Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

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    Cultura da inovação e experiência do cliente. Estudo de caso: Disney, Pixar e Reserva
    (2024-10-17) Bussler, Marjory Mayer
    A experiência do cliente (Costumer Experience – CX) está em voga com mais intensidade no dia a dia das empresas na atualidade e isso é resultado do que o consumidor espera a partir do contato com as marcas. Porém, para a entrega de uma experiência que encante o consumidor, é preciso ter uma cultura que seja regida pelo propósito da marca, diferindo do modelo tradicional de cultura organizacional, é uma cultura voltada para inovação. A Disney, Pixar e Reserva – objetos de estudo de caso desta monografia- são regidas dessa forma. Desde o início, são marcas de Propósito impactando diretamente na entrega de experiência para seus clientes. Por isso, são diferentes e se destacam a ponto de serem referência tanto no mercado nacional quanto global. Através deste estudo de casos múltiplos - realizado através de pesquisas em conteúdos eletrônicos e bibliográficos - do estudo da cultura de cada uma dessas marcas e das estratégias de negócio, buscou-se elucidar como, por intermédio da cultura da inovação focada na experiência do cliente, as marcas criam uma nova referência impactando no seu sucesso. Contatou-se que elas pensam, falam, agem e propagam um mesmo formato de mensagem na sua cultura atingindo resultados comuns quanto à experiência entregue aos seus consumidores. Oferecem o PORQUÊ elas fazem o que fazem e não meramente os seus produtos e serviços.
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    Cultura da inovação e experiência do cliente. Estudo de caso: Disney, Pixar e Reserva
    (2024-05-23) Bussler, Marjory Mayer
    A experiência do cliente (Costumer Experience – CX) está em voga com mais intensidade no dia a dia das empresas na atualidade e isso é resultado do que o consumidor espera a partir do contato com as marcas. Porém, para a entrega de uma experiência que encante o consumidor, é preciso ter uma cultura que seja regida pelo propósito da marca, diferindo do modelo tradicional de cultura organizacional, é uma cultura voltada para inovação. A Disney, Pixar e Reserva – objetos de estudo de caso desta monografia- são regidas dessa forma. Desde o início, são marcas de Propósito impactando diretamente na entrega de experiência para seus clientes. Por isso, são diferentes e se destacam a ponto de serem referência tanto no mercado nacional quanto global. Através deste estudo de casos múltiplos - realizado através de pesquisas em conteúdos eletrônicos e bibliográficos - do estudo da cultura de cada uma dessas marcas e das estratégias de negócio, buscou-se elucidar como, por intermédio da cultura da inovação focada na experiência do cliente, as marcas criam uma nova referência impactando no seu sucesso. Contatou-se que elas pensam, falam, agem e propagam um mesmo formato de mensagem na sua cultura atingindo resultados comuns quanto à experiência entregue aos seus consumidores. Oferecem o PORQUÊ elas fazem o que fazem e não meramente os seus produtos e serviços. Palavras-Chave: Disney. Pixar. Reserva. Propósito. Brand Equity. Cultura. Inovação.
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    Inovação em tempos de pandemia: estratégias digitais adotadas pelo aplicativo aiqfome e a percepção dos consumidores de Ijuí e região
    (2024-04-30) Rüdell, Ianka Carolina Port
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explorar as estratégias de marketing digital desenvolvidas pelo aplicativo Aiqfome durante a pandemia de 2020, e analisar a percepção dos consumidores de Ijuí e região sobre a sua utilização. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre criatividade e processos de inovação, ancorada em autores como Predebon (2010), Drucker (2001), Schumpeter (1982); marketing e seus desdobramentos estratégicos através de três categorias: serviços, relacionamento e digital, baseado em Kotler (2010, 2017), Grönross (2009), Norman (1993); bem como. objetivou-se compreender as necessidades do novo consumidor e as estratégias de marketing digital a partir de autores como Gianesi e Corrêa (1996), Gabriel (2010) e Longo (2019). Ainda, foi realizado um estudo de caso para compreender a história e as principais características da marca Aiqfome. Também, realizou-se um questionário com o CEO do Aiqfome, uma entrevista em profundidade com o franqueado de Ijuí e uma pesquisa online a fim de analisar a percepção dos consumidores sobre o Aiqfome.Através da análise, foi possível perceber a preferência e a facilidade de uso do Aiqfome com a agilidade de encomenda e entrega do lanche, além da confiança no serviço prestado essencial no momento de pandemia o qual propiciou uma expansão do uso do serviço e da presença de marca em Ijuí e região. Palavras-chave: Estratégias Digitais; Aiqfome; Pandemia; Hábitos de Consumo; Inovação.
