MBA Marketing e Comunicação Digital

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    Observação sobre o processo de vendas em uma distribuidora de produtos da São Paulo Alpargatas do Brasil (Havaianas)
    (2021-02-24) Oliveira, Jader Assen de
    A área de vendas compreende as atividades de seus setores com etapas diversas O processo de vendas se dá desde a produção do produto até o momento em que o consumidor adquiriu o mesmo. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar as etapas do processo de vendas da distribuidora das Sandálias havaianas no Rio Grande do Sul, a partir da percepção de pesquisa participante. Para atender o objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva, qualitativa e pesquisa participante, onde o autor do trabalho analisa sua experiência nessa organização. Os resultados mostram que a empresa tem bem definido o processo de vendas e trabalha objetivamente atendendo a todas as etapas, ciente das técnicas e métodos mais eficazes para cada perfil de cliente. Por fim conclui-se que a distribuidora analisada, desenvolveu observação de suas atividades de gestão do processo de vendas, para obtenção das metas propostas pela fábrica da São Paulo Alpargatas S/A.
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    Os fatores motivacionais dos estudantes/consumidores: um estudo de caso sobre um polo de apoio presencial de uma instituição de ensino a distância
    (2020-08-21) Fagundes, Mara Aparecida Barnaski
    Os fatores que motivam o estudante no ensino na modalidade EaD vem sendo amplamente debatido na educação. Neste contexto que o presente artigo aborda a temática no que se refere aos fatores motivacionais na percepção dos estudantes de um polo de apoio presencial de uma universidade de ensino à distância, com o propósito de identificar o perfil demográfico e os fatores motivacionais que levaram esses alunos a optar por essa modalidade de ensino, levando-se em consideração a instituição de ensino e o polo de apoio presencial. Os fatores de influência foram analisados sob a ótica do comportamento do consumidor, amplamente discutidos por Kotler e Keller (2006) em seus estudos. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa, utilizando-se da coleta de dados por meio da aplicação de um questionário aos estudantes, utilizando-se da escala Likert como opções de respostas, posteriormente analisados com a utilização de métodos estatísticos e caracterizou a amostra com o cruzamento das informações. Os resultados apontam que os estudantes/consumidores do polo de apoio presencial, possuem as características demográficas de uma amostra jovem e em idade laboral, motivados pelo ensino à distância devido a flexibilidade de seus horários, os valores dos cursos e a oportunidade de promoção profissional na área em que atuam. Desta forma, conclui-se que o principal fator motivacional para a escolha do ensino a distância são decisões pessoais que estão intimamente ligadas ao tempo e regidas pelas novas tendências do mercado de trabalho.
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    Estratégias de marketing para engajar pessoas: uma análise sobre o banco digital Nubank
    (2020-03-11) Bayer, Jéssica Daiana
    Este estudo procura investigar as estratégias ligadas ao Marketing 4.0 que foram utilizadas pelo Nubank (banco digital) em sua rede social Facebook. Para isso, a investigação é sustentada por conceitos como convergência midiática, internet, mídias sociais e marketing 4.0, a partir de autores como Jenkins (2008), Telles (2010), Recuero (2011), Kotler (2017) entre outros. Também é apresentada uma breve história sobre o objeto empírico do estudo, bem como os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa e o cumprimento de seus objetivos. Partindo de uma abordagem quanti-qualitativa, realizou-se um estudo de caso através de uma análise dos conteúdos veiculados na fanpage do Nubank, visando compreender quais são as estratégias utilizadas e como elas estão amparadas nos conceitos de Marketing 4.0. Assim, esta pesquisa buscou demonstrar como a evolução do Marketing 3.0 para o Marketing 4.0 influencia a maneira como as marcas se relacionam com seus clientes. Dos resultados, destacamos a utilização da técnica de marketing de conteúdo, do marketing centrado no ser humano e do marketing de engajamento através de aplicativos para celulares.
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    Comprar, manter posição ou vender? Eis a questão! Análise do comportamento dos investidores em bolsa de valores
    (2019-12-04) Baggio, Daniel Knebel
    O presente estudo tem como objetivo compreender como que determinadas análises e acontecimentos influenciam na tomada de decisões dos investidores individuais em ativos da bolsa de valores de São Paulo. Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado com 35 investidores individuais de ações no mercado acionário brasileiro. Os resultados apresentados levam a conclusão que os investidores interpretam diferentemente as variáveis estudadas, fazendo com que eles tomem diferentes decisões ao longo do processo de valorização e desvalorização dos seus investimentos. O estudo contribui para a teoria no que reside a tomada de decisão de investimentos em renda variável e ao comportamento financeiro.
