O pátio como espaço de aprendizagens, com o olhar da criança e a influência das novas tecnologias

2017-09-06

Este trabalho tem como tema “O pátio escolar nas dimensões como espaço de trocas e aprendizagens, com o olhar e a significação da criança e a influência das novas tecnologias”. Neste estudo buscou-se conhecer o que as crianças gostam de fazer no pátio da escola, como elas vêem e organizam esse espaço. Está caracterizado metodologicamente como um estudo bibliográfico e de campo, baseado em coleta de dados, realizado nos momentos em que as crianças estavam no pátio de uma escola de ensino fundamental, da rede privada, em Santa Rosa-RS. Percebendo como lidam com as diferenças sociais, culturais, de gênero e como afloram as lideranças nesse espaço de convívio diário. Estes acabam sendo alguns fatores que geram conflitos entre elas. Estudar o pátio da escola, por ser o único lugar que as crianças exploram e vivem o brincar de forma livre, espontânea e se desenvolvem de forma integral. O brincar está sempre presente na vida das crianças e se faz necessário para a construção de sua personalidade, pois é por meio do brincar que a criança manifesta seus sentimentos, desenvolve seu pensamento crítico, sua autonomia, ou seja, a criança passa por um processo de desenvolvimento. Nesse sentido, buscou-se também entender como as tecnologias têm influenciado as brincadeiras no pátio. Ficou evidente que algumas crianças acabam ficando mais acomodadas, individualizadas, fascinadas por jogos e tecnologia como o celular, tablet, smartfone e etc. Compreender como essas tecnologias tem influenciado, na escola, na sala de aula e como os professores tem lidado com as inúmeras informações trazidas pelas crianças é um dos objetivos dessa monografia. As novas tecnologias se bem utilizadas no pátio poderão servir de aliadas para tornar as crianças conscientes da realidade que estão inseridas, tornando-as humanizadas.

Ciências Humanas, Pedagogia, Pátio, Brincar, Interação, Aprendizagens, Tecnologias