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    Publicidade em reconstrução: acompanhando um mercado em transformação
    (2023-02-07) Mülhbaier, Mônica Taíza
    Este trabalho busca responder de que forma a publicidade vem se reconstruindo para acompanhar um mercado em constante transformação, considerando que a atividade publicitária tem se transformado nos últimos anos e apresentado novas dinâmicas para acompanhar o público e as transformações do mundo. O objetivo geral deste estudo é compreender e relacionar os fatores e tendências responsáveis pela reconstrução da publicidade frente a um mercado em transformação, tendo como objetivos específicos, identificar as transformações que impactam na publicidade, compreender o novo perfil de consumidores que está surgindo a partir das mudanças no contexto mercadológico, refletir o quanto a publicidade está alinhada às mudanças emergentes e analisar como o consumidor percebe as novas tendências na publicidade. Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que apresenta os principais autores que estudam o tema, relatórios de tendências para o marketing de 2021 e 2022, análise de conteúdo de campanhas das marcas Heineken, Guaraná Antarctica e Coca-Cola, e pesquisa do tipo focus group, com um grupo de publicitários e outro de consumidores. Todos esses dados são colocados em contraponto e formam o cenário de reconstrução que a publicidade vive.
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    A experiência do consumidor através de estratégias on-line e off-line: um estudo sobre o Walt Disney World Resort
    (2020-07-31) Schäfer, Natália Arnold
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal entender e analisar a experiência do consumidor, em relação à marca Walt Disney World Resort, a partir de estratégias on-line e off-line. Para isso, em primeira instância, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o marketing, sua evolução e suas principais estratégias no que diz respeito ao relacionamento e experiência, abrangendo as esferas on-line e off-line. Em seguida, buscou-se entender o comportamento do consumidor, explorando a questão da satisfação e da experiência do cliente, a fim de esclarecer suas motivações e compreender a jornada de interação deste cliente com a marca. Ainda, foi realizado um estudo de caso para adentrar à questão da marca Walt Disney World Resort, abordando as principais características no que diz respeito à experiência que a marca proporciona aos visitantes de seus parques temáticos. Por fim, foi aplicada uma pesquisa on-line- a fim de analisar a experiência proporcionada pela marca- que confirmou que a Disney consegue gerar momentos mágicos e conexões emocionais únicas nos seus parques temáticos. Então, o trabalho evidencia a importância do relacionamento positivo com os consumidores, atribuindo experiências memoráveis aos mesmos através das diferentes esferas- on-line e off-line.
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    Propaganda enganosa e a manipulação de imagens
    (2020-05-05) Samborski, Tales Mikoski
    O objetivo deste trabalho foi estudar a prática da manipulação de imagens voltada ao ramo alimentício, verificando a percepção das pessoas ao contrapor esta alteração de imagens com questões éticas, bem como o poder de influência que exerce. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com autores como Giacomini (1991), Piratininga (1994) e Vieira (2002), levantando um embasamento teórico acerca do assunto. Posteriormente foi executada uma pesquisa de campo por meio de um questionário, cujo resultados apresentados indicam que o público é bastante influenciado pela imagem, porém quando o produto não corresponde com a mesma, se sente enganado e frustado. Todavia não consideram o profissional comunicador antiético.