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    A utilização do Inbound marketing através da rede social Instagram para atrair e engajar clientes
    (2019-12-04) Secchi, Raísa Julai
    O tema deste artigo é a utilização do inbound marketing no Instagram como meio de atração e engajamento de pessoas através da criação de conteúdo. O objetivo é fazer uma análise de como o inbound marketing pode ser aplicado nessa rede social para atrair prospectos para um contato inicial por meio do marketing de conteúdo. A estratégia inbound propõe se destacar frente a uma geração dispersa em meio a tantas informações, graças a uma comunicação não intrusiva, permissiva e relevante. A metodologia adotada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e na internet. Na apresentação e análise dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo a partir da observação, na internet, das ações da Red Bull, Vult e Nubank no Instagram, onde verificou-se que, com a aplicação do inbound marketing, as marcas tornam-se interessantes para o público através de conteúdo digital, conquistam os clientes adequados ao negócio da empresa, aproximam o consumidor da marca e tornam o conteúdo valioso ao influenciar as ações das pessoas e ao gerar o seu envolvimento. A conclusão do estudo é de que o modelo de marketing inbound possui as ferramentas adequadas para prospectar e engajar as pessoas na era digital em que vivemos, onde as marcas que ganham espaço são aquelas com a capacidade de atrair os clientes certos para elas e de gerarem valor para os mesmos.
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    A influência do instagram no consumo de moda.
    (2019-12-04) Lanz, Jaqueline Viviane
    O universo da moda vem alcançando grandes dimensões nos últimos anos, e um fator determinante para o que vem ocorrendo é a facilidade e a rapidez com que se tem acesso aos conteúdos relacionados à moda, através das redes sociais, principalmente o Instagram. Diante do crescente volume de consumidores que utilizam tal ferramenta virtual, julga-se importante a realização deste estudo, cujo objetivo buscou identificar o perfil dos consumidores de moda e analisar as atitudes dos consumidores influenciados pelo Instagram. Os questionários aplicados conforme o método de survey, possibilitaram dados por meio de questões estruturadas e fechadas. A pesquisa contou com 200 respondentes, a maioria reside no município de Três Passos, composto em 67% pelo público feminino, com idade entre 21 e 28 anos. Utilizam o Instagram entre 1 a 3 horas no dia, e o conhecem bastante, usam-o frequentemente e conseguem auxiliar outras pessoas. Quanto às atitudes dos consumidores de moda, percebe-se que a grande maioria acha interessante e segue perfis de lojas que publicam notícias sobre tendências em seu perfil no Instagram. Esta rede social serve como influenciadora, pois os consumidores estão atentos às tendências do mundo da moda e de alguma forma já influenciou e/ou ajudou a complementar o seu estilo de vestir. Costumam visitar perfis de lojas de moda para conhecer seus produtos e sentem-se motivados a comprar, devido a alguma ação de marketing sobre um produto.
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    O atendimento como ferramenta principal para fidelização de clientes no varejo das lojas de eletromóveis
    (2019-12-04) Maciel, Paulo Cidarte
    O presente trabalho tem por objetivo entender o mercado consumidor, suas características e hábitos, além de diagnosticar como as ações de treinamento para o melhor atendimento ajudam na retenção dos clientes de varejo das lojas de Eletromóveis, assim como, os níveis de lealdade e fidelização entre o público feminino e masculino destas lojas. O referencial metodológico deste trabalho, foi realizado através de pesquisa bibliográfica com autores que estudam a área de varejo, recursos humanos e vendas, assim como o comportamento dos consumidores. A aplicação da fase Exploratória, adequada para o estágio de investigação, contou com uma pesquisa de profundidade com a gerência e a coordenação de uma loja do ramo estudado, já na segunda fase, utilizou-se a pesquisa Descritiva. Para a coleta dos dados utilizouse o método Survey, através de um questionário estruturado por questões quantitativas que foram respondidas de forma eletrônica pelas redes sociais e grupos digitais de compra e venda, contando com 202 questionários válidos para avaliação. A partir da análise dos itens pesquisados, percebe-se que os consumidores avaliam de forma muito positiva o acompanhamento de um vendedor bem treinado na sua jornada de compra, correspondendo a 83% das respostas, o que contribui para sua fidelização com a loja. Os fatores preço e atendimento, aparecem decisivos acima de 60% na avaliação dos respondentes, considerando a importância para que esses retornem à novas compras e tenham preferência por essas lojas. Além disso, esses clientes valorizam o pós-venda que aparece de forma enfraquecida na experiência de suas compras, na escala de 1 a 5 em que 1 condiz com muito insatisfeito e 4 muito satisfeito, 52% responderam entre 1 e 2, afirmando que se sentem insatisfeitos quanto ao serviço de pós-venda realizado em suas compras.
