Comunicação Social - Relações Públicas

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    O comportamento do consumidor no varejo farmacêutico
    (2019-03-01) Santos, Diego Ferreira dos
    O trabalho tem o objetivo de estudar com maior profundidade quais aspectos o consumidor leva em consideração na hora de decisão de compra e quais fatores são determinantes para que uma organização fidelize o cliente e o torne propagador de sua marca. Esse processo permeia desde a dúvida de que produto ou marca irá consumir, até a decisão de compra e o pós-consumo. Nos referidos capítulos serão abordados o comportamento do consumidor e os variados fatores, (culturais, sociais, financeiros, familiares), que envolvem o consumo, no ato da escolha de uma marca ou produto. Buscou-se ainda entender, quais fatores o consumidor leva em consideração na hora da compra, qual posicionamento de marca e ações de marketing seriam realmente efetivas para a fidelização do consumidor. Para isto, foi realizada uma pesquisa com perguntas fechadas de metodologia quantitativa, onde foram entrevistadas 70 pessoas da região Central e Noroeste do estado.
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    O papel do profissional de relações públicas no planejamento estratégico da imagem organizacional
    (2017-06-22) Oliveira, Alana de
    A presente monografia apresenta considerações sobre os profissionais de Relações Públicas que são preparados para compreender os públicos de uma determinada organização, pois trabalham de forma eficiente o relacionamento entre ambas as partes, tornando-se um agente de extrema importância. Para além disso, as Relações Públicas trabalham a organização como um todo, tendo a possibilidade de recolher informações e percepções dos públicos, formulando assim um Planejamento Estratégico com o intuito de alcançar os objetivos traçados, o que consequentemente influenciará na imagem da organização. Este trabalho aborda a importância do profissional de Relações Públicas no Planejamento Estratégico da imagem organizacional, que tem como objetivo demonstrar como as Relações Públicas trabalham na construção da imagem de uma organização. Para o efeito utilizou-se o método monográfico, pesquisa exploratória com técnica de pesquisa bibliográfica.
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    O neuromarketing como influência estratégica no comportamento do consumidor
    (2017-06-22) Fischer, Andressa Zucatto
    Este trabalho tem por objetivo analisar o neuromarketing como influência estratégica na mente do consumidor. Constata-se que ele nunca esteve tão exigente como agora, conferindo ao mercado, incertezas na utilização de métodos para chamar a atenção e cativar seu público. Esta realidade faz com que as atuais pesquisas e metodologias utilizadas para tentar entender o comportamento do consumidor, tornem-se insuficientes. Estudos revelam que, em contraponto de nossa cultura, a lógica do consumo não pode ou tem subsídios para ser desvendada a partir da parte consciente do cérebro. Pelo contrário, o inconsciente é responsável por mais da metade das decisões que são tomadas. Justamente por isso, já existem ferramentas que, através de muito estudo nas áreas de neurociência e marketing, prometem desvendar a parte inconsciente do cérebro, revolucionando a forma com que recebemos e interpretamos os dados do comportamento do consumidor, trazendo resultados claros e específicos. Visando avaliar a eficácia deste novo método e seu desempenho na mente do consumidor, é que foram realizadas investigações exploratórias, pesquisas aplicadas, bibliográficas e dois estudos de caso. A pesquisa realizada, constatou que o neuromarketing é uma ferramenta que consegue identificar com precisão, a resposta dos consumidores frente aos estímulos que recebe, e também, que esta prática, já realizada por grandes empresas mundiais, está chegando e tomando força no Brasil, afinal, dá subsídios para que os investimentos sejam realizados de forma correta, trazendo um retorno satisfatório e lucrativo para as empresas.
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    Storytelling como estratégia de engajamento entre público e marca – o (re) posicionamento da marca lego
    (2017-06-22) Closs, Daniéli Alexandra
    Com as mudanças do perfil do consumidor e a quantidade de meios disponíveis para acessar conteúdo, se torna necessário às marcas inovarem para conquistar clientes e estreitarem os relacionamentos com estes. As narrativas, sempre presentes na vida humana se tornaram uma das principais ferramentas para encantar os públicos. Reconhecida também como storytelling, contar histórias se tornou uma estratégia eficaz e uma das soluções para o déficit de atenção dos espectadores. As estruturas narrativas foram estudadas por diversos pesquisadores, como Joseph Campbell que instituiu a Jornada do Herói como padrão narrativo, adaptado posteriormente por Christopher Vogler. A Jornada do Herói foi utilizada neste trabalho para a análise do vídeo The Lego Story e do filme The Lego Movie para em seguida analisar a reação dos consumidores da marca LEGO frente aos objetos de estudo, alcançando assim o principal objetivo deste trabalho, que foi comprovar o uso do storytelling como estratégia de engajamento entre marcas e consumidores. Este trabalho utiliza os métodos de pesquisa exploratória e aplicada, apresentando como uma narrativa pode atrair e engajar público e marca. Os vídeos analisados obtiveram milhões de visualizações e diversos comentários positivos relacionados à marca LEGO, podendo assim caracterizá-los como eficazes estratégias para o encantamento dos consumidores.
