Pedagogia

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    Materiais não estruturados: o brincar heurístico na educação infantil
    (2024-03-14) Rodrigues, Rosicler de Cássia
    No presente trabalho de conclusão de curso realiza-se uma discussão teórica em torno das possibilidades do brincar através de materiais não estruturados na educação infantil. Parte-se da apresentação da legislação vigente, das abordagens atuais e de teorias investigativas desta área de estudo. Também se descreve os materiais não estruturados fundamentados nas abordagens atuais em educação infantil, demonstrando sua importância para o desenvolvimento das crianças através da ilustração de vivências de uma escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica que permitiu chegar a conclusões preliminares e a novos questionamentos sobre os materiais não estruturados, enquanto oportunidade de salvaguardar o direito de brincar das crianças na educação infantil. Constatou-se que existem várias possibilidades de promover o Brincar com materiais não estruturados com as crianças, e por esta razão buscou-se apresentar vivências de uma escola de Educação Infantil em uma turma que trabalha sob esta perspectiva, através de observações, registros e entrevistas com professores que trabalham nesta escola. Considera-se que surgiram muitas indagações relacionadas à prática docente, aos espaços disponíveis, a organização do tempo essencial para que o trabalho com materiais não estruturados seja capaz de promover o protagonismo das crianças. Palavras chave: Materiais não estruturados. Brincar. Educação Infantil
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    A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-03-14) Faccin, Larissa
    O presente estudo é uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como tema a importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo deste estudo é compreender o papel da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar a utilização do livro infantil como um recurso pedagógico (mas não se limitando a isso) para o desenvolvimento do letramento na escola. Para realizar este estudo, foram feitas leituras e estudos a partir de autores que são autoridades no assunto, tais como: Abramovich (1999), Altamirano (2016), Ariès (1978), Candido (1995), Coelho (2000), Corso e Corso (2006), Cosson (2006), Frantz (1997), Ferreiro (1999), Lajolo e Zilberman (1988), Lobato (1916), Ritter (2009), Saraiva (2001), Soares (2006) e Zilberman (2003), bem como análise de livros de literatura infantil presentes nas bibliotecas escolares. A literatura infantil faz parte da formação do sujeito, aborda diversas questões do mundo atual e ajuda o sujeito leitor a compreender a sociedade em que ele está inserido. Ainda, ela torna o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso, criativo, instigando a curiosidade e a imaginação, proporcionando à criança momentos de reflexão e expressão. A alfabetização, o letramento e a literatura infantil são fundamentais para a construção do conhecimento e devem ser desenvolvidas com o intuito de que isso se torne uma prática social. Na alfabetização, a literatura infantil caracteriza-se por ser formadora de um sujeito leitor, por isso podemos afirmar que ela, fazendo-se presente no processo de alfabetização, pode proporcionar à criança um conhecimento sobre o seu mundo, sobre si mesma e as relações que podem ser construídas na sociedade. Diante disso, é necessário que façamos com que os professores reflitam sobre o uso da literatura infantil na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental anos iniciais. Para isso, o presente trabalho propõe uma abordagem metodológica para o 1º ano, visando incentivar o trabalho em sala de aula, considerando que o letramento literário no processo de alfabetização e letramento, possibilita a criança ser capaz de dialogar em qualquer tempo e em qualquer espaço com diferentes culturas. Palavras-chave: Literatura infantil; alfabetização; metodologia; reflexão; letramento.
