MBA em Gestão Empresarial
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/458
Navegar
Submissões Recentes
Item Competências na área de vendas e Fatores motivacionais(2018-02-22) Lucca, Jucélia das Graças da SilvaO estudo constitui-se numa pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva, documental, bibliográfica e de estudo de caso. O objetivo é identificar as competências que definem um bom profissional da área de vendas e as formas que o motivam para alcançar essa excelente performance. Na atualidade, diante das mudanças que permeiam o ambiente empresarial, em que se destaca o avanço da globalização e da tecnologia da informação, o fator humano tem ganho elevado valor. A motivação do profissional da área de vendas e as competências que formam o seu perfil são temas trabalhados e incentivados pelas empresas que visam alcançar o sucesso no atingimento dos seus objetivos, bem como possibilitar a realização do seu quadro funcional. O vendedor, nesse contexto, tem papel fundamental, comprovando que a sua competência no relacionamento com o cliente é a base do sucesso de uma empresa. Para compreender a forma como se desenvolve a competência nos profissionais da área de vendas e os fatores que motivam um bom vendedor foi aplicado um questionário à equipe de vendas do Sicredi, unidade de Ijuí, que revelou a percepção dos colaboradores quanto ao tema, foco do estudo. A realização do estudo permitiu compreender que a motivação do quadro de colaboradores passa pela compreensão das suas necessidades, expectativas e dificuldades que, devidamente atendidas certamente proporcionarão o alcance dos objetivos empresariais.Item Motivos da procura e desistência da prática de atividade física em uma academia de Santa Rosa-RS(2017-07-27) Machado, Cristiano de VargasO presente trabalho de conclusão de curso buscou avaliar os motivos da procura e da desistência dos clientes inscritos na Academia Saúde Body Fitness, localizada na cidade de Santa Rosa\RS, no ano de 2015. Foram listados todos os novos clientes, verificado o mês de inscrição e o tempo de permanência na academia. No início de 2016 foram contatados por telefone e e-mail os que não permaneciam na academia. De uma maneira geral os resultados obtidos na pesquisa foram satisfatórios. Foram obtidas 98 respostas sobre os motivos de procura e desistência da academia. O motivo principal de procura da academia foi indicação de amigos e o principal motivo de desistência foi a falta de tempo Os dados obtidos foram tabulados e analisados e a partir dessas informações foram planejados projetos de gestão visando a melhoria dos serviços oferecidos pela academia com relação aos aspectos pesquisados, ou seja, o que os clientes recebem atualmente e quais ações poderiam ser adotadas para melhorar ou aumentar o nível de satisfação destes tendo como objetivo principal aumentar o índice de retenção de clientes.Item O comportamento dos gestores do setor varejista dos eletrodomésticos frente às novas tecnologias(2016-11-22) Krombauer, Luana FerrariO varejo é um setor que requer diariamente ações que visam à inovação. Nesta direção, este artigo tem por objetivo identificar o comportamento dos gestores do setor varejista dos eletrodomésticos frente às novas tecnologias na cidade de Santa Rosa. Para atender o objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva. Foram realizadas entrevistas previamente agendadas com cinco gestores de lojas do varejo que trabalham no ramo de eletrodomésticos. Os resultados mostram que o e-commerce tem apresentado um crescimento significativo no mercado e tem se tornado uma forte tendência, mas, no entanto, os gestores entrevistados demonstram não se sentem muito ameaçados e acreditam que a cultura local não está voltada para este tipo de compra. Pode-se perceber também que as ações de capacitação do quadro funcional são desafios que exigem energia e motivação dos gestores. As estratégias de retenção de clientes e novas prospecções são semelhantes de todas as empresas entrevistadas. Neste estudo pode-se concluir que é imprescindível para as empresas estarem estendendo seus negócios à Internet, uma vez que já não podem ignorar o número de e-consumidores que vêm crescendo a cada dia.Item Fatores condicionantes para a permanência do produtor de leite no campo: o caso do município de Tuparendi - RS(2016-11-21) Oliveira, Rodrigo Luís deA atividade leiteira tem exigido do produtor rural qualificação e inovação para poder competir em nível de mercado. Nesse sentido, é necessário adotar boas práticas de gestão que garantam a viabilidade da propriedade rural, em relação à atividade leiteira. O presente artigo trata sobre a produção leiteira no município de Tuparendi – RS, e discute os fatores que interferem para a permanência do agricultor na atividade. A pesquisa é de natureza quantitativa pois apresenta dados referente a percentuais, quantidades em forma de gráficos e tabelas. Também é uma pesquisa de campo pois os dados primários foram coletados junto aos produtores em suas propriedades rurais. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de campo realizada em conjunto com Ascar/Emater, Sindicato de Trabalhadores Rurais e Secretaria de Agricultura do município. Também foram coletados dados de fontes secundárias junto ao IBGE. O principal instrumento para a coleta foi um questionário aplicado aos produtores do município. Através dos resultados, percebe-se que os pequenos produtores não encontram-se em condições de infraestrutura, e o tipo de pastagens, o rebanho, a genética e gestão racional da atividade, conjunto de fatores fundamentais para viabilizar com sucesso a permanência neste ramo. Os resultados mostram, que apenas a receita oriunda da comercialização do leite não está sendo suficiente para cobrir as despesas de custeio, bancar os custos com a depreciação das maquinas e instalações e manter a família sobrevivendo dignamente na propriedade.Item Eficiência do treinamento e desenvolvimento de pessoas: em busca de uma equipe de alta permormance: estudo de caso em uma empresa de tecnologia da Região Noroeste- RS(2016-11-21) Hein, Laise AlineDentro da perspectiva de que em toda a implantação de novos serviços, novos processos, exigese um potencial humano, uma equipe que esteja preparada para atingir resultados satisfatórios e alcançar a excelência, este estudo objetiva analisar a eficiência do treinamento e do desenvolvimento de pessoas na formação de uma equipe de alta performance em uma empresa de tecnologia da região noroeste do RS. Buscou-se verificar a partir deste estudo de caso, conceitos como o de treinamento, desenvolvimento de pessoas e de equipes de alta performance, analisou-se os métodos de desenvolvimento de pessoas, assim como os processos que compõem o treinamento. A metodologia aplicada neste estudo foi realizada de forma exploratória e descritiva, que através do questionário aplicado aos colaboradores verificou-se que os resultados são satisfatórios, no entanto alguns fatores como tolerância a erros, frequência dos feedbacks, motivação, e alguns métodos e técnicas do desenvolvimento de pessoas e dos treinamentos ficaram com percentual abaixo do índice esperado. Todavia a empresa dispõe de recursos indispensáveis para a formação da equipe almejada.Item Análise do modelo de governança corporativa e sua aplicabilidade na gestão de uma cooperativa de crédito(2016-11-18) Rohleder, Roger LuanO presente artigo tem como objetivo abordar sobre o estudo da implantação do modelo de governança corporativa em uma cooperativa de crédito, se delimitando aos aspectos de implantação já efetivados, bem como trazendo algumas perspectivas que a empresa planeja para o futuro, tendo em vista que a implantação objetivada ainda está em fase inicial na empresa analisada. Os dados foram extraídos do novo modelo implantado na cooperativa através da pesquisa e entrevista de responsáveis pela implantação do modelo. Com a implantação do modelo, algumas mudanças já puderam ser percebidas na forma em que as tomadas de decisões são efetuadas. Os cargos da diretoria executiva criados, proporcionaram um maior comprometimento e em tempo integral das suas funções destinadas a cada novo diretor. Com este estudo, podemos concluir que o crescimento de uma empresa influencia diretamente no modelo de gestão a ser implantado, visando maiores resultados e objetividade na apresentação dos resultados.Item Controle e avaliação de erros: aplicabilidade em empresa prestadora de serviços(2016-11-14) Friedrich, Andrillowa Lüdtke BoruszewskyDentro da perspectiva da busca por processos eficientes, que auxiliem as organizações a se diferenciar da concorrência e tornarem-se mais competitivas, cada detalhe é importante na busca pela excelência. Conhecer os aspectos positivos e as deficiências de sua equipe de trabalho capacita o gestor para focar os recursos da empresa em treinamentos direcionados, que representaram um maior retorno com um menor investimento de recursos financeiros e humanos. Diante disso, o presente estudo objetiva levantar os dados mensuráveis envolvidos na atividade de processos de exportação dessa empresa, compilar esses dados e desenvolver uma ferramenta eficiente de medição e análise dos erros ocorridos que seja suporte para a gestão de avaliação de desempenho atualmente adotada pela empresa, identificando as deficiências do setor e gerenciando de maneira eficaz os recursos disponíveis para treinamento e desenvolvimento das equipes. Para atender a este objetivo foi realizada primeiramente uma entrevista com o gestor do setor, a fim de compreender as expectativas da empresa. Posteriormente um levantamento das atividades desenvolvidas no setor junto aos colaboradores e ao fim, compilados esses dados e desenvolvida uma ferramenta eficiente de medição e análise de