Serviço Social

URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/610

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 35
  • Item
    O programa minha casa minha vida rural no município de Santo Antônio Das Missões/RS
    (2015-12-07) Brum, Neiva Teresinha Marques
    Esse trabalho tem como objetivo tratar do Programa Minha Casa Minha Vida Rural em Santo Antônio das Missões. Estendeu-se durante um período de mais de um ano e meio. Muitas foram as visitas, para um grande número dentre os contemplados com esse projeto. Vimos como o Programa foi colocado em prática no Brasil, no Rio Grande do Sul e, por último, no município de Santo Antônio das Missões. As pessoas contempladas, relatam, uníssonas que realizaram um sonho: o da casa própria. Uma moradia digna de se chamar assim. Há um projeto arquitetônico, uma padronização, um projeto de ajardinamento, de horta... Fazer parte de um grupo, que agora tem uma identidade maior, um sentimento de pertencimento a um programa. Eles foram sorteados e puderam, hoje, dizer que não teria sido possível realizar esse sonho, não fosse sua condição de associados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foi muito bom, ter feito parte do quotidiano de alguns deles. Pessoas simples, acolhedoras, disponíveis. Sem sombra de dúvidas, deixamos um pouco de nós em cada um deles e trouxemos um pouquinho deles dentro de nós. Ficamos grata por ter realizado esse trabalho junto aos contemplados com o Programa Minha Casa Minha Vida Rural, e a caminhada continua...
  • Item
    O trabalho do/a assistente social na rede de prevenção à violência a partir da Secretaria Municipal de Saúde do município de Crissiumal/RS
    (2015-12-04) Queiroz, Géssica Neumann
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral desvendar a forma como o trabalho do assistente social vem atuando na Rede de Prevenção à Violência na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, no município de Crissiumal/RS, no ano de 2014, contribuindo, assim, com subsídios para qualificar o seu trabalho na referida Rede. O estudo está embasado em uma pesquisa de campo realizada com cinco assistentes sociais que fazem parte da constituição da Rede de Prevenção à Violência, mediante uma análise qualitativa dos dados, fundamentada no método dialético-crítico. Para a coleta de dados o estudo utilizou como instrumento de pesquisa um roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas. Para tanto, adotou uma abordagem qualitativa, propondo atribuir visibilidade ao trabalho do assistente social na Rede de Prevenção, bem como contribuir com subsídios para a qualificação das articulações profissionais. Sendo assim, o estudo apresenta uma contextualização da política de saúde, desde a sua constituição como direito social, contemplando as legislações vigentes. O estudo resgata, também, o conceito de trabalho, bem como os seus processos na política de saúde em que os assistentes sociais encontram-se inseridos. Por fim, procura identificar os resultados a partir da atuação do assistente social na Atenção Básica e qualificar o trabalho na Rede da Prevenção à Violência, onde se verificam grandes desafios para a consolidação do seu trabalho e qualificação dos serviços prestados à população usuária, desde a proposta de planejamento, intervenção e avaliação dos dados. Sendo assim, é indispensável a intervenção do assistente social junto à Rede de Prevenção à Violência, pois a intervenção do profissional diante da realidade social contribui para a efetivação dos direitos dos cidadãos, bem como para a visibilidade da própria profissão.
