Ciência da Computação

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    Protótipo de sistema para gestão e administração de igreja
    (2021-03-25) Trennepohl, Matthias Ruben Moeller
    A área de sistemas de gestão e administração é uma das subáreas da engenharia de software. Que tem o objetivo de fornecer um sistema para uma determinada instituição que atenda as necessidades, sendo assim possível realizar trabalhos que antigamente eram realizados manualmente e arquivados em um arquivo, por exemplo, passarem a ser realizados em um sistema com seus dados salvos em um banco de dados. Atualmente o número de instituições que adquirem um sistema específico para o seu caso vem crescendo exponencialmente, para assim poder ser possível realizar as tarefas já citadas anteriormente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é implementar um protótipo de sistema para gestão e administração de igreja, nesse caso específico para a Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, mas podendo ser expandido para diferentes instituições. Esta implementação permite que a igreja faça cadastros e controles de anuidade através de um sistema e tenha seus dados salvos em um banco de dados, ao contrário do que antigamente ocorria, quando os dados ficavam salvos em pastas. Para realizar a implementação desta solução, foi necessário conhecer os conceitos que definem um sistema de gestão e administração, tanto como o sistema de negócios da igreja. A partir disso, foi criado um propótipo de sistema para a igreja através da metodologia Scrum, tentando seguir os passos que a compõem, para assim se chegar até o protótipo final.
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    Aplicação de registros distribuídos na utilização do Bitcoin e Testnet com a tecnologia da Blockchain
    (2021-03-25) Rhoden, Gémerson Jonatã
    A venda e compra de produtos na internet tem se tornado um hábito muito utilizado entre os consumidores de todo o planeta, devido a sua praticidade, gerando um certo nível de conforto. Essas compras possuem uma forma de pagamento, como por exemplo, boleto bancário ou cartão de crédito, necessitando de um intermediário entre o comprador e o vendedor. Este intermediário muitas vezes cobra uma preço muito elevado por seus serviços, sendo uma forma de pagamento com custo elevado. Para a solução deste problema, Nakamoto (NAKAMOTO, 2008) cria a tecnologia do Bitcoin, que se torna uma forma de pagamento alternativo entre vendedor e comprador. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a utilização desta forma de pagamento ao fazer uso de ferramentas para testes do próprio Bitcoin. Com a utilização da ferramenta Bitcoin Core - Wallet, em conjunto com o Docker e uma imagem virtualizada, foi possível realizar a transferência, a qual resultou em falha, pois o número de integrantes da rede e o número de blocos foi insuficiente para o algoritmo de consenso Prova de Trabalho.
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    Simulação de uma Solução de Integração utilizando o ARENA®
    (2020-06-08) Santos, Shirlei Quevedo dos
    O mercado empresarial moderno demonstra a necessidade de se garantir processos de negócio ágeis, confiáveis e lucrativos. As organizações empresariais apostam em sistemas de informação robustos para atingir estes objetivos. Porém, na maioria dos casos, o ambiente de software das organizações empresariais é formado por diversos tipos de softwares, cada um com uma funcionalidade, uma característica da evolução do processo de negócio e das ferramentas computacionais. Neste cenário, surgiu a necessidade de se garantir a gestão da informação disponível no processo de forma unificada e confiável, havendo a necessidade então de fazer com que as diversas aplicações do ecossistema de software trabalhassem de forma integrada. Este é o campo de atuação da chamada EAI – Integração de Aplicações Empresariais. Este trabalho se propõe a descrever as características da EAI, bem como, criar uma proposta de solução de integração para um problema abstrato denominado Café. Para isso, será utilizado o recurso da simulação computacional, a qual possibilita que um processo do mundo real tenha seu funcionamento analisado através de uma ferramenta de software, sem a necessidade de sua efetiva implementação, garantindo assim a eficiência do processo e a economia de recursos.
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    Balanceamento de carga de processos em Ambientes Multicore
    (2020-06-08) Hentges, Micael Thales
    Este trabalho analisa o ganho de desempenho com a utilização de Balanceadores de Carga em ambientes multicore. Com a finalidade de verificar o ganho computacional na sua utilização Para isso é necessário o estudo dos princípios de processamento paralelo, o que é um processo, thread e seus funcionamentos, como é feito o mapeamento, balanceamento de carga, migração dos processos e os ambientes de programação. Esta pesquisa busca resultados que demonstrem a eficiência dos balanceadores de carga em processos desbalanceados em ambiente multicore.
