MBA em Controladoria e Finanças
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Navegando MBA em Controladoria e Finanças por Assunto "Comércio."
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Item Gestão de custos e análise de resultados na atividade comercial: um estudo de caso da Loja Buzina.(2018-07-13) Wojciechowski, MarisaO estudo realizado tem o objetivo de propor um sistema de custos e preços para uma pequena empresa comercial, de forma que proporcione informações para o seu processo de tomada de decisões, incluindo a precificação, margem de contribuição e lucratividade. A metodologia é de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa com procedimentos bibliográficos, análise documental e entrevista não-estruturada. Para atender o objetivo foram coletados dados juntamente com o sócio proprietário consequentemente foram calculados o mark-up, preço orientativo, preço mínimo, margem de contribuição ponto de equilíbrio e margem de segurança. Considerando os resultados encontrados nota-se a importância da contabilidade de custos em pequenas empresas comerciais, onde a precificação sem parâmetros acaba gerando resultados não tão atrativos, quanto poderiam ser, se fossem considerados um sistema de custos, preços e resultados. Constatou-se que para a empresa Buzina é indispensável a utilização da contabilidade e gestão de custos, em função dos resultados encontrados durante o estudo, onde diversos produtos vendidos encontram-se com margens e resultados muito diferentes da imagem que o empresário tinha, na qual ele considerava como seus produtos mais rentáveis, o que não se confirmou durante o estudo. Conclui-se que para essa pequena empresa comercial se desenvolver, necessita do acompanhamento da contabilidade de custos e gestão de preços, instrumentalizando o gestor na sua tomada de decisão.Item Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas(2018-12-06) Gerhardt, Rosimar MatiasAlgumas ferramentas empresariais são fundamentais para manter as organizações competitivas e economicamente viáveis no mercado, entre elas está a gestão estratégica dos custos que visa fornecer as informações necessárias para proporcionar vantagem competitiva. Dentro da análise dos seus custos, as empresas podem visualizar a potencialidade de cada produto em gerar lucro, deixando clara a contribuição de cada um na amortização dos gastos fixos e nos lucros, fazendo uso da ferramenta margem de contribuição (MC). O objetivo do estudo é analisar a utilização da margem de contribuição por linha de produtos no comércio de tintas e apurar a combinação de vendas para obter melhores resultados e definir estratégias de posicionamento no mercado. Sob o enfoque metodológico de estudo aplicado e descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para realizar um estudo de caso aplicado em um uma loja de tinta do município de Santa Maria, com uma abordagem qualitativa e documental. Para obter os resultados desejados, primeiro determinaram-se os custos para cada linha de tintas comercializada na empresa (decorativa e automotiva), os custos em comum as duas e o volume de vendas anual de cada linha de produtos, sendo os custos em comum rateados por meio da margem de contribuição de cada linha de produto. Dessa forma, observou-se que a linha decorativa proporciona um lucro de 13,0% em relação ao volume de vendas, enquanto o lucro para a linha automotiva é de 5,0%. No entanto, conclui-se que apesar de as tintas automotivas serem menos rentáveis, elas colaboram na diluição dos custos em comum e, por consequência, rentabilizam a linha decorativa. Além disso, sugere-se como estratégia, introduzir