Matemática
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Item Entendimentos apresentados por estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental acerca dos números inteiros: uma analise a partir do desenvolvimento de questões no aplicativo Mathgo(2020-02-21) Richter, Joel LuisA educação formal, em nível de Educação Básica, é essencial na formação/constituição dos seres humanos. Possibilita, a partir da aprendizagem de conhecimentos de diferentes áreas, o desenvolvimento cognitivo, o que amplia as possibilidades de o sujeito viver em sociedade e na sua formação profissional. Nesse contexto, a Matemática, como uma área de conhecimento, é fundamental. Porém, pesquisas como a de Soares (2007) indicam o baixo desempenho dos estudantes com relação a habilidades que consideram conceitos matemáticos, de forma especial aos relacionados a números inteiros. Nesse sentido, a pesquisa que embasa o presente artigo, tem como objetivo identificar e analisar entendimentos produzidos por alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública do município de Ijuí, acerca dos números inteiros, com o desenvolvimento de um questionário no aplicativo MathGO onde as questões são baseadas no que propõe três Descritores (16, 18 e 20) da Prova Brasil. A partir dos resultados e com base em Van de Walle (2009), Glaeser (1985) e Teixeira (1993) é realizado um levantamento de potencialidades e dificuldades encontradas na resolução dos exercícios.Item A significação dos conceitos círculo e circunferência por estudantes do 9º ano: entendimentos produzidos a partir da elaboração e desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagem(2020-02-21) Padoim, Laís BaiottoA matemática é uma área do conhecimento que contribui na formação do estudante por meio de aprendizagens que possibilitam o desenvolvimento de diferentes habilidades. Porém, é relevante destacar que muitas vezes os alunos possuem dificuldades em compreender os conceitos matemáticos e demonstram desinteresse em aprender. Nesse contexto, a presente escrita constitui-se a partir de uma pesquisa norteada pela seguinte questão: quais aspectos de situações desencadeadoras de aprendizagem mostram-se potenciais na significação dos conceitos círculo e circunferência, seus elementos e suas relações, por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental? Os dados empíricos foram produzidos a partir de ações desenvolvidas como residente do Programa Residência Pedagógica com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As análises constituíram-se a partir das unidades: Situações problemas na promoção da articulação de aspectos práticos e teóricos no estudo dos conceitos círculo e circunferência; e a percepção de regularidades e a instituição de processos de generalização. Para análises serão considerados aspectos teóricos apresentados, especialmente, por Moura (2010) e Moretti (2007). Ao propor um problema, que integra uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem, este deve promover a criação de uma necessidade e, assim, motivos para que o aluno se envolva na resolução. Desta forma o processo de generalização é instituído quando a Situação Desencadeadora de Aprendizagem estiver vinculada com o conhecimento teórico produzido com e a partir da prática.Item O conceito número fracionário na ideia parte-todo: entendimentos apresentados por alunos do 6º ano do ensino fundamental(2020-02-21) Cavallin, AlanO artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com o 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. No desenvolvimento da pesquisa foram apresentadas aos alunos 10 questões, cuja análise possibilitou a identificação e compreensão dos entendimentos produzidos pelos alunos acerca do Número Racional na representação fracionária, significado parte-todo. Para análise foram organizadas duas unidades: partição de um todo em partes iguais, qual é o inteiro?; e dupla contagem: um obstáculo que precisa ser superado, considerado como aporte teórico, principalmente por Nunes; Bryant (1997), entre outros. Como resultado foi possível indicar que os estudantes muitas vezes não consideram o inteiro corretamente, ou seja, não o identificam, tanto para inteiro contínuo, quanto para inteiro discreto. A dupla contagem para alguns alunos pode ser identificada, pois não compreendem o número fracionário como único e com representatividade, visto apenas como dois números naturais. Percebemos o domínio de um determinado conteúdo pelos alunos, quando são contempladas situações