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    Análise de crédito em uma instituição bancária usando CRM (Customer Relationship Management)
    (2020-06-08) Schmidt, José GuilhermeSulzbach
    Atualmente uma empresa que pensa em sustentabilidade tem que ser melhor que a concorrência, com atitudes diferenciadas e que traga be-nefícios aos seus clientes. Isso é possível através da gestão de relaci-onamento com o cliente, utilizando-se de estratégias adequadas e fer-ramentas de TI. Nesse estudo é proposta a utilização destas técnicas numa instituição bancária para a análise e concessão de crédito, iden-tificando os clientes com probabilidade de serem inadimplentes.
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    Uso de Unidades de Memória em Redes Neurais Recorrentes para Acelerar a Otimização
    (2020-06-08) Dornelles, Eldair Fabrício
    Neste trabalho foi realizado a modelagem e a proposta de uma unidade de memória para ser incorporada à estrutura de uma rede neural artificial recorrente. Esta estrutura foi utilizada para evoluir um programa que tem por objetivo representar a inteligência de um agente inteligente com capacidade de atuar em ambientes parcialmente observáveis. Esta proposta visa acelerar e melhorar a convergência das redes neurais recorrentes, quando aplicada aos ambientes parcialmente observáveis. O agente em questão foi aplicado a uma versão modificada do problema presa predador. Para tal realizou-se um estudo sobre agentes inteligentes, ambientes de tarefas, redes neurais recorrentes, estruturas de memórias, e algoritmos genéticos. Foi modelado e implementado uma unidade de memória para ser adicionada a estrutura de uma rede neural recorrente, bem como a modelagem e implementação de um framework de redes neurais e outro framework de algoritmo genético, o qual foi utilizado para evoluir o programa de inteligência através da rede neural. Por fim realizou-se uma análise de desempenho do modelo computacional com unidades de memória aplicado ao problema presa predador modificado e inferido o quão próximo, ou melhor foi o seu desempenho em relação à rede neural recorrente convencional. Através da análise dos resultados obtidos, pode se perceber que a unidade de memória proposta neste trabalho, adicionada à estrutura de uma rede neural recorrente, apresentou melhor desempenho e tempo de convergência, em relação à estrutura convencional, aumentando em média 1,55% o percentual de captura da presa.
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    Estudo comparativo de motores gráficos UNREAL e UNITY3D
    (2020-06-08) Santos, Douglas Carvalho dos
    Atualmente é difícil encontrar alguma pessoa que nunca tenha jogado vídeo game, essa popularidade fez com que o mercado dos games se tornasse um grande potencial econômico. Com essa nova grande demanda, muitos desenvolvedores de softwares dedicam seu tempo ao desenvolvimento dos mesmos, o objetivo desse artigo é mostrar alguns pontos importantes aos desenvolvedores que desejam iniciar na área, assim como mostrar algumas ferramentas que auxiliam na construção de games. Também, faz uma comparação entre duas das mais utilizadas ferramentas de desenvolvimento de games, dando uma noção de qual delas utilizar dependendo do projeto proposto pelo desenvolvedor. Por fim, demonstra a criação de um jogo educativo, que serve como demonstração do potencial e facilidade das ditas Engines Gráficas no auxílio ao desenvolvimento de jogos eletrônicos.
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    Aplicação de métodos de realidade aumentada em instituições de ensino fundamental
    (2020-06-08) Kerber, Anne Cristine
    Este trabalho tem como objetivo abordar o uso de métodos de Realidade Aumentada em escolas como meio facilitador de conhecimento de conceitos simples para os alunos, visando despertar o interesse de uma forma diferenciada mostrando a importância da educação em utilizar recursos da computação no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, enfatizando que a (RA) Realidade Aumentada é uma linha de pesquisa no âmbito da Ciência da Computação que está surgindo como uma alternativa de baixo custo, pois são utilizados equipamentos já existentes nas escolas. A Realidade Aumentada lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Para tanto o objetivo deste trabalho é mostrar a aplicabilidade do uso da Realidade Aumentada, a um grupo de alunos e de professores do ensino fundamental da escola municipal de Augusto Pestana, no estado do Rio Grande do Sul. Por fim, a realização da pesquisa teve como finalidade apresentar resultados que contribuíssem nas funções ensinar e aprender entre professores e alunos.
