O dilema da exaustão docente no século 21

2020-08-04

Este estudo trata sobre a exaustão dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Aborda as questões sobre o docente, a exaustão em relação ao ensino-aprendizagem e, sobre como ser um bom professor. Para a produção dos dados, foi realizada uma pesquisa com todos os professores que atuam nos Anos Iniciais, em escolas do município de Boa Vista do Buricá-RS. Foi questionado acerca da exaustão docente (física e mental), da porcentagem que o professor se sente exausto e das características de um bom professor. Nesse sentido, a importância da escola e da família apoiar o docente para que ele consiga ensinar de forma que não se sinta exausto e nem prejudique o aprendizado do aluno. O objetivo é identificar as causas da exaustão do trabalho profissional docente para analisar as interferências no processo ensino-aprendizagem dos alunos. A exaustão é causada por diversos fatores que vão atordoando o docente no passar de sua carreira profissional. Os resultados mostram que todos os docentes se sentem exaustos seja fisicamente ou mentalmente. Portanto, é possível concluir que a exaustão docente é cada vez mais intensa, no contexto educacional.

Ciências humanas, Pedagogia, Exaustão, docente, aluno, ensino-aprendizagem