em contextos diferentes. Nas questões proposta os alunos reconhecem o conceito apenas em determinadas situações, onde muitas vezes, aquelas onde pela escola é dada com prioridade, por exemplos representações na forma geométricas.Item As potencialidades e limitações do uso da Modelagem Matemática na significação de conceitos de função Polinomial de Segundo Grau(2020-02-21) Fortunato, JesséA presente pesquisa teve por objetivo identificar as potencialidades e as limitações do uso da modelagem matemática na significação de conceitos de função polinomial de segundo grau, fazendo uma análise das etapas constitutivas da modelagem segundo a estrutura de (Bassanezi, 2015) com uma proposta pedagógica desenvolvida em uma turma de ensino médio da rede publica de ensino. Configurou-se como material empírico uma entrevista preliminar com a turma, registros dos alunos, diário de campo do residente pedagógico, além de fotos, vídeos e demais anotações que foram analisados segundo Bassanezi (2015), Barbosa (1999), Meyer, Caldeira e Malheiros (2011), Pais (2018). Á partir desta análise é possível perceber e elencar os pontos fortes e os aspectos que podem ser mais bem trabalhados. Podemos ressaltar que as principais potencialidades da proposta de do uso da modelagem matemática foi a possibilitar um trabalho mais dinâmico fora da sala de aula, fugindo assim dos padrões de ensino tradicionais, a participação na escolha do tema foi potencial para o desenvolvimento da atividade, atraindo mais a atenção e interesse dos alunos, tudo potencializado com auxilio dos recursos tecnológicos. Porém, destacamos que existem ainda os desafios destas propostas, mesmo sendo algo diferente para os alunos, nem todos acabam se interessando pela proposta, além que este tipo de encaminhamento exige mais trabalho e domínio do assunto por parte do professor, por justamente não ser algo pronto, ao longo da atividade que os problemas iram surgindo.Item A Matemática e as articulações curriculares de uma escola do Campo do Município de Ijuí: uma perspectiva pelo viés da Etnomatemática(2020-02-21) Oizimas, Bruno MegierA presente pesquisa busca através da modalidade de uma escola do campo do município de Ijuí compreender as suas preposições, no espaço, no sujeito e da realidade em que ela está inserida. A partir da realidade e dos sujeitos que fazem parte deste meio, foi desenvolvida uma pesquisa, que propiciou entendimentos capazes de compreender e identificar a importância desta modalidade de ensino, bem como embasar-se nos processos de formação do professor, de como qual deve tomar as melhores ações e encaminhamentos para que seu planejamento contemple o ensino envolvendo a realidade dos estudantes. A partir da etnomatemática foram identificados aspectos que articulem o entendimento matemático nessa escola do campo, as preposições serão discutidas através de Ubiratan D’Ambrósio, das Leis e Diretrizes que norteiem as escolas do campo, o Projeto Político Pedagógico, e um questionário aplicado à duas educadoras da escola que se constitui como campo de pesquisa. Assim podemos destacar que os resultados obtidos possibilitam compreender como as professoras se constituem enquanto sujeitos pertencentes a este espaço educativo, bem como, de que forma se organiza as proposições nesta escola, havendo indícios de que ocorram articulações com da etnomatemática, bem como salientar a especificidade da escola em geral.Item Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio(2020-02-21) Guterres, PedroA presente escrita constitui-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como questão norteadora: Quais entendimentos são apresentados por alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, acerca do conceito função quadrática, a partir do desenvolvimento de questões que consideram o uso do software GeoGebra? Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de 4 questões referente ao conceito função quadrática, aplicadas em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. No desenvolvimento das questões foi considerado o uso do software GeoGebra. As análises consideraram, especialmente, proposições apresentadas por, Bayer (1998), BRASIL (1998), Caraça (1998), Garbi (2007), Hariki; Onaga (1981 ,Kenski (2007),Lima (2010), Pereira (2012), Rego ( 1995) e Ribeiro (2013), e se fizeram por meio de três unidades: Raízes da função e o estudo do sinal; Vértice da Parábola: valor de máximo e de mínimo; e Significado conceitual dos parâmetros na função quadrática: quais entendimentos