erros que seja suporte para a gestão de avaliação de desempenho atualmente adotada pela empresa, identificando as deficiências do setor e gerenciando de maneira eficaz os recursos disponíveis para treinamento e desenvolvimento das equipes. Após o levantamento detalhado das atividades desempenhadas pelos colaboradores, o presente estudo resultou em uma planilha, que tem por finalidade identificar as fragilidades do departamento estudado, onde encontra-se o maior volume de erros e quais são o perfil e frequência desses erros. Como a atividade de envio das instruções de embarque é a etapa que identifica que a mercadoria efetivamente foi embarcada e todos os documentos emitidos e a mesma é realizada por todos os colaboradores, para todas as mercadorias embarcadas, se concluiu que essa seria a atividade que originaria a inserção do processo embarcado na planilha de controle. A partir dos dados de embarque é possível identificar as seguintes informações: fatura de exportação, tipo de processo, data de embarque e colaborador responsável pelo embarque. A base de dados inicial conta ainda com as informações de incidência ou não de erros, incidência ou não de custos ocasionados por erros no processo e um espaço disponível para observações a respeito dos erros envolvidos. Esses últimos dados são identificados conforme ocorre a evolução do embarque e sua liberação perante as aduanas brasileira e estrangeira e evidenciados através do histórico da mensagem inicial, originada pelo envio das instruções de embarque. Conforme os erros forem apontados por transportadora, despachante ou clientes, os mesmos podem ser classificados e apontados na base de dados pelo coordenador da equipe. Os resultados apontados indicam onde estão localizados os principais erros do setor, como e onde acontecem, bem como a evolução dos resultados das ações e treinamentos específicos propostos pela empresa.Item A influência da tecnologia na satisfação dos clientes pessoa jurídica de uma agência bancária(2016-04-14) Finger, Sandro LaércioAtravés da automação, os serviços bancários passaram a ser mais rápidos e confiáveis, possibilitando que as filas fossem diminuídas. Os bancos estão tentando direcionar clientes e usuários para os canais alternativos de atendimento, na busca de apresentar soluções que sejam favoráveis a todos os intervenientes neste processo, com a finalidade de descongestionar as agências, dando lugar para a atividade negocial sem perder o foco na qualidade do atendimento aos clientes. Deste modo, este artigo tem o objetivo principal de verificar o grau de utilização dos canais alternativos de atendimento pelos vinte maiores clientes pessoa jurídica da Carteira Empresas I da agência do Banco do Brasil de Santa Rosa (RS) e seu nível de satisfação proveniente deste uso, com a finalidade de elevar seu índice de utilização. A pesquisa tem o cunho bibliográfico, incluindo livros, artigos e fontes eletrônicas. Também se inclui uma pesquisa de campo, com um questionário aplicado aos clientes, pessoas jurídicas da referida agência. Concluiu-se que o nível de utilização dos clientes é significativo, e que o grau de satisfação é alto, segundo resultados da pesquisa de campo. Existe confiança sobre a segurança dos canais de autoatendimento, e isto tem impacto significativo na satisfação dos clientes.Item O antagonismo de uma indústria do noroeste gaúcho: uma abordagem clássica(2016-04-14) Cappellari, GabrielaO objetivo que norteou o estudo foi analisar a competitividade de uma indústria do segmento metal mecânico situada na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para esta análise foi utilizado o modelo das cinco forças de Porter (1986) e os fatores determinantes da competitividade sugeridos por Coutinho e Ferraz (1995). A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória, descritiva e estudo de caso. As informações foram coletadas através de uma entrevista em profundidade com o gestor da empresa e analisadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontam em relação as cinco forças de Porter (1986), que a ameaça de produtos ou serviços substitutos e o poder de negociação dos fornecedores são elevados e que é intensa a rivalidade entre as empresas existentes no segmento de atuação. Referente aos fatores de competitividade de Coutinho de Ferraz (1995) pode-se dizer que a empresa esta pouco competitiva, pois não há harmonia entre os fatores internos, estruturais e sistêmicos, apenas sobrevivendo no segmento de atuação.Item Varejo de tintas em análise: um estudo da satisfação e importância das variáveis do composto mercadológico da empresa Noroeste Tintas de Santa Rosa - RS(2013-06-13) Stumm, Daiana RaquelO Brasil possui hoje um forte e exigente mercado consumidor. Para movimentar uma economia tão promissora o varejo desenvolve papel fundamental. Nesse cenário o setor de tintas vem destacando-se em função do seu crescimento