Gestão de Pessoas (MBA)
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/456
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Item Estudo de clima organizacional: implementação, análise e estratégias de uma cooperativa de crédito(2019-12-17) Satler, Ana PaulaUma grande mudança na cultura das organizações coloca as pessoas em um lugar destaque, empresas buscam o sucesso através de pessoas satisfeitas. A busca pelo bem-estar das pessoas, traz o fator humano como o grande diferencial para vencer a competitividade é, atualmente, estratégia de gestão e por esse motivo a importância da avaliação do Clima Organizacional, segundo Chiavenato (2002) envolve um amplo e flexível cenário de influência ambiental sobre a motivação. Assim, este estudo abordou uma Pesquisa de Clima Organizacional realizada numa Cooperativa de Crédito, cujo objetivo foi identificar os pontos que podem ser melhorados e os pontos que precisam ser fortalecidos para que a empresa proporcione um melhor ambiente de trabalho aos seus colaboradores. O método de coleta de dados foi inspirado em Mello (2003), constituiu-se de 38 questões referente ao Clima Organizacional, divididas em 19 critérios e foram realizadas outras questões para identificação sócio demográficas. O questionário foi encaminhado online para 59 pessoas, destas, 29 pessoas responderam e posterior a isso, foi realizada a análise dos dados. Em seguida foi feita a devolutiva e a proposição de estratégias para melhoria dos indicadores com índices mais baixos. Com o resultado observou-se que 24 indicadores tiveram índices de insatisfação maiores que 60%, e 14 indicaram satisfação. Assim, conclui-se que essa Pesquisa de Clima Organizacional foi de grande valia para a gestão da Cooperativa de Crédito, a qual poderá utilizar tais resultados como instrumento na tomada de decisões e consequente a isso ter métodos para estudar estratégias e aumentar a satisfação e produtividade da equipe.Item Síndrome de Burnout: a realidade dos trabalhadores do comércio de Ijuí-RS(2019-06-18) Scheleski, Tiago PankeO objetivo do presente artigo é: identificar se as dimensões da Síndrome de Burnout (exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional) estão presentes nos funcionários do comércio de Ijui-RS. Após a realização de um estudo teórico sobre a Síndrome, realizou-se uma pesquisa de campo e descritiva, com o objetivo da descrição de resultados da presente pesquisa, realizada com funcionários de algumas organizações do município de Ijui-RS. A coleta de dados foi realizada a partir de aplicação de questionário com escala de resposta fechada das dimensões da Síndrome com escala de 0 à 6, em uma amostra de 84 trabalhadores, sendo 52 homens e 32 mulheres. A coleta, análise e interpretação dos dados foram realizadas através da utilização do questionário chamado MBI-GS, com questões de múltipla escolha de modo a serem marcadas. A análise ocorre de forma analítica identificando fragmentos relevantes de acordo com a teoria abordada focada no publico alvo devidamente estudado após a aplicação do questionário. Após a realização do estudo teórico prático e a aplicação de questionário, verifica-se que no determinado publico de colaboradores avaliado, não se apresenta a Síndrome de Burnout, mas sim, há inicio de alguma evolução em determinadas dimensões.Item O Coaching e as escolhas no ambiente de trabalho(2019-05-09) Schubert, Daiane ReginaO presente estudo tem como tema o coaching e aplicação da ferramenta ESCOLHAS, AS SUAS, com foco no ambiente de trabalho de uma empresa terceira situada em uma Multinacional do setor metal Mecânico da região noroeste do Rio Grande do Sul, aqui citada como Empresa A. Objetivou-se analisar os dados levantados com a aplicação da ferramenta de coaching para poder trabalhar possíveis melhorias a longo prazo. Os objetivos específicos se constituíram em identificar a dificuldade de cada colaborador com o grupo; buscar ações individuais para melhorar os resultados e também o bem-estar do grupo; buscar inspirar o grupo a construir possibilidades de um ambiente mais ameno. Os métodos que nortearam o presente estudo são: Abordagem dedutiva, qualitativa com procedimentos exploratórios e descritivos e pesquisa bibliográfica. As técnicas utilizadas foram o questionário, aqui chamado de ferramenta de coaching (OLIVEIRA, 2013 p. 218.), a coleta de