Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade

2016-10-31

Este estudo trata da dificuldade encontrada pelos pais em se adaptarem e de socializar seus filhos nas escolas de educação infantil, principalmente em turmas de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é investigar a maneira como os pais lidam com a adaptação escolar dos filhos, para compreender a visão dos mesmos quanto à separação. Para buscar os dados empíricos foi realizada uma entrevista com três pais de crianças, que passaram pela adaptação do filho, identificando as causas em relação à maior dificuldade encontrada durante o processo. No espaço deste estudo podemos perceber que a grande dificuldade dos pais nos processos de adaptação dos filhos está vinculada ao apego, a separação e a insegurança. Na grande maioria, são as mães que mais sofrem com a separação, pois possuem uma ligação mais forte com o filho que foi estabelecida desde a gestação, depois a amamentação, enfim, por vários envolvimentos mais acentuados. Enfim, após os estudos realizados podemos destacar que a adaptação é uma fase importantíssima na vida da criança, e também dos pais, pois constitui uma experiência necessária de socialização e de transformações. Durante este período, a criança constrói uma série de significados que são resultantes das interações que ela faz e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Os pais também fazem estas interações com a comunidade escolar, buscando a tranquilidade, segurança e principalmente a confiança de que ambos precisam para que o processo de adaptação siga em frente, e sem maiores dificuldades.

Ciências Humanas, Pedagogia, Adaptação, Pais, Criança, Professor, Família