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    Detecção de lagartas por meio de reconhecimento de padrões
    (2020-05-29) Wizbicki, Andréia Schimanowski
    A tecnologia no setor agrícola tem o propósito de facilitar o trabalho do homem do campo, aumentando a produtividade de suas culturas. Seguindo esse objetivo, este trabalho aborda o desenvolvimento de um aplicativo para celular capaz de detectar lagartas que atacam o cultivo da soja em imagens. Esse aplicativo vem com o intento de auxiliar o produtor rural na identificação do ataque de lagartas a sua produção, e para a realização do tratamento adequado, diminuindo, assim, perdas na produção. Para isso ser possível, é necessário o emprego de técnicas de reconhecimento de padrões com o uso de visão computacional e, posteriormente, o treinamento do algoritmo que realiza essa função para que se consiga o resultado esperado. Uma possibilidade encontrada para viabilizar o desenvolvimento foi a utilização da biblioteca OpenCV, que contém as estruturas necessárias para esse tipo de sistema.
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    Comparação de desempenho de processadores ARM X i386
    (2020-05-18) Graef, Filipe Augusto
    Atualmente o grande consumo de energia dos processadores de computadores vem se tornando um assunto muito comentado mundialmente, quase não havendo alternativas de processadores econômicos e de bom desempenho. Os processadores da arquitetura ARM aparecem com novas tecnologias que prometem melhorar a eficiência de consumo, como vem fazendo em dispositivos móveis, mas fica a dúvida se seria capaz de atender o desempenho exigido em equipamentos maiores. Por tanto este trabalho tem o objetivo de analisar a performance e consumo energético dos processadores da arquitetura ARM e i386, e através dos resultados obtidos, comparar a performance e o consumo de energia das arquiteturas, analisando a eficiência de ambos.
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    Sistema de automação para ambientes usando Arduíno e Android
    (2020-05-18) Pereira, Éder Paulo
    Vivemos em uma sociedade cada vez mais interconectada. Redes sociais estão à todo vapor, aplicativos para smartphones se tornam sucesso do dia para a noite. Isso tudo demonstra uma demanda cada vez mais por soluções que atendam à este escopo, e que nos proporcionem certa autonomia nas nossas vidas. Pensando nisso, este trabalho tem como principal tema, tentar automatizar um ambiente remoto, de forma que possamos conseguir interagir com este ambiente à distância, usando a internet. O objetivo é tentar interligar diferentes dispositivos, no sentido de arquitetura, mas que através do software corretamente programado, seja viável realizar esta ligação para oferecer uma solução final adequada. Para isso, usaremos diversas tecnologias, como System on Chip, Android, Arduíno, Rest, Json, dentre outras. Cada uma destas partes compõem partes fundamentais para que o trabalho possa ser realizado. A solução em que chegamos, atendeu a expectativa que esperávamos, a qual nos dá uma enorme lista de possibilidades para o futuro, que virão como melhorias do que já está implementado.
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    Protótipo de aplicação móvel para gerenciamento, identificação e localização de prestadores de serviços
    (2020-05-18) Amaral, Ailton Pizzuti do
    O grande aumento do comércio eletrônico e o surgimento de novas tecnologias móveis, bem como a evolução dos aparelhos celulares, o surgimento de smartphones, tablets e equipamentos com o Sistema operacional Android, possibilitou que as pessoas possam estar a cada dia que passa, mais conectadas umas com as outras. As relações sociais atingiram um novo patamar e também trouxeram consigo a possibilidade de que o comércio, seja ele de produtos ou serviços, torne-se cada vez mais dinâmico e rápido. Com isso, surgiu a necessidade de que se tenha inúmeras alternativas e aplicações com o objetivo de sanar a necessidade dos clientes manterem contato direto com o seu fornecedor, seja de bens ou serviços, no intuito de manter a tão sonhada proximidade entre ambos. O presente trabalho propõe a construção de um protótipo de aplicação para o Sistema Operacional Android, que se utilize da computação Ubíqua e que possibilite a aproximação tão desejada na atual conjuntura do comércio eletrônico de serviços e possibilite o uso das novas tecnologias existentes para a criação de uma ponte entre clientes e seus possíveis prestadores de serviços.
