Preconceito linguístico: definição, impactos e desafios no contexto educacional
Carregando...
Data
2024-03-25
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Ainda no século XXI, encontra-se evidente na sociedade o preconceito linguístico, que
frequentemente passa despercebido, colocando certos padrões de linguagem em uma posição
inferior em relação aos mais prestigiados. Destaca-se, portanto, a importância de compreender
e integrar esse fenômeno ao contexto educacional, ressaltando a necessidade de os educadores
estarem cientes e enfrentarem essa realidade, especialmente durante os estágios de formação.
O objetivo do estudo é, portanto, compreender a natureza desse preconceito e explorar
estratégias para enfrentá-lo na educação básica. A pesquisa bibliográfica é utilizada como
metodologia, recorrendo a autores como Marcos Bagno, Ferdinand de Saussure e Louis-Jean
Calvet para embasar o trabalho. O trabalho reitera a importância da atuação do professor de
Língua Portuguesa na escola no combate ao preconceito linguístico, ao abordá-lo em sala de
aula e discutir com seus estudantes suas causas e consequências.
Palavras-Chave: Sociolinguística. Variação linguística. Escola. Preconceito linguístico.
Atuação docente.
Descrição
22 f.
Palavras-chave
HUMANIDADES e RELIGIÃO::Idiomas e lingüística::Assuntos linguísticos::Linguística