Luz, câmera, educação: unidade de geração de renda para jovens em situação de fragilidade social
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Data
2025-02-04
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Resumo
A presente pesquisa, parte da observação do aumento dos índices de abandono e evasão
escolar, principalmente por jovens das classes C e D, observou-se um aumento considerável
de tal fenômeno durante e após a pandemia, e este justifica-se principalmente pela
necessidade do trabalho em tempo integral. Tal fato, é ainda, acentuado pelo pouco acesso a
ferramentas de ensino alternativo e por contextos de exclusão social. A partir disso, o atual
trabalho buscou a compreensão dos contextos socioeconômicos aos quais o público alvo está
inserido, objetivando o embasamento para a realização de um projeto arquitetônico de uma
Unidade de Geração de Renda (UGR), buscando a criação de um espaço para o
desenvolvimento educacional, pessoal e profissional para tais jovens. A pesquisa, ainda,
buscou compreender o cenário a nível nacional e regional no qual a obra estará inserida,
evidenciando características culturais e históricas do município de Santo Ângelo, bem como,
apresentando modelos de projetos semelhantes que serviram de alicerce para a construção da
proposta arquitetônica a ser desenvolvida. Metodologicamente, a pesquisa se trata de uma de
natureza aplicada, com embasamento em bibliografias, levantamentos em campo, estudos de
caso, a fim de embasar não apenas a pesquisa a nível teórico, mas também, a fase de
desenvolvimento projetual.
Descrição
120 f.
Palavras-chave
Cultura, Geração de renda, CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências sociais::Educação, Integração, Covid-19, Proposta arquitetônica