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    Algoritmo genético para determinação indireta de parâmetros físicos para o método dos elementos discretos
    (2020-05-07) Dessuy, Maurício dos Santos
    Visto que atualmente o escoamento de grãos de soja possui uma natureza discreta a probabilidade de ocorrência de incêndios em secadores é bastante alta, o que acarreta em inúmeras perdas, tanto materiais como humanas, para que este problema possa ser resolvido é necessário que seja experimentado e estudado este fluxo de escoamento dos grãos. Ao adentrar no ramo de experimentação com os grãos de soja é possível notar que o alto custo e a necessidade de equipamento de alta qualidade é um empecilho para a boa pesquisa envolvendo os grãos, por conta disto é possível desenvolver simulações computacionais para replicar os problemas reais em um ambiente digital. Porém, em muitos casos não é possível obter parâmetros concisos por meio da literatura, o que acarreta em disparidades entre as simulações computacionais e os experimentos físicos. Então é possível aplicar heurísticas para encontrar os parâmetros que resultam em uma solução adequada. Então a presente pesquisa visa obter alguns destes parâmetros por meio da aplicação de algoritmos genéticos, que são técnicas que simulam o processo evolutivo das espécies, onde é gerado uma população de indivíduos que se reproduzem e se modificam a fim de obter uma solução adequada. Por meio do uso do algoritmo genético foi possível de encontrar os valores de 0, 13840438404384 para o coeficiente de poison e 0, 247649476494764 para o coeficiente de dispersão de forças.
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    Estudo comparativo de Deep Learning e regressão linear na predição de mensagens processadas pela plataforma de integração guaraná
    (2020-05-07) Rehbein, Matheus Henrique
    Geralmente as empresas possuem uma vasta quantidade de softwares em seu ecossistema de software, sendo eles utilizados para dar suporte aos mais diversos processos de negócio. Muitas vezes é necessário que as aplicações operem de forma integrada, auxiliando na operação de suas rotinas. Ferramentas de integração são utilizadas para possibilitar a colaboração entre as aplicações. As ferramentas de integração visam processar a maior quantidade de mensagens em menor tempo, para isso, é necessário que a configuração de seus parâmetros ocorra corretamente. Uma das configurações é a quantidade de threads que estará disponível para realizar os processos de integração. Normalmente essa quantidade é definida por um engenheiro de software, porém a utilização de modelos matemáticos para identificação da quantidade ideal de threads é uma alternativa. Para os modelos matemáticos, é importante ter conhecimento da quantidade de mensagens que serão processadas em um determinado tempo, para que assim possam aumentar ou diminuir a quantidade de threads disponíveis durante a integração em tempo real. Para ter o conhecimento da quantidade de mensagens que serão processadas, é necessário a utilização de modelos de predição, sejam eles modelos específicos para o problema ou modelos de contexto geral, como modelos provenientes de inteligência artificial, como Regressão Linear e Deep Learning. Este trabalho tem como objetivo desenvolver e verificar a assertividade de modelos de Deep Learning e Regressão Linear na predição da quantidade de mensagens que serão processadas a partir da quantidade de threads e entrada de mensagens. Dentre os modelos desenvolvidos, destacou-se os modelos de Deep Learning, onde a assertividade foi próxima a 95%, enquanto que os modelos de Regressão Linear não foram capazes de obter conhecimento suficiente a partir dos dados.
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    Balanceamento de carga no modelo de programação charm++ fazendo a análise da aplicação de balanceadores de carga centralizados em aplicações paralelas
    (2020-05-07) Lizot, Giovane da Rosa
    Este trabalho apresenta uma análise das estratégias de Balanceamento de Carga do Estado da Arte comparadas a uma nova proposta de um Balanceador de carga centralizado visando analisar o comportamento das diferentes abordagens para o tempo de execução e a migração de tarefas de aplicações paralelas. O objetivo é analisar os ganhos de desempenho alcançado com a sua aplicação em aplicações de simulação e dados experimentais, como também aplicações reais, comparado a abordagem sem balanceador. O algoritmo do Balanceador coleta informações sobre a quantidade de objetos mapeados em cada processador e suas cargas para calcular a carga total de cada processador em tempo real e as utiliza na tomada de decisões de Balanceamento de Carga dinamicamente movendo os processos entre os grupos Small e Large para que a diferença entre os grupos diminua, buscando um equilíbrio mútuo. Assim, as cargas tendem a ser distribuídas entre os núcleos de acordo com a estratégia adotada, reduzindo o desequilíbrio. Portanto, migrações desnecessárias não são executadas reduzindo o tempo de execução do aplicativo, e a cada iteração fazendo uma varredura das cargas nos núcleos e migrando de acordo com a necessidade, mantendo o nível de desbalanceamento do processador o mais baixo o possível. Para implementação foi utilizado o modelo de programação paralela Charm++. Os resultados dos testes iniciais demonstram reduções no tempo total de execução em comparação com a abordagem sem balanceador de carga. Os resultados mensurados apresentaram diferenças significativas no nível de desbalanceamento final na execução das aplicações.
