Controladoria e Gestão Empresarial
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- ItemO perfil empreendedor de varejistas do município de Ajuricaba/RS: uma análise das características, motivações e barreiras para empreender(2020-11-10) Pettenon, Alex FernandoO tema do presente trabalho parte da importância do empreendedorismo como estratégia de negócios, evidenciando a necessidade de uma atitude empreendedora para atingir o desempenho esperado. O empreendedorismo é fundamental para o sucesso da empresa, é diante um cenário em que a tecnologia vem integrando cada vez mais na vida das pessoas, que as empresas precisam se enquadrar com uma maior flexibilidade e adaptações para seguir se desenvolvendo. Deste modo, o objetivo da pesquisa consiste em entender quais os perfis dos empreendedores no setor do varejo na cidade de Ajuricaba/RS perante as suas características, as motivações e as principais barreiras encontradas. A metodologia utilizada contemplou em uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório em profundidade envolvendo tópicos na aplicação de um questionário por meio de uma amostra não-probabilística por conveniência, desta forma, obtendo-se um retorno de 60 questionários respondidos corretamente pelos empreendedores dentre os 62 questionários aplicados para a coleta de dados. Constatou-se que o crescimento da competitividade no mundo dos negócios exige dos empresários algumas estratégias de negócios para que consigam se manter vivos gerando lucratividade, de tal modo, que pode levá-los a se destacar no mercado, Dessa forma, o empreendedorismo indaga a visualização de oportunidades de negócios onde existe uma busca incessante por inovações, assumindo riscos calculados com a intenção de obter renda, reconhecimento e crescimento no mercado. Conclui-se que os empresários buscam aprimoramentos contínuos e necessários para sempre estarem preparados para oportunidades e ameaças que o mercado impõe com frequência.
- ItemA relevância dos indicadores da controladoria na gestão de postos de combustíveis(2020-11-10) Wentz, Maicon RaielO presente artigo visa identificar a importância dos indicadores de controladoria perante as empresas do ramo de comércio de combustíveis. Diante disso, o objetivo do estudo consiste em analisar a relevância dos subsistemas de custos financeiros e de gestão estratégica, na geração de informações relevantes para a gestão de postos de combustíveis. O estudo se iniciou pela pesquisa bibliográfica, que possibilitou absorver mais conteúdo referente ao tema. Posteriormente, foi feita a coleta dos dados por meio de questionários aplicados a dez gestores do ramo, utilizando técnicas de escala de Likert, contemplando os indicadores de sistemas de informações, custos, gestão estratégica e financeiro. Outro questionário foi aplicado a cem clientes, contemplando os indicadores dos 4 P´s do marketing. Os dados obtidos foram posteriormente tabulados em planilhas Excel e analisados. Os resultados demonstram a grande relevância dos indicadores perante a gestão da empresa, com ênfase nos indicadores de gestão estratégica, os quais ficaram mais conceituados na pesquisa. O resultado aplicado aos clientes apresentou a maior relevância no P de praça, identificando a importância do local e a forma de comercialização dos produtos pela empresa.
- ItemA relevância da controladoria em uma pequena empresa: estudo de caso em uma empresa de comércio e serviços(2020-08-20) Wottrich, Tiéle da SilvaEsta pesquisa buscou conhecer quais os instrumentos da controladoria que são utilizados no processo gerencial e como eles podem atuar como diferencial competitivo de pequenos negócios, com o objetivo de analisar os diferentes instrumentos fornecidos pela controladoria que podem ser aplicados a pequenos negócios de forma que potencialize o seu desempenho na gestão de uma pequena empresa do ramo de comércio e serviços na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada consistiu em um estudo de caso, sendo a coleta de dados por meio da realização de entrevistas com o sócio, tendo como roteiro base o questionário aplicado por Santos, Dorow e Beuren (2016), no estudo intitulado como Práticas gerenciais de micro e pequenas empresas, publicado na revista Ambiente Contábil na região norte do Brasil. Os resultados apontam que a empresa utiliza os instrumentos operacionais básicos de controle, tais como o controle de caixa, contas a receber e a pagar e controle de custos e despesas, assim como desconhece importantes instrumentos como os métodos de custeio, orçamento, margens e ponto de equilíbrio. Conclui-se que é necessário maior interesse dos sócios em realizar cursos de gestão e maior proximidade da empresa com o escritório contábil para que os outros instrumentos da controladoria possam fazer parte do cotidiano da empresa, obtendo assim melhores resultados.
- ItemA análise SWOT e BSC como ferramentas de melhorias no processo de orçamentação em uma instituição de ensino superior(2020-08-20) Winterfeld, Evanise PresserEste estudo teve como objetivo evidenciar estratégias organizacionais a partir da análise SWOT e BSC em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Noroeste Gaúcho. A metodologia utilizada se classifica como uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e pesquisa-ação. Para esta pesquisa, foi elaborada a análise SWOT e BSC do processo de orçamento empresarial de uma IES, onde foram elaboradas estratégias de melhorias e de mitigação de riscos inerentes ao processo. Após, a gerência da área foi procurada para que validasse tanto as estratégias sugeridas, como a utilização das ferramentas SWOT e BSC na criação, controle e acompanhamento das estratégias de melhorias processuais.
- ItemGestão de custos: como estratégia de qualificação do processo decisório de uma propriedade rural(2020-05-08) Schraiber Júnior, Vilmar JoséO cenário do mercado do agronegócio apresenta-se cada vez mais competitivo, fazendo com que os riscos envolvidos na produção e na comercialização exijam uma gestão mais estratégica do negócio. O presente artigo tem como objetivo analisar a gestão de custos nos processos de plantio, colheita e comercialização de soja em uma propriedade rural, para que a mesma seja utilizada de forma estratégica para qualificar os processos decisórios no tocante ao planejamento, organização, direção e controle do negócio, possibilitando melhorar seu desempenho. A pesquisa caracteriza-se de natureza aplicada quantitativa e qualitativa, quanto aos objetivos é classificada como descritiva. Os procedimentos técnicos englobaram revisão bibliográfica, documental, levantamento, observação e estudo de caso. O universo amostral e os sujeitos da pesquisa são o proprietário da organização agrícola e seus dois filhos. A coleta de dados das safras de soja 2017-2018 e 2018-2019 foram realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados do estudo no tocante a análise do cenário da soja no Brasil indica um aumento de 2% na área de plantio e de 4,2% na produção se confirmados os números, sendo que as negociações da soja podem ocorrer em quatro mercados para comercialização que é o mercado físico, a termo, futuro e de opções, sendo que atualmente o mercado futuro é o melhor financeiramente. O estudo possibilitou verificar os elementos de custos por hectare e por saca colhida, os custos diretos e indiretos, fixos e variáveis, a área de plantio, os níveis de produção, o faturamento, o ponto de equilíbrio, a margem de segurança operacional e os resultados, bem como elaborar análises horizontais e verticais. Também, o estudo permitiu comparar as informações pelo método de custeio direto e por absorção. A análise comparativa da safra 2018-2019 em relação a safra anterior demonstra uma redução na produtividade, tendo um aumento nos custos diretos, indiretos, fixos e totais. Também evidenciou uma diminuição na área plantada de soja, na produção, margem de segurança, margem de contribuição e um aumento no ponto de equilíbrio.