Educação Especial - Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem

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    Os caminhos da inclusão no mercado de trabalho
    (2012-09-21) Machado, Gisele Cristina
    O trabalho a seguir apresenta uma produção teórica acerca dos caminhos percorridos na inclusão no mercado de trabalho. Após leituras de autores renomados sobre o assunto, trago algumas contribuições para esta reflexão. O ponto de partida iniciou-se pelo discurso da responsabilidade social, colocando as margens sociais do momento histórico vivido. As leituras partiram da possibilidade de articulação com a lei de cotas, destacando pontos importantes para a inserção das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. Este estudo monográfico é composto por três capítulos. O primeiro trata de conceituar o mercado de trabalho e a responsabilidade social atribuindo às demandas da legislação no movimento do trabalho. O segundo apresenta referências acerca da legislação e as deficiências considerando as diferenças. E no terceiro capitulo apresenta as discussões e analises da pesquisa de campo realizada no município de Ijuí, tratando de enfocar as três pontos para perceber a inclusão que consiste: a visão do gestor, dos trabalhadores e da assessoria para com as empresas e funcionários incluídos. Com isso, os objetivos pretendidos são o de explorar o tema e teorizar acerca de como ele é percebido e elaborado no meio social.
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    Caminhos da inclusão na educação infantil: uma experiência no município de Ijuí/RS
    (2012-07-23) Cossetin, Eliane Fátima Mariotti
    A presente pesquisa intitulada Caminhos da inclusão na Educação Infantil: uma experiência no município de Ijuí/RS pretende mostrar que ainda estamos trilhando os caminhos da inclusão desejada, mas que muito já está sendo alcançado na medida em que educadores sensíveis e comprometidos, vão mudando o seu modo de olhar para as diferenças e aos poucos procuram entender, conhecer e contribuir para que todos tenham as mesmas oportunidades, independente da sua condição física, psicológica, social ou cognitiva. Este trabalho apresenta experiências e expectativas de profissionais de uma escola de Educação Infantil do município de Ijuí, explicitando a complexidade e seriedade com que trabalham pela educação de qualidade para todos. Sendo assim, o universo investigado nessa pesquisa envolve escola, professoras, auxiliares de educação infantil, equipe diretiva e uma mãe que tem filha com deficiência, atualmente incluída na escola. Portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com viés etnográfico, que teve como técnica a observação participante, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário com questões semi-estruturadas, observação e registros. A visão de uma educação para todos demonstra a preocupação de repensar os papéis que passam a ser desempenhados pelas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental diante dessa nova realidade.
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    A escola, a diferença e os sujeitos que nela operam
    (2012-07-23) Oliveira, Rosenara Beatriz de
    Embora sendo um estudo localizado, o presente trabalho tem como propósito a reflexão sobre aspectos considerados relevantes para viabilizar uma educação de fato inclusiva, bem como quais as condições pessoais / profissionais dos sujeitos da escola para uma atuação que acolha e respeite a diversidade. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, nos propomos a ouvir profissionais de uma escola regular, da rede privada do município de Santo Ângelo- RS, que atuam com sujeitos com necessidades especiais, mantendo constante interlocução com a literatura da área e a fala dos entrevistados. Para compreendermos a escola de hoje, torna-se necessário olharmos para o passado. Dessa forma, procuramos fazer um breve resgate histórico sobre as mudanças e avanços que ocorreram no mundo todo em relação à Educação Especial, em busca de uma educação inclusiva como forma de combater atitudes discriminatórias e garantir uma educação para todos.
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    Síndrome de Talidomida: seus significados
    (2012-07-19) Schreiner, Maria Luiza
    A Síndrome de Talidomida é originada pela má formação Congênita ocasionada pelo medicamento do mesmo nome utilizado como sedativo na década de 50. Pretende-se com esse projeto de estudo de caso, identificar a significação que a Síndrome de Talidomida adquiriu nos sujeitos desta pesquisa; como os sentimentos foram vivenciados ao longo de suas vidas; quais sentimentos foram gerados na descoberta da deficiência; identificaras estratégias e as mudanças relacionadas à rotina familiar; citar os principais acontecimentos e fatos que marcaram a infância, a adolescência e hoje na idade adulta, quais suas perspectivas e objetivos a fim de melhorar sua qualidade de vida. Os instrumentos de coletas de dados foram através de entrevistas semi-estruturadas, os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo lingüístico das informações fornecidas a fim de compreender os objetivos propostos e as repercussões vivenciadas pelos sujeitos portadores desta Síndrome. De acordo com dados obtidos foi possível apontar a vivência de situações de grandes dificuldades evidenciando-as no início da vida social, escolar, bem como uma realidade com limitações físicas, de adaptações, porém com intensa programação social e perspectiva de uma melhor qualidade de vida e de maior independência em ambos os sujeitos.
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    Dislexia: no contexto escolar; um estudo de caso
    (2012-05-23) Silva, Cristiane Lima da
    O objetivo da presente pesquisa é buscar subsídios teóricos para compreender a dislexia Buscou-se abordar o olhar da educadora, as diferenciações entre dificuldades, transtornos e distúrbio de aprendizagem, bem como a definição da dislexia e o sujeito e suas relações com a aprendizagem. O campo teórico encontra-se apoiado nas contribuições de Jean Piaget e Lev Semenovitch Vygotsky, bem como seus seguidores. O campo empírico da pesquisa foi desenvolvido a partir de um estudo de caso. A pesquisa teve como objetivo analisar alguns dados práticos (cotidiano escolar- sala de aula) com a teoria, dialogando com as possibilidades e as (im)possibilidades de um aluno com “possível” diagnóstico de dislexia1. Durante as observações o sujeito da pesquisa passou por grandes transformações (construção do conhecimento), mas ao mesmo tempo em que essas transformações aconteciam, percebia-se que se voltava à estaca zero. Apresentavam-se possibilidades e essas eram esgotadas e muitas vezes não davam certo, por isso que tínhamos mais impossibilidades do que possibildades. Dessa forma, pensar no sujeito da pesquisa como um aluno disléxico, mas que ao mesmo tempo não tinha um diagnóstico feito por uma equipe multidisciplinar, que eram apenas desconfianças da professora e uma fala isolada da neuropediatra. Analisou-se que o sujeito deveria ser visto a partir da sua singularidade e não da sua ‘limitação’. Um sujeito que leva o educador a pensar e repensar no contexto de sala de aula, compreender que os alunos que fazem parte da turma requerem diferentes possibilidades de aprendizagem, aprender a dialogar com as diferentes maneiras de aprender do sujeito aluno.