dados, análise de conteúdo, focus group e pesquisa-ação. Ao finalizar a pesquisa, constatou-se, que o estudo cumpriu com seus objetivos ao proporcionar ao grupo uma visão a respeito dos pontos positivos e negativos que os rodeiam, dando-lhes a oportunidade de trabalhar com as questões em que os mesmos sentem dificuldades ou ainda, que não se sentem felizes. Neste sentido, é possível que ambos evoluam em conjunto, cada um possa se comprometer em melhorar alguns pontos e a organização fique mais consciente sobre quesitos que são importantes para a permanência de seus colaboradores a longo prazo. Após o feedback com o gestor da área, o mesmo demonstrou-se preocupado na questão que diz respeito a manter os seus colaboradores mais motivados e que permaneçam na empresa por um longo prazo, devido à experiência do time. Para que isso aconteça com maior eficiência, o gestor propôs analisar cada caso e buscar por recursos que possibilitem aumentos de salários de acordo com as atividades desenvolvidas, comprometimento e evolução de cada colaborador. A mudança deve ocorrer dentro do ano de 2019, o que foi tratado em uma reunião aberta com o time, além de conversas individuais, na busca de entender melhor os anseios e dificuldades de cada colaborador, para que a ação seja mais efetiva, a questão de aumentos será estudada de forma particular de acordo com o desenvolvimento de cada um. Desta forma, nota-se que os colaboradores estão mais motivados a demonstrar seus conhecimentos, agilidade e comprometimento.Item Florescimento no trabalho a luz da percepção de alunos de stricto senso em relação às atividades acadêmicas(2019-05-07) Carneiro, LinéiaNormalmente os estudos na pós-graduação estão acompanhados de grande desgaste emocional tanto para os alunos, quanto para os demais envolvidos (DE MEIS, VELLOSO, LANNES, CARMO & DE MEIS, 2003), não apenas por causa das obrigações acadêmicas, mas também, por questões interpessoais e financeiras (BYER, 2005). A partir disso, está pesquisa busca identificar qual é o nível de florescimento no trabalho dos alunos de stricto senso de universidades do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da perspectiva do florescimento no trabalho, que se refere a uma situação de prosperidade, desenvolvimento e a um estado progressivo de satisfação e bem estar no contexto do trabalho (MENDONÇA, ET. AL; 2014). A pesquisa foi aplicada a uma amostra de 118 alunos de stricto senso de seis universidades do RS, é desenvolvida no nível descritivo e a abordagem é quantitativa, os dados foram obtidos a partir da aplicação da escala de florescimento no trabalho (EFLOT) dos autores Mendonça, et. al; (2014), o questionário eletrônico foi desenvolvido na ferramenta online google.forms e foi enviado para os departamentos dos cursos e distribuído por e-mail pelas secretarias aos alunos dos cursos Os resultados principais apontam que, 94,1% dos respondentes apresentaram altos níveis de florescimento. Não foram encontradas diferenças significativas entre os níveis de florescimento dos mestrandos em relação aos doutorandos ou vice-versa. Foram encontrados 3% de diferença no nível de florescimento entre gêneros. A partir dos dados do perfil da amostra, verificou-se que as mulheres que se enquadram na categoria “outros” quanto às atividades externas a atividade acadêmica, que provavelmente são mulheres que cuidam do lar, são as que apresentam os menores escores na EFLOT, acredita-se que esse resultado esteja relacionado ao acúmulo de funções e conflito entre trabalho, família, estudos e também à ausência de suporte familiar (VASQUES-MENEZES, CODO E MEDEIROS; 2006). Sugere-se que as pesquisa futuras, aprofundem as informações de perfil para descobrir como é suporte social e relações familiares, também que seja utilizada abordagem qualitativa para enriquecer as análises, e também, que sejam analisados os níveis de estresse dos respondentes.Item Síndrome de Burnout: um estudo a partir de uma instituição de ensino público da cidade de Cruz Alta/RS(2018-12-06) Israel, Ana Lúcia PinheiroAté pouco tempo atrás, a saúde mental dos profissionais que trabalham diretamente com pessoas não era considerada um fator determinante para o bom desempenho das suas atividades. Contudo, o estilo de vida ao qual estes profissionais são submetidos constantemente, somado a uma conjuntura econômico social