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    A experiência de consumo de narrativas transmídias: um estudo exploratório do Universo Marvel
    (2020-05-05) Oliveira, Sthéfany Dyovana Barboza de
    Este trabalho procura entender o uso da narrativa transmídia e a cultura da convergência na construção das histórias da Marvel, que se estendem e se expandem dos quadrinhos ao cinema. O objetivo geral é analisar o público consumidor da Marvel Comics e Marvel Studios, identificando a forma com que este se relaciona com os produtos culturais, sua forma de consumo, comportamento e como estes estão relacionados à experiência com esses conteúdos de entretenimento consumidos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, onde a análise é realizada através de uma pesquisa de campo, realizada em dois momentos, primeiramente um breve levantamento, através da aplicação de questionário online para identificação dos perfis dos consumidores em relação ao cinema e com a marca Marvel. Em um segundo momento, a pesquisa se volta a um caráter qualitativo, com a realização de entrevistas para compreender o comportamento do consumidor acerca da experiencia de consumo de produtos simbólicos/culturais. Por fim, conclui-se que a possibilidade que os participantes da pesquisa têm de interagir com os produtos de conteúdo através da pesquisa em diferentes canais, amplia e melhora a sua experiência de consumo, fazendo com que participem como integrantes de uma comunidade.
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    Consumo, sustentabilidade e marcas: um olhar sobre marcas de moda
    (55 f., 2020-04-17) Witczak, Jaqueline Tolentino
    A temática que norteia as marcas, o consumo e a sustentabilidade ganharam força com o passar dos anos. Com todos os problemas que já vem sendo percebidos no planeta devido a forma de produção e consumo atual, é necessário o diálogo e mudanças. O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise do atual contexto das marcas de moda e para onde elas estão caminhando em termos de sustentabilidade, bem como compreender a respeito do consumo e se o tema sustentabilidade está gerando alguma mudança no consumidor. A pesquisa foi realizada a partir dos métodos de Focus group e questionário online além de pesquisa bibliográfica, que auxiliaram na conceituação dos termos e na compreensão acerca da sustentabilidade e seu impacto no consumo e nas marcas de moda. Foi possível perceber que a compreensão do público ainda é pouco complexa, pois as questões a cerca de consumo foram tratadas, em sua maioria, apenas sob o viés do lixo, o que é importante mas consumo engloba muitas outros pontos e que a temática está gerando pouca ou nenhuma mudança na forma dele consumir.
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    Marketing de conteúdo e estratégias de comunicação no turismo: um estudo de caso do projeto "Aqueles que viajam"
    (2020-04-16) Marx, Rodrigo Beier
    Desde sua criação até o presente momento, a internet revolucionou a sociedade e hoje faz parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Todos querem a informação de forma rápida, resumida e na palma da mão. Para se destacarem no mundo do turismo, é cada vez mais comum vermos nas redes sociais influenciadores digitais falando sobre isso bem como blogs de viagens. O presente trabalho tem como finalidade compreender essa dimensão sobre a forma de se comunicar com um público específico utilizando o blog, Instagram e o Facebook como meio. Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica sobre marketing digital, comunicação e turismo. Em seguida foi realizado um estudo de caso para análise do conteúdo nas publicações no blog, Facebook e Instagram do projeto “Aqueles que viajam” da blogueira e micro digital influencer, Naiara Back. Foram analisados posts no período de 08 de Julho até 31 de novembro. Através dessa análise podemos identificar que a utilização do blog como estratégia de divulgação de marketing de conteúdo tem gerado leads , e consequentemente instigado nas pessoas o desejo de viajar. Seu grande número de leitores se dá pela razão da forma que os conteúdos são abordados dentro do blog, em forma de artigos relatando experiências, dicas e sanando as dúvidas de todos aqueles que leem esses conteúdos. O Facebook e o Instagram neste caso, servem apenas de apoio na divulgação do blog.
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    Mais do que os olhos podem ver: um estudo de caso sobre a franquia Transformers e o seu Fandom
    (2020-04-16) Freitas, Filipe Reichert
    Estabelecer uma marca bem-sucedida exige a oferta de um produto que atenda uma necessidade ou que desperte um desejo no consumidor. Para isso, é importante aplicar o estudo de brand equity que irá definir a identidade e o valor da marca e saber quando é o momento certo para se expandir ou mudar de estratégia. Portanto, o primeiro capítulo deste trabalho apresenta conceitos e definições de autores como Aaker (1998) e Tavares (1998) sobre os cuidados durante todo o processo de criação da marca. No segundo capítulo, é explorada a condição humana não apenas de consumidor, mas de amante de uma marca – um fã – através do neuromarketing, segundo autores como Gonçalves (2013) e Silva (2014). Para o terceiro capítulo, foi aplicada a metodologia de estudo de caso com observação e coleta de dados, definida por Yin (2001), visando realizar uma análise da franquia Transformers e das atividades do seu fandom. Como resultados deste trabalho, destacam-se a notória expansão da marca para diversos tipos de públicos e produtos diferenciados, a presença de muitos consumidores adultos em suas comunidades on-line, e as mudanças na interação entre marca e cliente ao longo das décadas.