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    A comunicação interna como diferencial para as organizações
    (2017-06-22) Santos, Rafael Metztorf dos
    Este trabalho tem por finalidade explorar a importância que o setor de comunicação tem no desenvolvimento das empresas. Foi destacada principalmente a comunicação interna e como as organizações tem se adaptado às novas culturas organizacionais e a importância de investir em seus colaboradores. Além disso, foi abordado o papel do profissional de Relações Públicas na execução dessas tarefas em conjunto com outras áreas das empresas. Para evidenciar a importante valorização dos funcionários, foi apresentado um estudo da Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul onde as áreas de comunicação e recursos humanos trabalham em conjunto com a reitoria, a fim de atender os seus colaboradores e transmitir satisfações no seu ambiente de trabalho. Os resultados obtidos nesse trabalho foram coletados através de pesquisa bibliográfica e entrevistas com os gestores da Universidade.
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    Gerenciamento de crise nas mídias sociais: caso Samarco
    (2016-11-01) Guterres, Jéssica
    O gerenciamento de crise é apresentado como ferramenta para a elaboração e manutenção de relacionamento com públicos de interesse em momentos de crise. É incentivado o planejamento das ações de comunicação para que as empresas consigam Minimizar os problemas ou mesmo evitar as crises. As crises de imagem sempre foram o temor das empresas. E agora, nos tempos em que as mídias sociais são um dos meios mais utilizados pelo consumidor para expor suas opiniões, ela se desenvolve muito mais vezes e de maneira muito mais rápida. Este trabalho consiste em entender quais são as medidas que uma empresa deve tomar para não passar por uma crise de imagem ou, pelo menos, atuar corretamente no caso de uma crise já existente e destaca o importante desempenho do profissional de relações públicas no gerenciamento dessas crises. Para abordar esse tema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre crise e redes sociais e um estudo sobre o desmoronamento de duas barragens da empresa Samarco e como esse acidente repercutiu nas mídias sociais da empresa.
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    O relações públicas na construção de uma imagem e identidade positiva no âmbito organizacional
    (2016-11-01) Eckert, Ana Carolina
    O presente trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica da atividade do profissional de Relações Públicas relacionado à construção de uma imagem e identidade positiva para uma organização. A partir dos conhecimentos adquiridos no âmbito acadêmico, buscou-se enfatizar este tema, devido à grande parcela das organizações não se deterem a esta essência e, continuarem a trabalhar em cima do processo incorreto. Os Relações Públicas são profissionais habilitados para compreender os públicos de uma determinada organização, pois trabalha de forma eficiente o relacionamento entre ambas as partes, tornando um agente de extrema importância. Além disso, trabalha a organização como um todo, tendo a possibilidade de recolher informações e percepções dos públicos, formulando um planejamento estratégico com intuito de alcançar os objetivos traçados, o que consequentemente influenciará na imagem da organização. Com a constante evolução, o mercado vem se tornando cada vez mais crítico e exigente, buscando a transparência e a solidez das organizações através do resultado do seu trabalho. Assim, trabalhando a questão da imagem e identidade organizacional, tem-se a possibilidade de evitar que os públicos tenham uma ideia errada do que a organização representa. Portanto, uma boa imagem gera credibilidade, e pode ser um diferencial da organização em relação à concorrência.
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    O novo perfil da profissão de relações públicas
    (2015-10-14) Silveira, Marina Moesch
    O mercado de trabalho está mais competitivo e exigente. Os profissionais para, conquistar seu espaço, precisam estar de acordo com as suas exigências. Nesse ano a profissão Relações Públicas completou cem anos de existência no Brasil, os profissionais do ramo também precisam mudar o seu posicionamento frente às organizações assumindo uma postura mais estratégica do que organizacional, ou seja, assumindo um novo perfil. Comunicação integrada, empreendedorismo, internet e marketing são as áreas que irão dar o suporte necessário para formatar o novo perfil da profissão de Relações Públicas. Para entender o desenvolvimento da profissão, seus ganhos e perdas, foram realizadas entrevistas com profissionais da área que trabalharam na mesma empresa, mas em contextos diferentes, para entender as mudanças da profissão e do seu perfil ao longo dos anos.
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    A comunicação digital no protagonismo jevenil da política brasileira: narrativas das manifestações de junho/julho 2013
    (2015-10-14) Moura, Marieli Bottega de
    Os movimentos de junho de 2013 mostraram que os jovens não estão alienados e indiferentes à vida pública. A juventude saiu ás ruas em manifestações autênticas, não tuteladas por partidos ou lideranças políticas tradicionais e organizados a partir das redes sociais. Tal protagonismo juvenil já ocorreu com maior frequência no passado brasileiro, onde o jovem foi protagonista de muitas lutas e conquistas para o país. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as jornadas de junho de 2013 e a juventude como categoria e protagonista no âmbito da política brasileira, estabelecendo uma ligação entre o protagonismo juvenil e as redes sociais, a fim de entender o processo de articulação das manifestações de 2013 e as redes sociais como estratégia de organização. Tomando como ponto de partida a contextualização dos objetos em questão: juventude, protagonismo político juvenil e comunicação digital e, a partir disso, estabelecer um vínculo entre eles e analisar o caso das manifestações populares de 2013.