desequilibrada, tem contribuído para o avanço da chamada Síndrome de Burnout, estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional, muito confundido com a depressão. A pesquisa aqui apresentada buscou avaliar se a referida síndrome é uma realidade dentre os profissionais da escola em questão, com objetivo de, a partir dos resultados, repassados a direção da escola, esta possa estudar e implementar políticas de desenvolvimento de pessoas direcionadas. O objetivo desta pesquisa, então, foi identificar se há a incidência da Síndrome de Burnout em funcionários de uma instituição de ensino básico, pública, da cidade de Cruz Alta/RS. Foram avaliados 22 profissionais, de diferentes setores de uma tradicional escola estadual de educação básica da cidade de Cruz Alta, sendo possível verificar que, considerando a atual conjuntura e a desvalorização da profissão, os profissionais, em sua maioria, gostam daquilo que se propuseram a fazer, o que escolherem como profissão, sendo que um baixo percentual apresenta sintomas de Burnout, mas não a síndrome em si. Também se observa que a propensão ao desenvolvimento da Síndrome não se restringe aos professores, funcionários do setor administrativo e da infraestrutura também apresentam sintomas. É preciso dar atenção a estes profissionais que estão se encaminhando para Burnout, procurando desenvolver políticas específicas com objetivo de auxilia-los enquanto ha tempo. Essa amostra é proveniente de diferentes departamentos e setores, por entender que todos os funcionários podem ser acometidos pela síndrome, sendo possível avaliar a incidência do Burnout ou ainda a proximidade disso a partir da aplicação do questionário Maslach Burnout Inventory – MBI, somado a uma avaliação de histórico profissional. O resultado da pesquisa foi repassado à instituição que fará uso das informações na elaboração de políticas e ações específicas na gestão de pessoas.Item As Características e Habilidades dos Líderes de uma Cooperativa de Crédito(2018-12-06) Fiorin, Liara ReisO presente estudo se centraliza em analisar o contexto sobre a liderança tendo como objetivo geral identificar as características e habilidades dos lideres de uma Cooperativa de Crédito. A metodologia aplicada foi uma abordagem qualitativa através de entrevista estruturada contendo quatro questões, sendo três de cunho objetivo e uma aberta. Os participantes ocupam cargos de liderança, sendo três Gerentes de Agência e Três Gerentes Administrativos de Agência totalizando seis profissionais. Essa pesquisa realizou-se nas três agências da cidade de Ijuí que abrange a Cooperativa Sicredi das Culturas RS. Conforme os resultados obtidos ser líder em uma Cooperativa de Crédito é trabalhar em prol de um objetivo comum, sendo um direcionador de propósitos que consegue motivar a equipe pelo exemplo, credibilidade e versatilidade sendo visionário para manter o foco diante das dificuldades e se comunicar de forma assertiva para extrair o melhor da equipe. As características fundamentais para ser um bom líder se concentram em desenvolver pessoas, treinando, recrutando e motivando a equipe para entregar objetivos. As habilidades essenciais são humildade, sinceridade e equilíbrio emocional. O estilo de liderança presente na Cooperativa é o democrático, que se resume em ser participativo e estar em constante contato com seus subordinados.Item Estudo do clima organizacional em empresa do varejo de materiais de construção da cidade de Panambí / RS(2018-12-06) Valenzuela, Oseias AdrianoEste estudo consiste de uma pesquisa de clima organizacional para ser utilizada como ferramenta de apoio a fim de apontar os fatores que influenciam este clima e a satisfação dos colaboradores da empresa do Comércio Varejista de Materiais de Construção da cidade de Panambi / RS e desta forma, propor sugestões de melhorias que possam aumentar a competitividade da empresa. As oportunidades existentes no mundo globalizado são muitas, entretanto também são grandes as dificuldades encontradas pelas empresas de todo o mundo e de todos os tamanhos, onde a retenção de profissionais qualificados e sua motivação através do estabelecimento de um bom clima organizacional pode ser um dos maiores desafios para as empresas que buscam a perenidade em seus negócios. O estudo ocorreu com uma amostra de 14 colaboradores, pelo mesmo investigaram-se a satisfação