usuários das edificações, sabe-se que a mesma difere-se de acordo com as peculiaridades regionais e locais, como também da classe socioeconômica pertencente, logo, é desse ponto que surge a necessidade de avaliar quais as reais necessidades, principais faltas e o que é a definição de conforto para essa classe usuária. Como estratégia de pesquisa, serão comparadas as avaliações pós-ocupação de duas edificações de padrão alto na cidade de Ijuí, Rio Grande do Sul. Nessa análise serão utilizados métodos tanto quantitativos quanto qualitativos; será realizada, portanto, a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, através de visitas “in loco”, e entrevistas. Após a avaliação dos dados obtidos percebe-se que os usuários de ambas as edificações procuram encontrar os mesmos aspectos e melhoramentos. Assim, o presente trabalho apresenta as questões elencadas pelos usuários do tipo de edificação em estudo a fim de trazer melhorias aos futuros projetos.Item Análise comparativa de custo-benefício entre alvenarias na cidade de Santa Rosa - RS(2016-04-29) Simon, MarcieliAs técnicas construtivas utilizadas pelas empresas de construção civil, muitas vezes, além de apresentarem alto custo, nem sempre oferecem um desempenho satisfatório. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho é apresentar o estudo comparativo entre alvenaria executada com bloco de concreto, bloco cerâmico, tijolo cerâmico maciço e tijolo cerâmico furado, e verificar qual dos sistemas apresenta uma melhor relação custo benefício, quando comparados, para a cidade de Santa Rosa. Para isto foi realizada uma análise comparativa, onde foram destacadas as características de cada sistema, e aplicado um questionário as construtoras para analisar a percepção destes em relação a cada tipo de alvenaria. Como resultado conclui-se que a escolha do tipo de alvenaria que será utilizada em um empreendimento requer a análise de diversos fatores, como custo, produtividade, rendimento, conforto térmico e acústico, pois cada elemento apresenta características diferentes e oferecem características tão boas ou até melhores em alguns aspectos, e ainda atendem a Norma de Desempenho.Item Análise comparativa de custo-benefício entre vedações internas para a cidade de Três Passos/RS(2019-06-17) Ataíde, Carolina MarieliAtualmente, há o interesse em conhecer novos materiais que possuam agilidade, rapidez e flexibilidade para atender as demandas do consumidor moderno. Para optar por um determinado material para realizar a execução de uma vedação, é necessário conhecer o desempenho de acordo com o tipo de uso da vedação e da necessidade do usuário. Com isso, foram verificados através de ensaios científicos as características e propriedades do bloco de concreto celular autoclavado, bloco cerâmico vazado e gesso acartonado. Dentre as diversas variáveis determinantes para a escolha da melhor vedação, estão inclusos o desempenho acústico, estanqueidade, desempenho térmico, resistência ao fogo, cargas máximas suspensas e peso da parede. Além disso, há a importância do quantitativo e a verificação da disponibilidade do material conforme a localização da edificação. Observou-se que apesar do bloco de concreto celular autoclavado possuir altos índices de desempenho e o gesso acartonado possuir pouco peso e ser de baixo custo, ainda há maior facilidade em encontrar o bloco cerâmico e este atende aos requisitos apontados nas normas. Portanto, em função desta verificação, para a cidade de Três Passos/RS a cultura tende para a alvenaria convencional.Item Análise comparativa de custos e aspectos operacionais para o transporte de soja por rodovias e ferrovias, da cidade de Ijuí ao porto do Rio Grande(2016-11-10) Duarte, ViniciusO Brasil é um país em desenvolvimento, com uma grande economia e problemas tão relevantes para solucionar. Com a estabilização econômica no final dos anos 90, o país passou por um duradouro período de crescimento e aumento das exportações, que exerceram enorme pressão sobre os sistemas de transporte brasileiros. O país, um dos maiores produtores de soja do mundo agora enfrenta o desafio de aumentar a competitividade de sua economia frente a um mercado externo concorrido e desafiador. Este trabalho estuda o transporte da soja no município de Ijuí, seus aspectos econômicos, qualitativos e logísticos, a fim de determinar a forma mais viável de transportar a oleaginosa até o porto do Rio Grande, principal corredor de exportação no estado. Para realizar tais análises, utilizou-se de dados fornecidos por empresas locais, entes públicos e a metodologia de Ballou. Com os resultados, concluiu-se que em cenários generalistas, transportar grãos através de ferrovias é mais econômico, porém em casos específicos, o transporte rodoviário pode ser a melhor alternativa.Item Análise comparativa de custos entre o método de construção convencional e o sustentável em habitações populares(2018-07-10) Windmoller, Caroline MullerA indústria da construção civil é um dos setores que mais promovem impactos negativos ao meio ambiente, porém esses impactos podem ser consideravelmente reduzidos com a execução de um planejamento de sustentabilidade e conscientização. Sendo assim, pode-se entender que a sustentabilidade está diretamente ligada a possibilitar o desenvolvimento econômico sem que haja prejuízo ao meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente, de modo a preservá-los para o futuro, viabilizando o desenvolvimento sustentável da humanidade. