A formação estético musical da criança: um olhar especial para a educação infantil e ensino fundamental I

2022-10-06

Este trabalho busca trazer um breve histórico sobre a concepção de infância, infância no cenário brasileiro, e as leis que estão relacionadas a educação infantil e, consequentemente, ao ensino de música, buscando compreender a musicalização na escola em três categorias: a) A música é linguagem artística; b) A música tem uma dimensão estética; c) A música compõe parte de patrimônio artístico e cultural. Tais perspectivas são tratadas a partir de um questionário que foi respondido por dezenove professores e analisado à luz das categorias tendo por base autores e documentos, para assim refletirmos sobre as propostas relacionadas à educação infantil e ao ensino de música, trazendo aspectos sobre essas propostas na Constituição Federal de 1988, Lei das Diretrizes Básica da Educação e Base Nacional Comum Curricular. Na aprendizagem, a música é importante, porque os alunos começam a aceitar a música desde muito novos, e a maioria das crianças gosta de ouvir canções e cantar. Escutar e aprender músicas e cantigas faz parte da educação musical, além de oportunizar o lúdico, ainda estimula e desenvolve o gosto musical, a convivência e a socialização.

Ciências Humanas., Pedagogia., Musicalização., Educação infantil., Sensibilidade estética., Educação musical., Formação.