dos colaboradores com as práticas de gestão de pessoas na empresa em relação à liderança e a comunicação interna e endomarketing. Identificou-se a necessidade da aproximação maior de seu líder com seus liderados, também a falta de confiança em delegar poder, as deficiências na comunicação interna e a necessidade de ter um canal mais eficiente entre empresa e colaboradores. Com a utilização desta pesquisa de clima também foi possível gerar informações estratégicas que possam servir de premissas a ações de melhoria no ambiente organizacional e por consequente melhora na produtividade e competitividade da empresa no mercado de materiais de construção.Item O papel do gestor de RH na gestão da diversidade cultural: Estratégias de agregação de valores à organização(2018-12-06) Viana, Emilie RodriguesO presente estudo discute o papel do Gestor de Recursos Humanos frente aos desafios em trabalhar com a diversidade cultural nas empresas e como estão sendo direcionados os processos de gestão de pessoas dentro desse contexto. Tem-se por objetivo, a partir das percepções de uma amostra de colaboradores de empresas situadas no Brasil e na Inglaterra, identificar os desafios e possibilidades relacionados ao gerenciamento de ambientes de trabalho multiculturais e estratégias que possam transformar essa multiculturalidade em ferramenta de agregação de valor à organização . Em termos de base conceitual, discute-se a diversidade cultural no ambiente de trabalho e a gestão de pessoas, tendo como principais autores Ellen Kossek, Jie Shen, Gerald ferris e colaboradores. Para a realização da pesquisa exploratória foram aplicados, no mês de fevereiro de 2018 de forma online usando como base o site http://www.smartsurvey.co.uk, questionários a dois grupos de pessoas: 10 pessoas de nacionalidade brasileira, residindo na Inglaterra e 10 pessoas de diferentes nacionalidades, 5 delas residindo no Brasil e as demais na Inglaterra, entre 25 e 35 anos. A partir da aplicação dos questionários foi possível pontuar algumas práticas que envolvem o gerenciamento dessa forma de diversidade e entender como ações que visam adaptar espaços e pessoas a esta nova realidade estão se tornando cada vez mais importantes. Á medida em que as empresas decidem apostar em equipes multiculturais, as mesmas precisam adaptar seus processos organizacionais aos novos colaboradores, a fim de que estes desenvolvam suas atividades sem sentirem-se diferentes ou em posição inferior aos demais. Aos gestores cabe o papel de integrar o novo colaborador ao grupo de trabalho, levando em conta a sua história e possíveis crenças e hábitos do sujeito, incentivando a troca de conhecimentos e experiências culturais entre as equipes. Concluíu-se com o estudo que os gestores precisam transformar a diversidade das organizações em uma ferramenta que possibilite novas maneiras de executar tarefas, agregar conhecimentos e valores para a empresa. Enaltecer visões e culturas diferentes é uma estratégia positiva para as organizações, pois a existência de grupos diversos contríbui com questionamentos sobre como estão sendo realizadas as operações, práticas e procedimentos internos.Item Conciliação de gerações Baby Boomers, X, Y e Z no ambiente de trabalho: Desafios, potencialidades e dificuldades aos gestores de equipes(2018-12-06) Sisti, Aline RafaelaAtualmente no mercado existem profissionais de diferentes faixas etárias os quais convivem juntos em uma mesma organização. Essas diferentes faixas etárias designadas de “gerações” reúnem um conjunto de indivíduos que nasceram em uma mesma época, possuem determinados comportamentos, valores e necessidades. O presente estudo teve por objetivo identificar as dificuldades, as potencialidades e os desafios que o profissional de gestão de pessoas enfrenta para conciliar as diferentes gerações Baby Boomers, X,Y e Z no ambiente de trabalho em uma amostra de organizações no segmento de comércio na cidade de Ijui- Rio Grande do Sul. Foram questionadas dezenove pessoas atuantes no comércio de Ijui e um gestor de pessoas. No contexto geral os resultados destacaram que cada geração tem ideais diferentes, com isso o gestor de pessoas tem o desafio de criar formas de trabalho que aproveitem o potencial de cada colaborador, independente de qual seja sua geração promovendo um ambiente de trabalho mútuo entre seus funcionários, aprimorando