Ciências Biológicas

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    Sobre biodiversidade em livros didáticos de biologia do ensino médio
    (2021-02-23) Behm, Jaqueline Daiane
    Este artigo analisa os conteúdos sobre a Biodiversidade nos livros didáticos de Biologia utilizados nas escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Objetiva-se avaliar se estes colaboram para a discussão da dimensão e preservação da Biodiversidade na escola. A metodologia compreendeu uma análise documental, conforme as seguintes etapas: a escolha dos livros didáticos, a definição de critérios de análise, o tabelamento e a reflexão dos dados obtidos. Os resultados demonstraram que as obras analisadas conseguem cumprir seu papel na contribuição para a formação de uma consciência de preservação da Biodiversidade nos jovens. Cabe ao docente a responsabilidade de fazer a análise dos livros que utilizará em suas aulas, verificar, desta forma, se os mesmos cumprem com a demanda de conhecimento para promover consciência crítica para a preservação da Biodiversidade.
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    Distribuição espacial de cupania vernalis cambess (sapindaceae): análise de prevalência da espécie em fragmento florestal urbano na cidade de Ijuí (RS)
    (2019-12-16) Oliveira, Rogério Coradini de
    Recente estudo de Sauthier et al. (2014), intitulado “Formação vegetal e regeneração do fragmento florestal urbano” - Bosque dos Capuchinhos, Ijuí (RS), acusou prevalência da espécie Cupania vernalis Cambess (Sapindaceae). O presente trabalho analisou Padrão de Distribuição Espacial da espécie no bosque, objetivando se a diversidade nesse ambiente está ameaçada. Envolveu parâmetros ecológicos: Índice de Dispersão (ID), Densidade Absoluta (DA) e Relativa (DR), Frequência Absoluta (FA) e Relativa (FR). Mediu-se o Diâmetro a Altura do Peito (DAP), diferenciando Plântulas (DAP < 5 cm), Jovens (DAP > 5 cm < 10 cm) e Adultos (DAP > 10 cm). A amostra envolveu 6.750m², em 6 parcelas de 1.125m². Para Jovens e Adultos, o ID acusou aleatório. Plântulas resultaram em ID Agregado. No restante dos parâmetros, Jovens foram predominantes. Os resultados indicam eficiente dispersão de C. vernalis, com FA - 78,51% na área, corroborando a prevalência no estudo anterior, sugerindo cuidados àquela biodiversidade.
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    Avaliação de resíduos de agrotóxicos em águas de açudes no município de Ajuricaba/RS
    (2019-09-04) Siede, Jaqueline
    Faced with the exacerbated use of pesticides and chemical fertilizers, one of the major concerns of today is the contamination of water systems, due to the ease in which these environments can be affected by these substances and the harmful effects that these products can cause. Thus the main objective of this work was to evaluate the quality of the water used for fish farming in the interior of the municipality of Ajuricaba, in which it confers to the presence of agrochemical residues. Ten water samples were collected from dams located in agricultural regions of the municipality near plantations. The determination of the pesticides was carried out in the Laboratory of Analysis of Pesticide Residues (LARP) of the Federal University of Santa Maria (UFSM), using analytical method of Solid Phase Extraction (SPE) and gas chromatography coupled to mass spectrometry (LC-MS / MS). According to the data obtained, the 10 surface water samples analyzed showed at least two pesticides in detectable concentrations. Of the 70 agrochemicals analyzed, 6 different compounds were detected, among them, 2,4-D, atrazine, azoxystrobin, clomazone, imidacloprid and simazine. The presence of these compounds in all the monitored points can be directly related to the characteristics of the environments analyzed and to the physical-chemical characteristics of the detected compounds.
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    Abordagens do corpo humano em livros didáticos da educação básica e superior
    (2019-09-04) Winder, Andréia
    O livro didático constitui o principal recurso disponível nas escolas, como fonte de estudo para professores e alunos. Erros conceituais e sua qualidade podem dificultar o processo de ensino dos professores e aprendizagem dos alunos da educação básica. O objetivo deste estudo é avaliar a abordagem morfofisiológica do Corpo Humano em livros didáticos da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e Superior. Para tal, foram analisados os livros didáticos de ciências e biologia da Educação Básica, utilizados por professores do município de Panambi (RS), e livros de Fisiologia Humana disponíveis na biblioteca Mário Osório Marques da Unijuí. Os livros apresentam textos, imagens e atividades diversificadas. Destaca-se a necessidade de analisar anteriormente os livros didáticos a serem adotados na sala de aula das escolas e universidades, a fim de verificar conteúdo, pertinência, adequação e possíveis dificuldades no ensino e aprendizagem dos estudantes.