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    Atuações profissionais docentes sob o olhar das corporeidades
    (2024-03-14) Rambo, Bruna Cristina
    O presente estudo refere-se a uma pesquisa desenvolvida no trabalho final do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, e tem como tema: Atuações profissionais docentes sob o olhar das corporeidades. O objetivo geral é analisar como o desenvolvimento da corporeidade e da expressividade do professor ao longo de sua vida influenciam uma atuação docente. Já os objetivos específicos foram compreender como a relação criança-infância se constituiu historicamente e os efeitos disso em sua escolarização; discutir os desafios da docência na contemporaneidade e, por fim, o lugar da corporeidade nas relações de ensino e aprendizagem. Para isso, inicialmente, foi feita uma análise histórica sobre as metodologias de ensino e os conceitos de criança e infâncias, referenciando autores como Ariès (1986), Cohn (2005), Kuhlmann (1998) e Sarmento e Pinto (1997). Também foi elaborado e aplicado um questionário composto por questões abertas e fechadas, enviado por meio do WhatsApp. A partir das respostas obtidas no questionário, produziu-se dados para uma análise de conteúdo na perspectiva teórica de um estudo de caso com uma professora, atuante na Educação Infantil e Séries Iniciais de um município do noroeste do estado do RS. A análise das respostas nos permite considerar que há uma relação intrínseca que merece ser conhecida e compreendida entre: histórias de vida e formação inicial para analisar as características de uma atuação profissional docente comprometida com o desenvolvimento da corporeidade dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Um sujeito professor que durante sua trajetória de vida, teve contato com diferentes formas de cultura e experiências de movimento corporal reflete isso nos modos em que produz sua docência e explora a corporeidade dos sujeitos no processo de ensino. Palavras-chave: Escola, corporeidade, atuação docente.
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    Educação infantil: contribuições das brincadeiras no processo de socialização da criança na escola - uma perspectiva Vigotskiana
    (2024-03-14) Dessbesell, Priscila
    As crianças são sujeitos históricos e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivenciam, constroem sua identidade pessoal e coletiva; brincam, imaginam, fantasiam, desejam, aprendem, observam, experimentam, narram, questionam e constroem sentidos, sendo produtoras de cultura e construtoras de sua própria autonomia. Ao brincar, a criança não apenas expressa e comunica suas experiências, mas também as reelabora, reconhecendo-se como sujeito pertencente a um grupo social e a um contexto cultural, aprendendo sobre si mesma, sobre os homens e suas relações no mundo, e os significados culturais do meio em que está inserida. Por isso, a brincadeira na Educação Infantil é um fator muito importante e contribui para o desenvolvimento e a socialização da criança na escola. Mediante esta pesquisa busco destacar a constituição do sujeito por meio do lúdico e reconhecer avanços no desenvolvimento e na socialização da criança na escola nessa etapa de escolarização. Também busco destacar a teoria de Vygotsky no que diz respeito às interações das crianças com os pares. Além de pensar no desenvolvimento e na socialização da criança, pretendo conhecer as especificidades acerca da brincadeira nessa etapa escolar, auxiliando em suas contribuições para a formação de seres críticos e pensantes dentro da sociedade por intermédio do brincar e do socializar, conhecendo, assim, sobre a importância desse processo de socialização e aprendizagem das crianças por meio da brincadeira e contribuindo na minha formação e constituição docente. Palavras-chave: interação; professor; aprendizagem; desenvolvimento.
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    Formação do leitor infantil: o papel dos contos de fadas
    (2022-10-06) Baldissera, Lídia Luiza
    O objetivo deste trabalho é traçar um breve histórico dos contos de fadas e apresentar as contribuições que esses contos de fadas trazem no processo de educação ou desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo bibliográfico, por isso foram utilizadas as ideias teóricas de importantes autores no campo da literatura infanto-juvenil. Para tanto, é dado um breve panorama teórico com o objetivo de introduzir os conceitos da literatura, baseada em Teresa Colomer (2003) e Nelly Novaes Coelho (2000).Em relação à importância da literatura infantil na formação das crianças utilizamos os pressupostos de Abramovich (1991); em relação aos contos de fadas, os conceitos de Bettelheim (2002), Richter e Merkel (1993), Coelho (1987-2005) e Corso e Corso (2006). O estudo mostra que os contos de fadas são retratados como um importante veículo para o desenvolvimento da criatividade e imaginação das crianças, o que promove a aquisição de conhecimento e seu crescimento em diversas áreas de sua vida, tais como: na área social, emocional, cognitiva e psicológica.