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    Plano de marketing em serviços: um estudo de caso em uma empresa de design
    (2018-12-06) Berti, Angelita Priscila
    Diferenciando-se por várias características específicas, o setor de serviços possui grande representatividade na economia do país. No sentido de estudar o marketing no setor, bem como a especificação na área de Design, a presente pesquisa possui como objetivo a elaboração de um plano de marketing para uma empresa de Design, utilizando-se de referenciais teóricos e de coleta de dados na empresa para a elaboração de diagnóstico e a proposição de estratégias que agreguem valor à mesma. Através de pesquisas bibliográficas, dados estatísticos, análise documental, observação e entrevistas, elaborou-se um plano de marketing com a análise do perfil da empresa, do mercado no qual está inserida, da concorrência e do mix de marketing. A partir das análises, foi proposto um plano de marketing, com destaque para os objetivos, estratégias e ações, além de ferramentas para controle de monitoramento e avaliação, no período de implantação do plano. Assim, propõe-se a auxiliar o setor de serviços agregando qualidade aos trabalhos realizados de forma a estruturar as ações de marketing direcionadas a caraterísticas específicas da área, bem como correlacionadas à proposta da marca da empresa.
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    Fatores que influenciam o comportamento do consumidor quanto a escolha do supermercado de sua preferência: uma análise do setor supermercadista da cidade de Ijuí – RS.
    (2018-12-06) Santos, Iron Vinícius Bortolini dos
    Este artigo fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória que teve por objetivo identificar os fatores que influenciam o processo de compra dos consumidores no ramo alimentício, mais especificamente na compra em Supermercados. O propósito de desenvolver um estudo focado nos itens que mais satisfazem o consumidor do setor supermercadista decorre da intensa concorrência que existe nesse ramo, e também, que a muito tempo o preço deixou de ser o único diferencial importante. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar o processo decisório de compra em supermercados analisando os itens com maior e menor relevância para o consumidor com o intuito de contribuir em estudos que foquem nos resultados financeiros dessas empresas. Quanto aos objetivos, podemos classificar a pesquisa como exploratória e descritiva. Em um primeiro momento, na fase exploratória, houve uma abordagem dos clientes dentro dos supermercados para que de forma espontânea falassem quais itens ele mais valorizava dentro de um supermercado. Após isso, na etapa descritiva, foi aplicado um questionário que contempla vários itens que se mostraram relevantes dentro das variáveis de: Conforto e conveniência; Organização e Estrutura e Serviços disponíveis. Esse questionário foi aplicado para uma amostra de 46 pessoas, de ambos os sexos, e com idades de 18 a mais de 60 anos. A partir das análises realizadas, percebeu-se que, nos itens relacionados a conforto e conveniência, e a organização e estrutura, o que é mais valorizado pelo consumidor são itens relacionados a estacionamento próprio, facilidade acesso ao supermercado, tempo de espera em fila de caixa, organização de produtos nas prateleiras, organização das seções e também a variedade das marcas dos produtos, demonstrando que hoje em dia a agilidade e a facilidade de acesso possuem grande relevância pela vida corrida da maioria da população. Dentro da Organização e estrutura, podemos destacar como itens bem importantes a Organização dos Produtos nas prateleiras, e organização das secções. Dentro dos serviços disponibilizados, o que é visto com muita importância a entrega de compras em casa, Os caixas exclusivos, e a cortesia e simpatia de funcionários.