a nível federal e regional. Atualmente o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, e seu faturamento vem crescendo ano após ano (ABRAFATI, 2012). Nesse intuito, o presente estudo tem como principal objetivo estudar o nível de satisfação dos clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa – RS, no que diz respeito ao seu Mix de Marketing. A pesquisa estruturou-se em duas fases, sendo a primeira delas exploratória, onde realizou-se um estudo buscando identificar quais as variáveis que englobam o Mix de Marketing. A segunda fase consiste na pesquisa descritiva que, no presente estudo, avaliou uma amostra de 65 clientes da Noroeste Tintas de Santa Rosa, sendo 39 homens e 26 mulheres. Elaborou-se uma pesquisa que propunha investigar o nível de satisfação e importância de vários elementos que constituem o Mix de Marketing. Através da escala de Likert, foram avaliadas as dimensões de produto, preço, promoção, apresentação, ponto de venda e atendimento da Noroeste Tintas. Pode-se concluir que os clientes apresentaram estar satisfeitos com a maior parte dos elementos analisados. Os grupos que apresentaram melhor desempenho foram produto, preço, apresentação e atendimento. As variáveis mais críticas encontraram-se no composto ponto de venda e promoção. Foram sugeridas melhorias e opções de estudos futuros, com o intuito de a empresa conhecer mais a fundo seu mercado, obter melhores resultados e maior crescimento.Item Estratégias competitivas no varejo: um estudo de caso na Casa Camera Santo Cristo/RS(2013-06-13) Rambo, Danieli AndreaAtualmente a capacidade de competição de uma organização depende da capacidade de mudar e de desenvolver novas direções estratégias. Diante de um cenário cada vez mais competitivo, com clientes cada vez mais exigentes, as empresas varejistas se sentem obrigadas a desenvolver outras estratégias e desta forma aumentar sua participação de mercado, a lucratividade e a perenidade do negócio. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo verificar as estratégias competitivas da Casa Camera de Santo Cristo – RS e propor um conjunto de ações para melhorar a performance da empresa. Utilizou-se como referencial teórico balizador das análises, conceitos e classificação sobre estratégias organizacionais, competitividade e vantagem competitiva, estratégias de relacionamento (PARENTE, 2000; ANSOFF, 1999, PORTER, 1986; COUTINHO & FERRAZ, 1995; LAS CASAS, 2001; GORDON, 1998.). Como metodologia, o trabalho caracterizou-se de natureza exploratório, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental. A coleta dos dados deu-se por meio de entrevista com a utilização de técnica de interrogação com o gestor. Esta técnica permitiu investigar as estratégias competitivas além da utilização de estratégia de relacionamento e venda com o cliente. Os dados coletados receberam tratamento qualitativo, ponderados à luz de teorias pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo mostram que, a empresa possui várias estratégias competitivas de diferenciação, destacando-se a confiança nas negociações e a assistência técnica oferecida ao cliente. Pode-se concluir que a empresa apresenta vantagens competitivas e que a partir das ações propostas a empresa poderá se diferenciar e tornar-se cada vez mais competitiva no mercado em que atua.Item Mapeamento dos custos da qualidade em uma indústria metal-mecânica(2013-03-26) Ribeiro, Daniel MarchettoEste artigo tem o propósito de apresentar uma visão financeira da gestão da qualidade através da demonstração dos custos da qualidade em uma unidade fabril de uma empresa multinacional cujos produtos são máquinas e equipamentos agrícolas, mostrando o mapeamento dos custos da qualidade, sua implantação e análise para proporcionar à gestão informações tangíveis financeiras para tomadas de decisões conforme a estratégia da empresa. Foram utilizados os pressupostos teóricos relacionados aos custos da qualidade tanto para a coleta como para a análise dos custos. Mediante a análise dos custos levantados foi também analisado a distribuição dos custos observando que a mesma segue a lógica de modelos existentes onde os custos com falhas são superiores aos custos para evitar não conformidades. Notadamente é observado que as atividades da qualidade consomem recursos assim como qualquer outra área da empresa.Item Estudo do processo de aprendizagem e mudança organizacional em micro e pequenas empresas frente à internacionalização dos seus negócios(2013-03-26) Silva, Schana ShirleyNos dias atuais as organizações estão constantemente mudando seus processos e métodos de gestão, para que as organizações possam acompanhar as mudanças e tendências que o mercado impõe, é necessário que os gestores das organizações trabalhem com uma abordagem alternativa para que as pessoas envolvidas nas organizações aprendam constantemente. O artigo analisa o processo de