Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Assunto "Acidentes de trânsito."
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Item Influência das características técnicas do pavimento rodoviário na ocorrência de acidentes: estudo de caso da RSC-472(2018-09-17) Kunzler, LaraApesar de os números de acidentes terem se estabilizado desde 2007, ainda depara-se com 1,25 milhões de mortes por acidentes de trânsito a cada ano no mundo todo. Com o intuito de analisar a influência das condições da rodovia em acidentes de trânsito foi realizado um estudo de caso na rodovia RSC-472, o trecho analisado inicia no Km 155 e se estende até o Km 161, na cidade de Santa Rosa. Analisaram-se dados dos acidentes no ano de 2016, posteriormente foi realizada a contagem de veículos (veículos leves, caminhões, ônibus e motocicletas) no trecho. Então, tendo conhecimento das informações dos acidentes e do fluxo de veículos foi realizado dois ensaios na rodovia, um de ATR, para mensurar os Afundamentos de Trilha de Roda, e outro de Ensaio de Mancha de Areia, para definir a macrotextura da Rodovia. Para finalizar o estudo de caso, foi realizada uma análise das sinalizações verticais e horizontais no trecho, averiguando suas condições de preservação, posicionamento e coerência entre ambas. Com os resultados do trabalho pôde-se concluir que os afundamentos de trilha de roda são elevados, o Ensaio de Mancha de areia apresentou macrotextura fina e muito fina, que não poderia ser utilizada em uma rodovia estadual, resultados que comprovam a facilidade de ocorrência da aquaplanagem no trecho estudado. As sinalizações verticais apresentam uma boa conservação, diferentemente das sinalizações horizontais, que apresentam defeitos de visualização. De acordo com os resultados obtidos no trabalho, conclui-se que, apesar da falha humana ser ainda a principal causadora de acidentes, ela está bastante relacionada com as condições da rodovia.