Física

URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/1546

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Abordando conceitos de astronomia e geometria nos anos finais do ensino fundamental através da construção de um gnômom
    (2013-03-15) Schwerz, Cristiane Câmpara
    Este trabalho trata de uma atividade interdisciplinar envolvendo conceitos de física e matemática, numa ótica de vivências experimentais possibilitando a discussão e (re) construção de conceitos. A atividade consistiu na construção de um “gnômon”, o qual permitiu aos alunos desenvolverem outras habilidades que nem sempre estão presentes no cotidiano das aulas. Além do trabalho com material concreto foram utilizadas ferramentas computacionais para complementar o estudo de conceitos físicos e matemáticos envolvidos na atividade. A análise dessa atividade possibilitou alguns subsídios que podem melhorar o processo de ensinoaprendizagem, especificamente quando nos referimos a atividades pedagógicas que relacionam a teoria à prática.
  • Item
    Aprender a partir do que já sabemos: uma possibilidade de ensinar
    (2013-03-15) Bonfada, Edenilso José de Pellegrin
    A valorização do conhecimento prévio do educando no processo de ensino-aprendizagem vem sendo foco das novas propostas curriculares, Nacionais e Estaduais, assim como de estudos de pesquisadores, que buscam partir deste conhecimento do senso comum para chegar ao conhecimento especifico por meio de elementos facilitadores da aprendizagem que valorizem o aluno. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo uma analise critica reflexiva sobre as interações realizadas em sala de aula durante os estágios, além de ser considerado o período de formação do licenciando. O referencial teórico se baseou na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera o conhecimento prévio do aprendiz como elemento fundamental para que se estabeleça a aprendizagem do mesmo. Portanto, considerar o que o sujeito aprendente possui em sua bagagem cultural-social adquirida da sua vivencia/convivência possibilita apoiar todo o processo de ensinar, tornando-o abrangente, interativo e, principalmente, significativo para professores e alunos.
  • Item
    Entendimento dos alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Ijuí em relação à disciplina de física
    (2013-03-15) Goi, Jamile Vieira
    Diante do cenário atual do ensino de física nas escolas, este trabalho visa apresentar algumas concepções que fundamentam o pensar dos alunos em relação a disciplina de física em sala de aula. A partir de um estudo de caso, com estudantes do ensino médio de duas escolas pública do município de Ijuí, foram analisadas as suas opiniões, ideias, mudanças para o ensino de física. Os resultados foram surpreendentes e servirão de base para uma proposta metodológica que auxilie de forma significativa o ensino de física.