A relação de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com a matemática escolar

2020-04-16

O objetivo da pesquisa apresentada nesta monografia é analisar a relação dos alunos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a Matemática escolar, visando perceber se há ou não um distanciamento entre estes sujeitos e a referida área de conhecimento. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e considera entrevistas com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental participantes de uma Feira de Matemática que aconteceu na Unijuí. A entrevista é formada por quatro questões principais, as respostas fornecidas pelos estudantes foram transcritas e os dados organizados em um quadro. O texto é constituído por três unidades de análise. A primeira "A Matemática escolar e o (des)encatamento do estudante por esta área de conhecimento" destaca a importância de fazer Matemática para que esta seja compreendida pelos estudantes. A segunda "A busca pela compreensão da relação dos estudantes com a Matemática escolar" traz os dados da pesquisa e os indicativos que mostram se há um distanciamento ou aproximação entre os estudantes e a Matemática escolar. E a terceira "Alternativas para uma possível aproximação do estudante com a Matemática escolar" que apresenta possíveis soluções para aproximar professor-conteúdo-estudante. O estabelecimento de aproximações do estudante com a Matemática escolar está baseada em vários aspectos, dentre os quais, na relação estudante-professor, na compreensão dos conteúdos, na forma como o professor aborda os conteúdos, na ludicidade que envolve as aulas, no uso de tecnologias, jogos, brincadeiras, no desafiar os estudantes e na medida em que possibilita a atribuição de sentido pelo estudante ao que está estudando.

Ciências Humanas, Pedagogia, (Des)encantamento do estudante com a Matemática, Distanciamento, Aproximação, Anos iniciais, Ensino fundamental

Coleções