suas competências e promovendo um espaço de melhorias contínuas de forma que todas as gerações se sintam felizes no ambiente de trabalho.Item A liderança em uma Instituição Hospitalar Filantrópica na visão de líderes e liderados(2018-12-06) Sartor, LaísEste artigo trata da definição de liderança a partir da visão de líderes e liderados de uma instituição hospitalar filantrópica, bem como das especificidades diante de um cenário atual de crise na saúde brasileira. O conceito de liderança, nos diversos âmbitos, tem sido estudado, desenvolvido e aprimorado desde 1904. Teorias consideram vários aspectos relevantes para pensar o tema, os quais são compostos desde traços de personalidade, relação com a equipe, relação com a tarefa, até a relação transformacional que o líder exerce sobre seus liderados. A este estudo compete a importância de revelar o perfil de liderança adequado à instituição hospitalar filantrópica. Para tanto, além de uma revisão teórica sobre o tema, coletou-se opiniões de enfermeiros e técnicos em enfermagem, considerados líderes e liderados respectivamente, de 12 unidades assistenciais através de um questionário com 24 questões fechadas e quatro questões abertas. Após a análise dos dados, verificou-se que a definição de liderança deve considerar a atualidade do contexto social e financeiro, assim como a habilidade de relacionar-se e motivar a equipe de trabalho através das habilidades de motivação; relacionamento com a equipe; planejamento e organização; atitude e mudança; comunicação; e acompanhamento e controle.Item A qualidade de vida no trabalho em uma empresa de prestação de serviços de higiene e limpeza: o caso da Limp-já(2018-12-06) Mognhon, Patricia Maria FranckO presente estudo tem como objetivo identificar a percepção da satisfação da QVT dos colaboradores da Limp-já a partir dos oito fatores de QVT definidos por Walton, estando a empresa Limp-já: Serviços de Limpeza, Manutenção e Conservação de Ambientes, situada na cidade de Passo Fundo/RS. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem qualitativa e quantitativa quanto aos objetivos foi descritiva utilizando os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e de campo. A amostra ficou definida em dez colaboradores de um universo de cem funcionários que totalizam o quadro de colaboradores da organização pesquisada. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho, adaptado segundo o modelo de Walton (1973), buscando identificar o nível de satisfação atribuído a cada uma das oito categorias de QVT. Na análise dos resultados foi possível constatar que a QVT dos pesquisados apresenta um nível satisfatório. A pesquisa realizada considerou que as ações propostas de QVT, quando implantadas e incentivadas, podem aumentar o nível de satisfação e melhorar a motivação dos colaboradores, fortalecendo o vínculo e o compromisso do colaborador com a empresa.Item Desenvolvimento de lideres na Sicredi das culturas: uma visão a partir do Programa Gestão de Talentos.(2018-12-06) Kuhn, Francieli Lima PortellaO processo de desenvolvimento de pessoas em uma organização é extremamente importante para o seu crescimento, atualização e manutenção em um mercado cada vez mais competitivo. O objetivo deste estudo verificou a eficácia do Programa Gestão de Talentos, desenvolvido pela Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados – Sicredi das Culturas, que criou este programa para treinar e capacitar vinte e cinco colaboradores da instituição para cargos estratégicos e de liderança dentro da corporação, que além de promover o constante processo de desenvolvimento dos colaboradores, os capacita para novas posições dentro da cooperativa e faz com que, antes do colaborador ocupar efetivamente um cargo de gestão dentro da empresa, ele já esteja mais preparado para novos desafios. Para isso, diversas foram as metodologias utilizadas para avaliar a efetividade do programa, entre elas, a pesquisa bibliográfica, além de questionário virtual aplicado aos participantes do programa, bem como de entrevista pessoal, aplicada ao assessor de gestão de pessoas da instituição. Após a coleta de dados, buscou-se avaliar se o mesmo atingiu aos objetivos pretendidos e a visão dos colaboradores acerca da efetividade do processo de desenvolvimento e treinamentos realizados. Por fim, após a análise dos dados