  • Item
    As contribuições do trabalho do/a assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Comunidade Mãe” no município de Cruz Alta/RS
    (2015-12-03) Rosa, Jaline Amarante da
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social aborda como tema as contribuições do trabalho do assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Comunidade Mãe” no munícipio de Cruz Alta. O objetivo geral é analisar as contribuições do profissional e refletir sobre a importância deste trabalho, para a efetivação dos direitos dos usuários na Política de Assistência Social. Analisando a partir do Estágio Supervisionado em Serviço Social, como o profissional se insere neste espaço socio-ocupacional do serviço social, suas competências, atribuições, direitos, seus limites e possibilidades de trabalho para a consolidação da profissão. Através da abordagem qualitativa, do tipo exploratório de campo e com auxílio de pesquisas bibliográficas e da documentação realizado no processo de estágio. O estudo inicia-se com a contextualização histórica da Assistência Social como um direito universal, a partir da regulamentação da Constituição de 1988, entrando em vigor a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que consequentemente consolida a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), no qual prevê a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) uma nova gestão às políticas sociais assistenciais. Para a materialização do SUAS, constitui-se o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma instituição que oferta a Proteção Social Básica, responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais. O projeto profissional do Serviço Social regulamentada e relevante nas intervenções das relações sociais, para o enfrentamento da questão social, onde prevê uma nova sociedade em prol da melhoria da qualidade de vida dos usuários. Através do Estágio Supervisionado retratam-se brevemente relatos sobre as experiências vivenciadas e, assim analisa-se que a forma de enfrentamento da categoria trabalho do assistente social na instituição em seu cotidiano, apresenta-se mais limites do que possibilidades de trabalho, desafios que muitas vezes limitam a consolidação do exercício profissional. Mas, contudo são as possibilidades de intervenção do profissional assistente social que apesar de mínimas, tem a capacidade de observação da realidade social, com ética, competência teórica e atendimento técnico para promover o bem estar dos usuários atendidos no CRAS “Comunidade Mãe”. Contribuindo através de suas ações profissionais, a garantia dos direitos dos usuários, e na regulamentação da política de assistência social.
  • Item
    A inserção de jovens no mercado de trabalho: a realidade de aprendizes do SENAI de Ijuí/RS
    (2015-12-03) Stroher, Georgia Pereira
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social tem como tema a inserção do jovem no mercado de trabalho na condição de aprendiz. Sendo que essa se constitui uma pesquisa documental, realizada a partir da coleta de dados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do município de Ijuí/RS, onde foram analisados relatórios de alunos e professores do curso de auxiliar administrativo no SENAI no segundo semestre de 2014. Para desenvolver essa pesquisa se levou em consideração aspectos que dizem respeito a caráter qualitativo, como opiniões e ideias. A análise desses dados se fundamentou no método dialético crítico e as categorias historicidade, totalidade e contradição. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como o programa jovem aprendiz tem contribuído na inserção de jovens no mercado de trabalho, a partir da realidade dos jovens aprendizes, que realizam o curso de auxiliar administrativo, no SENAI do município de Ijuí no segundo semestre de 2014. Os objetivos específicos da pesquisa buscam: verificar como se deu o processo de inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz, analisar os benefícios e os desafios gerados pela inserção desses jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes, identificar as perspectivas dos jovens, a partir do programa Jovem Aprendiz, e refletir sobre o Programa Jovem Aprendiz e as contribuições das instituições de qualificação profissional. A partir da pesquisa foi possível verificar que as maiores contribuições se referem a qualificação profissional e a experiência adquirira. Porém apesar das contribuições para a inserção de jovens no primeiro emprego e na qualificação profissional, esse tem gerado alguns desafios, sendo que é necessário avaliar o programa, assim como verificar o que tem que poderia ser melhorado.