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    A formação estético musical da criança: um olhar especial para a educação infantil e ensino fundamental I
    (2022-10-06) Rodrigues, Francis Helena Mendonça
    Este trabalho busca trazer um breve histórico sobre a concepção de infância, infância no cenário brasileiro, e as leis que estão relacionadas a educação infantil e, consequentemente, ao ensino de música, buscando compreender a musicalização na escola em três categorias: a) A música é linguagem artística; b) A música tem uma dimensão estética; c) A música compõe parte de patrimônio artístico e cultural. Tais perspectivas são tratadas a partir de um questionário que foi respondido por dezenove professores e analisado à luz das categorias tendo por base autores e documentos, para assim refletirmos sobre as propostas relacionadas à educação infantil e ao ensino de música, trazendo aspectos sobre essas propostas na Constituição Federal de 1988, Lei das Diretrizes Básica da Educação e Base Nacional Comum Curricular. Na aprendizagem, a música é importante, porque os alunos começam a aceitar a música desde muito novos, e a maioria das crianças gosta de ouvir canções e cantar. Escutar e aprender músicas e cantigas faz parte da educação musical, além de oportunizar o lúdico, ainda estimula e desenvolve o gosto musical, a convivência e a socialização.
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    A escrita do nome próprio na constituição da identidade da criança
    (2022-08-05) Neves, Edimara Bergmeyer
    Pretende-se esclarecer, durante esta pesquisa, de que forma a criança pode constituir sua identidade com o aprendizado do seu próprio nome, e as possibilidades que a instituição escolar pode ter nesse processo de aprendizagem por meio da alfabetização, inserindo a criança a partir de práticas realizadas na escola, tornando o nome próprio uma das suas primeiras aquisições. Por esse fato torna-se relevante discutir essa aprendizagem. Esta pesquisa contará com um relato de experiência que foi realizado na disciplina de Didática da Alfabetização durante minha Graduação. Nesta pesquisa pretendo trazer a importância que o nome tem para a constituição da identidade da criança e como a escola, mediante suas propostas didáticas, pode possibilitar a ela a apropriação desse conhecimento, mostrando que, por intermédio dessas práticas, a criança pode ser inserida no mundo da escrita, do reconhecimento da compreensão e da expressão de significados do código.
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    Sobre ser professora: Gênero e luta de classes na escolha pela pedagogia
    (2022-03-22) Feltraco, Liandra de Oliveira
    O presente estudo refere-se à uma pesquisa feita no trabalho final do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí, e tem como tema: Sobre ser Professora: Gênero e Luta de Classes na escolha pela Pedagogia. O objetivo principal é analisar e compreender através das perguntas problemas quem são os indivíduos que cursam licenciatura e, mais especificamente, pedagogia, nos dias atuais e o que as levou para essa escolha, tendo como eixo principal o papel da cultura na formação destes sujeitos. As perguntas são: Seria a pedagogia, para eles, uma das únicas janelas de oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico? Quais as razões que os levaram a essa escolha? Essas problematizações nos impelem a refletirmos sobre a identidade profissional docente e seus posicionamentos dentro da prática profissional, bem como a buscar maior embasamento sobre os conceitos de ordem sócio econômico que incidem sobre as classes trabalhadoras, para assim, executar a abordagem dos conhecimentos favorecendo a aprendizagem de todos. A investigação se deu através de uma entrevista com uma professora atuante da profissão e com as estudantes do curso de pedagogia. Nos mostrando que as pessoas que procuram o curso estão entre as classes médias sociais, além de fazer parte de uma questão de gênero social, onde as mulheres são responsáveis pela educação das crianças. Suas identificações com o curso variam, mas perceptivelmente ele não é a primeira opção de licenciatura das estudantes, sendo escolhido como segunda opção ou sendo o curso que oportunizou uma entrada no ensino superior. Dentre isso, é necessário que pensemos na importância da profissão de pedagogia, bem como sua relevância social para que dê fato, ela seja uma profissão pensada e valorizada, tanto pela sociedade quanto pelas próprias pessoas que a exercem.
