A atuação docente e o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (tea) na educação infantil

2020-04-14

Este estudo aborda o tema sobre inclusão escolar e os desafios da atuação docente no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. O que motivou a escolha desse tema foi a experiência profissional que construí durante a monitoria de dois alunos com TEA na escola regular, os quais foram base para caracterizar as singularidades desse transtorno. O TEA foi descoberto gradualmente pela sociedade, contando com esforços de profissionais de diferentes áreas, porém, até sua caracterização atual foi preciso muitos estudos e pesquisas, as quais ainda acontecem atualmente. Compreendo que a educação é um direito de todos, sendo amparadas por leis e decretos. Sujeitos com autismo possuem condição de efetivar sua matrícula em qualquer instituição de ensino, preferencialmente nas escolas regulares. Para que isso aconteça temos a Lei 12.764/12 que institui diretrizes para que as pessoas com autismo tenham acesso às mesmas condições de vida em sociedade, diminuindo preconceitos e valorizando as diferenças. No sentido de refletir sobre essa temática objetivo verificar como os professores elaboram e desenvolvem suas práticas pedagógicas com alunos com TEA, bem como o papel dos monitores em sala de aula neste processo. Realizei uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Nesta realizei uma entrevista com a monitora de um aluno com autismo e a professora, bem como observação da atuação docente, ambos em uma turma de Educação Infantil em uma escola regular da rede privada que possui um aluno com autismo matriculado. Considero que a inclusão somente irá acontecer quando a sociedade, a escola e os professores compreenderem que é preciso conhecer sobre o transtorno, investindo em políticas públicas e formações continuadas para os professores, criando condições de acesso, permanência para o desenvolvimento e aprendizagem desses sujeitos.

Construção humana., Pedagogia., Inclusão., Transtorno de Espectro Autista., Professor.