  • Item
    O trabalho do/a assistente social na prevenção e enfrentamento da violência escolar: um estudo a partir do estágio supervisionado em Serviço Social realizado na Escola Municipal De Ensino Fundamental Waldenor Winkler De Panambi/RS
    (2015-11-19) Sarturi, Bruna da Silva
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar e refletir sobre a atuação do/a Assistente Social, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldenor Winkler de Panambi/RS, bem como refletir sobre a importância da inserção do profissional em Serviço Social para efetivação de direitos na educação. Está embasado na pesquisa exploratória de campo, com abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria Social e no Método Dialético Critico, nas categorias historicidade, totalidade e contradição. Busca-se através deste estudo atribuir maior visibilidade e importância para o trabalho do Assistente Social assim como sua inserção nas escolas. Para isto, apresentam-se aspectos conceituais e históricos da educação como política social, contemplando com a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de Educação, assim, seguindo com a questão social no universo escolar e as contribuições e competências do Assistente Social neste espaço, e por fim o trabalho do Assistente Social na educação a partir da experiência de estágio supervisionado realizado no período de março de 2013 a junho de 2014, a partir da problemática de como vem ocorrendo o trabalho do Assistente Social na educação de Panambi, mais especificamente na Escola Waldenor Winkler e suas contribuições para a prevenção e enfrentamento da violência escolar e por fim os resultados alcançados com o projeto de intervenção. Conclui-se ser inegável a importância do assistente social nas escolas, pois além de contribuir para a garantia e efetivação do direito a educação, também contribui de forma interdisciplinar para a equipe escolar, para a própria profissão e para os sujeitos usuários, na construção de novos aprendizados e na qualificação dos serviços prestados.
  • Item
    Acessibilidade arquitetônica e humana das pessoas com deficiência (PCDS) na Associação De Pais E Amigos De Excepcionais (APAE) de Ajuricaba/RS
    (2015-11-19) Garzella, Célia Maria
    Este trabalho de Conclusão de Curso é fruto das experiências vivenciadas no campo de Estágio Supervisionado do Serviço Social da UNIJUI, realizado na APAE de Ajuricaba-RS. O tema refere-se às possíveis propostas de intervenção do Profissional Assistente Social na garantia dos direitos das PCDs, prevista em lei quanto ao acesso às vias, edificações públicas, transporte coletivo no município. O trabalho aborda o compromisso do Serviço Social na luta pelos direitos sociais para as Pessoas com Deficiência (PCDs), tendo sido realizado com o objetivo de analisar o direito à acessibilidade das PCDs que frequentam a APAE de Ajuricaba/RS, a fim de contribuir para maior visibilidade em relação aos direitos das PCDs e de promover melhorias no Município para garantir o acesso as PCDs. Como metodologia, optou-se por uma exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, e por uma revisão bibliográfica. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento e técnica de pesquisa um questionário aberto com questões sobre o tema da pesquisa, documentos elaborados pela autora durante os Estágios Supervisionados II e III do Serviço Social, como os diários de campo, relatórios finais, observações, passeios, visitas, entrevistas, registros e audiência com o poder público. Como resultado da pesquisa, destaca-se como relevância social os dados obtidos na investigação, os quais poderão subsidiar a construção de políticas públicas e sociais, voltadas para a inclusão e acessibilidade universal, o que não foi encontrado, pois verificou-se que leis existem para proteger os direitos das PCDs, mas que não são efetivadas na prática da vida PCDs. No município de Ajuricaba/RS, há muitas melhorias as serem feitas nas ruas, praças, calçadas, mas houve um comprometimento do Poder Público Municipal em viabilizar essas melhorias. Nesse contexto, o papel do Assistente Social é garantir junto à sociedade, família e usuários da APAE esses direitos. Para isso, é preciso conhecimento das famílias e atitude. Mas, o maior desafio não está apenas na efetivação da lei em relação à acessibilidade arquitetônica, mas na acessibilidade humana, na mudança de “olhar” da sociedade em relação as PCDs, que ainda os vê como incapazes, e da família que, na pretensão de proteger a PCD, isola-o, impedindo a sua autonomia, a independência e a visibilidade perante a sociedade, pois somente tornando visível essa realidade é que a sociedade poderá mudar de cultura. A inclusão não está, portanto, em ser aceito num lugar, mas em ser aceito com suas diferenças como qualquer cidadão de direito. Para tanto, resgatase, nesse contexto, a contextualização história do Movimento Brasileiro das APAES e da APAE de Ajuricaba com muitas conquistas.