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    A atividade criadora e a imaginação no horizonte da teoria histórico-cultural: desafios para pensar a linguagem e a escrita gráfico-plástica das crianças
    (2021-03-30) Tolotti, Calima de Oliveira
    A presente pesquisa trata sobre a atividade criadora e a imaginação como dimensões de expressão e de conhecimento das crianças. Foca o tema no horizonte da Educação Infantil e problematiza a importância de a professora pedagoga reconhecer essas dimensões expressivas e oportunizar situações para a expressão da criatividade das crianças. Chegou-se a essa temática a partir da vontade de entender melhor o lugar das linguagens visuais para a comunicação e aprendizagem da criança. Ancoradas em textos de Lev Vygotsky e na teoria histórico cultural, tratou-se da atividade criadora como uma forma pela qual a criança apropria-se dos artefatos culturais e científicos, acessa padrões estéticos e, também, elabora dimensões afetivas, fazendo relações com experiências anteriormente vivenciadas. Diante de tais estudos, chega-se à noção de linguagem gráfico-plástica, termo que se refere aos modos como as crianças manifestam suas primeiras escritas visuais, e, por meio delas, expressam-se e se comunicam entre si e com os demais. Por fim, entende-se que as crianças são parte de uma sociedade que se faz por sobre processos linguísticos, históricos e sociais, e, assim, é aprendido mediante processos de interação e mediação sociocultural. Nesse sentido, cabe à escola ser agente propositivo desse processo de inserção social, e a cada professor assumir sua tarefa de interlocutor diante do processo de ensino e aprendizagem das crianças. Oportunizar às crianças o acesso ao patrimônio científico, cultural e artístico e promover situações de aprendizagem, portanto, são compromissos da escola. Desenvolver e enriquecer a linguagem em suas potencialidades constituem uma tarefa que vai ao encontro da abordagem histórico-cultural.
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    A educação (brasileira) em Tuparendi - RS antes e depois da virada do século: percepções de professoras
    (2020-10-15) Lechner, Eduarda
    O presente estudo refere-se à construção do trabalho final do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí, e tem como tema: A Educação (Brasileira) Em Tuparendi - RS Antes e Depois da virada do Século: Percepções de Professoras. O objetivo principal dele é refletir sobre as mudanças educacionais do final do século XX e início do século XXI, com o propósito de, entender os efeitos delas sobre professores, alunos e todo o sistema educacional, tendo como enfoque a educação no Município de Tuparendi, situado no Rio Grande do Sul. Para a investigação, compreende-se, que seja necessária uma busca por toda a história do Brasil, e do município, a fim de, situar como foi se construindo as atuais políticas públicas educacionais, que são à base de toda a nossa educação, e são primordiais para um bom desenvolvimento e progresso do país. Mas, a investigação maior se dará com base nas entrevistas com seis professoras da rede municipal de ensino, dado que, é pelas falas das mesmas que poderá ser compreendido como as mudanças ao longo dos tempos modificou a forma de aprender e ensinar, assim, como os métodos e estratégias de educar. Para esta monografia, como embasamento teórico, utilizou-se, a Base Nacional Comum Curricular, Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação, além de leituras de livros, artigos e sites da internet, e também o uso de questionário para realização de entrevistas.
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    A prática pedagógica na educação infantil: estudo sobre a motricidade ampla e fina
    (2020-08-14) Bueno, Raquel da Silva
    Durante o curso de Pedagogia a motricidade infantil é um tema presente nas discussões, pelo fato de ser importante e fundamental ao desenvolvimento integral do sujeito, bem como, por ser o profissional de pedagogia que está na linha de frente nas escolas de educação infantil. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi investigar de que maneira os professores priorizam a motricidade em sua prática pedagógica. Realizando uma releitura de bibliográficas nacionais, como as Diretrizes de estimulação precoce estabelecidas pelo Ministério da Saúde, e de estudos internacionais acerca da motricidade, como o Modelo de desenvolvimento infantil: “ampulheta” de Gallahue, Ozmum & Goodway (2013). Bem como, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de cunho qualitativo, por meio de um questionário respondido por duas professoras que atuam efetivamente na área da educação infantil, sendo uma da rede privada do município de Ijuí-RS e outra da rede pública do município de Santa Rosa-RS; as quais são questionadas sobre atividades e práticas que estimulam a motricidade infantil. Os resultados aqui expostos mostram os estudos teóricos e a realidade prática sobre este tema, evidenciando o descompasso entre ambos.