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    Brand experience: um estudo sobre a experiência de marca na era digital
    (2018-10-29) Hansen, Rogério
    Em um universo cada vez mais competitivo, as regras dos negócios tendem a mudar de forma rápida e disruptiva. As organizações buscam inserir-se rapidamente em cenários mutantes e desafiadores onde os consumidores passam a ocupar um novo posicionamento na relação com as marcas. O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise sobre a experiência de marca na era digital por meio de pesquisa bibliográfica complementada por uma pesquisa aplicada que obteve 99 respostas. O público em sua maioria é residente na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, composto em 51,5% pelo público feminino, entre 31 e 35 anos que por meio de questionário próprio relataram suas preferências e comportamento de consumo no que se refere a experiências positivas ou negativas na era digital. Os resultados apontam uma elevada consciência de consumo, onde não há fidelidade absoluta às marcas e que a qualidade é um fator de busca e experiência elevada com as marcas. Os resultados também comprovam a importância da rede de amigos e familiares na divulgação das experiências. Empresas que possuem uma comunicação clara e honesta são valorizadas e a cultura de colaboração e participação entre consumidores e marcas é o fator chave nesta nova era, onde o cliente é o protagonista.
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    Facebook como ferramenta de relacionamento: estudo de caso da empresa Três Marias artigos e eventos personalizados
    (2017-12-06) Schwanke, Simone Taisa
    Ter um relacionamento bom e duradouro com os consumidores é um fator primordial para o sucesso em longo prazo de qualquer empresa. Consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam atendimento humanizado, especial, artigos exclusivos e estão dispostos a pagarem por isso. E se a qualidade percebida do produto ou serviço for boa, certamente ele indicará a empresa para outras pessoas ou expor a sua satisfação nas mídias sociais. Da mesma forma se a experiência for negativa, certamente a informação circulará e respingará principalmente na internet. Empresas que aplicam como princípio o marketing de relacionamento e consequentemente o relacionamento com seus públicos nas mídias sociais estarão sempre um passo à frente de suas concorrentes, pois estará acompanhando o que seus públicos pensam, falam ou compartilham. Esse artigo pretende abordar os princípios do marketing de relacionamento e o uso das redes sociais no relacionamento com clientes, seguido por um estudo de caso da empresa Três Marias Artigos e Eventos Personalizados, do ramo de assessoria e decoração de eventos que iniciou suas atividades em agosto de 2016 na cidade de Ijuí/RS e, utilizando para divulgação de seus serviços e produtos apenas as redes sociais e estratégias de marketing de relacionamento, e vem conquistando seu espaço nesse concorrido mercado, já fidelizando seus clientes para um relacionamento em longo prazo.
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    O Perfil do Consumidor de Pescado na Cidade de Santa Rosa - RS
    (2017-08-28) Santos, Gelson dos
    O presente artigo foi elaborado buscando explicitar o perfil do consumidor de pescado na cidade de Santa Rosa, com o intuito de perceber quais fatores influenciam a escolha do pescado, quais locais o consumidor procura no momento da compra e quais atributos conhece ou busca encontrar nos produtos que adquire. O mercado de peixes e frutos do mar tem crescido exponencialmente e as demandas em busca destes produtos aumentam a cada dia. O Brasil é um grande produtor de pescado, mas isso não é suficiente para que a população brasileira consuma o pescado no mesmo volume que produz. As variáveis que influenciam o processo de decisão para a aquisição do pescado são diversas, podendo citar a exigência dos consumidores, a dificuldade em encontrar locais especializados na venda destes produtos, a dificuldade no preparo, o gosto pessoal, entre outros. Todavia, um dos fatores que mais condiciona a compra de peixes e frutos do mar é o custo. Consumir peixes diariamente ou mesmo algumas vezes durante a semana torna-se inviável para algumas famílias, pois alguns cortes de peixe chegam a custar de quatro a cinco vezes mais caro por quilo do que a carne bovina, suína ou de frango. Mas custos a parte, sabe-se que outros tipos de carne não oferecem os mesmos benefícios a saúde daqueles que a consomem como o peixe e esse é um fator preponderante. Para atingir os objetivos deste artigo foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório e de caráter quantitativo, visando evidenciar o perfil do consumidor em questão. Com base nela, pode-se concluir que há um grande mercado a ser explorado e as demandas somente tendem a aumentar, e tanto o fornecedor quanto o varejista do remo de pescado, se investirem em marketing e divulgação de seus produtos, bem como dos atributos inerentes ao mesmo, somente têm a ganhar.
