Educação Especial - Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/449
Navegar
Navegando Educação Especial - Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem por Assunto "Diferença"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Caminhos da inclusão na educação infantil: uma experiência no município de Ijuí/RS(2012-07-23) Cossetin, Eliane Fátima MariottiA presente pesquisa intitulada Caminhos da inclusão na Educação Infantil: uma experiência no município de Ijuí/RS pretende mostrar que ainda estamos trilhando os caminhos da inclusão desejada, mas que muito já está sendo alcançado na medida em que educadores sensíveis e comprometidos, vão mudando o seu modo de olhar para as diferenças e aos poucos procuram entender, conhecer e contribuir para que todos tenham as mesmas oportunidades, independente da sua condição física, psicológica, social ou cognitiva. Este trabalho apresenta experiências e expectativas de profissionais de uma escola de Educação Infantil do município de Ijuí, explicitando a complexidade e seriedade com que trabalham pela educação de qualidade para todos. Sendo assim, o universo investigado nessa pesquisa envolve escola, professoras, auxiliares de educação infantil, equipe diretiva e uma mãe que tem filha com deficiência, atualmente incluída na escola. Portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com viés etnográfico, que teve como técnica a observação participante, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário com questões semi-estruturadas, observação e registros. A visão de uma educação para todos demonstra a preocupação de repensar os papéis que passam a ser desempenhados pelas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental diante dessa nova realidade.Item A escola, a diferença e os sujeitos que nela operam(2012-07-23) Oliveira, Rosenara Beatriz deEmbora sendo um estudo localizado, o presente trabalho tem como propósito a reflexão sobre aspectos considerados relevantes para viabilizar uma educação de fato inclusiva, bem como quais as condições pessoais / profissionais dos sujeitos da escola para uma atuação que acolha e respeite a diversidade. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, nos propomos a ouvir profissionais de uma escola regular, da rede privada do município de Santo Ângelo- RS, que atuam com sujeitos com necessidades especiais, mantendo constante interlocução com a literatura da área e a fala dos entrevistados. Para compreendermos a escola de hoje, torna-se necessário olharmos para o passado. Dessa forma, procuramos fazer um breve resgate histórico sobre as mudanças e avanços que ocorreram no mundo todo em relação à Educação Especial, em busca de uma educação inclusiva como forma de combater atitudes discriminatórias e garantir uma educação para todos.