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    O dilema da exaustão docente no século 21
    (2020-08-04) Vogel, Letícia Tamires
    Este estudo trata sobre a exaustão dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Aborda as questões sobre o docente, a exaustão em relação ao ensino-aprendizagem e, sobre como ser um bom professor. Para a produção dos dados, foi realizada uma pesquisa com todos os professores que atuam nos Anos Iniciais, em escolas do município de Boa Vista do Buricá-RS. Foi questionado acerca da exaustão docente (física e mental), da porcentagem que o professor se sente exausto e das características de um bom professor. Nesse sentido, a importância da escola e da família apoiar o docente para que ele consiga ensinar de forma que não se sinta exausto e nem prejudique o aprendizado do aluno. O objetivo é identificar as causas da exaustão do trabalho profissional docente para analisar as interferências no processo ensino-aprendizagem dos alunos. A exaustão é causada por diversos fatores que vão atordoando o docente no passar de sua carreira profissional. Os resultados mostram que todos os docentes se sentem exaustos seja fisicamente ou mentalmente. Portanto, é possível concluir que a exaustão docente é cada vez mais intensa, no contexto educacional.
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    A criança, o movimento corporal e a dança: desvelando práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2020-05-06) Strieder, Debora Welter
    O presente trabalho visa mostrar a importância do se-movimentar na vida das crianças, principalmente no que se refere à dança como conteúdo de ensino nos Anos Iniciais. Por isso tem- se por objetivo a reflexão e análise da atuação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o se-movimentar e neste, em especial, o ensino da dança, buscando compreender a sua importância no desenvolvimento motor e no processo de ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com uma abordagem exploratória com ênfase num estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica buscou-se a interlocução com autores como Kunz (2017), Filgueiras (2002), Filho (2014) entre outros. Participaram da pesquisa cinco professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do município de Cândido Godói/ RS. Por isso, a partir do questionário foi possível evidenciar que a formação inicial das professoras é extremamente importante para poderem alicerçar toda a organização e sistemática inicial do trabalho docente, buscando saber sobre a escola de atuação e quais as suas intencionalidades com as crianças. Pelas respostas das professoras ficou claro que a formação inicial não deu conta sobre as questões mais gerais do ensino da Educação Física, e menos ainda com relação à dança. E por isso, é importante que os professores continuem seu processo de formação, assim que observarem suas dificuldades.
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    A família em minha vida: a representação familiar no cotidiano escolar
    (2020-04-16) Antes, Tauana Pamela da Silva
    O presente estudo aborda sobre os diferentes tipos de família que se constituíram com o passar das décadas. O vínculo e as diferenças que se estabelecem na relação escola e família, explicitando cada qual o seu papel e função. Para produção dos dados foram utilizadas técnicas de pesquisa, como: a escuta atenta de relatos de cinco crianças de 6 anos de idade. Elas, estudam no 1° ano da escola pública municipal na cidade de São Martinho RS. As questões foram: como entendem a palavra família, e o que representa em sua vida. Além disso, foram realizadas análises sobre os diferentes tipos de famílias que se tem constituído. Neste sentido, enfatiza a importância da participação da no desenvolvimento da criança, o compromisso da escola numa boa relação com a família e a comunidade onde está inserida. O objetivo é investigar os diferentes tipos de famílias e a relação dos pais na educação escolar de seus filhos para compreender a importância e a diferença que faz quando há relação entre elas. Como embasamento teórico, utilizou-se a Constituição Federal de 1988 e as Leis da Educação, de autores como Piaget: Vygotsky, Libânio e Sayão. Os resultados evidenciam que família é quem está ao seu redor, no convívio diário, com o afeto, respeito, o diálogo e o amor envolvido na base familiar que cada sujeito possui. Com a análise dos dados produzidos, aparece claramente quem está mais presente na vida da criança, ajudando e auxiliando nas necessidades e em seu desenvolvimento.