coletados, foi verificado que o programa cumpriu sim com os seus objetivos, pois oportunizou crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores participantes e a empresa ganhou no que tange a qualidade e celeridade do processo de sucessão e processo seletivo da Instituição. Os treinamentos foram pertinentes aos cargos que o programa visava desenvolver, que são voltadas a liderança e gestão. Porém, demonstrou que ainda precisa melhorar no acompanhamento dos processos de formação, que segundo os participantes, necessita ser mais constante, que sejam realizadas novas edições do programa, e que os participantes possam estar em constante desenvolvimento e em processo de troca de experiências.Item A importância da comunicação interna no processo de gestão de pessoas: um estudo com técnicos administrativos de uma instituição de ensino.(2018-12-06) Portella, Daiane AndrettaO presente estudo foi realizado na Instituição de Ensino Superior, a UNIJUÍ, e teve como objetivo identificar como os colaboradores e gestores avaliam a comunicação interna, qual o grau de satisfação quanto aos atuais canais e ferramentas de comunicação interna da Universidade, as perspectivas de gestores e colaboradores quanto a eficácia dos fluxos comunicacionais internos, e por fim os benefícios e problemas encontrados na comunicação interna desta instituição. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória na qual os conteúdos das duas áreas envolvidas foram levantados e apresentados para posterior análise e composição do tema proposto. Foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros, artigos, trabalhos acadêmicos, revistas e sites de internet. Quanto a abordagem optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. O procedimento para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário online estruturado, que foi encaminhado para gestores e colaboradores de diferentes setores/departamentos da instituição, com algumas questões específicas para gestores e colaboradores, afim de fazer uma comparação. O questionário foi encaminhado para um total de 203 técnicos administrativos, entre eles 23 gestores e 180 colaboradores. Destes, 12 gestores e 84 colaboradores responderam ao questionário, totalizando 96 respondentes. Os resultados verificados neste estudo, confirma a importância de se proceder diagnósticos regulares sobre a comunicação interna. De acordo com os resultados apresentados, efetivamente gestores e colaboradores que participaram da pesquisa tem noção que a instituição dá muita importância a comunicação interna, no entanto os gestores dividiram opinião em relação a sua eficácia, enquanto a maioria dos colaboradores acredita ser eficaz. A maioria considera que a comunicação interna seria ainda melhor se a organização utilizasse mais meios e seria mais eficiente e motivadora se criasse novas formas de comunicação. Verificou-se também que a comunicação interna entre setores deve melhorar, pois tanto gestores como colaboradores discordam que a comunicação entre setores seja boa. A comunicação entre superiores e funcionários foi considerada boa, tanto pelos gestores como pelos colaboradores.Item A qualidade de vida no trabalho na percepção de estudantes do curso de Administração da geração Y(2018-12-06) Samm, DaianiEste estudo teve como objetivo identificar a percepção da qualidade de vida no trabalho a partir dos estudantes trabalhadores do curso de Administração da Unijuí de Três Passos/RS pertencentes a geração Y. O mesmo teve seu início devido a curiosidade que a autora deste artigo tinha em conhecer a realidade desta geração hoje no atual mercado de trabalho em que as pessoas vivem, com cobranças, responsabilidades, metas a serem trabalhadas por uma geração mais voltada a tecnologias. Para atingir os objetivos propostos foi realizado uma pesquisa bibliográfica para os conhecimentos teóricos e também uma pesquisa de campo junto aos alunos do curso de Administração da Unijui – Campus Três Passos, sendo a amostra trabalhadores da geração Y. A amostra contou com 24 respondentes que correspondem a 35% do quadro total de alunos matriculados do 1º semestre de 2018 do curso de Administração, sendo o total 67 alunos matriculados. A partir do resultado pode ser observado que em níveis gerais os estudantes do Campus Três Passos estão satisfeitos em relação a qualidade de vida no seu ambiente