aprendizagem mediante a internacionalização de três indústrias dos segmentos, metal mecânico, confecções e móveis atendidos pelo Projeto PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora) no Estado do RS (Brasil). Buscou-se verificar a partir deste estudo, junto a três diferentes organizações analisar o perfil dos gestores e os processos de aprendizagem e mudança organizacional na busca da internacionalização. Os dados primários foram coletados através da realização da entrevista com os gestores das organizações em estudo, e os dados secundários se constituíram em documentos e informações das empresas estudadas, originados nos acervos das minutas, relatórios de diagnostico do PEIEX. A interpretação dos dados se deu a partir da analise do conteúdo. Verificou-se que a aprendizagem organizacional se constituiu numa experiência de perpetuação dos ensinamentos considerados relevantes para o desempenho estratégico da organização, ao mesmo tempo em que abre uma nova concepção de ideologias no sentido da profissionalização das empresas investigadas. Constatou-se que a motivação para inserção internacional está atrelada a oportunidades emergentes, verificando que as empresas muitas vezes partem para execução da internacionalização sem um planejamento prévio. Dessa forma pode-se concluir, que, os processos de aprendizagem demonstram a importância do papel dos gestores na interação e socialização dos processos de aprendizagem organizacional e a busca de estratégias na internacionalização de seus produtos e/ou serviços.Item Ética e sustentabilidade nas organizações: da ideologia à ação(2012-10-10) Zanon, GuilhermeO presente artigo é um ensaio teórico que visa discutir a aplicabilidade da ética e da sustentabilidade na prática organizacional. Neste sentido o estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e em artigos científicos, apresentando conceitos acerca dos temas e discutindo as controversas visões sobre a ética nas organizações tendo como base além de livros, publicações das principais revistas eletrônicas de administração, dentre elas Read, Rae, Rac e Rausp. Ética nas organizações, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios são temas emergentes que vem ganhando cada vez mais espaço para discussão no meio acadêmico e empresarial. Entende-se por empresa responsável socialmente, com padrões éticos aceitáveis de comportamento e sustentável, aquela que busca o equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental, agindo de forma a preservar além da sustentabilidade do seu negócio, o bem estar coletivo utilizando boas práticas de gestão, atitudes legalmente e socialmente aceitas e com a sua cadeia produtiva convergente aos anseios de seus stakeholders.Item Logística reversa: um diferencial competitivo para as organizações(2012-10-03) Ávila, Dione Ferreira deA Logística Reversa vem ganhando espaço nas organizações tornando-se um diferencial competitivo para as empresas, proporcionando Responsabilidade Socioambiental e redução dos custos dos insumos de produção, gerando retorno financeiro e competitividade. Neste sentido, o estudo teve por finalidade analisar a política de logística reversa dos bens de pós-consumo de uma empresa do agronegócio da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de propor sugestões que visem tanto o reaproveitamento de bens pós-consumo como o fortalecimento da empresa frente ao atual contexto econômico e social em que está inserida. Em primeiro plano, foi realizada uma entrevista com o gerente industrial e de suprimento, e observação participante. Os resultados obtidos possibilitaram melhor análise da logística reversa na empresa e auxiliaram na proposição das sugestões. Conclui-se que a logística reversa, alinhada às estratégias da empresa, proporciona competitividade para as empresas, ao mesmo tempo auxilia no cumprimento da responsabilidade socioambiental.Item Afinal, o que é endomarketing? : estudo das estratégias de endomarketing utilizadas pela UNIJUÍ(2012-08-17) Cervi, CleberEste artigo buscou evidenciar as práticas de endomarketing vivenciadas por uma Instituição de Ensino Superior – IES, do Rio Grande do Sul. Ao implementar um programa de endomarketing é necessário bastante esforço da alta administração e dos setores envolvidos, já que facilmente seu foco é desviado detendo-se em questões mais simples que, por mais importantes que sejam, não trarão grandes resultados e uma continuidade consistente. Através de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo programa de endomarketing da instituição buscou-se analisar as práticas de endomarketing em relação ao modelo teórico proposto por Berry e Parasuraman (1992). Defende-se neste trabalho que para que um programa de endomarketing tenha êxito é fundamental, em primeiro lugar, um constante alinhamento entre a alta administração (níveis hierárquicos maiores) e, depois, buscar alinhar suas