PROEJA: programa de inserção social e respeito à diversidade

2014-03-18

Este estudo aborda questão da inclusão de sujeitos, pouco escolarizados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Tem como foco as políticas públicas para a diversidade, inclusão social e a escolarização do sujeito. Objetiva analisar e refletir sobre os processos de inclusão viabilizados através do PROEJA. Os dados foram obtidos através de entrevistas que são abordadas através dos depoimentos de alunos com faixa etária de trinta á quarenta e cinco anos de idade. O lócus do trabalho ocorreu na Instituição Pública da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico Instituto Federal Farroupilha, no PROEJA - Ensino Médio e PROEJA - FIC, situado na cidade de Santa Rosa, RS. A análise e as reflexões baseiam-se nos autores, como: Freire (2011), Gadotti (2005), Arroyo (2005), Soares (2002), Haddad e Di Pierro (2000), articulada com o Documento Base do PROEJA, Constituição Federal Brasileira (1988), Declaração Universal dos Direitos Humanos (2001) e LDB (n° 9.394/1996). Portanto, a busca é pela garantia de um direito social e constitucional da escolarização atendendo as necessidades educacionais e culturais dos jovens e adultos.

Educação de jovens e adultos, Diversidade, Políticas públicas, Escolarização, Pedagogia, Ciências humanas