Pós-Graduação - Stricto Sensu
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Navegando Pós-Graduação - Stricto Sensu por Assunto "Abordagem histórico-cultural."
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Item Aprendizagem da docência: conhecimentos das ciências humanas e da natureza para os anos iniciais da escolarização(2018-05-08) Palha, Maria ReginaNeste texto dissertativo de nível de Mestrado em Educação nas Ciências discuto questões referentes à formação e significação docente, apresentando dados produzidos a partir das aulas de Didática das Ciências Humanas e Didática das Ciências da Natureza; do acompanhamento e orientação de estágio de conclusão do ensino médio-curso normal. O trabalho foi desenvolvido pela própria professora da turma, autora dos registros realizados e também das análises e relatório de estágio das alunas do curso normal. Objetivou compreender o processo de significação da docência, ou seja, a partir da significação de conceitos escolares (Ciências Humanas e Naturais) e do cotidiano que circulam de forma sistemática e intencional a escola. Há muitos estudos sobre a formação docente, mas pouco sobre a significação da docência no Curso Normal e no trabalho como educadora, bem como aquilo que interfere, contribui ou dificulta o processo formativo. Constitui o texto dissertativo, o Capítulo I, com a trajetória da pesquisadora no percurso de construção da pesquisa, com os objetivos, a problemática, a relevância do estudo e os caminhos metodológicos. Estes se efetivaram com base na Análise Textual Discursiva e na metodologia do Estudo de Caso do tipo etnográfico. O Capítulo II contempla a explicitação de conceitos relacionados à apropriação de saberes para a docência e a influência na formação do intelecto dos alunos do Curso Normal, na abordagem histórico-cultural de base vigotskiana. No Capítulo III são analisados os dados empíricos da pesquisa a partir, principalmente, da experiência como professora nas disciplinas de Didática das Ciências Humanas e da Natureza, desenvolvidas com quinze alunas do 3º ano e três estagiárias do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler de Ijuí/RS. Os dados selecionados para discussão foram produzidos a partir de categorias que, ao serem analisadas, produziram proposições que constituem o corpo do terceiro capítulo da pesquisa. De maneira geral pode-se afirmar que a abordagem histórico-cultural contribui para pensar a significação da docência de um modo diferente da maioria das discussões na área. A pesquisa contribui para o campo educacional na medida em que concebe a formação e significação docente com novos olhares.Item Desenvolvimento do pensamento computacional como dimensão estruturante da atividade do professor de cursos superiores de computação(2021-09-30) Silva, Denilson Rodrigues daA Ciência da Computação se constitui como uma área acadêmica com corpo de conhecimento próprio, que permeia e sustenta a formação de todos os profissionais da área. Nesse contexto, desde o início de seu processo formativo, os professores desses cursos de graduação direcionam esforços para desenvolver, junto aos alunos, um conjunto de habilidades e competências estruturadas a partir de conceitos e práticas fundamentais. A estas habilidades e competências está vinculada a concepção do Pensamento Computacional (PC), que considera um conjunto de processos mentais utilizado por profissionais de computação quando operam com vistas a solucionar problemas através de conceitos, técnicas, ferramentas, e práticas próprias desta área de conhecimento. Nesse sentido, o PC tem sido considerado elemento estimulador e mediador de reflexões em torno da Educação em Computação, promovendo a articulação de conceitos que viabilizam a compreensão desta área de maneira mais ampla e consistente, instaurando novos movimentos para rever o processo da própria formação acadêmica em computação. Tais aspectos têm gerado processos reflexivos sobre os limites e contornos desse tipo de pensamento, sendo este o escopo desta pesquisa, com foco no processo de desenvolvimento do PC no âmbito dos processos formativos realizados em cursos superiores de Computação. Apesar deste campo de pesquisa ter se desenvolvido a partir de propostas da área de Ciência da Computação, é possível perceber a carência de reflexão teórica, conceitual e epistemológica sobre o desenvolvimento dessa forma de pensar dentro dos próprios limites da formação profissional dessa área. Assim, esta pesquisa insere-se na linha “Desenvolvimento de Currículo e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Possui o objetivo geral de investigar as compreensões do processo de formação acadêmica dos profissionais da área de computação no que diz respeito à formação de conceitos, tendo o PC como dimensão central desse processo. De modo específico, busquei dimensionar o olhar dos professores envolvidos na formação acadêmica em Computação, tendo como base conceitual “metacognição” e “formação de conceitos” a partir de Vigotski, o que permitiu aprofundar o entendimento quanto aos processos mentais e as dimensões vinculadas ao desenvolvimento humano que subsidiam o desenvolvimento do PC nos sujeitos. As ações investigativas, de caráter empírico, foram realizadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, considerando que esta abordagem metodológica qualitativa está alinhada aos objetivos da pesquisa, uma vez que considera a utilização de uma fonte natural dos dados. Resultados obtidos sugerem ser de fundamental relevância que os currículos dos cursos de Computação contemplem explicitamente, e articulem de modo sistemático, os conceitos e habilidades vinculados a PC. Pude concluir que o desenvolvimento de consciência coletiva sobre os fundamentos desta competência cognitiva, que identifica e diferencia os profissionais de computação, deve ocorrer primeiramente entre os professores e, posteriormente, junto aos estudantes desses cursos. Ao ser trabalhado de modo autorregulado, o PC pode contribuir também para que os alunos produzam sentidos e significados acerca dos assuntos teóricos que constituem os fundamentos científicos de Computação.