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    Startup para eventos: tecnologia, relacionamento e gamificação como estratégica para a organização de eventos
    (2020-04-16) Reinke, Fernando Liebich
    Este artigo é resultado das atividades decorridas durante o desenvolvimento do aplicativo Idealize App³, idealizado e elaborado no ano de 2019. Os estudos basearam-se em pesquisas bibliográficas de teorias relacionadas à marketing de relacionamento e gamificação, startup e tecnologias para o desenvolvimento de um aplicativo web, além de uma pesquisa de análise dos concorrentes. A proposta deste trabalho é estudar o relacionamento entre o fornecedor de eventos que tem dificuldade em encontrar os seus clientes, analisando as barreiras que encontra, como mercado e portfolio reduzido, e por fim trazendo uma solução para o problema através de uma startup para o mercado de eventos.
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    Comunicação e marketing nos meios digitais: análise das ações dos artistas famosos x artistas de interior nas mídias sociais
    (2020-04-16) Zorzo, Emanuelle Antunes
    A presente monografia tem como tema a comunicação e o marketing digital visando compreender como se dá a interação de artistas com seus fãs e a projeção da carreira a partir do uso de plataformas digitais. Como objeto de estudo far-se-á uma análise comparativa entre as artistas de renome nacional, Maiara e Maraisa, e a cantora Paula Machado, a qual busca pela sua projeção profissional, com foco na interação destas com seus fãs a partir do uso das redes sociais Instagram, Youtube, Facebook e Spotify, busando compreender de que forma é utilizada a comunicação e são formuladas as estratégias para o impulsionamento da carreira destas artistas. O estudo está alicerçado em autores como Kotler e Keller (2006), Kotler (2010; 2017), Longo (2014) e Martino (2015), Jenkins (2009) e Xavier (2012). Como resultados deste trabalho destaca-se a importância do artista ter um planejamento em todas as suas ações de interação com os fãs e empresários do setor. E a boa comunicação, feita de forma estratégica, vem ampliando o reconhecimento deste artista por parte dos fãs, tudo isso impulsionado pelas plataformas digitais.
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    O cenário enfrentado pela publicidade na região celeiro do Rio Grande do Sul
    (2020-04-14) Oliveira, João Victor de
    A publicidade constitui uma grande área do segmento da comunicação. Para entende-la é preciso compreender diferentes aspectos, conceitos, modelos e teorias. O presente trabalho busca agregar dados referentes à atuação publicitária na região celeiro do estado do Rio Grande do Sul, de modo a possibilitar o conhecimento do contexto em que a mesma se insere na dita região, e de qual é percepção que a população tem sobre ela. Os dados resultantes das pesquisas bibliográficas forneceram um embasamento teórico a respeito do funcionamento da comunicação e da publicidade/propaganda a partir de autores como Lupetti (2009), Shimp (2002) e Martins (2010). Já a pesquisa documental resultou em dados socioeconômicos e também da relação de empresas, meios e veículos, que de forma direta ou indireta, prestam serviços relacionados à publicidade. A pesquisa de campo, por sua vez, foi realizada para conhecer o que os consumidores/população pensam a respeito da publicidade que lhes é dirigida, qual é a percepção que possuem sobre ela, sendo esta confrontada com o embasamento teórico. Os resultados do estudo demonstram que a região celeiro possui diversas empresas que fornecem serviços de comunicação, de publicidade/propagada, porém de forma não especializada, sendo estes, portanto, um adicional na sua oferta de serviços. Já quanto as especializadas, as agências, há uma expressiva presença na região, porém, como constatado, há uma carência quanto a divulgação de informações sobre os serviços que prestam, e até mesmo sobre a sua existência.