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    Estratégias de comunicação de marca e produto da IVM foto produtos
    (2017-08-28) Basso, Igor Francisco
    O fortalecimento de marca e a formulação de estratégias de comunicação constituem-se em uma necessidade das empresas que buscam diferenciação e sustentabilidade no mercado global e altamente competitivo que vivenciamos atualmente. Nesse contexto existem muitas ferramentas potencialmente eficazes para alavancar uma marca e mantê-la na mente dos clientes. Dentre elas temos os mais diversos tipos de mídias, que, de maneira geral, são classificadas em tradicionais e digitais. Este estudo visa a identificar qual delas se constitui em uma ferramenta mais efetiva e eficaz na consolidação e manutenção de marca da empresa IVM FOTO PRODUTOS, localizada em Ijuí (RS), a partir de uma pesquisa bibliográfica e em websites. Durante a execução do trabalho foi possível perceber que a estratégia atual da empresa estava desatualizada e era insuficiente para as pretensões do negócio. As alternativas propostas servirão de base para uma nova formulação estratégica acerca do planejamento de comunicação e divulgação da marca e dos produtos comercializados pela empresa.
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    A importância da marca, identidade visual e marketing para o empresário de Ijuí
    (2017-08-28) Loeblein, Letícia Maria Weber
    O presente artigo é uma pesquisa, efetuado com 76 empresários de Ijuí/RS, sobre a sua visão com relação a Marca, Marketing, Identidade visual, sua percepção, com relação a estes assuntos e suas principais dificuldades. Através de uma pesquisa via e-mail, com perguntas objetivas, e algumas descritivas, para uma posterior análise, com relação a estes assuntos específicos. Esse questionário foi enviado por e-mail, com lista disponibilizada pelo Sindilojas Noroeste, e ACI- Associação Comercial de Ijuí, pedindo um retorno de prazo curto, que teve retorno de 38% dos questionários, respondidos. Os resultados foram expostos de forma simples, com gráficos e tabelas para melhor visualização de cada ponto específico, colocando ainda algumas partes descritivas, narradas por alguns empresários. Levando em conta as análises efetuadas, esta amostra de empresários, acredita-se que eles sabem sobre o assunto, mas possivelmente com ajuda profissional, poderiam melhorar mais.
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    Personalidade de marca: da gestão à percepção dos consumidores em uma barbearia conceitual ijuiense
    (2017-08-28) Lucchese, Giovani da Silva
    Personalidade de marca é a sua humanização - quando a marca assume características humanas para que possa ser descrita. Uma pesquisa desenvolvida por Muniz e Marchetti (2005) propôs uma escala de personalidade de marca adaptada ao contexto brasileiro, com base na escala anteriormente desenvolvida por Aaker (1997) ao contexto norte-americano. Esta escala contém cinco dimensões de personalidade. São elas: Diversão, Audácia, Sofisticação, Sensibilidade e Credibilidade. Este estudo visa identificar a personalidade de marca da Barbearia Don Leôncio, localizada em Ijuí, através de uma pesquisa descritiva sobre percepção de seus proprietários e de 84 consumidores, visto que a barbearia utiliza bastante criatividade e humor em sua comunicação. Constatou-se que, para os proprietários, a dimensão de personalidade com maior relevância é Diversão, seguida por Audácia. Já para os consumidores, Audácia e Credibilidade lideram o perfil da empresa. A enquete também apresenta outros tópicos como a visão dos consumidores quanto à diferenciação da Don Leôncio com as concorrentes. Tendo este conhecimento, os proprietários entenderão melhor o cliente e poderão tomar decisões mais precisas no futuro, além de explorar melhor o seu posicionamento.
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    A adoção dos conceitos do jornalismo digital em um aplicativo de notícias regionais do noroeste do RS
    (2017-08-01) Welter, Lahis Borges
    Atualmente a internet ganhou um papel de protagonismo na vida das pessoas. Negócios, relações pessoais, trabalho, agenda, tudo está conectado por um smartphone, um tablet ou um computador, ou todos os dispositivos juntos. Aproveitar esses conceitos para vislumbrar oportunidades de negócio e de inserção da comunicação é a intenção desse trabalho de conclusão. Os dados oficiais e de pesquisas mostram uma crescente no setor de venda de dispositivos móveis, de uso de internet e nos gráficos de utilização desses dispositivos para fazer compras e se atualizar. Os conceitos de e-commerce, e-business e m-commerce estão ligados e são base para os negócios digitais que a cada dia ganham novas adesões. E a conectividade exige que conceitos ligados à comunicação digital, ao jornalismo online devem ser levados em conta na hora de produzir para o meio online. A proposição de um aplicativo de notícias regionais e locais é ma forma de aproveitar a tecnologia para difundir o jornalismo e lucrar com negócios online. Nicho de mercado que ainda não é bem gerenciado no interior do Rio Grande do Sul e que pode ser alternativa de renda e de popularização da comunicação social digital.
