Pós-Graduação - Stricto Sensu
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Navegando Pós-Graduação - Stricto Sensu por Assunto "(Des)Integração."
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Item Trajetórias de escolarização de um grupo de jovens negras no município de Jóia/RS(2021-09-22) Conceição, Cauana PeyrotEsta dissertação tem como objetivo compreender a (des)integração dos negros no município de Jóia/RS, a partir da ocupação do lugar (espaço-território), bem como olhar o espaço escolar, ao observar as trajetórias de jovens negras. Diante disso, essa está dividida em dois artigos. No primeiro artigo buscamos compreender se há forças discursivas do lugar/espaço ocupados por negros, no município de Jóia/RS. Como se deu a emergência dessas vilas? A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, baseada na história oral e na análise do discurso foucaultiana. Os resultados reafirmam que os negros constituíram suas vidas em espaços desintegrados do centro da sede do município, ocupando lugares de subalternidade espacial e socioeconômica. Forjam-se referências nos marcos de desintegração impostos pelas localizações periféricas territoriais, as margens advindas da posição de não lugar, ou ainda lugar dos pobres e “dos negros”. As vilas e suas dimensões estruturais atuam impactando a vida dos sujeitos e grupos segregados, no viés das discriminações, estigmatizados referentes a raça e ao espaço, que os tornam vulneráveis às diversas formas de violência, além de efeitos sob suas perspectivas, expectativas e atitudes, que, não raramente, reforçam suas posições de subalternidades. A segregação se dá em função de limites espaciais demarcados simbolicamente instituídos a partir de seus lugares de vivência e ligações sociais com os(as) quais se relacionam. No segundo artigo, dentre os lugares, optamos por olhar o espaço escolar, ao observar as trajetórias de jovens negras. Metodologicamente este estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, baseada na história oral, tendo como instrumento da produção de dados entrevistas semiestruturadas, por amostragem, com três jovens negras, moradoras da Vila Bráz, Vila dos Miúdos e Vila dos Bonés. Questionamos: qual a trajetória de escolarização das jovens negras no município de Jóia/RS? Quais os fatores que corroboram para essa trajetória? Observamos que os elevados índices de evasão escolar da população negra no município de Jóia/RS apontam para uma trajetória escolar de subalternidade. Essa se constitui a partir de inúmeras dificuldades (inúmeros fatores) para permanência na escola. Os fatores históricos e sociais que se entrelaçam e, numa relação de dependência mútua, não nos permitindo focar apenas em um de seus prismas, as jovens negras estudadas adotam em alguns momentos uma postura introvertida na escola por medo de serem rejeitadas ou ridicularizadas pelo seu grupo social. Essas incorporam o discurso de “fraca ou do pouco domínio da linguagem (português)” e reconhecem a interferência na escolarização, que perdura por quase toda a fase escolar, convivendo com as manifestações de reprovação. As jovens negras apresentam uma trajetória escolar desigual, o que resultou em um número de afastamentos maior do que retornos para a escola, o que indica uma interação difícil entre o sistema escolar e as alunas negras.