de trabalho no que tange as oito categorias de Walton: compensação justa e adequada, condições de trabalho e segurança, utilização e desenvolvimento das capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, constitucionalismo: direitos e deveres, trabalho e espaço total de vida e relevância social. Apenas uma das 37 questões ficou com grau de satisfação inferior a 50%, onde foi perguntado quanto ao monitoramento dos comportamentos e atitudes fora do ambiente de trabalho, ficando esse quesito com somente 41% de satisfação. O maior nível de satisfação está quanto a clareza e flexibilidade das regras e rotinas das organizações, ficando com 100% de satisfação dos respondentes da pesquisa.Item Importância do treinamento e desenvolvimento: um olhar de profissionais de RH e trabalhadores(2018-12-05) Silva, Sandra Cristina Straub daO objetivo deste estudo foi diagnosticar a importância do Treinamento e Desenvolvimento através de uma pesquisa de campo com profissionais de Recursos Humanos e colaboradores das áreas de atendimento, auxiliar de produção, assistentes de contabilidade, entre outras que desenvolvem suas atividades em organizações prestadoras de serviços. A pesquisa se deu através de questionário específico para cada grupo de pesquisado, usando o modelo de Likert enviado através de correio eletrônico para cada um dos profissionais de Recursos Humanos que foram os responsáveis em aplicar aos seus colaboradores escolhidos. O estudo demonstrou que há muitas organizações que desenvolvem adequadamente Treinamento e Desenvolvimento para seus colaboradores, como também ainda há organizações que não estão dando a devida importância para o tema estudado. Observou-se também que os profissionais de Recursos Humanos não possuem um papel de posição estratégica e que na sua maioria esses cargos são ocupados por homens. Se de lado o estudo apontou que há organizações que possuem um planejamento adequado para Treinamento e Desenvolvimento, de outro observou-se que muitas não possuem um planejamento e também não possuem disponibilidade financeira para que possa desenvolver seus colaboradores adequadamente.Item Remuneração Estratégica enquanto estratégia para motivação e engajamento de equipes na busca de diferenciação competitiva e de resultados: O caso de uma Revenda de Insumos Agrícolas(2018-12-05) Martel, Daniel LuísEsta pesquisa tem o objetivo de analisar a importância da Remuneração Estratégica enquanto estratégia para motivação, engajamento e melhora na produtividade da equipe de vendas e gerentes em uma revenda de insumos agrícolas que atua no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, composta por sete filiais distribuídas no município de Ijuí e região. Foi realizado um roteiro de entrevista com a responsável pelos Recursos Humanos da revenda e outro com os seis gerentes das filiais, buscando conhecer a estrutura do sistema de remuneração da empresa e as suas expectativas em relação a um sistema de remuneração estratégica. Os gerentes também responderam um questionário sobre motivação, no formato de Escala de Likert, o qual procurou identificar os principais aspectos motivacionais no trabalho, na sua visão e na visão de sua equipe de vendas. No âmbito geral da pesquisa, os resultados mostram que o Sistema de Remuneração atual da revenda busca uma melhora na produtividade, incentiva a formação e cumprimento de metas mais ousadas e alavanca resultados, estando voltado para a busca de um diferencial competitivo, alinhado com a estratégia organizacional. Quando se analisou o campo da motivação pessoal, obtenção de engajamento, qualidade no trabalho, incentivo ao crescimento profissional, é visível a fragilidade do sistema da revenda, ficando aí um vasto campo para ser trabalhado e aperfeiçoado, pensado em uma Remuneração Estratégica mais efetiva e eficiente.Item O papel e aplicação do endomarketing na indústria: um estudo de caso da empresa Tromink Industrial LTDA(2018-11-09) Santos, Caroline de OliveiraO presente artigo tem como tema o endomarketing e sua aplicação na indústria, tendo como objetivo principal avaliar a aplicação do endomarketing na empresa Tromink Industrial Ltda. Para tanto, este trabalho apresenta, por meio de uma pesquisa bibliográfica, os principais conceitos sobre endomarketing e comunicação interna. A pesquisa consiste em um estudo de caso realizado através