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    O advento das redes sociais e seu impacto no interior
    (2016-04-14) Moraes, Pâmela Andrade de
    Com o desenvolvimento da tecnologia e com a ascensão das redes sociais, a comunicação, e, principalmente o jornalismo, vem passando por significativas transformações. O presente artigo faz uma análise de como as redes sociais em destaque na atualidade facebook e twitter podem contribuir para essas mudanças no fazer jornalístico. Além disso, compreender como o noroeste gaúcho ingressa nesse contexto. Verificar a nova tendência de jornalismo colaborativo, o qual, aceita essas mudanças que a rede oferece, e cria oportunidade de programação dinâmica. Realizando a conclusão da pesquisa com a abordagem sobre a importância da inserção dos mecanismos digitais no trabalho dos profissionais da comunicação e a relação entre público e informação. Comparando os meios tradicionais e quais sites de redes sociais são mais significativos aos seus interesses.
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    Análise do comportamento do consumidor nas comunidades virtuais: netnografia da fanpage do festival Planeta Atlântida no facebook
    (2015-11-19) Ferrari, Aila Wayhs
    O presente trabalho consiste em apresentar uma análise acerca do comportamento do consumidor nas redes sociais, verificando – através da netnografia –quem participa, por que participa, quando participa e de que forma interage e/ou compartilha informações e opiniões em comunidades virtuais. Assim, com intuito de dar embasamento à pesquisa, foi escolhida para observação não participante a fanpage do Festival de Música Planeta Atlântida no facebook. Foi desenvolvida uma metodologia qualitativa e quantitativa, juntamente com a revisão bibliográfica. Desta forma, pode-se perceber a grande importância das redes sociais para as empresas e da atenção e retorno à opinião e questionamentos do consumidor para a construção da identidade das mesmas.
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    Redes sociais e o fortalecimento de marcas: o caso da rádio URI FM
    (2015-11-19) Canterle, Sonaira
    O público, antes passivo, transformou-se em protagonista do processo comunicacional. Enxerga hoje, com o Facebook, por exemplo, a possibilidade de obter informações rápidas e eficazes. Colocando as redes sociais em destaque, especialmente no quanto elas podem ser úteis aos meios de comunicação, este artigo tem como objetivo compreender como elas poderão contribuir para fortalecer uma marca, no caso, da Rádio URI FM. A convergência das mídias estabeleceu mudanças profundas na comunicação, fazendo diminuir as barreiras e diferenças entre os meios. Buscando uma reflexão sobre este tema, resgataram-se fatos e conceitos que nos fazem entender o momento em que vivemos. Realizaram-se revisão bibliográfica e entrevistas qualitativas para compreender este universo. O rádio, enquanto meio de comunicação, não se restringe mais à informação sonora ao seu ouvinte. Procuramos inserir a Rádio URI FM neste contexto, visando fortalecer a marca da emissora, bem como, quanto a oferecer conteúdos que os ouvintes gostariam de ter, tanto no meio tradicional quanto na Internet.
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    Below the line - experiência e visibilidade de marca nos mundos online e offline: um estudo do caso da Sicredi das culturas RS
    (2015-11-18) Sausen, Lucas Mann
    modernização dos meios de comunicação de massa, marcada principalmente pela eficácia da internet, gerou uma verdadeira revolução na forma como as empresas se comunicam com seus públicos. A popularização das redes sociais e a mudança comportamental causada por ela vêm provocando uma grande inovação nas formas de se fazer a comunicação empresarial e o marketing destas empresas. Com este trabalho, busca-se analisar o papel das redes sociais neste processo, bem como as novas linhas de comunicação que surgiram a partir desta nova realidade. A comunicação below the line,que objetiva desenvolver ações alternativas de experiência no off(vida real) com grande impacto e visibilidade no on(mídias sociais).O trabalho foi realizado através de análises bibliográficas e do estudo de caso da ação denominada GreenmenSicredi, promovida pela Sicredi das Culturas RS em 2014. Ao enquadrar a ação como exemplo da linha belowtheline3, analisou-se a repercussão e a interação geradas por ela nas mídias sociais, concluindo e evidenciando o valor extremamente positivo que ações desta natureza podem impactar para a marca.