  • Item
    A inserção de jovens no mercado de trabalho: a realidade de aprendizes do SENAI de Ijuí/RS
    (2015-11-18) Stroher, Georgia Pereira
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social tem como tema a inserção do jovem no mercado de trabalho na condição de aprendiz. Sendo que essa se constitui uma pesquisa documental, realizada a partir da coleta de dados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do município de Ijuí/RS, onde foram analisados relatórios de alunos e professores do curso de auxiliar administrativo no SENAI no segundo semestre de 2014. Para desenvolver essa pesquisa se levou em consideração aspectos que dizem respeito a caráter qualitativo, como opiniões e ideias. A análise desses dados se fundamentou no método dialético crítico e as categorias historicidade, totalidade e contradição. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como o programa jovem aprendiz tem contribuído na inserção de jovens no mercado de trabalho, a partir da realidade dos jovens aprendizes, que realizam o curso de auxiliar administrativo, no SENAI do município de Ijuí no segundo semestre de 2014. Os objetivos específicos da pesquisa buscam: verificar como se deu o processo de inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz, analisar os benefícios e os desafios gerados pela inserção desses jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes, identificar as perspectivas dos jovens, a partir do programa Jovem Aprendiz, e refletir sobre o Programa Jovem Aprendiz e as contribuições das instituições de qualificação profissional. A partir da pesquisa foi possível verificar que as maiores contribuições se referem a qualificação profissional e a experiência adquirira. Porém apesar das contribuições para a inserção de jovens no primeiro emprego e na qualificação profissional, esse tem gerado alguns desafios, sendo que é necessário avaliar o programa, assim como verificar o que tem que poderia ser melhorado.
  • Item
    Contribuições do trabalho do/a assistente social no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Ijuí/RS
    (2015-11-18) Almeida, Raquel Karlinski
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo evidenciar e analisar as contribuições do trabalho do/a assistente social no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Ijuí- RS a fim de dar visibilidade ao trabalho realizado para a efetivação dos direitos sociais dos usuários. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória com natureza qualitativa, fundamentada pelo método dialético critico. A coleta de informações e dados sobre os profissionais participantes da pesquisa, deu-se através da técnica de entrevistas semiestruturadas. Após, os dados coletados foram transcritos e utilizada à técnica de análise de conteúdo para tratá-los. Os principais resultados da pesquisa demonstraram o trabalho do/a assistente social no CACON de Ijuí- RS juntamente com os elementos consecutivos dos processos de trabalho em que se inserem e as mediações cotidianas realizadas em equipe multiprofissional. Desta forma, observam-se na materialização deste trabalho, o cotidiano profissional do assistente social neste espaço sócio-ocupacional articulando com os princípios firmados pelo Código de Ética e Projeto Ético–Político da profissão, conforme o problema de pesquisa e as questões norteadoras construídas.
  • Item
    Direito à convivência familiar de adolescentes institucionalizados no Lar Bom Abrigo do município de Ijuí (RS)
    (2015-11-17) Silva, Jéssica Fróes Libert da
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre a convivência familiar de adolescentes inseridos em programas de acolhimento institucional, e tem como objetivo principal analisar como vem se efetivando o direito à convivência familiar das adolescentes institucionalizadas no Lar Bom Abrigo do município de Ijuí/RS, no ano de 2014, a fim de fortalecer a importância da garantia do mesmo. A pesquisa desenvolvida é exploratória de campo, de abordagem qualitativa, mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), e fundamentada no método dialético crítico. Utilizou-se como instrumento a aplicação de um questionário aos profissionais da instituição, como técnicas de pesquisa a realização de entrevista semiestruturada às adolescentes acolhidas, e como fonte documental utilizou-se do Plano Individual de Atendimento (PIA), a fim de encontrar dados que respondam consideravelmente o problema de pesquisa, que é justamente saber como vem se efetivando o direito à convivência familiar das adolescentes institucionalizadas. Visando fortalecer a relevância do tema nas pesquisas sociais, o trabalho aborda a institucionalização, frisando a garantia do direito à convivência familiar durante o período de acolhimento institucional. A contextualização da escrita na pesquisa, é orientada pelo referencial teórico das ciências sociais, que embasam o debate do Serviço Social e sua atuação no âmbito da efetivação dos direitos das adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os dados obtidos indicaram que a convivência familiar como um direito instituído é benéfico às adolescentes institucionalizadas, quando garantido e que o trabalho em direção ao reestabelecimento de vínculos contribui para o resgate da convivência familiar. Porém é um desafio cotidiano para a equipe técnica da instituição, que entre limitações e possibilidades lutam ao lado do assistente social que possui competências para tal defesa, visando conquistar essa convivência na vida de cada adolescente institucionalizado.