podem ser produzidos? Os resultados da pesquisa indicam que o software possibilitou a construção da representação gráfica de forma rápida e prática, também possibilitou a visualização dos alunos do comportamento da parábola a partir da análise da representação gráfica. Foi possível indicar, ainda, que os alunos apresentaram entendimentos relacionados as raízes da função, à parábola e aos parâmetros a, b e c da função f(x)=ax²+bx+c, porém, um número considerável de estudantes apresentou dificuldades acerca da função dos parâmetros no comportamento da função.Item Aprendizagem de conceitos relacionados a Homotetia, por alunos do 9º ano de uma Escola da Rede Municipal de Ijuí, utilizando material concreto manipulável como recurso didático(2020-02-21) Noviski, Nadine FriedrichO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática - Licenciatura, a partir de uma intervenção no 9º ano do ensino fundamental, tendo como finalidade uma pratica pedagógica que utilizasse material concreto manipulável como recurso didático, para o estudo do descritor 7 de matemática propostos na Prova Brasil/SAEB, se configuram como sujeitos da pesquisa estudantes de uma escola de rede municipal, localizada no município de Ijuí. É de abordagem qualitativa revestindo-se de um caráter bibliográfico e interpretativo buscando identificar de que forma a proposição de um ensino a partir do uso de materiais manipuláveis como recursos didáticos, em uma aula de matemática, proporciona ao aluno a elaboração e ampliação de conhecimentos e significados sobre o conceito de homotetia. A análise dos dados apresentados foi desenvolvida a partir de proposições apresentadas por Tozoni-Reis (2010), Bairral (2009), Lorenzato (2006), Vergnaud (1998, 1988, 1996, 2012, 1994, 1990), Magina (2001), Pais (2018). O material empírico considerado para as análises foram os questionários, registros dos alunos, fotos e o planejamento do professor. A partir da análise dos dados e das proposições dos autores, foram definidas duas Unidades de análises: i) Os sentidos e significados atribuídos e reconstituídos através da exploração do material concreto manipulável; ii) O constante estado de devir dos conceitos e as aprendizagens que ainda não foram constituídas. Os resultados indicam que a partir da manipulação dos materiais concreto é possibilitada a mobilização de conhecimento anterior e articulação com novos conceitos, gerando novas aprendizagens, que se constituem dentro de um campo conceitual. Porém esses conceitos não estão prontos. Estão sempre numa estado de devir, sendo modificado, evoluindo se constituindo.Item Trabalhos de Conclusão de Curso: um olhar para as produções de um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática – Período de 2012 A 2019(2020-02-21) Silva, Danieli Baumhardt daA presente escrita se constitui a partir de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o que vem sendo pesquisado nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Matemática Licenciatura da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), entre o ano de 2012 e 2019. A referida pesquisa considera como dados empíricos o Projeto Político Pedagógico do curso de matemática licenciatura, bem como Trinta e Oito Trabalhos de Conclusão de Curso que foram retirados do site da biblioteca virtual desta universidade (Unijuí), considerando: Título, Resumo e Palavras Chaves das referidas pesquisas. Esta pesquisa tem como intenção responder a seguinte questão: Quais assuntos e conteúdos vem sendo abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional de Educação, Unijuí? Os dados e excertos coletados dos TCCs foram analisados, principalmente a partir das proposições de Fiorentini e Lorenzato (2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2016). Apontados como resultados a articulação entre as temáticas investigadas e os eixos norteadores constituintes do PPC do curso, bem como, o reconhecimento da importância do Trabalho de Conclusão de Curso e a reflexão acerca de procedimentos que constituem a Formação do Professor de Matemática em um Ensino Superior. Nesse sentido, o curso de Matemática junto ao TCC possibilita ao futuro professor análises de materiais concretos, assim como atividades de ensino e aprendizagem, em escolas e instituições de ensino fundamentais para a formação profissional do professor de matemática. Foi observada a presença de aspectos e temáticas consideradas como norteadoras pelo PPC do curso de forma bastante expressiva. Evidenciou ainda que a realização de um TCC é um espaço privilegiado na constituição do profissional professor à medida que possibilita a reflexão sobre práticas realizando uma articulação entre estes e a teoria.Item Estratégias de resolução de situações problemas envolvendo números inteiros por alunos do 7º ano do ensino fundamental(2019-12-16) Kochenborger, Everton Luís SchusterO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como questão norteadora da pesquisa “Quais as estratégias consideradas por alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de situações problemas que envolvem números inteiros?”