Um olhar pedagógico sobre a afetividade na educação infantil

2015-11-17

Este é um estudo sobre o papel da afetividade na aprendizagem de crianças, e tem como objetivo analisar uma escola de educação infantil, em que quatro professoras de educação infantil, da rede municipal da cidade de Horizontina – RS foram entrevistadas e questionadas sobre a importância da afetividade na educação infantil. Problematiza as consequências positivas e negativas da presença ou da falta de afetividade nesta etapa da vida das crianças, que é quando se desenvolverá a sua base afetiva. Foram realizadas observações das crianças em vários momentos para verificar a relação afetiva entre professor e aluno e assim identificar suas contribuições no processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho traz, também, um resgate histórico da infância e aborda sobre o papel da escola, da sua importância para a constituição dos sujeitos. Portanto, a afetividade influencia na construção do conhecimento, na aprendizagem das crianças, e o papel dos professores nesta questão é muito importante. Conclui que a falta de afetividade na primeira infância pode ocasionar em adultos com dificuldades de relacionamentos afetivos, insegurança e sem amor ao próximo.

Ciências Humanas, Pedagogia, Afetividade, Aprendizagem, Educação infantil, Crianças, Escola