  • Item
    Direito social à habitação: reflexões a partir da experiência de estágio em Serviço Social na Secretaria de Habitação do município de Ijuí/RS
    (2015-11-17) Reimann, Andressa Laís
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como o Programa Minha Casa, Minha Vida vem contribuindo para a garantia do direito social da habitação no Município de Ijuí/RS. Consiste em um relato e reflexões a partir da experiência de Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado na Secretaria Municipal de Habitação de Ijuí/RS, no período de Março 2013 à Junho de 2014. Este trabalho tem embasamento no método dialético crítico, trata-se de um estudo de caráter descritivo, no qual utiliza-se de revisão bibliográfica e dados dos estágios supervisionados. Para isso, será realizado um breve resgate histórico do problema habitacional no Brasil a partir do século XX, trazendo algumas consequências que se encontram na cena contemporânea, as quais deram origem às múltiplas expressões da questão social. Ainda, enfoca-se a política brasileira de habitação, apresentando a base legal e as condicionalidades para o acesso a esse direito. Por fim, destaca-se a experiência de estágio apresentando a importância do assistente social inserido na politica de habitação, destacando os desafios e contribuições de seu trabalho para a garantia desse direito, em especial na viabilização do Programa Minha Casa, Minha Vida.
  • Item
    O acolhimento institucional de crianças e adolescentes a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social
    (2015-11-16) Araújo, Amanda Franciele Pereira de
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social trata sobre o acolhimento institucional de crianças e adolescentes. É uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método dialético crítico, observando as categorias de historicidade, totalidade e contradição. A partir desta pesquisa, buscou-se desenvolver e fundamentar uma reflexão crítica sobre o acolhimento institucional na sociedade, levando em conta as crianças e adolescentes ao longo do desenvolvimento social em diferentes períodos históricos, com destaque no Brasil, também sobre o surgimento e desenvolvimento do acolhimento institucional desse público alvo. Outro aspecto importante que a pesquisa ressalta, são os direitos das crianças e adolescentes e a violação desses, resultante da questão social que muitas vezes contribui para a inserção nas instituições de acolhimento. E ainda versa sobre a experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, na instituição de acolhimento Lar da Criança Henrique Liebich de Ijuí/RS, trazendo o “papel” do profissional Assistente Social, mostrando a importância do Serviço Social nesse processo e os desafios profissionais encontrados. Embora o acolhimento institucional tenha um caráter provisório de proteção, ele se tornou muito importante para as crianças e adolescentes que tiveram a violação de seus direitos, fez com que não ficassem desamparados quando não há amparo no seio de suas famílias consanguíneas e outras, levando em conta o cuidado para que não corram risco de vida e possam se desenvolver de forma qualitativa como seres humanos e cidadãos.