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    O poder da humanização na comunicação e construção do valor da marca: estudo de caso Nubank
    (2019-11-27) Nonnenmacher, Jaíne Cristine
    O presente trabalho teve como finalidade a análise da comunicação, e assim, demonstrar as estratégias utilizadas pela empresa Nubank para o processo de humanização da marca no contexto digital. Este estudo tem caráter qualitativo é teoricamente baseado em autores como: Aaker (1998), Kotler (2014) e Levi Carneiro (2011), para as definições de marca e afins, Covaleski e Costa (2014) e ainda krznaric (2013), para as definições de humanização e empatia. Trata-se de um estudo que busca a compreensão da comunicação empática e diferenciada do Nubank, suas estratégias e como percepções de valor são trabalhadas com seu público alvo, e como esse método de interação humanizado é construído. Como resultado desse estudo pode-se perceber que a marca cria um vínculo emocional com os clientes, fidelizando-os através do atendimento empático. Nos pontos de contato da marca, é nítida a comunicação humanizada, próxima e personalizada, respondendo cada cliente de forma única, de pessoa para pessoa, e não se tornando mais uma marca distante dele.
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    Marketing de conteúdo e a criação de buyer personas para uma empresa do ramo varejista
    (2019-03-04) Pedroso, Júlio César Dahmer
    Esse artigo apresenta o projeto experimental de conclusão de curso intitulado Marketing de Conteúdo e a Criação de Buyer Personas para uma empresa do ramo varejista, realizado no período de 01 de outubro a 17 de dezembro de 2018. O estudo baseia-se em referências bibliográficas que abordam a importância do público alvo, marketing de conteúdo e Buyer Personas, assim como conteúdos digitais que possam ser úteis para embasar uma análise sobre o projeto. A proposta deste trabalho é a criação de Buyer Personas para a empresa Cadile’s Calçados através de uma pesquisa realizada em uma de suas lojas físicas, definindo assim, arquétipos de clientes reais, com isso, espera-se que a empresa consiga desenvolver campanhas focadas em atender as necessidades desses públicos, a fim de criar uma relação mais estreita, ativa e funcional entre ambos.
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    Pare, olhe, escute trilhando um novo olhar sobre a fotografia
    (2019-03-04) Santos, Sandro Luiz dos
    Neste trabalho apresenta-se o projeto experimental de pesquisa, que se intitula, “Pare, Olhe, Escute – Trilhando um novo olhar sobre a fotografia”. O projeto tem como objetivo fazer um resgate histórico do município de Ijuí, a partir da referência do trem e dos trilhos, além da reprodução de imagens fotográficas produzidas pelos principais fotógrafos que nesta cidade se estabeleceram e tiveram um papel importante no processo da construção da representação visual do município. A partir das fotos antigas, foram produzidas novas nos mesmos cenários e apresentadas em uma mostra sensorial, a fim de fazer uma reflexão sobre um novo olhar para a fotografia, em relação à preservação da memória e da cultura do local em estudo.
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    Projeto experimental: pare, olhe, escute: trilhando um novo olhar sobre a fotografia
    (2019-03-04) Santos, Gabriela Silva dos
    Este artigo aborda a relação da fotografia com a temática ferroviária em Ijuí, trazendo um comparativo de imagens antigas com os cenários atuais a partir da exposição fotográfica denominada Pare, olhe, escute: trilhando um novo olhar sobre a fotografia. Além disso, investiga os motivos pelo qual o trem vem perdendo o seu valor, deixando de ser uma atração, para ser um verdadeiro incômodo urbano, uma questão social, que provoca a busca por entendimento. Mediante esta conjunção, a fotografia é a ferramenta perfeita para resgatar a importância histórica do trem, trazendo como embasamento registros fotográficos do acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana-MADP, por imagens de Alfredo Beck, Eduardo Jaunsem, Elimar Martins e Gerson Atkinson. A partir da releitura dessas fotos na contemporaneidade e exposição fotográfica, o texto busca esclarecer de que maneira a estrada de ferro está hoje, além de analisar a opinião dos moradores da localidade sobre o assunto, visando, deste modo, trazer aspectos do desenvolvimento do cenário. A aplicação acontece por meio de uma mostra fotográfica sensorial. Portanto, este artigo conclui que o trem é visto com saudosismo, pois predomina sua representação histórica dando continuidade a novas memorias.
