MBA em Gestão Empresarial
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Navegando MBA em Gestão Empresarial por Assunto "Competitividade"
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Item O antagonismo de uma indústria do noroeste gaúcho: uma abordagem clássica(2016-04-14) Cappellari, GabrielaO objetivo que norteou o estudo foi analisar a competitividade de uma indústria do segmento metal mecânico situada na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para esta análise foi utilizado o modelo das cinco forças de Porter (1986) e os fatores determinantes da competitividade sugeridos por Coutinho e Ferraz (1995). A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória, descritiva e estudo de caso. As informações foram coletadas através de uma entrevista em profundidade com o gestor da empresa e analisadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontam em relação as cinco forças de Porter (1986), que a ameaça de produtos ou serviços substitutos e o poder de negociação dos fornecedores são elevados e que é intensa a rivalidade entre as empresas existentes no segmento de atuação. Referente aos fatores de competitividade de Coutinho de Ferraz (1995) pode-se dizer que a empresa esta pouco competitiva, pois não há harmonia entre os fatores internos, estruturais e sistêmicos, apenas sobrevivendo no segmento de atuação.Item Estratégias competitivas no varejo: um estudo de caso na Casa Camera Santo Cristo/RS(2013-06-13) Rambo, Danieli AndreaAtualmente a capacidade de competição de uma organização depende da capacidade de mudar e de desenvolver novas direções estratégias. Diante de um cenário cada vez mais competitivo, com clientes cada vez mais exigentes, as empresas varejistas se sentem obrigadas a desenvolver outras estratégias e desta forma aumentar sua participação de mercado, a lucratividade e a perenidade do negócio. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo verificar as estratégias competitivas da Casa Camera de Santo Cristo – RS e propor um conjunto de ações para melhorar a performance da empresa. Utilizou-se como referencial teórico balizador das análises, conceitos e classificação sobre estratégias organizacionais, competitividade e vantagem competitiva, estratégias de relacionamento (PARENTE, 2000; ANSOFF, 1999, PORTER, 1986; COUTINHO & FERRAZ, 1995; LAS CASAS, 2001; GORDON, 1998.). Como metodologia, o trabalho caracterizou-se de natureza exploratório, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental. A coleta dos dados deu-se por meio de entrevista com a utilização de técnica de interrogação com o gestor. Esta técnica permitiu investigar as estratégias competitivas além da utilização de estratégia de relacionamento e venda com o cliente. Os dados coletados receberam tratamento qualitativo, ponderados à luz de teorias pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo mostram que, a empresa possui várias estratégias competitivas de diferenciação, destacando-se a confiança nas negociações e a assistência técnica oferecida ao cliente. Pode-se concluir que a empresa apresenta vantagens competitivas e que a partir das ações propostas a empresa poderá se diferenciar e tornar-se cada vez mais competitiva no mercado em que atua.Item Logística reversa: um diferencial competitivo para as organizações(2012-10-03) Ávila, Dione Ferreira deA Logística Reversa vem ganhando espaço nas organizações tornando-se um diferencial competitivo para as empresas, proporcionando Responsabilidade Socioambiental e redução dos custos dos insumos de produção, gerando retorno financeiro e competitividade. Neste sentido, o estudo teve por finalidade analisar a política de logística reversa dos bens de pós-consumo de uma empresa do agronegócio da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de propor sugestões que visem tanto o reaproveitamento de bens pós-consumo como o fortalecimento da empresa frente ao atual contexto econômico e social em que está inserida. Em primeiro plano, foi realizada uma entrevista com o gerente industrial e de suprimento, e observação participante. Os resultados obtidos possibilitaram melhor análise da logística reversa na empresa e auxiliaram na proposição das sugestões. Conclui-se que a logística reversa, alinhada às estratégias da empresa, proporciona competitividade para as empresas, ao mesmo tempo auxilia no cumprimento da responsabilidade socioambiental.