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi verificar como a construção civil pode contribuir, no que se refere a sustentabilidade com a substituição de materiais e métodos convencionais por ecológicos. Para tanto, efetuou-se um estudo de campo, descritivo e de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta dos dados e a observação, visando aprofundar os conhecimentos. Os resultados obtidos apontam para a melhora no desempenho econômico com a diminuição dos custos inerentes à substituição de matéria prima convencional (que são os materiais extraídos da natureza e não renováveis) por material ecológico. Indicando que conhecer práticas sustentáveis e a disseminação de informações relacionadas à minimização de impactos ambientais negativos, tem contribuindo para melhorar a qualidade de vida no planeta, assim como a partir da diminuição dos custos de produção pode ser disponibilizado no mercado moradias de menor valor para a sociedade, contribuído assim para a redução do déficit com moradia e proporcionando maior geração de emprego e renda.Item Análise comparativa de custos entre sistemas estruturais de lajes maciças, nervuradas e protendidas em um modelo estrutural(2020-10-28) Staats, Guilherme MorganQuando o crescimento populacional interfere consideravelmente em alguma atividade, a mesma procura se especializar e, a cada dia, buscar uma forma de melhorar a produtividade na qualidade e nos custos, com isso, tornou-se necessário um investimento na construção civil, principalmente na parte estrutural, a qual é a parte mais cara e importante de uma obra. Com isso, a tecnologia no desenvolvimento de lajes surgiu para amenizar os custos, deixar a estrutura mais harmônica e cada vez mais vencendo alturas inimagináveis no passado. Por isso, é necessário analisar as estruturas, sempre pensando em uma forma de reduzir os custos, mantendo a estabilidade e atendendo os projetos de forma eficaz, pois a cada dia as estruturas tendem a suportar uma carga maior sem a interferência da estrutura no design do interior. Dessa forma, foi realizado um estudo na comparação de três tipos de lajes, com o mesmo modelo estrutural, uma estrutura comercial de 10 m de largura por 16 metros de comprimento, suportando uma carga de 2400 kgf/m².Tendo em vista as limitações das lajes, foi possível dimensionar os pilares e as vigas, conforme cada estrutura pudesse suportar determinando um vão máximo para cada uma, que fosse linear e que não precisasse usar armadura dupla em nenhuma estrutura. Pensando nisso, foram desenvolvidos três projetos, realizando o dimensionamento destes no programa Eberick e, em seguida, analisando os quantitativos retirados do programa. Usando valores comerciais foi possível a realização da previsão do orçamento. De maneira a chegar ao melhor resultado em relação a custos para essa estrutura, assim garantindo a estabilidade da estrutura, mantendo um custo reduzido e podendo vencer um vão cada vez maior.Item Análise comparativa de elementos estruturais executados com laje maciça convencional, nervurada com cubetas plásticas e nervurada treliçada(2016-04-29) Dalben, DjiovaniCom a evolução da construção civil nos últimos anos, surgiram diversos tipos de técnicas construtivas para lajes de concreto armado, como por exemplo: lajes maciças, lajes nervuradas (pré-fabricadas ou moldadas no local “in loco”), mistas, entre outras. Porém, nota-se uma carência na literatura técnica de comparação entre elas, que poderia servir como base para os profissionais e ao meio acadêmico para a concepção estrutural. Além disso, as lajes maciças, nervuradas, treliçadas e nervuradas com cubetas plásticas são as lajes mais difundidas nas edificações atualmente. Com isso justifica-se um estudo mais detalhado, destacando suas vantagens e desvantagens no emprego da construção civil. Neste contexto, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC) teve como objetivo analisar qual a melhor alternativa de lajes (maciças convencionais, nervuradas com cubetas plásticas e nervuradas treliçadas) para um pavimento tipo de um edifício, levando em consideração material e mão-de-obra, utilizando para cálculo o método da flexão das placas e o software estrutural Eberick. A técnica utilizada para o desenvolvimento deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi: revisão bibliográfica, utilizando livros, trabalhos de conclusão de curso e artigos do portal da Capes e demais meios de pesquisa. Os resultados obtidos mostraram que sistema de lajes nervuradas treliçadas apresentou o menor custo, comparadas com os demais sistemas. Além disso, pode-se observar uma diferença de valor considerável entre o sistema de lajes maciças calculadas pelo método de analogia de grelhas equivalente (Eberick) e pelo método da flexão das placas.