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    A comunicação interna como ferramenta para obtenção de resultados
    (2015-10-14) Tremêa, Géssica Taíza
    A presente monografia apresenta considerações acerca de organizações, comunicação empresarial e comunicação interna. No âmbito da comunicação empresarial destaca informações sobre a evolução histórica da mesma no Brasil bem como a comunicação empresarial na atualidade, além de áreas importantes para o desenvolvimento da comunicação nas empresas. Na sequência, traz questões relacionadas à comunicação interna, que, a exemplo da comunicação empresarial, também passou por transformações, chegando ao modelo dos dias atuais. Ainda, destacam-se instrumentos para o desenvolvimento da mesma. A comunicação interna é apresentada com foco, inclusive, no viés da valorização de pessoas bem como exemplos de organizações eleitas como as melhores para se trabalhar, analisando, entre outros pontos, a relação entre as organizações e seus colaboradores.
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    Gerenciamento de crises: o desempenho fundamental do profissional de relações públicas
    (2015-10-09) Weber, Camila Hepfner
    As organizações ao longo dos anos têm passado por diferentes reestruturações. É uma busca constante por mercado. A competição é acirrada e a compreensão de seus públicos e o relacionamento com eles é o que muitas vezes tem feito com que as grandes empresas se mantenham no “topo”. A imagem corporativa é um dos bens mais preciosos da organização e hoje vivemos em um mundo dinâmico, onde as informações ultrapassam todas as fronteiras locais e se tornam globais em questão de segundos. Isso é um problema quando uma crise chegar. Nesse sentido este trabalho tem o objetivo de destacar o importante desempenho do profissional de relações públicas no gerenciamento dessas crises, afinal esse profissional tem como principal diretriz intercambiar as relações da organização com seus públicos. A elaboração do plano de crises e a gestão estratégica do profissional de relações públicas nas ações realizadas pode transformar a impiedosa crise em algo benéfico para a organização.
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    Banco de imagem: ferramenta para o trabalho de relações públicas
    (2014-06-04) Fernandes, Jassiara Morais Horta
    O presente artigo, a partir de pesquisa bibliográfica, apresenta como a fotografia abre novas fronteiras na área de Relações Públicas demonstrando que a realidade também é interpretada por meio de informações fornecidas pelas imagens. Nesse sentido, o objetivo é a divulgação do grupo artístico Cadagy da Unijuí, por intermédio das redes sociais e a captura de algumas imagens em P&B do mesmo, que dará a base para a realização do nosso trabalho prático: uma exposição de fotos acompanhada de um espetáculo de dança. A fotografia se faz presente em nossa dia a dia. Ela é a captura dos acontecimentos, do conhecimento e vivência da realidade que se pretende retratar.
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    Comunicação digital: desafios e oportunidades
    (2012-09-06) Silva, Aline Diedrich da
    O desenvolvimento da rede mundial de computadores e a ascensão da internet com a criação do World Wide Web, provocaram transformações importantes no comportamento e nas relações entre os indivíduos. Surgem os conceitos de ciberespaço e web 2.0, e o potencial do ser humano entra em evidência. Assim, a web também passa a se constituir como um veículo de comunicação de massa. No entanto, apesar dos aparelhos serem vistos com entusiasmo, o desafio da Era da Informação, é a exclusão digital. Atualmente, dados comprovam que apenas um terço da população mundial possui acesso à internet, e diferentes questões acarretam este fato, desde os recursos financeiros até aspectos sociais e culturais.
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    A contribuição das relações públicas no processo de gestão de pessoas: a busca de satisfação interna nas organizações
    (2012-09-06) Schwanke, Simone Taisa
    A valorização das pessoas no âmbito organizacional é um tema que vem se tornando cada vez mais relevante nos dias atuais, sendo que através destas pessoas é que as organizações podem ter êxito em seus negócios. Esta monografia apresenta um breve estudo sobre as atividades do profissional de Relações Públicas dentro das organizações, focando principalmente no desenvolvimento de seu trabalho em conjunto com as áreas de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional no processo de gestão de pessoas e a implementação de ações e programas voltados para o público interno buscando a sua satisfação e promovendo um bom clima organizacional. Para evidenciar na prática as questões teóricas abordadas no presente trabalho sobre este assunto, será apresentado um estudo de caso de uma organização em que as áreas de comunicação, recursos humanos e psicologia realizam um trabalho integrado propiciando ações internas na busca desta satisfação.