do levantamento de registros internos da organização e de uma pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada aos colaboradores da empresa. Os resultados apontam que os colaboradores têm uma boa imagem da organização e que, de modo geral, estão satisfeitos com o ambiente em que trabalham. No entanto, também são percebidos alguns pontos de melhoria. Conclui-se que, embora a empresa não tenha um plano de endomarketing definido, a aplicação dos conceitos de endomarketing acontece, sendo necessário um trabalho focado no tema para alcançar melhores resultados.Item Análise da satisfação com a comunicação interna: Um estudo com Colaboradores da Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior(2018-11-08) Barbosa, Graciela AngelitaEste artigo teve como objetivo identificar a satisfação no trabalho, relacionado à comunicação interna na Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Para isso foram aplicados dois questionários, um aos técnico-administrativos integrantes da equipe de trabalho e outro ao seu respectivo gestor, ambos elaborados pela autora com o intuito de investigar como funciona a comunicação interna nesta Coordenadoria. A partir disso, identificou-se como se dá o processo de comunicação entre gestor e a sua equipe, como se dá a comunicação entre os colegas do setor e de setores diferentes, quais os canais de comunicação utilizados, se existem problemas na comunicação, o modo como são transmitidas as informações, e a percepção dos técnicos sobre esse processo. Os resultados da pesquisa sinalizam para a satisfação parcial dos funcionários com relação ao processo de comunicação existente, suas fragilidades e potencialidades, assim como, as proposições/sugestões de melhoria estão apresentadas neste estudo.Item Satisfação no trabalho: Um estudo em Setores que Prestam Atendimento ao Público na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(2018-11-08) Bolfe, Sandra JuditeSatisfação no trabalho é um tema que vem sendo difundido tanto entre estudiosos quanto entre empresários em face de estar diretamente ligada à produtividade dos colaboradores. A instituição foco do estudo é a UNIJUÍ, ela é uma Universidade que presta serviços a milhares de estudantes e os setores administrativos são aqueles que têm vínculo direto com os mesmos. Em função disto, o presente estudo foi realizado com o objetivo de identificar o grau de satisfação no trabalho daqueles funcionários que atendem ao público no prédio da Universidade em que está centralizado o maior número de setores administrativos. Os participantes da pesquisa foram 35 funcionários, tendo sido utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) como instrumento de pesquisa. Em termos gerais os resultados da pesquisa sinalizam para a satisfação, restando apenas a dimensão salário e promoções com o resultado indiferença (nem satisfeitos e nem insatisfeitos). Enseja-se que os resultados obtidos contribuam para a organização no sentido de identificar e melhorar as condições inerentes ao trabalho para seus funcionários.Item Qualidade de vida no trabalho e sua influência no desempenho dos colaboradores(2018-11-08) Siqueira, Flávia dos SantosA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um diferencial das empresas na contemporaneidade, visto que colaboradores que se sentem motivados, como partes integrantes e importantes das empresas em que trabalham tendem a desempenhar suas tarefas de modo mais eficiente. Ao longo das últimas décadas, muitas foram as transformações ocorridas no ambiente empresarial neste sentido, ensejando, entretanto, debates constantes. Para a identificação do nível de QVT percebido pelos trabalhadores de uma empresa, existem diversos modelos a serem seguidos; dentre os quais, optou-se pelo modelo de Werther e Davis (1983), que propõe a análise de três elementos: organizacionais, ambientais e comportamentais. A partir deste modelo, aplicou-se um questionário, através do Google Formulários, com 28 colaboradores da Sede do Sicredi das Culturas RS, cujas respostas foram organizadas e analisadas, sendo possível identificar a percepção destes colaboradores em relação à QVT em seus ambientes laborais. Verificou-se a existência de alguns aspectos que merecem maior atenção e análise por parte da organização estudada, principalmente no tocante aos elementos organizacionais e comportamentais.