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    Macroinvertebrados como bioindicadores de qualidade ambiental de um banhado urbano, Ijuí/RS
    (2019-09-04) Jesus, Douglas de
    Banhados, ou como são chamados em outras regiões, pântanos, brejos, charcos são áreas que apresentam como característica solos permanente ou temporariamente saturados por água durante a maior parte do ano. O município de Ijuí, RS, se localiza na região noroeste do Estado e em uma de suas áreas de preservação ambiental (APP), situada no perímetro urbano, há ocorrência de um banhado, no bairro Morada do Sol, região oeste da cidade. Os objetivos do presente trabalho foram o inventariamento e utilização da comunidade de macroinvertebrados aquáticos como biondicadores sobre a qualidade ambiental de um banhado urbano e aplicação de um protocolo de avaliação rápida de qualidade ambiental para avaliar o grau de preservação desse ambiente. Para a realização do estudo, a área do banhado foi dividida em quatro subáreas, denominadas de quadrantes (Q1, Q2, Q3 e Q4). A comunidade macrobentônica foi coletada usando-se substratos artificiais que após 21 dias foram coletados semanalmente ao longo de 69 dias. O protocolo de avaliação ambiental rápido foi aplicado em trechos dos quadrantes em corpos de água corrente formados pelas nascentes do banhado. Foram coletados 1694 indivíduos, pertencentes a seis filos, distribuídos em 10 classes, 24 famílias identificadas. As famílias mais representativas da comunidade bentônica amostrada pertenceram aos filos Arthropoda, Annelida e Mollusca. O somatório dos valores relativos aos parâmetros analisados através da aplicação dos protocolos de avaliação ambiental em cada quadrante, indicam que todos os ambientes se apresentam ainda conservados ou podem ser classificados como trechos naturais. São necessários mais estudos no banhado do bairro Morada do Sol e nessa área de preservação como um todo, pois o conjunto de ambientes ali existentes faz parte de um complexo maior de ambientes interligados, os quais também apresentam arroios, banhados e fragmentos de mata com flora e fauna ainda desconhecidos.
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    Avaliação dos efeitos da menopausa e diabetes mellitus tipo 2 sobre a função renal
    (2019-09-04) Santos, Fernanda Knopp dos
    Introdução: O período do climatério é dividido em pré e pós-menopausa, sendo caracterizado pela redução do hormônio estrogênio circulante, provocando alterações metabólicas no organismo feminino. Esse estado é capaz de induzir o risco de desenvolvimento de comorbidades, como obesidade, diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e redução da função renal. Materiais e Métodos: Foram analisadas 33 mulheres não diabéticas, sendo 13 na pré-menopausa e 20 na pós-menopausa, e 28 mulheres com DM2, sendo 9 pacientes na pré-menopausa e 19 na pós-menopausa, sendo todas pacientes atendidas pelas Estratégias da Saúde da Família de Santo Ângelo, RS, Brasil. Foram analisados parâmetros antropométricos, glicêmicos e bioquímicos renais. Resultados: As pacientes com DM2 apresentaram aumento do IMC (P=0,0464) e da glicemia de jejum (P<0,0001), bem como elevação da hemoglobina glicada nas diabéticas (P<0,0001) em pós-menopausa (P=0,002). Os níveis de ureia sérica mostraram-se elevados nas pós-menopáusicas (P=0,003), assim como a taxa de filtração glomerular estimada apresentou-se diminuída nessa fase (P<0,0001). Considerações Finais: Nesse estudo as mulheres com DM2 na pós-menopausa, apresentaram risco elevado de sobrepeso e metabolismo glicêmico prejudicado. Essa condição também é capaz de provocar mudanças prejudiciais no sistema renal, sendo que essa pacientes apresentaram elevação dos níveis de ureia na circulação e diminuição da taxa de filtração glomerular estimada, agravando cada vez mais o quadro clínico dessas mulheres.
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    Contribuições do estágio supervisionado, do PIBID e da residência pedagógica no processo de formação inicial de professores
    (2019-09-04) Fontoura, Julia Figueira
    A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as experiências pedagógicas vividas durante o estágio supervisionado, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica, em uma escola da rede pública de ensino do município de Ijuí, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso. Os dados produzidos emergiram de reflexões, registradas em diário de bordo, durante a minha formação inicial com destaque para os três momentos de interação (intervenções) com instituições de ensino. Do estágio em Biologia no Ensino Médio posso destacar a marcante interação entre alunos e professores reforçando a importância da afetividade no processo formativo dos professores. Do programa de iniciação à docência enfatizo o sentimento de pertencimento àquele espaço como sujeito formador, aprimorando o nosso fazer pedagógico. E, por fim, da Residência Pedagógica, destaco as reflexões viabilizadas pelo programa, uma vez que objetiva promover a adequação dos currículos em função de uma Base Nacional Comum Curricular, tornando este um desafio para os sujeitos formadores envolvidos.
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    Atividades práticas no processo de ensino e aprendizagem, na docênciacompartilhada subprojeto Ciências Biológicas PIBID-Unijui
    (2019-09-04) Zarth, Tacimara
    Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no município de Ijui-RS, que investigou os relatórios do subprojeto Ciências Biológicas do projeto PIBID-Unijui (2014-2018), intitulado “Desenvolvimento de Professor em Formação Inicial e Continuada Articulado à Produção de Currículo Escolar com Ênfase em Experiências Interdisciplinares”, com intuito de analisar a importância das aulas práticas no componente de Biologia durante o ensino médio e na formação docente via docência compartilhada. Dentre os aspectos destacados, descrevem-se as metodologias das atividades práticas elaboradas e executadas, possíveis dificuldades e conquistas obtidas como bolsista PIBID, na formação profissional, na interação universidade e escola.