  • Item
    O acolhimento institucional de crianças e adolescentes a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social
    (2015-11-16) Araújo, Amanda Franciele Pereira de
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social trata sobre o acolhimento institucional de crianças e adolescentes. É uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método dialético crítico, observando as categorias de historicidade, totalidade e contradição. A partir desta pesquisa, buscou-se desenvolver e fundamentar uma reflexão crítica sobre o acolhimento institucional na sociedade, levando em conta as crianças e adolescentes ao longo do desenvolvimento social em diferentes períodos históricos, com destaque no Brasil, também sobre o surgimento e desenvolvimento do acolhimento institucional desse público alvo. Outro aspecto importante que a pesquisa ressalta, são os direitos das crianças e adolescentes e a violação desses, resultante da questão social que muitas vezes contribui para a inserção nas instituições de acolhimento. E ainda versa sobre a experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, na instituição de acolhimento Lar da Criança Henrique Liebich de Ijuí/RS, trazendo o “papel” do profissional Assistente Social, mostrando a importância do Serviço Social nesse processo e os desafios profissionais encontrados. Embora o acolhimento institucional tenha um caráter provisório de proteção, ele se tornou muito importante para as crianças e adolescentes que tiveram a violação de seus direitos, fez com que não ficassem desamparados quando não há amparo no seio de suas famílias consanguíneas e outras, levando em conta o cuidado para que não corram risco de vida e possam se desenvolver de forma qualitativa como seres humanos e cidadãos.
  • Item
    Contribuições do estágio supervisionado em serviço social na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS
    (2015-11-16) Linassi, Graciela da Silva
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre contribuições do Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as intervenções da estagiária em Estágios Supervisionados em Serviço Social, II e III dos trabalhos realizados pelo Assistente Social na área da atenção básica, mais precisamente na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS. Para tanto, fez-se um estudo descritivo com revisão bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Para tanto apresenta-se o Serviço Social e pressupostos da profissão, comtemplando os aspectos conceituais e legais do estágio supervisionado em Serviço Social, regimentos e as normatizações da UNIJUI, e o seu significado para o Serviço Social, evidencia-se a Política Pública no Brasil desde o século XX até a institucionalização do Sistema Único de Saúde, desde a sua criação e reprodução, além dos levantamentos de ações que devem existir para que a saúde no Brasil. Discorre-se sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF), apresenta-se o projeto de intervenção. E por fim, fala-se da visita domiciliar como técnica de intervenção e instrumento do cuidado, explicitando a educação em saúde e os resultados encontrados quanto às suas contribuições para as famílias participantes e a equipe multiprofissional.
  • Item
    Contribuições do estágio supervisionado em serviço social na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS
    (2015-11-16) Linassi, Graciela da Silva
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre contribuições do Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as intervenções da estagiária em Estágios Supervisionados em Serviço Social, II e III dos trabalhos realizados pelo Assistente Social na área da atenção básica, mais precisamente na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS. Para tanto, fez-se um estudo descritivo com revisão bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Para tanto apresenta-se o Serviço Social e pressupostos da profissão, comtemplando os aspectos conceituais e legais do estágio supervisionado em Serviço Social, regimentos e as normatizações da UNIJUI, e o seu significado para o Serviço Social, evidencia-se a Política Pública no Brasil desde o século XX até a institucionalização do Sistema Único de Saúde, desde a sua criação e reprodução, além dos levantamentos de ações que devem existir para que a saúde no Brasil. Discorre-se sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF), apresenta-se o projeto de intervenção. E por fim, fala-se da visita domiciliar como técnica de intervenção e instrumento do cuidado, explicitando a educação em saúde e os resultados encontrados quanto às suas contribuições para as famílias participantes e a equipe multiprofissional.