. Para produção dos dados empíricos foram elaboradas quatro situações problemas, sendo estas desenvolvidas em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual. As quatro situações problemas consideradas envolveram números inteiros e operações adição e subtração com este conjunto numérico em diferentes contextos. No decorrer do artigo, procurou-se analisar e investigar quais as dificuldades ou compreensões já estabelecidas e as estratégias tomadas, sendo que o conteúdo já era de conhecimento da turma. Para a análise dos dados produzidos foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Van de Walle (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). As estratégias usadas pelos grupos na resolução das situações problemas foram agrupadas considerando recorrência e são apresentadas estejam elas adequadas ou não. De acordo com a pesquisa foi observado semelhanças no desenvolvimento apresentado por alguns grupos, considerando duas formas diferentes como estratégia, uma foi representação na forma figural, modelo este trabalhado por Van de Walle, e a outra realizando cálculos. Aponta-se assim, o quanto o professor deve ser criterioso e atento nas suas proposições, pois cada aluno é único e seus conhecimentos o tornam assim.Item Análise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° ano(2019-02-07) Schaefer, Mireli PatríciaO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar.Item O conceito função a partir das proposições da base nacional comum curricular (Brasil, 2017) na unidadetemáticaálgebra(2019-01-04) Ernandes, Emanoela AlessandraO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática - Licenciatura, a qual analisa como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) na Unidade Temática Álgebra, apresenta o conceito Função para o Ensino Fundamental- Anos Iniciais e Anos Finais. A pesquisa parte da questão: como o conceito Função é tratado na Unidade Temática Álgebra pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017)? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, a partir de proposições apresentadas por Boralho (2017), Vale (2007), Caraça (1998), Dante (2009), Gil (2008), Pires (2000), Botelho e Rezende (2011), Bonini et al (2018), Junior (2016), Van de Walle (2009), Silva (2015), Ponte, Branco e Mattos (2009), Triches (2018), Reis (2017), Nascimento (2009), Fortunato (2013), Vasconcelos (2008). O material empírico considerado para as análises é a Base Nacional Comum Curricular. A partir da análise dos dados e das proposições do autores, foram definidas duas Unidades de análises: i) A Unidade Temática Álgebra na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017); ii) O conceito Função apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Os resultados indicam a partir dos Objetos de Conhecimento que o conceito Função, é considerado durante toda a Base Nacional Comum Curricular, sendo ampliado e complexificado a cada ano da Educação Básica. No decorrer dos Anos Inicias a BNCC (2017) considera diferentes contextos, mas todos estes relacionados as ideias de: Padrão, Sequência e Proporcionalidade. As Habilidades consideradas para os Anos Finais apresentam, a partir das análises, que as ideias de Contextualização e Interdisciplinaridade, surgem como um principio pedagógico, mas atrelado especialmente a resolução de problemas que pode considerar diferentes contextos.Item A Teoria das Affordances como ferramenta de análise para uma proposta de ensino de vetores utilizando o software GeoGebra(2019-01-04) Maroski, Marcelo WachterO presente artigo foi desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com o objetivo de investigar como o docente, ainda que em processo de formação inicial, percebe as possibilidades oferecidas pelas ferramentas do software GeoGebra. Para a coleta dos dados empíricos, recorreu-se à colaboração de uma acadêmica do curso de Matemática – Licenciatura da UNIJUÍ, solicitando que ela representasse no GeoGebra algumas situações que consideravam o tratamento dado aos vetores pela Geometria Analítica. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se, principalmente, a Teoria das Affordances, apresentada por Gibson (1986), procurando demonstrar que os seus elementos, associados aos conhecimentos profissionais do professor de Matemática, de acordo com as ideias de autores como Mishra e Koehler (2006), Olofson, Swallow e Neumann (2016) e Palis (2010), possuem grande relevância em uma proposta de ensino que considera a utilização de recursos tecnológicos digitais, permitindo, assim, que o docente utilize de forma adequada a tecnologia a sua disposição.Item O pensamento relacional e generalizante no desenvolvimento do pensamento algébrico(2019-01-04) Bomhart, CamilaNa presente escrita estão apresentados resultados de uma pesquisa qualitativa. O alvo da pesquisa é identificar de que forma ocorreu o desenvolvimento do pensamento algébrico, considerando dois pensamentos fundamentais para esse processo: o pensamento relacional e o pensamento generalizante. Os dados foram produzidos através de uma atividade desenvolvida com uma turma de 8° Ano do Ensino Fundamental, na qual a Álgebra estrutural se fez presente através do estudo de polinômios. As análises possibilitam afirmar que tanto o desenvolvimento do pensamento relacional como o desenvolvimento do pensamento generalizante se mostraram evidentes nas ações dos estudantes durante a realização desta atividade desencadeadora de aprendizagem, constituindo assim elementos importantes no desenvolvimento do pensamento algébrico.Item Organização do ensino do conceito função: o nuclear do conceito e motivos para que os alunos queiram aprender(2019-01-04) Schwade, AlineA organização do ensino, de acordo com Moura (1996), deve considerar como objetivo a educação humanizadora do indivíduo, sendo esta, estruturada em torno da atividade orientadora de ensino. Nesse contexto, a presente escrita se faz a partir de uma pesquisa que tem como objetivo identificar e compreender aspectos relevantes na organização do ensino de conceitos matemáticos. Este objetivo é delimitado pela seguinte questão: Quais aspectos da organização de ensino do conceito Função quadrática são considerados por uma licencianda, com enfoque especial àqueles relacionados ao nuclear do conceito Função Quadrática e aos motivos para que o estudante queira aprender? Tendo em vista o Relatório de um Estágio Curricular Supervisionado produzido por uma licencianda de um Curso de Matemática, como material empírico, as análises desenvolveram-se a partir de duas unidades; e as condições de análise são ampliadas especialmente por Moura (1996, 2000, 2002, 2010), Van de Walle (2009), Caraça (1984) e Cedro (2008). O estudo desenvolvido permitiu identificar que a organização do ensino, apresentada no Relatório de Estágio contemplou o nuclear do conceito função quadrática, com o intuito de possibilitar a constituição do sistema de relações conceituais pelo estudante. O movimento de reflexão sobre a organização do ensino possibilita o professor a compreender melhor as relações conceituais e reorganizar as ações que objetivam o ensinar com a finalidade de aproximar o estudante de um determinado conhecimento.Item A contribuição do uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de equação de 1° grau em uma turma do ensino fundamental(2019-01-04) Gonçalves, Jéssica ZilioO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa e traz como o uso da Tecnologia pode contribuir no processo de ensino / aprendizagem em aulas de caráter exploratório/investigativo sobre Equação (1° Grau). Nas discussões são consideradas ações realizadas com alunos de uma turma multisseriada do 8° e 9° ano do ensino fundamental da rede pública do município de Jóia – RS, desenvolvida a partir do Estágio Curricular Supervisionado – Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa parte da problemática: De que forma as aulas com caráter exploratório/investigativo que consideram recursos da tecnologia de informação e da comunicação contribuem na aprendizagem/compreensão do conceito de equação de 1° grau por educandos do ensino fundamental? A análise de dados apresentados configura-se como qualitativa, sob as proposições dos autores: Ponte (2003), Fiorentini e Lorenzato (2006), Van de Walle (2009), Borba e Penteado (2007), Junqueira e Valente (1998). O material empírico constitui-se: o planejamento do plano de estudo, o artigo elaborado na disciplina de