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    Produção de conteúdo e estratégias de comunicação de marcas: estudo de caso da digital influencer ju romano e a promoção de marcas plus size no instagram
    (2019-03-04) Silva, Susan Gabriéli Pereira da
    Com o passar dos anos a internet passou por uma grande evolução na sociedade, que revolucionou a forma de se comunicar e alterou comportamentos. Para conquistar esse público crítico e conectado, marcas passaram a adotar de estratégias de divulgação de conteúdo modernas, surgindo assim os digitais influencers, pessoas com grande engajamento em redes sociais que passam a receber para produzir conteúdos direcionados a públicos específicos. O presente trabalho tem como finalidade compreender a dimensão sobre as mudanças na comunicação de marcas, como são aliadas estratégias de divulgação de conteúdo por digitais influencers e moda plus size. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre publicidade, marcas e redes sociais, relacionando a comunicação de moda e início da moda plus size. Em seguida, foi feita um estudo de caso para a análise do conteúdo de publicações do Instagram da influenciadora digital Ju Romano, na qual foram analisados posts do período de 13 de setembro a 13 de novembro de 2018. Através da análise podemos notar que existe uma grande frequência de publicidade em mídias sociais, pois mais da metade das publicações de Ju Romano apresentam conteúdo pago ou presença de marcas. Grande parte das marcas são de moda Plus Size, acredita-se que isso se deve ao fato da influencer representar esse público e o mesmo se identificar com ela e também por ela desenvolver conteúdo sobre autoestima e amor próprio.
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    A música como diferencial e influência na publicidade
    (2019-03-04) Fischer, Roberto Luis Schuler
    Quando falamos de música, logo vem em mente momentos marcantes em nossas vidas, pois para todos os momentos marcantes existe uma trilha sonora. Este trabalho tem por objetivo levar conhecimento sobre a história e a importância da música na vida das pessoas, além de elevar a sua importância como diferencial na comunicação e especificamente na publicidade, explorando as suas vertentes e como elas afetam os sentidos. São apresentados argumentos bibliográficos de autores que agregam para o entendimento e compreensão do tema, além de uma pesquisa aplicada, na qual os consumidores são questionados sobre sua interação com a música e esta, por sua vez, com a publicidade. A partir desta aplicação de conhecimento é possível compreender qual é o papel da música sendo utilizada como ferramenta essencial na construção de uma identidade ou na firmação de uma marca no mercado.
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    A comunidade counter-strike: análise da percepção e participação de seus jogadores
    (2019-03-04) Klein, Nessana
    A prática de se divertir e aprender com jogos já percorre uma longa trajetória, assim como a maneira de se comunicar em sociedade. As comunidades também estiveram presentes no decorrer do tempo, pontuando preferências pessoais e seus compartilhamentos. O ciberespaço proposto por Pierre Levý trouxe novas possibilidades para jogos, comunicação e comunidades. No espaço virtual, a cultura da conexão e de convergência propostas por Henry Jenkins e a cultura participativa de Clay Shirky conceituam essas novas e futuras possibilidades, com o foco no presente e no futuro da cibercultura. Um dos jogos mais famosos mundialmente, o Counter-Strike, carrega uma comunidade altamente conectada e com “raízes já profundas”, e após tanto tempo de atividade, buscar entender o enredo dessa união de pessoas é uma proposta interessante para o estudo de games no Brasil. Através de pesquisa bibliográfica e questionário online com participantes da comunidade, o estudo de caso é realizado e tem como objetivos identificar se a comunidade se reconhece como parte desse conjunto de pessoas, quais as justificativas, como acham que contribuem para sua continuidade, se é possível comprovar a opinião que muitos tem sobre o jogo. São questionamentos propostos aos jogadores de Counter-Strike, que buscam compreender em que estágio se encontra essa comunidade atualmente, dentro de sua plataforma, o Steam, e também além dela. Através das respostas, fica explícita a importância da cultura participativa em meio a cultura de convergência, a importância de a empresa trazer os consumidores e fãs para além da superfície, resultando assim no sucesso do Counter-Strike que se perpetua há anos e é considerado um game tradicional. Isso é um reflexo da cultura participativa e serve de exemplo bem-sucedido a outras empresas que procuram alcançar esse objetivo.