  • Item
    Contribuições do projeto de intervenção de estágio supervisionado em Serviço Social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS
    (2014-04-30) Schmidt, Priscila
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as contribuições do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social junto ao projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖ da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS, a fim de garantir a inserção do assistente social nas atividades desenvolvidas, tendo em vista o acesso e a garantia de direitos sociais e a interdisciplinaridade. Está embasado numa pesquisa de campo e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição, que teve como sujeitos as dez (10) famílias das crianças com deficiência de 0 a 06 anos de idade que participaram do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário composto de questões abertas e fechadas sobre o tema da pesquisa, complementado pela análise documental dos materiais elaborados pela autora durante o Estágio Supervisionado em Serviço Social, a exemplo do diário de campo e relatório final. Para tanto, resgata-se, nesse contexto, a contextualização histórica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil e no município de Panambi/RS, apresentando-se também, o processo de inserção do Serviço Social no contexto institucional, discorre-se sobre o processo de Estágio Supervisionado em Serviço Social e o projeto de intervenção de Estagio Supervisionado em Serviço Social e, por fim, os resultados alcançados com a pesquisa, que consistem na identificação do perfil das famílias participantes do projeto de intervenção e nas contribuições para as famílias e a equipe multiprofissional. Conclui-se ser inegável a importância do assistente social no projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖, pois além de contribuir para as famílias participantes do projeto de intervenção, também contribuiu de forma interdisciplinar para a equipe multiprofissional, para a própria profissão e para a população usuária, na construção de novos aprendizados e qualificação nos serviços prestados. Percebe-se, porém, que o trabalho em equipe multiprofissional apresenta inúmeros desafios, que envolvem desde o planejamento da ação profissional até a avaliação dos resultados alcançados.
  • Item
    O trabalho do(a) Assistente Social no âmbito da gestão do Sistema Único de Assistência Social na Região das Missões
    (2014-03-17) Santos, Priscila Dekeper dos
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o debate sobre o trabalho do assistente social no âmbito da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem como objetivo identificar e analisar quais as contribuições do trabalho do assistente social no âmbito da gestão do SUAS na Região das Missões. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativo. A coleta de informações e dados sobre profissionais inseridos no contexto pesquisado deu-se através de entrevistas semiestruturadas. Após a coleta foi realizada a tabulação dos dados e posteriormente a análise do conteúdo coletado. Com isso, buscou apreender como se dão as contribuições do trabalho do assistente social no âmbito da gestão do SUAS na região das Missões. O trabalho faz um resgate histórico dos modelos de gestão anterior a reforma do Estado, bem como busca apreender quais são desafios e possibilidades, o trabalho, as demandas e exigências e os instrumentais técnicos que são abordados no âmbito da gestão do Sistema Único de Assistência Social.
  • Item
    Internação compulsória e serviço social: negação ou garantia de direitos?
    (2014-03-17) Madruga, Camila Eichelberg
    Este trabalho tem como tema a internação psiquiátrica compulsória. Objetiva analisar o trabalho dos assistentes sociais no atendimento de demandas de internação compulsória em Ijuí/RS no segundo semestre de 2013, visando contribuir no debate de alternativas de atendimento em saúde mental. O estudo tem abordagem qualitativa, norteada pelo método dialético crítico, o qual fundamenta o conhecimento do objeto de pesquisa a partir da apreensão das categorias contradição, totalidade, historicidade e mediação. A pesquisa é do tipo exploratória, sendo desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada com a utilização de formulário preenchido pelo pesquisador através de entrevista. Os dados coletados foram posteriormente transcritos e analisados utilizando a análise de conteúdo. Inicialmente, resgata-se brevemente a história do atendimento em saúde mental no Brasil principalmente a partir do surgimento da reforma psiquiátrica, contextualizando a organização da rede de atenção em saúde mental. Abordam-se também as discussões sobre a internação compulsória na contemporaneidade. Discute-se a centralidade da categoria trabalho para a análise do modo de produção capitalista e para a compreensão da inserção do Serviço Social em processos de trabalho coletivos. Nesse sentido, são apresentadas as principais transformações do modo de produção capitalista nas últimas décadas, além dos elementos constitutivos dos processos de trabalho e a inserção do assistente social na área de saúde mental. Apresenta-se ainda o percurso da pesquisa de campo bem como são discutidos alguns dos principais resultados do estudo, considerando o problema de pesquisa e as questões norteadoras. Nesse contexto, evidencia-se o trabalho do assistente social no sentido de viabilizar o acesso dos usuários aos seus direitos, conforme o projeto ético-político da profissão.
