O desenho da criança: valorizações da expressão gráfica na educação infantil

2013-08-29

O desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho.

Desenho, Criança, Expressão, Professor, Pedagogia, Ciências humanas