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    A relação de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com a matemática escolar
    (2020-04-16) Pinheiro, Carine
    O objetivo da pesquisa apresentada nesta monografia é analisar a relação dos alunos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a Matemática escolar, visando perceber se há ou não um distanciamento entre estes sujeitos e a referida área de conhecimento. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e considera entrevistas com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental participantes de uma Feira de Matemática que aconteceu na Unijuí. A entrevista é formada por quatro questões principais, as respostas fornecidas pelos estudantes foram transcritas e os dados organizados em um quadro. O texto é constituído por três unidades de análise. A primeira "A Matemática escolar e o (des)encatamento do estudante por esta área de conhecimento" destaca a importância de fazer Matemática para que esta seja compreendida pelos estudantes. A segunda "A busca pela compreensão da relação dos estudantes com a Matemática escolar" traz os dados da pesquisa e os indicativos que mostram se há um distanciamento ou aproximação entre os estudantes e a Matemática escolar. E a terceira "Alternativas para uma possível aproximação do estudante com a Matemática escolar" que apresenta possíveis soluções para aproximar professor-conteúdo-estudante. O estabelecimento de aproximações do estudante com a Matemática escolar está baseada em vários aspectos, dentre os quais, na relação estudante-professor, na compreensão dos conteúdos, na forma como o professor aborda os conteúdos, na ludicidade que envolve as aulas, no uso de tecnologias, jogos, brincadeiras, no desafiar os estudantes e na medida em que possibilita a atribuição de sentido pelo estudante ao que está estudando.
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    Hermenêutica e educação: sobre o conceito de formação em Hans-Georg Gadamer
    (2020-04-15) Dumke, Jordana Perkoski
    O presente trabalho tem como objetivo compreender o conceito de formação a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. Para tanto buscou-se a elaboração de uma definição de hermenêutica e a verificação de em que medida o conceito de formação pode ser concebido a partir deste viés teórico, especialmente pela ideia de Bildung moderna. O estudo é de caráter bibliográfico e desenvolve-se com base em autores que tratam hermenêutica a começar por Hans-Georg Gadamer, passando por comentadores que tratam do vínculo entre a hermenêutica e educação tais como Nadja Hermann e Hans-Georg Flickinger. A hermenêutica possibilita pensar a educação no sentido amplo de formação, que, de modo geral, diz respeito à criação de si mesmo de forma interligada com o mundo em que está inserido. Essa perspectiva pressupõe um sujeito que age de acordo com o universal, visando autodeterminar-se, ou seja, a chegar a ser autônomo e livre. A importância do estudo do conceito de formação em Gadamer, diz respeito ao caráter humanizante e universal que este termo assume. Além disso, de acordo com o autor, o conceito de formação inclui tanto a dimensão estética quanto histórica, indicando para uma formação de sujeitos capazes de desenvolver uma consciência aberta e voltada à compreensão de sua própria condição humana, constituída pela linguagem. A hermenêutica filosófica apresenta-se como uma perspectiva fundamental para pensarmos os processos formativos, permitindo-nos, enquanto futuros educadores, a construção de horizontes interpretativos acerca de nós mesmos e do outro, bem como o esclarecimento necessário sobre a produção de sentidos acerca do ser educador e do ato de educar. Ou seja, a hermenêutica na educação insurge como um caminho de construção de sentidos, em meio ao que a interpretação e a compreensão ocupam a centralidade dos debates.
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    O processo avaliativo na creche: uma abordagem da ação pedagógica na aprendizagem das crianças
    (2020-04-15) Hartmann, Niely Barbosa
    O presente trabalho visa apresentar as implicações teóricas, as práticas pedagógicas e a proposta legal que direciona o processo avaliativo na creche. Conhecer teoricamente a intencionalidade da avaliação é essencial para desenvolvê-la na prática. Tratando-se da creche há a necessidade de compreender as concepções implicadas neste contexto, refletir a função da avaliação. Sabendo que a avaliação na creche não tem intuito de promover para as etapas seguintes, a pesquisa desenvolvida neste trabalho esclarece a intencionalidade do processo avaliativo. No contexto público municipal de Santa Rosa, RS a escola de educação infantil pesquisada, está em processo de avanços, em que os professores através de sua formação, trajetória e saberes estão vivendo a experiência de avaliar, tanto sua prática pedagógica, e o desenvolvimento das crianças. Assim, para este trabalho foram entrevistadas três professoras da educação infantil, respectivamente, de turmas de 1 ano, 2 anos e 3 anos. O movimento de análise do estudo aborda o que as mesmas pensam sobre avaliar as crianças, como registrar este processo e expor às famílias, bem como seu comprometimento com o desenvolvimento de seus alunos. A avaliação no campo prático com as crianças de 0 a 3 anos serve para acompanhar e mediar o desenvolvimento delas, além de demandar interação dos professores com as crianças. Ela requer registros, documentação e muita reflexão. Alguns teóricos afirmam que avaliação é acompanhamento, é olhar sensível sobre as linguagens das crianças, em que o professor precisa estar disposto a ouvir e mediar positivamente as conquistas de seus alunos. Logo, a avaliação acontece a partir das experiências que foram possibilitadas às crianças, em que o professor analisa os saberes construídos e reorganiza os espaços e situações para qualificar as experiências educativas.
