A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
2024-03-14
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo é uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão do
curso de Pedagogia da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio
Grande do Sul. Tem como tema a importância da literatura infantil no processo de
alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo deste
estudo é compreender o papel da literatura infantil no processo de alfabetização e
letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar a utilização
do livro infantil como um recurso pedagógico (mas não se limitando a isso) para o
desenvolvimento do letramento na escola. Para realizar este estudo, foram feitas
leituras e estudos a partir de autores que são autoridades no assunto, tais como:
Abramovich (1999), Altamirano (2016), Ariès (1978), Candido (1995), Coelho (2000),
Corso e Corso (2006), Cosson (2006), Frantz (1997), Ferreiro (1999), Lajolo e
Zilberman (1988), Lobato (1916), Ritter (2009), Saraiva (2001), Soares (2006) e
Zilberman (2003), bem como análise de livros de literatura infantil presentes nas
bibliotecas escolares. A literatura infantil faz parte da formação do sujeito, aborda
diversas questões do mundo atual e ajuda o sujeito leitor a compreender a
sociedade em que ele está inserido. Ainda, ela torna o processo de
ensino-aprendizagem mais prazeroso, criativo, instigando a curiosidade e a
imaginação, proporcionando à criança momentos de reflexão e expressão. A
alfabetização, o letramento e a literatura infantil são fundamentais para a construção
do conhecimento e devem ser desenvolvidas com o intuito de que isso se torne uma
prática social. Na alfabetização, a literatura infantil caracteriza-se por ser formadora
de um sujeito leitor, por isso podemos afirmar que ela, fazendo-se presente no
processo de alfabetização, pode proporcionar à criança um conhecimento sobre o
seu mundo, sobre si mesma e as relações que podem ser construídas na sociedade.
Diante disso, é necessário que façamos com que os professores reflitam sobre o uso
da literatura infantil na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino
fundamental anos iniciais. Para isso, o presente trabalho propõe uma abordagem
metodológica para o 1º ano, visando incentivar o trabalho em sala de aula,
considerando que o letramento literário no processo de alfabetização e letramento,
possibilita a criança ser capaz de dialogar em qualquer tempo e em qualquer espaço
com diferentes culturas.
Palavras-chave: Literatura infantil; alfabetização; metodologia; reflexão; letramento.
Descrição
66 f.
Palavras-chave
HUMANIDADES e RELIGIÃO::Assuntos estéticos::Literatura