MBA em Controladoria e Finanças
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Navegando MBA em Controladoria e Finanças por Assunto "Ciências sociais aplicadas"
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Item Avaliação da rentabilidade dos fundos de investimentos utilizados em uma cooperativa de crédito(2018-08-22) De Conti, Lidiane Eugênia MullerO estudo teve como objetivo analisar a rentabilidade dos fundos de investimentos utilizados em uma cooperativa de crédito comparado com os investimentos mais utilizados pelos brasileiros: a poupança e o certificado de depósito bancário (CDB). A proposta foi analisar cinco cenários de fundos de investimentos, sendo que cada cenário dispõe de um mesmo valor num mesmo período de tempo, aplicado na poupança e no CDB com um fundo de investimento disponível no site do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e, assim, comparar os resultados alcançados. Os fundos de investimentos estudados neste artigo foram: FI Invest Plus CP, Sicredi FIC RF Performance LP, Sicredi FIC FI RF Seleto LP, Sicredi FIC MM Perfil Clássico LP e Sicredi FI Ações Petrobras. A metodologia neste artigo foi definida como um estudo de caso através da análise dos fundos de investimentos citados acima e, ainda, uma pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica e qualitativa. O investimento em fundos de investimentos se tornou mais vantajoso em relação as outras opções comparadas, como a poupança e o CDB. Vale ressaltar que essa análise foi realizada com percentuais de rendimentos passados, o que não é garantia para rendimentos futuros, pois muito vai depender do perfil e a que riscos o investidor está disposto a correr.Item Estudo da aplicabilidade de créditos massificados como ferramenta de apoio na análise e concessão de crédito para a gestão de resultados na cooperativa Sicredi União RS(2018-07-11) Bohn, Djúlia DeniseA análise e concessão do crédito é um processo amplamente utilizado no sistema financeiro que, além de propiciar a relação entre credor e devedor, é uma prática que visa o fortalecimento do relacionamento entre as partes, cujo objetivo é a busca por soluções financeiras que atendam às necessidades dos envolvidos. Neste aspecto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar o processo de aplicabilidade e os fatores resultantes da utilização de créditos massificados como técnica de apoio à concessão de crédito e formação de resultados na Cooperativa Sicredi União RS. Para atender ao objetivo do trabalho, a metodologia consiste em uma pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica, documental, qualitativa e quantitativa, com a coleta de dados extraídos de documentos, relatórios e planilhas internos, pelo qual permitiu efetuar uma análise dos critérios de utilização dos créditos massificados e o resultado auferido a partir de sua utilização. Esse trabalho contribuiu para a melhoria e eficiência na gestão. Os resultados decorrentes das liberações de créditos massificados demonstram que há uma sazonalidade nas liberações, no período analisado entre 2016 e 2017. Os resultados também mostram que há uma concentração nas linhas como crédito pessoal e consignado em folha. Se analisado o percentual de consumo versus o percentual disponível dos limites carregados na ferramenta de gestão de limites, o mesmo ainda é considerado baixo, cabendo à agência efetuar ações para divulgação e prospecção desses recursos. Concluiu-se que a distribuição dos limites massificados possui enfoque nos melhores riscos e a utilização do crédito neste público tende a ser maior. Os indicadores Ever 30 Mob3 e Over 90 apontam que os créditos massificados liberados representam os menores índices de inadimplência, mantendo-se sempre em graus mínimos e constantes, o que exprimem confiança e segurança nas concessões de crédito.Item Inteligência de mercado: o estudo da competitividade no empreendedorismo feminino(2018-12-06) Peres, Caroline dos SantosO presente estudo teve como questão “Quais as ações desenvolvidas pelas empreendedoras com vistas à busca de informações no mercado atual?”, e para atender a questão do estudo utilizou-se como objetivo identificar as principais ações adotadas pelas empreendedoras de Santa Rosa, com vistas ao estudo de mercado onde as organizações estão inseridas e competem estrategicamente no cenário do mercado atual, levando em consideração seus recursos internos (inovação) e externos (oportunidades) através da inteligência de mercado e as capacidades dinâmicas. Para a elaboração do estudo foi utilizada a pesquisa exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos foi bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com quatro empreendedoras do município, através de um questionário estruturado, as entrevistas foram gravadas, transcritas e após analisadas qualitativamente. Observou-se através do estudo que as empreendedoras identificam dentro de suas organizações como pontos fortes o atendimento e qualidade dos seus produtos e serviços, quanto aos pontos fracos a falta de planejamento organizacional interno. Referente as oportunidades foi destacado o bom relacionamento com os clientes, inovação e aceitação de produto, já como ameaças as empreendedoras destacaram a alta concorrência, muitas vezes sendo pela facilidade de aquisição de mercadorias exportadas. Com relação a “Inteligência de Mercado”, foram analisados os quatro fatores referentes a tema: Mercado, concorrentes, fornecedores e clientes. Por fim, com relação as capacidades dinâmicas, foi estudado a forma com que as empreendedoras executam as capacidades: absortiva, adaptativa e de inovação. Conclui-se com o presente estudo que as empreendedoras buscam informações externas no mercado para que assim possam competir estrategicamente no ramo em que atuam, através dos itens de inteligência de mercado e capacidades dinâmicas.