  • Item
    As contribuições do assistente social nas demandas de guarda de criança e adolescente atendidas no núcleo de práticas jurídicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS
    (2014-03-17) Silva, Sabrina Borré da
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o Serviço Social e a guarda de crianças e adolescentes, tendo como objetivo identificar as contribuições do trabalho do assistente social nas demandas de guarda de criança e adolescente atendidas no Núcleo de Práticas Jurídicas, pertencente ao Escritório Modelo de Direito do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS, destacando a importância do trabalho profissional na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Para nortear essa construção, realizou-se uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, fundamentada no Método Dialético Crítico e nas categorias: historicidade, totalidade e contradição, utilizando-se como instrumento de pesquisa as fichas de atendimento dos usuários e os diários de campo construídos durante o processo de estágio no espaço sócio jurídico, realizado no período de março de 2012 a julho de 2013, cujos resultados encontrados foram analisados a partir das informações contidas nestes documentos, para a caracterização do usuário, construiu-se uma planilha, na qual constava informações sobre usuário (sexo, idade, composição familiar, profissão). Buscou-se analisar baseando-se nas informações, na vivencia do estágio, buscando fundamentação teórica para tais informações. Nesse contexto, busca-se identificar o trabalho do assistente social no espaço sócio jurídico, em especial nas demandas relacionadas à guarda de crianças e adolescentes, bem como os motivos apresentados pelo solicitante para a obtenção da guarda e as contribuições do assistente social em tais demandas. Para tanto, primeiramente realiza-se um resgate histórico sobre os conflitos familiares, destacando-se o trabalho do assistente social e os instrumentos técnico - operativos utilizados no atendimento das demandas de guarda de criança e adolescente no espaço jurídico. Na sequência, apresentam-se os resultados encontrados na pesquisa, bem como as contribuições do profissional assistente social nas demandas referentes à guarda de crianças e adolescentes. Constatando-se, a necessidade de atuação do assistente social no Núcleo de Práticas Jurídicas, espaço este, que atende diariamente demandas relacionadas a conflitos familiares, em especial, pedido de guarda de criança e adolescente, devido à natureza de seu trabalho, ou seja, o reconhecimento da realidade social. Os resultados alcançados apontaram para a importância do assistente social nas demandas de guarda de crianças e adolescentes.
  • Item
    A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental
    (2013-09-09) Boaro, Isete Casarotto
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o Serviço Social e alienação parental, tendo como objetivo identificar a intervenção do Assistente Social nas situações envolvendo alienação parental. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o diário de campo de própria autoria, a partir da experiência dos Estágios Supervisionados em Serviço Social I, II e III, realizados no Núcleo Assistencial de Práticas Jurídicas (NAPJ) do Escritório Modelo de Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS, no período de março de 2010 a junho de 2011. Para tanto, buscou-se identificar os fatores que influenciam a ocorrência de alienação parental, através de um resgate histórico sobre as transformações na organização familiar. Discorre-se sobre a experiência de estágio, onde teve-se o primeiro contato com as demandas relacionadas à família, e aborda-se sobre as demandas atendidas com relação aos conflitos familiares, especificamente as relacionadas às situações de alienação parental. Além disso, trata-se sobre o instrumental utilizado pelo Assistente Social neste tipo de situação e faz-se um relato das reflexões sobre a forma e importância da participação dos profissionais nas intervenções envolvendo a alienação parental. Tais situações constituem uma demanda com a qual o Assistente Social pode e deve envolver-se, devendo, para tal, associar-se a equipes multidisciplinares, valer-se do instrumental adequado e apoiar-se na instrumentalidade.