Comunicação Social - Relações Públicas
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Navegando Comunicação Social - Relações Públicas por Assunto "Ciências Sociais e Aplicadas"
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Item A comunicação interna como diferencial para as organizações(2017-06-22) Santos, Rafael Metztorf dosEste trabalho tem por finalidade explorar a importância que o setor de comunicação tem no desenvolvimento das empresas. Foi destacada principalmente a comunicação interna e como as organizações tem se adaptado às novas culturas organizacionais e a importância de investir em seus colaboradores. Além disso, foi abordado o papel do profissional de Relações Públicas na execução dessas tarefas em conjunto com outras áreas das empresas. Para evidenciar a importante valorização dos funcionários, foi apresentado um estudo da Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul onde as áreas de comunicação e recursos humanos trabalham em conjunto com a reitoria, a fim de atender os seus colaboradores e transmitir satisfações no seu ambiente de trabalho. Os resultados obtidos nesse trabalho foram coletados através de pesquisa bibliográfica e entrevistas com os gestores da Universidade.Item O neuromarketing como influência estratégica no comportamento do consumidor(2017-06-22) Fischer, Andressa ZucattoEste trabalho tem por objetivo analisar o neuromarketing como influência estratégica na mente do consumidor. Constata-se que ele nunca esteve tão exigente como agora, conferindo ao mercado, incertezas na utilização de métodos para chamar a atenção e cativar seu público. Esta realidade faz com que as atuais pesquisas e metodologias utilizadas para tentar entender o comportamento do consumidor, tornem-se insuficientes. Estudos revelam que, em contraponto de nossa cultura, a lógica do consumo não pode ou tem subsídios para ser desvendada a partir da parte consciente do cérebro. Pelo contrário, o inconsciente é responsável por mais da metade das decisões que são tomadas. Justamente por isso, já existem ferramentas que, através de muito estudo nas áreas de neurociência e marketing, prometem desvendar a parte inconsciente do cérebro, revolucionando a forma com que recebemos e interpretamos os dados do comportamento do consumidor, trazendo resultados claros e específicos. Visando avaliar a eficácia deste novo método e seu desempenho na mente do consumidor, é que foram realizadas investigações exploratórias, pesquisas aplicadas, bibliográficas e dois estudos de caso. A pesquisa realizada, constatou que o neuromarketing é uma ferramenta que consegue identificar com precisão, a resposta dos consumidores frente aos estímulos que recebe, e também, que esta prática, já realizada por grandes empresas mundiais, está chegando e tomando força no Brasil, afinal, dá subsídios para que os investimentos sejam realizados de forma correta, trazendo um retorno satisfatório e lucrativo para as empresas.Item O papel do profissional de relações públicas no planejamento estratégico da imagem organizacional(2017-06-22) Oliveira, Alana deA presente monografia apresenta considerações sobre os profissionais de Relações Públicas que são preparados para compreender os públicos de uma determinada organização, pois trabalham de forma eficiente o relacionamento entre ambas as partes, tornando-se um agente de extrema importância. Para além disso, as Relações Públicas trabalham a organização como um todo, tendo a possibilidade de recolher informações e percepções dos públicos, formulando assim um Planejamento Estratégico com o intuito de alcançar os objetivos traçados, o que consequentemente influenciará na imagem da organização. Este trabalho aborda a importância do profissional de Relações Públicas no Planejamento Estratégico da imagem organizacional, que tem como objetivo demonstrar como as Relações Públicas trabalham na construção da imagem de uma organização. Para o efeito utilizou-se o método monográfico, pesquisa exploratória com técnica de pesquisa bibliográfica.Item Storytelling como estratégia de engajamento entre público e marca – o (re) posicionamento da marca lego(2017-06-22) Closs, Daniéli AlexandraCom as mudanças do perfil do consumidor e a quantidade de meios disponíveis para acessar conteúdo, se torna necessário às marcas inovarem para conquistar clientes e estreitarem os relacionamentos com estes. As narrativas, sempre presentes na vida humana se tornaram uma das principais ferramentas para encantar os públicos. Reconhecida também como storytelling, contar histórias se tornou uma estratégia eficaz e uma das soluções para o déficit de atenção dos espectadores. As estruturas narrativas foram estudadas por diversos pesquisadores, como Joseph Campbell que instituiu a Jornada do Herói como padrão narrativo, adaptado posteriormente por Christopher Vogler. A Jornada do Herói foi utilizada neste trabalho para a análise do vídeo The Lego Story e do filme The Lego Movie para em seguida analisar a reação dos consumidores da marca LEGO frente aos objetos de estudo, alcançando assim o principal objetivo deste trabalho, que foi comprovar o uso do storytelling como estratégia de engajamento entre marcas e consumidores. Este trabalho utiliza os métodos de pesquisa exploratória e aplicada, apresentando como uma narrativa pode atrair e engajar público e marca. Os vídeos analisados obtiveram milhões de visualizações e diversos comentários positivos relacionados à marca LEGO, podendo assim caracterizá-los como eficazes estratégias para o encantamento dos consumidores.