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    A atuação docente e o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (tea) na educação infantil
    (2020-04-14) Vogt, Juliana Stallbaum
    Este estudo aborda o tema sobre inclusão escolar e os desafios da atuação docente no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. O que motivou a escolha desse tema foi a experiência profissional que construí durante a monitoria de dois alunos com TEA na escola regular, os quais foram base para caracterizar as singularidades desse transtorno. O TEA foi descoberto gradualmente pela sociedade, contando com esforços de profissionais de diferentes áreas, porém, até sua caracterização atual foi preciso muitos estudos e pesquisas, as quais ainda acontecem atualmente. Compreendo que a educação é um direito de todos, sendo amparadas por leis e decretos. Sujeitos com autismo possuem condição de efetivar sua matrícula em qualquer instituição de ensino, preferencialmente nas escolas regulares. Para que isso aconteça temos a Lei 12.764/12 que institui diretrizes para que as pessoas com autismo tenham acesso às mesmas condições de vida em sociedade, diminuindo preconceitos e valorizando as diferenças. No sentido de refletir sobre essa temática objetivo verificar como os professores elaboram e desenvolvem suas práticas pedagógicas com alunos com TEA, bem como o papel dos monitores em sala de aula neste processo. Realizei uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Nesta realizei uma entrevista com a monitora de um aluno com autismo e a professora, bem como observação da atuação docente, ambos em uma turma de Educação Infantil em uma escola regular da rede privada que possui um aluno com autismo matriculado. Considero que a inclusão somente irá acontecer quando a sociedade, a escola e os professores compreenderem que é preciso conhecer sobre o transtorno, investindo em políticas públicas e formações continuadas para os professores, criando condições de acesso, permanência para o desenvolvimento e aprendizagem desses sujeitos.
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    Por um currículo cultural na educação infantil: entre os documentos legais e o chão da escola
    (2020-04-14) Stamboroski, Priscila Luana Czicheski
    O ser humano ganha significado pela linguagem, a mesma é organizadora dos sujeitos, sendo que tudo que somos, e só somos por termos e produzirmos cultura. Entender o conceito de cultura, e os processos de construção do que consideramos humano, nos leva a romper com fazeres pedagógicos dissociados da realidade cultural dos sujeitos. Durante dois anos como estagiária da Educação Infantil, me coloquei enquanto pesquisadora, buscando aprender com as crianças. Em um primeiro momento conceitos como culturas, infâncias, brincadeiras, e crianças foram explorados. Posteriormente abordo os documentos e seus entendimentos sobre a cultura. Por fim experiências são trazidas em diálogo com a teoria, sendo os sujeitos infantis em sua inteireza centralidade das discussões, para vislumbrar possíveis caminhos. A abordagem bibliográfica e de pesquisa etnográfica deste trabalho imbrica se em olhar para as crianças em suas infâncias, buscando caminhos para entender se as crianças reconhecem-se enquanto produtoras culturais, como ocorre esse reconhecimento no chão da escola pelo fazer pedagógico, e o que os documentos legais nos indicam. O currículo é norteador das instituições de ensino, logo esse explicita a cultura dos sujeitos que constituem esse lugar, os estudos e ideias abordadas neste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC, possibilita caminhos para pensar a dinamicidade das infâncias em uma construção pela cultura, a qual é alicerçada nas brincadeiras e interações, eixos trazidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular como necessário e de direito dos sujeitos plurais