visões com os demais níveis hierárquicos. É importante destacar com isso, que endomarketing não é legitimado por seus métodos, mas por seu propósito (GRÖNROOS, 2009).Item Estudo de viabilidade econômico-financeira, social e ambiental de cemitério privado na cidade de Ijuí RS(2012-07-24) Penz, Jonas FranciscoO tema deste estudo é pouco comentado entre as pessoas, mas é uma realidade e extremamente necessário para a população, diante disso o Cemitério Privado1é uma realidade e uma alternativa para população. O presente estudo tem como objetivo avaliar a viabilidade Econômico-Financeira, Social e Ambiental de um Cemitério Privado na cidade de Ijuí/RS. Para o empreendedor de sucesso seus empreendimentos necessitam de estudos de viabilidade que o ajudarão nas tomadas de decisões de seus investimentos. Fora avaliado a viabilidade em todos os aspectos em que o negócio estará inserido, onde os resultados destas pesquisas mostram ser satisfatórios. Os questionários foram aplicados em vários locais da cidade de Ijuí entrevistando diversas pessoas de diferentes classes sociais, sexo e idade, gerando informações importantes e úteis para decidir sobre o investimento. Foram pesquisadas Casas Mortuárias, Funerárias e o setor de cemitérios de Ijuí, avaliando a atual situação do setor em Ijuí. Na pesquisa de negócios semelhantes, dois cemitérios privados foram pesquisados, um em Santa Maria/RS e outro em Passo Fundo/RS o que agregou várias informações ao estudo, pois permitiu uma avaliação de empreendimentos já em funcionamento. O projeto se mostra viável nos aspectos pesquisados, principalmente pela manifestação da população, os quais se mostraram interessados e dispostos a adquirir o espaço no Cemitério Privado.Item O processo decisório de compra de moda de vestuário da terceira idade(2012-07-24) Reis, Debora EduardaO propósito em desenvolver um estudo focado no consumidor de terceira idade decorre da previsão de intenso crescimento deste público nos próximos anos, originando um mercado com necessidades específicas e com poder de compra capaz de atrair a atenção de empresas de diversos setores. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar o processo decisório de compra de moda de vestuário deste segmento, com o intuito de contribuir com pesquisas que foquem este grupo de consumidores. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva. Na fase exploratória utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de grupos de foco realizados em dois bairros do Município de Três Passos, onde se discutiu acerca de vestuário e moda. Na etapa descritiva aplicou-se um questionário que contempla as cinco etapas do processo decisório de compra e a caracterização do entrevistado. Este instrumento de coleta de dados foi aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência de 122 pessoas com mais de 60 anos. A partir das análises feitas percebeu-se que os idosos entrevistados possuem estilo próprio, não demonstram muita ousadia e preocupação em estar na moda e estão propensos a comprar somente quando necessário. Possuem baixa atitude de busca de informações a respeito dos produtos que desejam adquirir, tendem a não valorizar muito as marcas e primam pela sinceridade dos vendedores. Este segmento demonstra fidelidade às lojas e gostam de comprar naquelas que trabalham com uma grande variedade de produtos e pagam.Item A importância do planejamento de marketing para a sobrevivência de pequenas empresas em ambiente competitivo(2012-03-08) Fritzen, VivianA inserção do planejamento de marketing na gestão das empresas, independente de seu ramo e seu porte é uma forma de manter a empresa orientada ao mercado, permitindo maior interação com os clientes e suas necessidades. Porém, a maior parte das micro e pequenas empresas possui uma atitude passiva em relação ao planejamento de marketing. Alguns empresários acreditam que seja apenas para grandes corporações, e outros, simplesmente criam ações com base em vivencias próprias ou no que se percebe no mercado, mas sem rumo definido e sem estratégias sólidas. Neste sentido, este estudo teve por finalidade propor um plano de marketing para a empresa de pequeno porte Loja Marion, instalada no município de Jóia/RS, com o intuito de minimizar a ação dos concorrentes e, ainda, inserir o marketing como uma ferramenta de gestão estratégica. Para isso, realizou-se a análise interna e externa da empresa, para verificação da situação atual da mesma frente ao mercado em que atua. Em um primeiro momento foi realizada uma entrevista com os sócios-proprietários da empresa, e, posteriormente, aplicou-se um questionário com os clientes. Os resultados possibilitaram melhor análise com relação à atuação da empresa, auxiliando no desenvolvimento do plano de marketing. Conclui-se que a elaboração de planos formais contribuem para o crescimento e desenvolvimento das empresas, independente de seu porte.