A visualização do universo como ferramenta para valorização da ciência e da cultural local: projeto de um planetário para a cidade de Ijuí-RS

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Data

2024-05-07

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Resumo

Planetários são espaços educativos não formais que complementam o ensino formal através da divulgação e difusão do conhecimento científico e auxiliam na apropriação do conhecimento como um bem cultural. Não existem Planetários na cidade de Ijuí e o objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta arquitetônica para a implantação de um empreendimento do tipo, destinado a divulgar a astronomia e proporcionar entretenimento para a população. A história da astronomia é conhecida desde as primeiras civilizações e hoje os planetários são espaços de educação e até teatrais. Foram analisados três modelos de Planetários, um de grande porte na China, um de médio porte na Argentina, e um pequeno, em Bagé, com base nos quais se identificaram os ambientes indispensáveis, atrativos e adequados para o projeto. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e documental, estudos de caso, pesquisa de campo e criação de projeto arquitetônico. O Planetário, com conceito ligado à Astronomia Indígena, deve ser um espaço voltado para a astronomia ocidental e indígena, que podem se complementar em estudos específicos, ou serem trabalhadas separadamente. Este conceito tem como objetivo a inclusão social das comunidades indígenas. Palavras-chave: Astronomia. Kaingang. Guarani. Arquitetura.

Descrição

140 f.

Palavras-chave

TECNOLOGIA::Engenharia civil e arquitetura::Arquitetura e conservação e restauro arquitetônico::Arquitetura

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