Artes visuais na infância: contribuições no desenvolvimento infantil

2014-04-29

O presente estudo, voltado para a pesquisa em Artes Visuais na Educação Infantil, tem por objetivo: compreender qual a contribuição que elas têm dado à escola na formação artística e estética da criança, durante seu desenvolvimento; as possibilidades de aprendizado diante das produções infantis pelo uso da imagem como estratégia de ensino; os sentidos que são atribuídos às tarefas cotidianas de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha, na Educação Infantil; a finalidade do emprego dessas atividades nas rotinas escolares de arte; e, especialmente, a concepção de percurso criador dado por essas práticas. Para tanto, este trabalho é sintetizado a partir de um estudo de cunho bibliográfico, respaldado por autores e documentos oficiais que historicamente vêm contribuindo para o ensino de arte no país. Pretende-se, portanto, reforçar o lugar da pedagoga da infância para oferecer às crianças, espaços, na escola, para o pleno desenvolvimento das experiências artísticas e estéticas. O conhecimento e a conscientização da necessidade da arte fazer parte das rotinas infantis e não só a realização de uma atividade solta e em datas comemorativas, como, também, ver a arte como conhecimento, desvelamento, ampliação de oportunidades de acesso a bens culturais, através da intencionalidade de planejamento que envolva a arte numa abordagem globalizada com as demais linguagens, são essenciais.

Ciências Humanas, Pedagogia, Artes visuais, Ensino, Desenvolvimento infantil, Práticas pedagógicas