estágio (o estágio foi realizado em dupla, sendo as escritas também elaboradas em conjunto, assim o artigo é referido á Rodrigues, 2017), cópia de cadernos dos alunos e fotos das aulas. Os resultados indicam que através da visualização e da manipulação no objeto virtual, contribuem na compreensão e na ressignificação de conceitos matemáticos pelos educandos e através da problematização, registros e sistematizações do conceito faz a mediação do processo de construção do conhecimento.Item Número racional na representação fracionária: entendimentos produzidos por estudantes de uma turma do 9º ano do ensino fundamental(2019-01-04) Rodrigues, Andréia de FátimaO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como objetivo apresentar entendimentos produzidos por estudantes de uma turma de 9º ano do ensino fundamental sobre os significados do número racional na representação fracionária: número, parte-todo, medida, operador multiplicativo, quociente e razão. Os dados foram produzidos a partir de 12 questões, as quais relacionadas aos seis significados do número racional na representação fracionária foram aplicadas em uma turma de 18 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental. Para as análises foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Nunes et al (2003), Brasil (1998), Referencial Curricular (2009), Vaz (2016), Nunes e Bryant (1997) e Merlini (2005). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: I) Entendimentos produzidos pelos alunos do 9º ano sobre o número racional na representação fracionária a partir de seus diferentes significados; II) Significado Número; III) Significado Parte-todo; IV) Significado Razão; V) Significado Medida; VI) Significado Quociente; VII) Significado Operador Multiplicativo. De acordo com a pesquisa pode ser observado que existe uma grande fragilidade no entendimento dos estudantes com relação ao número fracionário e bem marcado o frequente uso do significado Parte-todo.Item O ensino e a aprendizagem do conceito proporcionalidade a partir de temas ambientais, com alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental(2018-12-05) Manjabosco, Evandro CarlosO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa aspectos relacionados ao ensino e a aprendizagem de conceitos interligados à proporcionalidade considerando temas ambientais, especificamente, desmatamento e reflorestamento. Como material empírico foi considerado planejamento de aulas de Matemática e registros produzidos por alunos de uma turma de 7º ano, de uma escola pública da rede estadual, localizada no município de Ijuí, a partir de ações desenvolvidas em Estágio Curricular Supervisionado. As análises constituíram-se, especialmente, por Brasil (1998, 1999), Lorenzato (2010), Fraga et al (2012) e Tomaz; David (2017). Como conclusão é indicado o desafio que é para o professor planejar aulas de Matemática levando em conta temáticas do cotidiano do aluno, mas também fica um indicativo que ensinando desta forma a chance de se obter bons resultados de aprendizagem em Matemática, por parte dos estudantes, é muito grade, além da sensibilização que pode contribuir na sensibilização dos estudantes diante dos temas abordados.Item Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Horizontina frente a inserção das tecnologias de informação e comunicação em aulas de matemática(2018-02-26) Kreulich, Paula CristineO presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados a forma que os professores de matemática da rede municipal de ensino de Horizontina se colocam diante da inserção de recursos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC’s) nas suas aulas. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo. Como procedimento metodológico foi realizado um questionário com 8 professores da rede municipal do referido município. As unidades de análise são: concepções dos professores em relação ao uso de recursos da TIC’s nas aulas de matemática e possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores de matemática na organização e desenvolvimento de um ensino que considera o uso das TIC’s. De modo geral pode-se destacar que os professores compreendem a importância de fazer uso das tecnologias em aulas de matemática, pelo fato de possibilitar a apreensão de conhecimentos, motivar os alunos despertando o interesse desses, proporcionar momentos de visualização, reflexão, manipulação, para assim construir o conhecimento junto com os alunos. Além de tornar as aulas mais versáteis, dinâmicas e práticas, com