Educação Especial - Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/449
Navegar
Navegando Educação Especial - Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem por Assunto "Estudo de caso"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Desafios e possibilidades escolares sobre autismo: estudo de caso na APAE de Ajuricaba-RS(2012-01-11) Cigana, Maristela Daiana ClevestonEste estudo de caso tem como base fundamental a análise das possibilidades de intervenção pedagógica em uma criança autista. Seu objetivo principal foi discutir e estabelecer qual programa educacional é mais apropriado para esta criança. Para isso foi escolhido três programas mais utilizado (ABA, TEACCH, e PECS), e para conhecer melhor o sujeito em estudo foi realizada uma anamnese com os pais, pesquisas sobre questões relevantes acerca do autismo, legislação, bem como o conhecimento do Sistema Educacional Especial de Ensino, onde foi realizada esta pesquisa. O resultado deste estudo de caso apontou que os métodos educacionais, embora com abordagem um pouco distintos fundamenta - se no mesmo propósito: um sistema a base de figuras visuais que buscam o desenvolvimento da linguagem e habilidades das crianças autistas. O sujeito autista em estudo abordado neste estudo de caso, conseguiu assimilar aos estímulos a ele lhe proporcionados através dos métodos utilizados direcionando ao educador a tarefa de avaliar o educando, buscando a melhor maneira de abordar estes métodos no sentido que estes possam aprimorar suas habilidades.Item Inclusão de uma aluna com síndrome de west numa escola infantil(2012-05-04) Torres, Denise FigueiróEste estudo de caso busca identificar estratégias pedagógicas para uma criança com síndrome de West. Seu objetivo principal foi possibilitar meios para que ela pudesse desenvolver seu processo de ensino aprendizagem e socialização. Para conhecimento do sujeito em estudo foi realizada uma anamnese com a mãe, pesquisas sobre a Síndrome em questão, aplicação do teste de Gessel, assim como atividades direcionadas para esse fim. O resultado deste estudo de caso apontou que o sujeito com Sindrome de West necessita que todas as áreas sejam trabalhadas e estimuladas constantemente, como por exemplo: comportamento pessoal-social , cognitivo, adaptativo dentre outros. A criança do estudo de caso conseguiu realizar todas as atividades que a ela foram propostas, embora com suas limitações motoras, cabe destacar que há possibilidades de envolvê-la em atividades pedagógicas e de socialização, devemos pensar que a aprendizagem ocorre na interação sendo que o lúdico torna-se educativo quando desperta na criança a curiosidade. Precisamos utilizá-lo como facilitador da aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras pedagógicas despertam nas crianças o gosto pela vida e a criança com síndrome de West necessita ainda mais dessa ludicidade.