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    Estudo da viabilidade de criação de um serviço de envio de mensagens automatizado com a utilização de API
    (2020-05-06) Siqueira, Éderson Felipe Zammo
    Considerando os avanços nos meios de comunicação, objetiva-se neste projeto o desenvolvimento de um sistema que facilitará o envio de mensagens instantâneas através do uso de um aplicativo mais popular no cotidiano, ao invés do SMS (Short Message Service), o qual está deixando de ser utilizado cada vez mais. Para tanto, procede-se o projeto de software e o desenvolvimento da aplicação de uma plataforma que gerencia este envio de mensagens e facilite a comunicação. Desse modo observa-se que projetar o sistema primeiramente, torna a sua implementação mais tranquila, obtendo resultados mais específicos, o que permite concluir que é possível principalmente para as empresas, utilizarem novas ferramentas para avisos e/ou comunicação direta com seus clientes com mais facilidade.
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    Avaliação da implementação de regras de negócio em POSTGRESQL
    (2017-10-03) Biolchi, Atila Cordeiro
    Com o aumento da complexidade dos sistemas de informação cresce também as dificuldades em manter e gerenciar as regras de negócio. O gerenciamento, a implementação e o reuso destas regras podem ser determinantes para o aumento da qualidade e produtividade no desenvolvimento do software. Desta forma, a utilização das ferramentas existentes nos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados(SGBD) podem ser uma alternativa para centralização de regras de negócio complexas. Grande parte dos SGBD’s oferecem suporte para implementação de Procedimento, Funções e Programação Procedural SQL, um deles é o PostgreSQL Database Management System, distribuído sob uma licença Open Source, possibilitando assim ser objeto de estudo do presente trabalho.
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    Análise de desempenho com a paralelização do Cálculo de números perfeitos em arquitetura ARM, X86 e INTEL XEON PHI
    (2017-10-03) Marmitt, Gilberto Przygoda
    A corrida contra o tempo e a busca do processamento, de dados, de forma cada vez mais rápida é uma tônica na área da computação, isto sempre motivou as produtoras de microprocessadores e desafiou os desenvolvedores de softwares a buscarem soluções cada vez melhores. Os processadores foram, gradativamente, recebendo maior capacidade de processamento e posteriormente foram divididos em vários núcleos, possibilitando assim, maior capacidade de realizar tarefas mais complexas, mas com o ônus da escalada no consumo energético. Na área de softwares porém, alguns problemas não eram possíveis de serem resolvidos usando a programação sequencial, pois possuem um tempo computacional que é inviável. Neste sentido, surgiu a programação paralela, onde temos processos menores atuando como novos subprocessos de um processo pai, e assim conseguimos ’dividir para conquistar’, buscando dessa forma resultados mais rápidos e precisos, diferente da programação sequencial. Pensando nisso, este trabalho tem como principal tema, realizar uma comparação entre as diferentes arquiteturas de processadores. O principal objetivo do mesmo é realizar testes, utilizando-se de processamento sequencial e paralelo, para demonstrar o desempenho obtido em diferentes cenários. Para tal, será utilizado o cálculo dos números perfeitos, juntamente com diferentes APIs, como OpemMP e pThread, e flags de compilação, dentre outros, buscando como principal resultado trazer dados que fundamentam as comparações e apontem qual arquitetura tem melhor desempenho.
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    Linguagem Guaraná DSL no Contexto da administração pública municipal - um caso de estudo
    (2017-10-03) Kühne, Ivan Eduardo Metz
    Pode ser observada uma tendência crescente no uso de sistemas informatizados em organizações de diversas naturezas. Entretanto, a simples adição de novas aplicações nem sempre atinge às necessidades dessas organizações de forma satisfatória. Pode ser necessário recorrer às metodologias, técnicas e ferramentas do campo da Integração de Aplicações Empresariais. Entre essas, podemos citar a linguagem Guaraná DSL, que foi criada com o objetivo de possibilitar a modelagem de soluções de integração em alto nível de abstração. Nesse trabalho é discutida a possibilidade de uso da linguagem Guaraná DSL para a modelagem de uma solução de integração para um caso de estudo identificado no contexto da administração pública da cidade de Ijuí – RS.
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    Redes sociais com banco de dados orientado a Grafos
    (2017-09-26) Prigol, Eliézer Silveira
    Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo de rede social web utilizando banco de dados orientado a grafos tendo em vista que é um sistema que exige uma implementação diferente da tradicional relacional. Também será utilizado banco de dados relacional, com o propósito de comparações ao final para expor a questão da viabilidade e vantagens de um método sobre o outro. Para tal realizou-se um estudo sobre banco de dados em geral, teoria dos grafos, bancos de dados que não utilizam a lógica relacional, bancos de dados orientados a grafos em geral e redes sociais virtuais.