A informação da carga tributária das empresas listadas na BM&FBOVESPA a partir da DVA

2018-02-27

A carga tributária brasileira é considerada muito alta, comparada até com países de maior desenvolvimento, a mídia é a grande responsável por divulgar e apresentar dados que levam a informação em torno dos percentuais dos impostos, taxas e contribuições pagos pelos setores da economia. O presente trabalho teve como objetivo identificar, analisar e apresentar a Carga Tributária efetiva distribuída em cada setor de atuação de empresas, comparando com o que é divulgado na mídia por órgãos competentes. Para tanto foram coletados dados das DVAs de 10 setores de atuação da BM&FBovespa, e separados por segmentos, totalizando uma amostra de 86 segmentos de empresas, entre os anos de 2014 e 2016. Para atender os objetivos do estudo utilizou-se de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, procedimento bibliográfico, documental e de levantamento de dados. A população escolhida para o referido estudo foram todas as empresas listadas no site da BM&FBovespa, selecionadas por setores, e de cada setor os subsetores e desses os segmentos, e de cada segmento uma empresa escolhida de forma aleatória. Pode-se inferir que a carga tributária na maioria dos setores é menor que a divulgada, e que nos setores essenciais da economia a carga tributária é maior que a carga divulgada.

Ciências sociais aplicadas., Contabilidade., Carga tributária., DVA., Taxas., Impostos., Tributos.