A escrita do nome próprio na constituição da identidade da criança

2022-08-05

Pretende-se esclarecer, durante esta pesquisa, de que forma a criança pode constituir sua identidade com o aprendizado do seu próprio nome, e as possibilidades que a instituição escolar pode ter nesse processo de aprendizagem por meio da alfabetização, inserindo a criança a partir de práticas realizadas na escola, tornando o nome próprio uma das suas primeiras aquisições. Por esse fato torna-se relevante discutir essa aprendizagem. Esta pesquisa contará com um relato de experiência que foi realizado na disciplina de Didática da Alfabetização durante minha Graduação. Nesta pesquisa pretendo trazer a importância que o nome tem para a constituição da identidade da criança e como a escola, mediante suas propostas didáticas, pode possibilitar a ela a apropriação desse conhecimento, mostrando que, por intermédio dessas práticas, a criança pode ser inserida no mundo da escrita, do reconhecimento da compreensão e da expressão de significados do código.

Ciências Humanas., Pedagogia., Nome próprio., Educação Infantil., Identidade., alfabetização.