mais opções para serem explorados conceitos matemáticos, como também, proporcionar o envolvimento de diferentes conteúdos em um mesmo recurso tecnológico.Item O conceito transformação linear, no contexto da álgebra linear e na formação do professor de matemática: algumas considerações(2018-02-26) Ghisleni, Luiza de PaulaO professor de Matemática trabalha a partir dos saberes docentes (experienciais, disciplinares, pedagógicos e curriculares), atuando em consonância com o objetivo da escola da Educação Básica - formação cidadã dos estudantes a partir do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, através dos conceitos científicos de cada área do conhecimento -. O campo algébrico, assim como os outros campos que constituem a área Matemática, vem se desenvolvendo ao longo da história da humanidade e ganhando cada vez maior abstração. Há conteúdos, como transformação linear, que não fazem parte do currículo da Educação Básica, mas que devem ser compreendidos pelo futuro professor. A presente escrita está fundamentada na pesquisa que objetiva investigar as relações existentes entre os conceitos matemáticos que compõem o currículo do Ensino Médio e o conceito transformação linear, para entender de que forma o estudo desse conceito pode contribuir na formação do professor de Matemática. O estudo se dá a partir da questão norteadora: quais entendimentos acerca do conceito transformação linear, no contexto da Álgebra Linear, são apresentados por licenciandos de um curso de Matemática? A pesquisa tem caráter qualitativo e aconteceu em dois momentos: período exploratório - estudo dos conceitos da Álgebra Linear e das Ementas de um curso de licenciatura em Matemática; investigação quanto aos licenciados que já cursaram as disciplinas de tais ementas e elaboração de um Instrumento de Coleta de Dados - e; análise dos registros de E1, E2 e E3 no presente texto estruturado em uma unidade de análise e três subunidades. Como aporte teórico são considerados autores como Stormowski (2008), Milies [20--?] e Nébias (1999). A análise em livros didáticos e as Orientações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2006), permitiu o entendimento de que a transformação linear está presente no currículo no Ensino Médio de maneira indireta, através de conceitos como matrizes, transformações geométricas etc. A partir do conceito transformação geométrica e sistema de equações, matrizes e determinante ganham novo significado quando estudados a partir do contexto geométrico. E1, E2 e E3 compreendem o conceito como um cálculo a ser desenvolvido, mas não percebem as relações possíveis entre ele e os conceitos como função, vetor e espaço vetorial. É possível verificar que todos essas definições podem ser elevadas a um nível de significação maior pelos graduandos. Por isso, é pertinente que se realize uma pesquisa visando compreender o processo de ensino e aprendizagem desses conceitos, uma vez que, a elaboração da definição de transformação linear pelo futuro professor de Matemática, proporciona maior propriedade para trabalhar conceitos do programa curricular do Ensino Médio.Item Que entendimentos sobre frações e seus significados alunos, de diferentes idades e níveis de escolarização, desenvolvem de forma autônoma a partir do método Kumon(2018-02-26) Braz, Luciane Zanchi HornO presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como objetivo identificar que entendimentos sobre frações e seus significados, alunos de diferentes idades e níveis de escolarização, desenvolvem de foram autônoma a partir do método Kumon. Os dados empíricos foram produzidos a partir de um instrumento de avaliação composto por treze (13) situações-problema, e mais cinco (5) questões pessoais sobre a escolha pelo método. Estas situações-problema foram aplicadas a quatro (4) alunos matriculados no método Kumon que estão resolvendo no método os conteúdos relacionados às frações. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Kumon (2009), Van de Walle (2009), Caraça (2002), Bertoni (2008), Moura (2007), Brasil (1997) e Damico (2007). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: I) Desenvolvimento da autonomia dos alunos do método Kumon; II) O estudo das frações; III) O significado das frações. De acordo com a pesquisa acredita-se que o método Kumon possa favorecer um estudo individualizado e que este método de ensino e aprendizagem da matemática também ofereça condições para formar alunos autodidatas.
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