Gestão participativa no âmbito escolar da educação básica

2017-09-06

A educação é um elemento fundamental ao desenvolvimento social e econômico do país, e se o modelo de gestão for democrático há possibilidades de mais qualidade, pois a colaboração e a participação da comunidade escolar viabilizam um processo de ensino mais adequado à realidade. O objetivo desse estudo é compreender as ações institucionais de um gestor escolar que tem como modelo a gestão democrática. Para obter os dados desta pesquisa realizou-se entrevistas com todos os segmentos da escola, ou seja: um gestor de escola pública, um coordenador pedagógico, um aluno os pais deste, e um funcionário de escola. A gestão escolar é sempre desafiadora e, principalmente quando a pretensão é o trabalho coletivo, numa expectativa de comprometimento de todos da escola, no sentido de uma busca da Gestão Participativa, isto é, Democrática. Resultados do estudo revelam que a comunidade escolar que prima por essa gestão constrói uma prática significativa, desenvolve o conhecimento e a autonomia, constituindo uma educação de qualidade.

Ciências Humanas, Pedagogia, Gestão Participativa, Comunidade escolar, Gestor, Qualidade de ensino